quarta-feira, 30 de setembro de 2009

10 Filmes Sobre Drogas
















Filmes sobre drogas já chegaram a ser sistematicamente censurados no Brasil, como se sua menção induzisse ao consumo.
Selecionei 10 filmes com enfoques diferentes, da droga como business ao consumo desenfreado, e finais que vão da reabilitação à morte.
Espero que gostem, comentem e acrescentem outros títulos.

1. Réquiem para um Sonho (um jovem casal não consegue estruturar seus sonhos por conta do vício em heroína. a mãe do rapaz vicia-se em remédios para emagrecer. um filme asfixiante de Darren Aronofsky)

2. Profissão de Risco - Blow (nos anos 70, onde sexo e drogas eram cool, Jonnhy Depp é um jovem que muda-se para a Califórnia, onde estrutura um bem sucedido comércio de maconha e cocaína, mas acaba se envolvendo com o cartel colombiano. baseado numa história real, bem dirigido por Ted Demme, que morreu aos 38 anos, após ter consumido cocaína)

3.  Maria Cheia de Graça (uma garota colombiana, pobre, grávida e desempregada, desesperada em conseguir dinheiro para sua família, aceita trabalhar como mula, levando cocaína para os Estados Unidos em seu estômago. chegando lá, nada sai como planejado. poderoso filme, mostrando um lado trágico do tráfico)

4. Bicho de Sete Cabeças (baseado numa história real de um pai que envia seu filho para um manicômio por tê-lo pego fumando maconha. o filme mostra o despreparo da família em lidar com o assunto e do sistema de saúde em tratá-lo. grande estreia de Rodrigo Santoro no cinema)

5. Drugstore Cowboy (dois casais vivem de roubar remédios em drogarias e hospitais para manter seu vício. primeiro sucesso de Gus Van Sant)

6. Trainspotting (num subúrbio de Edimburgo, quatro jovens sem perspectivas mergulham no submundo para manter seu vício auto-destrutivo em heroína. um dos filmes mais cultuados dos últimos anos, graças à originalidade e vitalidade do diretor Danny Boyle e do elenco encabeçado por Ewan McGregor)

7. Despedida em Las Vegas (Nicolas Cage ganhou o Oscar por seu alcoólatra, que após perder o emprego, vai para Las Vegas com intenção de beber até morrer. lá conhece uma prostituta por quem se apaixona, mas já é tarde demais. deprimente e poderoso, um alerta para quem acha que álcool não é droga)

8.  Traffic (Steven Soderbergh cria um painel de histórias paralelas que se entrelaçam, mostrando o negócio das drogas e suas ramificações, envolvendo inclusive policiais e juízes. ótimo filme, ganhador de 4 Oscars)

9. Vício Maldito - Days of Wine and Roses (Jack Lemmon é um jovem publicitário que se casa com uma colega de trabalho. com o tempo e as pressões do dia-a-dia começam a consumir cada vez mais álcool a ponto de se destruírem)

10. Christiane F (13 anos, drogada e prostituída... uma adolescente alemã conta sua história do álcool às drogas pesadas e à prostituição em Berlim. uma história real em um filme que causou polêmica em todo mundo)


Atualização (maio 2012):
11.  Paraísos Artificiais (bom filme nacional, destacando o universo das raves e o uso abusivo de drogas. belas locações em Amsterdã e em Pernambuco, num filme bastante didático sobre o tema)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

10 Filmes em New York

















Faço esta lista por sugestão do amigo Kauê, mas vi que me meti numa encrenca.
Segundo o IMDb existem pelo menos 4810 filmes passados na cidade, tirar uma lista de 10 daí não é trabalho fácil.
Fico então com 10 exemplos de filmes que formaram a minha New York.
Peço que vocês sugiram outros, afinal, ficaram faltando 4800.

1. Manhattan (um único representante dos filmes de Woody Allen, o cineasta mais apaixonado pela cidade. um escritor divorciado sofre com sua ex-mulher, que escreveu um livro sobre a vida pessoal deles e ainda está namorando outra mulher. interessa-se por uma adolescente, que lhe corresponde e apaixona-se pela amante de seu amigo. típico Allen, onde ele coloca a cidade em primeiro plano como causa de suas alegrias e dissabores. a trilha de Gershwin, com Rhapsody in Blue virou hino da cidade)
2. Gangues de Nova York (ótimo filme de Scorsese sobre a formação da cidade. em 1840 a cidade era um vilarejo dominado por gangues de imigrantes. Di Caprio está ótimo, mas Daniel Day Lewis está assustador)

3. Wall Street (um jovem e ambicioso corretor usa informações privilegiadas de seu pai para cair nas graças de um tubarão da bolsa. um retrato bem acabado dos ganhos desenfreados dos yuppies dos anos 80. ótima direção de Oliver Stone e a melhor interpretação de Michael Douglas)

4. Descalços no Parque (adoro esse filme de 67. Jane Fonda e Robert Redford são recém-casados e mudam-se para um apartamento no quinto andar de um prédio sem elevador. a sogra chata e o vizinho boêmio não ajudam muito. divertida comédia de Neil Simon com a cidade e o Central Park lindos)

5. Taxi Driver (um veterano do Vietnan, sem perspectivas, torna-se motorista de taxi em New York. a convivência com a miséria, a prostituição e a violência o revoltam e enlouquecem. Robert DeNiro virou lenda por este grande filme de Scorsese)

6. Forasteiros em Nova York - The Out-of-Towners (deliciosa comédia de Neil Simon sobre a cidade. Jack Lemmon vai a New York a trabalho e leva a esposa para aquela que seria sua viagem de seus sonhos, mas as coisas começam a dar errado mesmo antes de chegarem. foi refilmado em 1999)

7. Warriors - Selvagens da Noite (no fim dos anos 70, NY era uma cidade suja e violenta, o que rendeu filmes pessimistas, como este ótimo e truculento de Walter Hill. em um futuro próximo, grupos de gangues de jovens lutam pelo domínio da cidade)

8. Ragtime (retrato da sociedade de NY do começo do século XX, através de várias histórias paralelas. linda recriação de época, num ótimo Milos Forman)

9. Faça a Coisa Certa (um painel da periferia de NY. no Brooklin um italiano dono de pizzaria vive em guerra com os negros, que odeiam os latinos, que atacam os coreanos. ótimo filme de Spike Lee sobre racismo e intolerância)

10. Cloverfield (um monstro invade New York, destruindo tudo. a novidade está no filme ser feito sob a perspectiva das pessoas comuns, através de câmeras amadoras. clima de terror numa cidade em pânico)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

(Mais) 10 Filmes Gays

















Enquete encerrada, o resultado foi apertado, mas a lista vencedora foi a de mais filmes gays, que também é o tema mais acessado do blog até aqui.
É também o mais copiado por outros "blogueiros". Aproveito para pedir a quem quiser copiar, que coloque o crédito e o link. Muito obrigado!

Depois da primeira lista de filmes de temática gay, constatei que haviam muitos filmes interessantes que ficaram de fora, por isso acho justificável esta segunda parte.
Espero que gostem e comentem, acrescentando mais títulos para indicar a outros visitantes.

1. Morte em Veneza (uma das obras-primas de Lucchino Visconti, baseada no livro de Thomas Mann. um músico em crise vai a Veneza para repousar e compor, quando avista um garoto polonês, que está em férias com sua família e se apaixona por sua beleza. o amor platônico, a opressão dos ventos quentes do sirocco e a música de Mahler são de tirar o fôlego. grande filme)

2. Antes do Anoitecer (a vida do escritor cubano Reynaldo Arenas, brilhantemente interpretado por Javier Barden, desde sua infância pobre em Cuba até o exílio em New York, passando pelo horror e preconceito que sofre pelo fato de ser homossexual em seu país)

3. Uma Cama para Três - Gauzon Maudit (um casal leva uma vida tranquila, quando um trailer quebra em frente à sua casa. nele viaja uma lésbica que acaba colocando o relacionamento deles de pernas proa ar. engraçadíssima comédia francesa com Victoria Abril no papel da esposa e a diretora Josiane Balasko com a lésbica)

4. Minha Vida em Cor-de-Rosa - Ma Vie en Rose (Ludovic é um garotinho acredita ser uma menina, veste-se de menina, apaixona-se pelo vizinho e se refugia num mundo cor-de-rosa. para ele é difícil entender o constrangimento dos pais em aceitar seu "desvio" e o estranhamento da sociedade. um filme tocante)

5. Minha Adorável Lavanderia (casal gay, um paquistanês e um inglês abrem uma lavanderia em Londres e acabam sendo vítimas de duplo preconceito, racial e sexual. Daniel Day Lewis está ótimo neste filme de Stephen Frears de 85)

6. Eclipse de uma Paixão (Leonardo di Caprio vive o jovem e talentoso poeta Arthur Rimbaud, que muda-se para Paris acolhido na casa de Paul Verlaine, poeta mais velho e casado. os dois se descobrem apaixonados e têm uma relação muito intensa e auto-destrutiva, a despeito da pressão da sociedade e da esposa. bom filme de Agnieszka Holland)

7. Delicada Relação - Yossi & Jagger (numa base militar israelense, o rígido comandante e seu segundo oficial mantém uma relação escondida dos demais. a coisa se complica quando uma recruta se apaixona por um deles e os acaba expondo. bonito filme)

8. Querelle (o diretor Fassbinder adapta esta obra de Jean Genet, criando num cenário estilizado, todo imaginário gay pré-aids. um marinheiro amoral e assassino vai ao encontro do irmão que namora a dona de um bar em Brast, onde provoca paixões em homens e mulheres. um filme difícil de assistir, mas referencial para o tema)

9. Mistérios da Carne (duas crianças são abusadas pelo treinador de beisebol, uma se torna um garoto de programa e o outro um garoto problemático que acredita em abduções alinígenas. ótima atuação de Joseph Gordon-Levitt no melhor filme de Gregg Araki)

10. Morangos e Chocolate (primeiro filme cubano indicado ao Oscar, embora co-produzido por Espanha e México. na Cuba de 79, um professor homossexual de mente aberta, interessa-se por um universitário comunista cheio de preconceitos. aos poucas nasce uma grande relação, condenada pela sociedade. um filme importante e corajoso)

domingo, 27 de setembro de 2009

10 Filmes de Fellini

















Estava reparando nas minhas listas e vi que não havia filmes do Federico Fellini.
A explicação pode ser que seus filmes não se encaixam em qualquer categoria.
Seus roteiros têm muitos componentes oníricos, suas mulheres são tão atraentes quanto intimidadoras, seus personagens são muitas vezes caricaturas da sociedade italiana.
O fato é que Fellini criou sua própria linguagem e seu próprio universo cinematográfico.
Importante destacar sua parceria com o compositor Nino Rota, responsável pela grande maioria das inesquecíveis trilhas sonoras.
Aqui está uma lista em ordem cronológica de 10 de seus filmes:

1. A Estrada da Vida (1954 - uma garota é vendida pela mãe a um artista mambembe, um brutamontes que se apresenta arrebentando correntes, para ser sua ajudante. juntos eles percorrem as estradas, fazendo seu número nas cidadezinhas. interpretação magistral de Anthony Quinn e Giullietta Masina, esposa do cineasta)

2. Noites de Cabíria (1957 - uma ingênua prostituta é roubada e atirada no rio pelo namorado, mas se recusa a acreditar na sua maldade. é meu favorito, obra-prima tocante e humana. os olhos de Giulietta nunca estiveram tão expressivos)

3. A Doce Vida (1960 - Marcello Mastroianni é um repórter simplório escalado para cobrir o mundo das celebridades italianas do pós-guerra, onde conhece uma atriz sueca, por quem fica fascinado. Fellini expõe com olhar crítico toda frivolidade desta alta sociedade. a cena do banho na Fontana di Trevi é uma das imagens mais marcantes da história do cinema)

4. 8 1/2 (1963 - Mastroianni é um cineasta em crise de inspiração, assombrado pelo seu passado. um filme quase auto-biográfico, de uma beleza impressionante)

5. Julieta dos Espíritos (1965 - uma mulher de meia-idade descobre que o marido a trai e se refugia num mundo de fantasia, habitado por fantasmas de todos os tipos e traumas do passado. mais uma ótima interpretação de Giullietta Masina)

6. Satyricon (1969 - alegoria feliniana sobre a sociedade, usando a Roma antiga como pano de fundo. dois amigos se enamoram do mesmo menino, quando um deles é rejeitado inicia uma jornada onde encontra todo tipo de pessoas e sexualidades. livre adaptação da peça de Petronius)

7. Amarcord (1973 - semi-autobiográfico, mostra o cotidiano da cidadezinha de Rimini nos anos 30, quando da ascenção de Mussolini, vista pelos olhos de um garoto. uma prostituta gorda e vários personagens estranhos, juntos com a exuberância visual criaram a marca registrada do diretor. obra-prima!!!)

8.  Ensaio de Orquestra (1978 - aqui o diretor usa uma orquestra como um microcosmo. cada músico, sua posição e seu instrumento mostram uma faceta da sociedade)

9. E La Nave Va... (1983 - em 1914, o navio Gloria N deixa o porto de Nápoles com as cinzas de uma cantora famosa e um grupo de passageiros aristocráticos. no caminho são obrigados a resgatar um grupo de refugiados sérvios. um caldeirão de tipos e fatos perfeito para a obra feliniana. genial)

10. Ginger e Fred (1986 - um casal de dançarinos que no passado fez sucesso imitando Ginger Rogers e Fred Astaire se reencontra num programa de televisão e se confrontam com sua própria velhice. tocante reencontro dos grandes atores de Felini, Marcello e Giullietta)

sábado, 26 de setembro de 2009

10 Filmes sobre Sexo


















Na verdade todos os filmes são sobre sexo...
Mas esta lista é de filmes onde o sexo é o motivo da trama.
São filmes adultos e não pornografia, que é dirigida a adolescentes.
Conheça meus 10 selecionados:

1. Império dos Sentidos (clássico de Nagisa Oshima, baseado numa história real. um homem e uma camarareira têm uma tórrida relação, onde abrem mão de tudo em busca do seu prazer. obra pesada, incômoda, chocante, mas brilhante)

2. De Olhos Bem Fechados (sublime e pouco valorizado último filme de Kubrick, conta a história de um casal feliz até que ela revela que seria capaz de trocar o marido e a filha por um amor do passado. toda a segurança dele cai por terra e a relação entra em combustão)

3. O Último Tango em Paris (Marlon Brando muda-se para Paris para fugir da lembrança do suicídio da esposa, conhece uma bela mulher e com ela se tranca num apartamento vivendo uma relação intensa até demais... filme seco e importante de Bertolucci)

4. A Bela da Tarde (uma linda mulher casada, rica e infeliz resolve trabalhar às tardes num bordel para satisfazer seus desejos. começa a gostar da vida dupla até que os dois mundos começam a se misturar. a obra mais popular do mestre do surrealismo Luis Buñuel)

5. O Livro de Cabeceira - The Pillow Book (lindíssimo filme de Peter Greenaway. uma jovem japonesa segue uma tradição ritual de escrever sobre o corpo. até que ela encontra o parceiro perfeito, um tradutor inglês bissexual, que vai ajudá-la a alcançar seus desejos)

6. Desejo e Perigo - Se, Jie (um filme de espionagem de Ang Lee. na China ocupada pelos japoneses, durante a segunda guerra, um grupo de resistência infiltra uma jovem na casa de um poderoso líder colaboracionista, com intuito de matá-lo. eles iniciam uma relação tão forte e envolvente que fará com que ambos traiam seus propósitos)

7. Ligações Perigosas (Stephen Frears cria uma obra-prima do clássico da literatura francesa. um casal de nobres entediados, se diverte com jogos sexuais na corte, manipulando os sentimentos alheios e causando grandes estragos)

8. As Mil e uma Noites (terceira parte da trilogia da vida de Pier Paolo Pasolini é uma de contos sobre o oriente, interligados pela história de um jovem e uma bela escrava)

9. Shortbus (num clube underground, vários personagens se encontram para viver suas fantasias, falar de política e arte)

10.  9 1/2 Semanas de Amor (um homem misterioso e uma bela mulher se envolvem numa relação intensa, recheada de jogos e prazer. o caso dura as exatas 9 1/2 semanas)


Confira a atualização de março 2012 - "10 Filmes sobre Sexo - Parte 2"


Veja ainda: "
10 Filmes sobre Atropelamentos"