sexta-feira, 18 de setembro de 2009

10 Filmes Australianos



Para quem não sabe, a Austrália não tem só cangurus e surfistas, tem também uma forte indústria de cinema.
Nos anos 70, os filmes australianos começaram a aparecer mundo afora, graças a uma safra de grandes diretores e de um rapaz chamado Mel Gibson.
Aqui está uma lista de alguns dos filmes que vi e gostei. Alguns dos filmes são inéditos no Brasil, por isso não têm título nacional (felizmente).

1.  Gallipoli (1981 - Mel Gibson estrela este drama de guerra, onde dois jovens são enviados para uma batalha sangrenta na Turquia, durante a segunda guerra. dirigido por Peter Weir)

2.  Rabbit-Proof Fence (2002 - coelhos na Austrália foram uma praga levada pelos ingleses, que tiveram que construir uma cerca quilométrica para evitar que destruissem suas plantações. este filme conta a história de outro tipo de isolamento. em 1931, num programa que tinha objetivo de purificar a raça, três garotas aborígenes são levadas de suas famílias para serem doutrinadas e preparadas para serviços domésticos. mas elas fogem e caminham 2500km seguindo a cerca, de volta para casa. lindo filme)

3.  Mad Max (1979 - o primeiro grande sucesso internacional do cinema australiano. num mundo pós-apocaliptico, Mel Gibson é um policial que tem a família assassinada por um bando de motoqueiros. enlouquecido, ele sai pelo deserto em busca de vingança. um tanto truculento, claro, mas cheio de ação e gerou duas boas continuações)

4.  Picnic na Montanha Misteriosa (1975 - outro ótimo filme de Peter Weir. baseado numa história supostamente verídica. em 1900 um grupo de garotas de uma escola vai fazer um picnic na Hanging Rock, ponto turístico do deserto australiano. três garotas e uma professora não regressam com o grupo. um filme belíssimo, hipnotizante e perturbador)

5.  Ten Canoes (2006 - um aborígene conta as histórias de sua tribo, num ritmo divertido, intrigante, que nos leva a penetrar numa cultura muito diferente da nossa. ótimo filme, muito premiado)

6.  Shine (1996 - Geoffrey Rush ganhou o Oscar e desenas de outros prêmios no papel de um talentoso pianista, que pressionado pelo pai dominador, tem um colapso, mas consegue retornar e ter sucesso. baseado na biografia do pianista David Helfgott)

7.  O Casamento de Muriel (1994 - encantadora comédia kitsch, onde uma garota gordinha, menosprezada por todos, sonha em se casar. foi um grande sucesso, daqueles que fazem você sair feliz do cinema)

8.  Careful, He Might Hear You (1983 - PS é um garotinho que perdeu a mãe, foi rejeitado pelo pai e agora tem que conviver com as duas tias, que disputam sua guarda. um filme brilhante, com ótima direção, roteiro e interpretações)

9.   Vem Dançar Comigo - Strictly Ballroom (1992 - um filme sobre dança de salão!! um talentoso professor de dança resolve inovar em seus passos , para desgosto da tradicional comunidade de dança de salão. um tanto brega, mas ainda assim delicioso e empolgante)

10.  Priscilla, a Rainha do Deserto (1994 - Priscilla é o nome de um ônibus, onde um grupo de três drag-queens atravessa o deserto australiano para realizar um show. divertido, irreverente, por vezes comovente, é um dos melhores filmes já feitos na Austrália)

7 comentários:

  1. Interessante suas dicas de filmes. Mas preciso de ajuda para fazer um trabalho sobre a Austrália. Preciso saber sobre as atualidades deste país como esportes, cinema, música e moda por exemplo. Você pode me ajudar?
    Segue meu email.
    mariprof@hotmail.com

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. talvez pudesse entrar nessa lista aquele "CAMPEÃO" filme que mostra dois irmãos nadadores pressionados pelo pai.

    ResponderExcluir
  3. OI! adorei o seu blog, ótimo mesmo, eu não sou uma apaixonada por filmes, mas gosto de assistir de vez em qdo, e agora to querendo saber mais sobre a cultura australiana, por isso, especial atenção a esta lista, já assisti "shine" muito bom! mas nem encontrei os outros na locadora, como vc fez para consegui-los??

    Obrigada,

    Mirabis

    ResponderExcluir
  4. Oi Anaide / Mirabis,
    Não são mesmo filmes muito fáceis de encontrar. Alguns vi no cinema, outros peguei em locadoras há muitos anos.
    Procure em locadoras especializadas em filmes de arte ou antigos, como a 2001 em São Paulo, e talvez você encontre.
    Também deve haver alguns disponíveis para download, mas realmente é um garimpo.
    Obrigado pelo elogio!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. uai por que não colocar o breguissimo Austrália?

    ResponderExcluir
  6. cara, na minha opiniao o melhor e "Picnic na Montanha Misteriosa"...e muito fantastico

    ResponderExcluir
  7. eu amo a Austrália e tudo de lá !!!!! Música, esporte e filmes.Incluiria outros filmes nesta lista passando de dez é claro: ( todos eu garimpei na Net pois não se acha nas locadoras )

    * O corte da navalha
    * Raça Selvagem
    * Wolf Creek viagem ao inferno
    * Skinhead - a força branca

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!