terça-feira, 29 de setembro de 2009

10 Filmes em New York

















Faço esta lista por sugestão do amigo Kauê, mas vi que me meti numa encrenca.
Segundo o IMDb existem pelo menos 4810 filmes passados na cidade, tirar uma lista de 10 daí não é trabalho fácil.
Fico então com 10 exemplos de filmes que formaram a minha New York.
Peço que vocês sugiram outros, afinal, ficaram faltando 4800.

1. Manhattan (um único representante dos filmes de Woody Allen, o cineasta mais apaixonado pela cidade. um escritor divorciado sofre com sua ex-mulher, que escreveu um livro sobre a vida pessoal deles e ainda está namorando outra mulher. interessa-se por uma adolescente, que lhe corresponde e apaixona-se pela amante de seu amigo. típico Allen, onde ele coloca a cidade em primeiro plano como causa de suas alegrias e dissabores. a trilha de Gershwin, com Rhapsody in Blue virou hino da cidade)
2. Gangues de Nova York (ótimo filme de Scorsese sobre a formação da cidade. em 1840 a cidade era um vilarejo dominado por gangues de imigrantes. Di Caprio está ótimo, mas Daniel Day Lewis está assustador)

3. Wall Street (um jovem e ambicioso corretor usa informações privilegiadas de seu pai para cair nas graças de um tubarão da bolsa. um retrato bem acabado dos ganhos desenfreados dos yuppies dos anos 80. ótima direção de Oliver Stone e a melhor interpretação de Michael Douglas)

4. Descalços no Parque (adoro esse filme de 67. Jane Fonda e Robert Redford são recém-casados e mudam-se para um apartamento no quinto andar de um prédio sem elevador. a sogra chata e o vizinho boêmio não ajudam muito. divertida comédia de Neil Simon com a cidade e o Central Park lindos)

5. Taxi Driver (um veterano do Vietnan, sem perspectivas, torna-se motorista de taxi em New York. a convivência com a miséria, a prostituição e a violência o revoltam e enlouquecem. Robert DeNiro virou lenda por este grande filme de Scorsese)

6. Forasteiros em Nova York - The Out-of-Towners (deliciosa comédia de Neil Simon sobre a cidade. Jack Lemmon vai a New York a trabalho e leva a esposa para aquela que seria sua viagem de seus sonhos, mas as coisas começam a dar errado mesmo antes de chegarem. foi refilmado em 1999)

7. Warriors - Selvagens da Noite (no fim dos anos 70, NY era uma cidade suja e violenta, o que rendeu filmes pessimistas, como este ótimo e truculento de Walter Hill. em um futuro próximo, grupos de gangues de jovens lutam pelo domínio da cidade)

8. Ragtime (retrato da sociedade de NY do começo do século XX, através de várias histórias paralelas. linda recriação de época, num ótimo Milos Forman)

9. Faça a Coisa Certa (um painel da periferia de NY. no Brooklin um italiano dono de pizzaria vive em guerra com os negros, que odeiam os latinos, que atacam os coreanos. ótimo filme de Spike Lee sobre racismo e intolerância)

10. Cloverfield (um monstro invade New York, destruindo tudo. a novidade está no filme ser feito sob a perspectiva das pessoas comuns, através de câmeras amadoras. clima de terror numa cidade em pânico)

7 comentários:

  1. Essa lista foi perfeita, praticamente um homenagem, rsrs... Tem alguns que não vi, mas me interessei e com certeza verei! Desses aí os que realmente adorei são Wall Street & Faça a Coisa Certa. Cloverfield, muita gente odiou, mas eu me senti em pânico dentro de NYC, por isso merece mesmo estar no top 10!
    Filme em NYC que eu adoro é... Mensagem para você. Kauê

    ResponderExcluir
  2. Dessa lista eu só assisti Cloverfield. Ótimoo filme!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto bastante de Cloverfield, achei inovador. Que bom que vocês apoiam minha escolha. Era ele ou Fuga de Nova York... deu dó cortar um, hehe.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Panic in the needle park!!!Com Al Pacino

    ResponderExcluir
  5. Cadê "sinédoque new york" e "new york, i love you"

    ResponderExcluir
  6. alguem sabe o nome do filme em que um cara vai para nova york para trabalhar em uma empresa e chegando lá a empresa fecha, parece que o nome é "sou conhecido em nova york", não tenho certeza

    ResponderExcluir
  7. Mencionaria um clássico ... " Cidade Nua (Naked City)1948 " onde Nova York é "a" locação. Adoro esse filme !

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!