domingo, 11 de outubro de 2009

10 Filmes de Médico

















Os médicos têm muito poder nas mãos, por isso alguns se acham deuses.
Mas são seres humanos, que rendem histórias humanas e bons filmes.
Aqui está uma lista de 10 filmes onde os doutores têm função central na trama.

1. Um Golpe do Destino - The Doctor (William Hurt é um médico rico e bem sucedido, que descobre ter câncer e se vê na frágil posição de paciente, revendo seus conceitos. como queríamos demonstrar...)

2. Tempo de Despertar - Awakenings (Robin Williams é um médico dedicado que vai trabalhar num hospital psiquiátrico, tratando de pacientes catatônicos. ele percebe que alguns deles parecem estar apenas adormecidos e, se medicados, podem se recuperar. um belo e comovente filme, com Robert DeNiro como paciente)

3. Diários de Motocicleta (dois jovens médicos argentinos - um deles ainda estudante - saem numa viagem para conhecer a América Latina e trabalhar numa colônia de leprosos no Peru. ah, um deles era Che Guevara, mas isso é detalhe. ótimo road-movie de Walter Salles)

4. O Outro Lado da Nobreza - Restoration (jovem estudante de medicina vai trabalhar na corte do rei Charles II, em 1660, onde é envolvido pela vida de luxo. através de viagens e reuniões com um velho amigo, redescobre o seu amor pela verdadeira medicina e o que significa ser um médico)

5. Regras da Vida (no Maine de 1930, Michael Caine é um médico que dirige um orfanato e realiza abortos secretamente. ele prepara um dos órfãos - Tobey Maguire - para seguir seus passos como ginecologista e obstetra)

6. O Homem Elefante (Anthony Hopkins é um médico na Inglaterra vitoriana, que descobre um paciente com uma terrível deformidade e decide integrá-lo à sociedade como um homem normal e culto, mas as pessoas não estão preparadas para isso. poderoso filme de David Lynch)

7. M.A.S.H. (durante a guerra da Coréia, médicos tentam transformar o hospital de campanha num lugar mais agradável e divertido. uma comédia irônica, recheada de humor negro, dirigida pelo grande Robert Altman)

8. Nosso Querido Bob (um renomado psiquiatra tenta passar um mês na casa de campo com a família, mas é perseguido por um paciente que não suporta ficar sem suas sessões de terapia. vida dura a de psiquiatra)

9. Gêmeos, Mórbida Semelhança (gêmeos idênticos são brilhantes ginecologistas, que pesquisam fertilidade feminina em sua clínica particular. quando surge uma paciente que acaba dividindo os dois, o tímido e o malvado. filme doentio, mas brilhante de David Cronemberg)

10. Patch Adams, o Amor é Contagioso (baseado numa história real. um homem maduro e infeliz, interna-se numa clínica para doentes mentais e, como paciente, testa sua teoria da "risoterapia" como cura. empolgado, sai e vai cursar medicina numa prestigiosa faculdade. mais tarde volta à clínica como médico para implementar suas teorias. absurdo, por vezes bobo, mas divertido)

12 comentários:

  1. Fiquei perdida agora!! Achei mais uns 8 filmes para entrar na lista de um trilhão de filme sque tenho que ver antes de morrer... ha ha ha

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Os filmes desta lista não são necessariamente grandes filmes, são apenas, dentre os que assisti, os mais representativos do tema.
    Da lista acima só sou fã mesmo de O Homem Elefante, MASH, Awakenings e Diário de Motocicleta.
    Quanto aos demais, tenho minhas restrições.
    Fico feliz que aproveite as dicas.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. E "Quase deuses" , cadê ?

    Se não assistiram,corram.

    ResponderExcluir
  4. "Quases Deuses" e "Maõs Talentosas".

    ResponderExcluir
  5. Diarios de motocicleta não é um filme médico, isso chega a ser um ultraje aos médicos, pois este sujeito(sequer pronuncio seu nome) deixou de ser médico para ser um ótimo assassino!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Posso até concordar com você, mas o filme é sobre um jovem médico, dedicado e idealista.
    Se ele tornou-se um assassino mais tarde é outra história.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. Para sempre é outro grande filme que conta a história de um médico que se apaixona por uma paciente em estágio terminal da vida.

    ResponderExcluir
  8. Faz uma lista de filmes com erro médico.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!