segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As 10 Listas Mais Visitadas (Dentre as 100 Primeiras)



Hoje é um dia especial para o blog, pois ele acaba de completar 100 Listas.
Quando postei minha primeira lista, no dia 27/08/2009, imaginava que o blog seria um exercício para organizar minha memória cinematográfica, que uns poucos amigos veriam e eu teria uma audiência de algumas dezenas de visitas no mês.
Hoje cada lista tem uma média aproximada, segundo o Google Analytics, de 1250 visitas.
Isso significa que o blog não é mais apenas meu, mas de todos os leitores, que fazem questão de se manifestar aqui ou no Twitter. E eu passei a ter um compromisso com eles.
É gente de todos os estados do Brasil e de outros países, especialmente os amigos de Portugal, além de Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Canadá, Argentina... enfim, são 74 países. 
Parece paradoxal, mas descobri que quanto mais prazer em pesquisar e quanto mais eu gostasse das listas, melhor era a resposta. Ou seja, quanto mais eu fazia as listas para mim, mais estava fazendo para vocês. 
Por tudo isso, gostaria de agradecer a cada um de vocês que acompanharam e acompanham as listas e dizer que elas vão continuar diárias e terão muitas novidades.
MUITO OBRIGADO A TODOS!!!


Esta é uma lista comemorativa, onde aproveito para destacar os temas que tiveram maior visitação (estão na ordem de número de visitas até esta manhã) e geraram bastante discussão. Amanhã as listas voltam ao normal.
Obs: Para acessar as listas, clique na imagem ou utilize as buscas.


1.   10 Filmes Amaldiçoados (a grande campeã, com cerca de 12.000 vistas, fora as dezenas de cópias - com e sem crédito - que encontrei em outros blogs. demandou um longo trabalho de pesquisa para encontrar as histórias trágicas e reais, envolvendo as equipes de diversos filmes. eu gosto muito desta lista)


2. 10 Filmes Violentos (com esta lista, descobri que existem legiões de internautas apaixonados pelo tema. foi enorme o número de comentários e sugestões, o que é a maior razão de existir de um blog, o que o faz vivo)


3. 10 Filmes com Péssimos Pais (confesso que esta lista me surpreendeu. até porque eu já havia feito uma lista com péssimas mães, que teve 1/5 das visitas desta. mas é uma lista divertida, com pais malvados ou simplesmente desleixados. acredito que muitos se identificaram)


4.  10 Filmes de Guerra (outro tema apaixonante. os filmes de guerra têm um público fiel, que entende bastante do assunto. verdade que os filmes ajudam, grandes diretores fizeram suas obras-primas no gênero)


5. 10 Filmes Horríveis (uma lista divertida, onde eu pude exorcizar 10 filmes que odeio e a identificação com os leitores foi imediata, com outras ótimas - ou melhor, péssimas - sugestões)


6. 10 Filmes sobre Sexo (está aí um assunto verdadeiramente universal. destaquei nesta lista filmes onde o sexo tem importância vital na trama. nada mais humano. ótimos filmes)


7. 10 Filmes Gays (esta era fácil de prever o sucesso, tanto que tive que fazer uma segunda parte, tamanho o número de pedidos. é uma das campeãs em buscas orgânicas do Google e traz 10 filmes essenciais sobre o tema)


8.  10 Filmes de Escola (bom tema. é uma das minhas listas favoritas, embora eu sempre me lembre - ou sou lembrado pelos leitores - de ótimos filmes que ficaram de fora)


9. 10 Filmes de Serial Killers (publicada em 08/09, esta foi a primeira lista de grande sucesso. até então eu achava estar falando sozinho, por isso tenho um carinho especial por ela. engraçado ver que na época - naquele passado distante há menos de 3 meses - meus textos eram bem menos elaborados)


10. 10 Filmes sobre o Holocausto (este foi o último grande sucesso, ainda com um grande número de visitas, que devem fazê-lo subir posições nos próximos dias. é um tema muito sério, que eu ensaiei bastante para publicar, pois queria que ficasse bem feito)

domingo, 29 de novembro de 2009

10 Filmes com Robôs



Os robôs surgiram na imaginação do homem, como substitutos dos escravos, para fazer o trabalho por nós.
Pouco mais que eletrodomésticos, os robôs sempre existiram na ficção e cada dia mais, tornam-se realidade.
Como são muitos os filmes com robôs, deixei de fora os andróides, para uma próxima lista. Os autômatos destes filmes não têm a pretensão de serem confundidos com humanos.


1.  Wall-E (há centenas de anos, a humanidade teve que abandonar o planeta Terra e esqueceu um único robô ligado. neste período ele viveu solitário e se dedicou a organizar o lixo. até que surge EVE, um robô em missão de exploração. Wall-e é o robô mais "fofo" do cinema)


2.  Guerra nas Estrelas (R2D2 e C3PO, o baixinho e o mordomo dourado com sotaque inglês - eram verdadeiras estrelas quando do lançamento do filme. dentro do imaginário de George Lucas, eles eram os fidelíssimos escudeiros dos nossos heróis)


3.  Eu, Robô (baseado na genial obra de Isaac Asimov. Will Smith investiga um assassinato, onde o maior suspeito é o robô Sonny, o que não seria possível, devido a todo robô ter em sua programação as três leis da robótica, o que os impede de fazer mal a seres humanos)


4.  Perdidos no Espaço (fico com o piloto - exibido em 15/09/1965 - da série de TV, uma vez que o Robot original, um ícone de gerações, foi absurdamente modernizado na versão de cinema. aqui, no ano de 1997 - o futuro -, o Dr.Smith sabota o lançamento da nave Jupiter 2, fazendo com que esta se perca no espaço. o robô ficou conhecido por ser amigo inseparável do garoto Will Robinson e pela frase "não tem registro")


5.  Curto-Circuito (o robô número 5, Johnny 5 - a cara do Wall-E -, faz parte de um grupo de experimentos militares. ele é atingido por um raio, torna-se inteligente e foge do laboratório. desenvolve uma personalidade amistosa e tem medo de ser reprogramado e voltar a ter utilização bélica)


6.  Robôs (em um mundo inteiramente habitado por robôs, Rodney é um robô que cresce sonhando em ser um grande inventor. quando vai para a cidade grande em busca de seu sonho, encontra uma sociedade fútil e consumista)


7.  O Dia em que a Terra Parou (prefiro a versão de 1951. uma nave espacial aterra em Washington, com um ultimato aos terráqueos para que parem com a corrida belicista, que ameaça o planeta. o robô Gort é o responsável por manter a segurança de Klaatu, o embaixador alienígena)


8.  Transformers (duas facções de robôs gigantes lutam até destruir seu próprio planeta e acabam vindo para a Terra atrás de um objeto que dá vida a seres inanimados. quando chegam aqui, acabam congelados no Ártico. mas são encontrados por um explorador, que guardará o segredo de sua localização. séculos depois, um descendente dele, compra o seu primeiro carro, que na verdade é Bumblebee, um transformer designado para protegê-lo)


9.  O Planeta Proibido (inspirado na peça 'A Tempestade' de Shakespeare, conta a história de uma expedição que vai visitar uma colônia de cientistas num planeta distante, onde encontram apenas dois sobreviventes e o robô Robbie. de modos educados, mas por vezes desajeitado e engraçado, o robô fez tanto sucesso, que virou o brinquedo mais vendido da época e acabou participando de episódios de Perdidos no Espaço, Twilight Zone, A Família Addams, Columbo, entre outros)


10.  O Abismo Negro (uma tentativa fracassada da Disney de surfar no sucesso de Guerra nas Estrelas. uma nave de pesquisas encontra um cientista louco, que tem sua nave estacionada ao lado de um perigoso buraco negro. os robôs V.I.N.Cent e B.O.B. tentam ser 'fofinhos', mas são tão bobos quanto o filme, que acaba sendo involuntariamente engraçado)




sábado, 28 de novembro de 2009

10 Astros que Mais Morreram em Filmes e suas 10 Primeiras Mortes




Atenção! Cuidado com esta lista, pois ela poderá lhe revelar mais do que você gostaria de saber sobre os filmes que não viu...
Não são apenas os coadjuvantes e figurantes que morrem nos filmes, alguns astros de Hollywood já têm este hábito.
Aqui está um levantamento dos 10 astros que mais morrem nos filmes, com destaque para seu primeiro falecimento... que descansem em paz!


1.  Robert DeNiro - Os Cinco de Chicago (V14 mortes. tudo começou no filme de 1970 de Roger Corman, onde ele era um dos gangsters comandados pela mãe Baker - Shelley Winters. não perca a conta, De Niro morreu também em: A Última Batalha de um Jogador, Caminhos Perigosos, Brazil, A Missão, Cabo do Medo, O Despertar de um Homem, Frankenstein de Mary Shelley, Fogo Contra Fogo, Estranha Obsessão, Jackie Brown, Grandes Esperanças, 15 Minutos e em O Amigo Oculto. coitadinho...)


2.  Bruce Willis - Billy Bathgate (V11 mortes. também era um gangster em sua morte de estreia em 1991. Willis passou desta para melhor em: Pensamentos Mortais, A Morte lhe Cai Bem, Os 12 Macacos, O Chacal, Armaggedon, O Sexto Sentido, A Guerra de Hart, As Panteras Detonando, Sin City e Grindhouse: Planeta Terror)


3.  Johnny Depp - A Hora do Pesadelo (V10½ mortes. começou sendo vítima de Freddy Krueger, sendo sugado em sua cama e se transformando numa fonte de sangue, um espetáculo de morte. Depp morreu ainda em: Platoon, A Hora do Pesadelo 6, Ed Wood, Dead Man, Enigma do Espaço, Do Inferno, O Libertino, Sweeney Todd, Inimigos Públicos e Piratas do Caribe - O Baú da Morte, mas este só vale 1/2 morte, porque ele voltou à vida na parte 3)
ESTA LISTA PERTENCE AO BLOG: listasde10.blogspot.com
4.  Brad Pitt - Nada é Para Sempre (V9 mortes. teve mais sorte, morreu de velho e pescando no bonito filme de Robert Redford. Pitt morreu também em: Kalifornia, Lendas da Paixão, Inimigo Íntimo, Encontro Marcado, Tróia, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, Queime Depois de Ler e O Curioso Caso de Bejamin Button. ele ainda morreu mais duas vezes, em Cool World, mas como era um cartoon, voltou a viver imediatamente e em Clube da Luta, mas ele não existia de verdade)


5.  Al Pacino - Scarface (V9 mortes. mais um gangster, esses atores deveriam ganhar extra por insalubridade. o pobre Pacino faleceu ainda em: Dick Tracy, O Poderoso Chefão 3, O Pagamento Final, Donnie Brasco, Insônia, O Articulador, O Novato e em Duas Faces da Lei)


6.  Jack Nicholson - Sem Destino/Easy Rider (V9 mortes. envolveu-se com um bando de motoqueiros... morreu. Nicholson tem um histórico de mortes violentas: Um Estranho no Ninho, Passageiro Profissão Repórter, O Iluminado, Batman, Hoffa, Marte Ataca!, Os Infiltrados e Antes de Partir)
ESTA LISTA PERTENCE AO BLOG: listasde10.blogspot.com
7.  Dustin Hoffman - Perdidos na Noite (V9 mortes. começou com uma das mortes mais tristes do cinema, num ônibus, neste grande filme de 1969. Hoffman veio a falecer também em: O Inimigo Oculto, Lenny, A Morte do Caixeiro Viajante, Billy Bathgate, Hook A Volta do Capitão Gancho - a mais terrível, devorado por um crocodilo -, Mera Coincidência, Perfume e em A Loja Mágica de Brinquedos)


8.  Christian Bale - Anastasia, O Mistério de Anna (V8 mortes. coitado, logo em seu filme de estreia, aos 12 anos de idade ele morre fuzilado com a família... traumatizante. Bale morreu ainda em Henrique V - aos 15 -, O Agente Secreto, Maria Em Nome da Fé - como Jesus Cristo -, Shaft, Tempos de Violência, O Grande Truque e em Os Indomáveis)


9.  Denzel Washington - Um Grito de Liberdade (V7 mortes. morreu em grande estilo, como o líder negro Stephen Biko, assassinado na África do Sul do apartheid. Denzel morreu em outros filmes: Tempos de Glória, Malcolm X, Possuídos, Dia de Treinamento e Chamas da Vingança. e leva mais 1/2 ponto por Um Espírito Grudou em Mim, pois ele era um fantasma e outro 1/2 ponto por Um Anjo em Minha Vida, onde ele era um anjo)


10.  Robert Downey Jr. - Abaixo de Zero (V5 mortes. adivinhem! ele começou morrendo de overdose e não parou mais... Downey morreu ainda em: Assassinos por Natureza, Ricardo III um Ensaio, A Armação e em Os Federais. ele também se matou em Crimes de um Detetive, mas era só uma alucinação)
ESTA LISTA PERTENCE AO BLOG: listasde10.blogspot.com
Nota: Esta lista foi elaborada com base em dados da revista Premiere.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

10 Filmes sobre o Holocausto



O termo Holocausto é reconhecido atualmente como o genocídio perpetrado a grupos politicamente indesejados pelo regime nazista de Adolf Hitler.
Por anos, durante a segunda guerra, foram exterminados não apenas judeus, mas também homossexuais, comunistas, sindicalistas, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, testemunhas de jeová, mórmons, etc...
A importância do cinema na denúncia destes crimes deve ser reconhecida. Os eventos e os campos de concentração foram bem retratados em filmes e documentários. Sem estas imagens, é provável que os que negam a existência do holocausto, pudessem hoje ser levados a sério. Até por isso existe um claro lobby da indústria em premiar e reconhecer filmes sobre o tema, o que me parece justo.
Não foi fácil elaborar esta lista com apenas 10 exemplos e muitos de vocês vão sentir falta de vários filmes, alguns até óbvios, por isso peço que sugiram nos comentários filmes para compor uma 'lista-bônus'.


1.  A Lista de Schindler (o melhor filme sobre o tema é também um grande projeto pessoal do cineasta judeu-americano Steven Spielberg. o filme foi feito em preto e branco, apenas com detalhes coloridos. conta a história de um industrial alemão que negociava com os nazistas a utilização de trabalhadores judeus em sua fábrica, poupando-os de serem levados para os campos de concentração. comovente, pungente, obra-prima)


2.  O Pianista (Adrian Brody é um pianista judeu-polonês, que interpretava peças clássicas na rádio, quando as primeiras bombas caíram sobre a Polônia. o filme mostra a formação do gueto de Varsóvia e a luta pela sobrevivência deste personagem, escondendo-se nas ruínas da cidade. ótimo filme de Roman Polanski)


3.  Os Falsários (um brilhante falsificador judeu é preso e cooptado pelos nazistas para coordenar a fabricação de cédulas estrangeiras numa gráfica montada dentro de um campo de concentração, onde ele e o grupo gozavam de algumas 'mordomias', como comer. excelente filme austríaco sobre o tema)


4.  Filhos da Guerra - Europa Europa (conta a incrível história de um garoto que se safa dos campos de concentração, escondendo sua ascendência judaica e chegando a se alistar na juventude hitlerista, como exemplo de 'perfeito ariano'. brilhante filme da polonesa Agnieszka Holland) 


5.  Noite e Neblina (um dos mais importantes documentos da história do cinema. realizado em 1955, a partir de um convite do Comitê da História da Segunda Guerra ao cineasta Alain Resnais, para a comemorar o aniversário de libertação dos campos de concentração. as imagens, ora coloridas ora em preto e branco, foram as primeiras que tangibilizaram o Holocausto e chocaram o mundo)


6.  O Refúgio Secreto (filme de 1975, conta a história real de uma família cristã holandesa que decide esconder judeus e membros da resistência num pequeno esconderijo em sua casa, até serem descobertos e levados a um campo de concentração. o filme escorrega um pouco na pieguice cristã, mas foi um dos primeiros a mostrar dramaticamente os campos de concentração)


7.  O Diário de Anne Frank (uma menina holandesa vive com seus pais e irmã num sótão secreto, junto com mais uma família judia. ela escreve um diário onde conta seu cotidiano, os perigos e privações. feito em 1959, baseado num best-seller, comoveu uma geração)


8.  O Homem do Prego (é um dos primeiros filmes a tratar do trauma causado aos sobreviventes do Holocausto. Rod Steiger - ótimo - é um operador de uma casa de penhores em Nova York, atormentado pelas lembranças dos campos de concentração. ótima direção de Sidney Lumet)


9.  Bent (Clive Owen é um homossexual levado a um campo de concentração, mas lá troca o triângulo rosa, que identifica os gays, pela estrela amarela dos judeus. conhece e se apaixona por um outro prisioneiro que tem orgulho de usar o triângulo rosa)


10.  Holocausto (minissérie americana que teve o mérito de levar aos grandes públicos as histórias do Holocausto. conta em paralelo as história de duas famílias, uma judia e outra alemã. a primeira tem Meryl Streep e seu marido que são separados e levados a campos de concentração. a outra experimenta a ascenção de um advogado içado a oficial nazista)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Neonazistas"



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

10 Filmes de Lobisomem



A lenda do licantropo ou lobisomem teve sua origem na mitologia grega, quando o rei Licaão de Arcádia teria sido transformado por Zeus em um lobo, como punição.
Na sua versão moderna, a transformação de homens em lobos é uma maldição que se manifesta nas noites de lua cheia, nela o lobisomem só poderia ser morto com uma bala de prata.
Vários filmes sobre o tema foram feitos, alguns bons, outros razoáveis, mas a maioria é bem fraca. Segue uma seleção de 10 deles.


1.  Um Lobisomem Americano em Londres (1981 / John Landis. dois estudantes americanos são atacados por um lobisomem em Londres, um morre e o outro transforma-se na fera. ótima comédia de humor negro, que teve uma continuação em Paris)


2.  Lobo - Wolf (1994 / Mike Nichols. Jack Nicholson é um editor, que voltando para casa atropela um lobo. quando vai ver o que aconteceu é mordido. a partir daí começa a transformar-se em lobo, o que afeta sua vida particular. Michelle Pfeiffer vai apaixonar-se por ele, sem saber da maldição)


3.  Grito de Horror - The Howling (1981 / Joe Dante. após ser atacada por um serial killer, que é morto pela polícia, uma jornalista fica traumatizada. ela aceita ir com o marido para uma clínica terapêutica na floresta. lá descobre que está numa colônia de lobisomens. aqui os lobisomens têm controle sobre sua metamorfose. tem pouco ritmo, mas é bastante inovador para a época)


4.  Na Companhia dos Lobos (1984 / Neil Jordan. uma moderna e sensual história de chapeuzinho vermelho. uma garota cresceu atormentada pela visão da irmã sendo morta por um lobo e pelas histórias que sua avó lhe contava sobre lobisomens. já adulta, conhece um belo caçador a caminho da casa de sua avó e mal percebe o perigo que a espera)


5.  Cães de Caça (2002 / Neil Marshall. um grupo de soldados pouco experientes é enviado numa missão de exercício na Escócia, quando se deparam com outro grupamento que foi massacrado, percebem que terão que lidar com lobisomens. um filme de terror realmente assustador e com pitadas de humor negro)


6.  A Hora do Lobisomem - Silver Bullet (1985 / Daniel Attias. numa pacata cidadezinha, começam a acontecer violentos assassinatos. uma garota e seu irmão paraplégico - Corey Haim - desconfiam que o criminoso é na verdade um lobisomem, mas ninguém acredita neles. roteiro original de Stephen King)


7.  O Lobisomem (1941 / George Waggner. um jovem salva uma moça que está sendo atacada por um lobo, mas acaba sendo mordido. depois disso, em todas as noites de lua cheia, ele se transformará em lobisomem e atacará as pessoas, sem ter consciência disso. clássico do tema, bastante datado e incapaz de assustar nos dias de hoje)


8.  Lobos - Wolfen (1981 / Michael Wadleigh. Albert Finney é um detetive da polícia que tenta esclarecer uma série de assassinatos brutais em Nova York, que parecem ter sido cometidos por animais. na busca se depara com antigas lendas indígenas sobre lobos)


9.  O Garoto do Futuro - Teen Wolf (1985 / Rod Daniel. Michael J. Fox é um adolescente que descobre que descende de uma família de lobisomens. no início ele esconde o fato, mas depois de descoberto, torna-se o garoto mais popular da escola


10.  Lua Nova (2009 / Chris Weitz. segunda parte da série Crepúsculo. agora os vampiros mudam-se da cidade e Bella aproxima-se de Jacob, que ela descobre ser de uma tribo de lobisomens. reconheço que ainda não vi e já não gostei, mas quando eu finalmente assistir, coloco minha opinião aqui)


Listas relacionadas: 10 Filmes de Rick Baker