sábado, 5 de dezembro de 2009

10 Filmes com Robin Hood




Alguns personagens atravessam gerações. Este é um deles.
O primeiro registro da história de Robin Hood, o poema épico Piers Plowman, data de 1377. Não se sabe se ele de fato existiu, mas a lenda já circulava muitos anos antes disso.
A história tem variações, mas é mais ou menos a seguinte:
"Robin of Locksley, filho do Barão de Locksley é um cruzado, que viaja com o Rei Ricardo Coração de Leão para catequizar os hereges. Feito prisioneiro, ele foge e retorna à Inglaterra. Quando chega fica sabendo que o príncipe John assumira o trono, matara seu pai e destruira seu castelo. Sem ter para onde ir, se embrenha na floresta, onde conhece um grupo de homens que lá moram escondidos. Logo os chefiará, tirando dos ricos para dar aos pobres e culminando numa batalha contra o príncipe."
O primeiro filme com o personagem é um média metragem de 1912. Em 1922, o grande Douglas Fairbanks o tornou um grande sucesso, ainda no cinema mudo.
Selecionei uma lista de 10 filmes com o personagem.


1.  Robin Hood (2010 - Russell Crowe. o filme só será lançado em março de 2010 - 14/05 no Brasil -, por isso não vi, mas já posso adiantar: dirigido por Ridley Scott, tendo no elenco: Cate Blanchett, William Hurt e Max Von Sydow, o filme será o melhor já feito sobre o personagem. aguardemos)
Extra: Enquanto o trailer não vem, veja algumas cenas de batalha, gravadas durante as filmagens em Freshwater no País de Gales:




2.  As Aventuras de Robin Hood (1938 - Errol Flynn. por enquanto, a melhor versão, apesar dos figurinos. o Rei Ricardo é sequestrado na Áustria. para usurpar o trono, o príncipe John - Claude Rains - une-se aos normandos, contra os saxões. o nobre Robin passa a liderar a resistência, roubando os ricos normandos, para distribuir aos pobres. na batalha ele conhece a bela Marian - Olivia de Havilland - e se apaixonam)


3.  Robin e Marian (1976 - Sean Connery. Robin está velho e aposentado. voltando das cruzadas ele descobre que sua amada Marian - Audrey Hepburn - tornou-se a abadessa do convento. perseguida por motivos religiosos pelo xerife de Nottingham, ela é salva por Robin e acabam se tornando novamente amantes)


4.  Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991 - Kevin Costner. dirigido pelo bom Kevin Reynolds, tem a famosa cena da câmera que acompanha a flexa em perspectiva. é uma versão agitada, razoavelmente fiel à lenda, com o acréscimo de um mouro - Morgan Freeman - que o acompanha desde que escapam juntos da prisão. aqui Sean Connery faz o Rei Ricardo)


5.  Robin Hood (1991 - Patrick Bergin.  lançada no mesmo ano do filme de Kevin Reynolds, esta versão de John Irvin, apesar de ter Uma Thurman como Marian, foi massacrada na comparação. o filme é pior, menos empolgante e atraiu muito menos público)


6.  Robin Hood (1973 - animação Disney. versão infantil e simplificada da história, com os personagens transformados em animais humanizados. Robin e Marian são raposas, João Pequeno é um urso, o Rei Ricardo um leão, claro, dentre outros. simpático)


7.  A Louca História de Robin Hood (1993 - Cary Elwes. versão non-sense de Mel Brooks. aqui todos os homens usam collants, mas ninguém os usa mais apertados que Robin. além de lutar contra o xerife e o príncipe, Robin terá que conseguir a chave do cinto de castidade da donzela Marian. Brooks já estava perdendo o pique, mas não é ruim)


8.  Ivanhoé (1952 - Harold Warrender. Robin aqui é coadjuvante, as lendas dele e de outro herói britânico, Ivanhoe - Robert Taylor -, se cruzam. para financiar sua tentativa de libertar o Rei Ricardo, ele se une ao bando de Robin de Locksley, roubando dos ricos. ele também é disputado por duas belas mulheres - Elizabeth Taylor e Joan Fontaine)


9.  Robin Hood de Chicago (1964 - Frank Sinatra. comédia musical, transportando a lenda do personagem que rouba dos ricos para dar aos pobres, à Chicago dos anos 1920. aqui Robbo é um gangster que com ajuda de seus homens enfrenta o chefão e o xerife locais)


10.  Robin Hood, o Trapalhão da Floresta (1974 - Mário Cardoso. de longe o maior público no Brasil para um filme com o personagem, cerca de 3 milhões de espectadores, embora no padrão de qualidade dos Trapalhões. Robin Hood estraga os planos de um fazendeiro, que queria roubar as terras do irmão ausente, mas acaba ferido e é substituído pelo peão Zé Grilo - Renato Aragão. tosco)

Um comentário:

  1. De longe o filme de Errol Flynn foi a melhor versão do famoso ladrão. Nesse filme nos deliciamos com o que havia de melhor no cinema, atores que realmente atuavam sem os cacoetes dos canastrões atuais. Direção segura e podemos nos ver livres das peripécias dos computadores e seus efeitos especiais. Uma película cheia de emoção do princípio ao fim. Imperdível!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!