sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

10 Filmes de Concertos de Rock



Os concertos ou documentários de rock e pop sempre funcionaram bem no cinema, principalmente antes de todo mundo ter um vídeo-cassete em casa.
Esta lista traz filmes feitos em película, pensados para ser exibidos no cinema, mas claro, para vender dvds também.
Procurei dar uma visão de várias épocas, desde os anos 1960, porque o número de filmes do gênero é grande. Aviso que, infelizmente, eu vi os cinco primeiros em dvd ou mesmo na televisão. Sorte de quem viu no cinema.
Aqui está a lista de 10 filmes ou documentários de concertos de rock e pop do cinema.


1.  Os Reis do Iê-Iê-Iê - A Hard Days Night (1964. o quase documentário tenta capturar o clima do início da beatlemania. mostra o grupo como prisioneiro do seu sucesso, tendo sempre que se esconder dos fãs histéricos, enquanto viajam para fazer seus concertos. grande filme de Richard Lester, um dos mais importantes do gênero. curiosidade para quem acha o título nacional ruim, em Portugal o filme teve o título de 'Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso')


2.  Woodstock, Onde Tudo Começou (1970. documentário mostrando shows e histórias do maior concerto de rock de todos os tempos, ocorrido em 1969. Jimi Hendrix, Joan Baez, Santana, The Who, Crosby Stills and Nash, Ritchie Havens e muitos outros astros fizeram história. bom filme, dirigido por Michael Wadleigh) 


3.  Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973. filmado em 30 de julho de 1973, foi o último concerto do personagem Ziggy Stardust, do cantor David Bowie. a trilha sonora traz algumas de suas melhores canções, como "All the Young Dudes", "Changes", "Space Oddity" e "Time". Ziggy era um alienígena andrógino, muito glam e muito teatral. a despeito de eu ser fã de Bowie e das canções, o personagem é muito estranho de se assistir hoje)


4.  O Último Concerto de Rock (1978. a The Band realizou em 1976 seu último concerto e resolveu fazer dele uma celebração, convidando vários artistas e Martin Scorsese para dirigir. com pouca verba, Martin captou rápidas entrevistas e boa parte das 7 horas de show, para fazer um grande documentário. entre os convidados estavam Joni Mitchell, Bob Dylan, Neil Young, Emmylou Harris, Ringo Starr e o grande Muddy Waters. genial!)


5.  Stop Making Sense (1983. o grande filme-concerto da New Wave, brilhantemente dirigido por Jonathan Demme. começa com David Byrne sozinho no palco e, a cada canção, um dos integrantes dos Talking Heads e mais os músicos convidados iam se somando, terminando com um final apoteótico. imperdível)


6.  Chuck Berry, o Mito do Rock (1987. bom documentário sobre o concerto comemorativo dos 60 anos do lendário Chuck Berry, dirigido por Taylor Hackford, com entrevistas e participações de grandes astros como John Lennon, Eric Clapton, Bruce Springsteen, Little Richard e Roy Orbison)


7.  U2: Rattle and Hum (1988. mostra uma turnê do grupo irlandês pelos Estados Unidos, com shows em várias cidades e gravações de estúdio, incluindo uma participação de B.B.King. contagiante e energético, traz o U2 em sua melhor forma, é só assistir para virar fã)


8.  Na Cama com Madonna (1991. traz a cantora no auge do sucesso, durante a super-produzida 'Blonde Ambition Tour'. mostra duas Madonnas, a provocativa e até chocante no palco e séria e companheira nos bastidores, com os técnicos, músicos e bailarinos. bom filme, boa música)


9.  Rolling Stones: Shine a Light (2008. uma estrutura simples, um show e colagens de depoimentos e momentos de diversas fases dos Stones, uma banda de rock com mais de 40 anos de estrada, tudo, menos ordinária. junte-se a isso um diretor gênio, Martin Scorsese, e temos uma obra-prima. me perdoem os roqueiros puristas, mas como cinema é melhor que "Gimme Shelter". comovente, brilhante, empolgante!)


10.  Michael Jackson: This is It! (2009. tá bem, confesso que eu ainda não assisti este filme réquiem, mas reconheço sua importância. foi o documentário mais visto da história, em apenas 4 semanas nos cinemas de todo o mundo. mas vai voltar em breve, em 3D. é uma montagem de mais de 100 horas gravadas dos ensaios da turnê, que Jackson preparava quando morreu. é mais um evento, que um filme, mas merece fazer parte da lista)


Veja ainda: "10 Meta Filmes"

17 comentários:

  1. AdOrei a lista, sOh faltOu O ÓtimO DetrOit ROck City =)

    ResponderExcluir
  2. faltou arctic monkeys at apollo. mas ta muito boma a lista.

    ResponderExcluir
  3. Bianca,
    Detroit Rock City não é um filme concerto, nem documentário, que são os temas desta lista.
    Já existe uma lista anterior de filmes de rock, onde caberia esse filme... mas também não está nela, hehe

    Anônimo,
    Agradeço o elogio! Não daria para colocar todos os concertos de rock, a lista só comporta 10, né?
    Também gosto do Arctic Monkeys, mas o "Live at Appolo" foi feito para DVD e não para o cinema, como os filmes desta lista.

    Obrigado pelos comentários!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  4. Se é Rock qq o do michal jackson faz ae???
    ele era o rei do POP e nao do rock --'

    ResponderExcluir
  5. Bom dia para você também, Eric!
    Largue de ser mal humorado e leia a introdução, lá eu menciono rock e pop.
    É muito tênue a linha que separa o rock do pop, por isso esta lista é sim, um misto dos dois.
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  6. Sim, meu querido anônimo,
    Beatles também é pop, por isso mesmo está nesta lista, que, como disse na introdução, contempla rock e pop.
    E antes que alguém diga... sim Madonna também é pop e Talking Heads é new wave, que deve ser pop também.
    Seja lá o que for pop... está valendo!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  7. cade o the song remains the same do led zeppelin ? foi pra cinema e tudo, ótimo show :D

    ResponderExcluir
  8. Boa dica, anônimo,
    "The Song Remains the Same" é um bom filme, que eu não vi,
    Valeu!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Mto bom, cara! Vou sair a procura dos que eu ainda não vi (quase todos :P) huehuehue

    ResponderExcluir
  10. ...desde qdo Michael Jackson é rock? rsrs ñ me avisaram! rsrs... acho q faltou um bem importante na lista: QUASE FAMOSOS! mto bom!

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Tô rindo dos comentários! Dá ctrl C + ctrl V, Armando!
    Nadya

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Nadya...
    Vida de blogueiro não é fácil. Depois você dá uma passada nas listas de "Falsos Documentários", aqueles comentários sim são hilários...
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  13. Salve, Armando. Excelente blog. Sempre gostei das pesquisas dos 10 mais, isso faz parte de nossa natureza. Parabéns.

    Eu só senti falta do documentário Pink floyd: Live at Pompeii na lista. Um show excelente e, na Versão do Diretor, reúne também momentos de descontração, entrevistas e os bastidores da criação do então desconhecido Dark Side of The Moon.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Beyond the lihated stage.. No direction home.. song remains the same e live pompei, acho que são mais importantes que madona e o pedofilo, não podem ter mesma fama e publico, apesar que venderam mais que madona, menos que o pedofilo, mas foram e são maior influencia para músicos famosos e desconhecidos, e ainda vão ser, eles influenciaram muito mais que os dois..

    ResponderExcluir
  15. Está faltando o Elvis On Tour, e, possivelmente, o Elvis In Concert ..
    Acho que... acho não, tenho certeza de que o Rei do Rock deveria estar ai ..
    Pois, o Elvis On Tour ganhou o Globo de Ouro de 1972

    ResponderExcluir
  16. Sugestão: Filmes de prisão e tribunais. Se tiver ok. Caso não tenha fica a sugestão. Gostei do seu blog. :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!