quinta-feira, 11 de março de 2010

10 Filmes sobre Paralisia



Não faz muito tempo, qualquer limitação física era um enorme tabu social.
Pessoas com dificuldades de locomoção não tinham acesso a uma vida normal.
Além da novela atual da Globo, alguns filmes trouxeram à tona questões relacionadas aos paraplégicos e ajudaram a desmistificar as deficiências.
Esta lista traz 10 filmes relacionados à paraplegia, paralisia e afins.


1.  Avatar (um ex-fuzileiro paraplégico é escalado para substituir seu irmão gêmeo, que morreu, no projeto Avatar. o projeto consiste em criar seres híbridos dos habitantes do planeta Pandora, controlados por humanos e utilizá-los na exploração do planeta de atmosfera insalubre. no novo corpo, ele sente-se restabelecido, o que influencia na sua integração à comunidade do planeta)


2.  Espíritos Indômitos (após a segunda guerra o número de soldados que voltaram paraplégicos por conta de acidentes de batalha era muito grande, aumentando sua visibilidade. este filme de 1950 mostra um hospital, onde vários militares se recuperavam e tentavam se adaptar à nova condição. Marlon Brando é o ex-combatente que ficou paraplégico e sente-se marginalizado, mesmo com apoio de sua noiva. bom filme de Fred Zinnemann, mas com um tom sombrio difícil de compreendermos hoje em dia)


3.  Amargo Regresso (nos anos 70, a visão já era outra. Jane Fonda é a esposa de um militar que está no Vietnã. ela é enfermeira voluntária num hospital de veteranos e lá encontra um amigo de escola - Jon Voight -, que ficou paraplégico na guerra. eles se envolvem e se apaixonam. quando o marido dela volta, eles terão que lidar com um grande problema. ganhador dos Oscars de ator, atriz e roteiro)


4.  Carne Trêmula (um policial - Javier Bardem -, leva um tiro acidental, quando seu colega ataca um homem que está ameaçando uma mulher com uma arma. ele fica paraplégico e acaba se casando com a vítima. um pentágono amoroso bem ao gosto do diretor Pedro Almodóvar)


5. Resultado de imagem para Le scaphandre et le papillon O Escafandro e a Borboleta (um editor - da revista Elle francesa -, de 43 anos e apaixonado pela vida, sofre um derrame cerebral, que o paralisa totalmente, só lhe restando movimento no olho esquerdo. ele não se entrega e aprende a se comunicar através de piscadas, criando um mundo novo com sua imaginação e sua memória. uma história real e comovente, que nos lembra do quanto somos frágeis. lindíssimo)


6. Resultado de imagem para whose life is it anyway movie De Quem é a Vida, Afinal? (Richard Dreyfuss é um escultor, que no auge da carreira sofre um grave acidente de trânsito e fica tetraplégico. a partir da constatação de sua limitação ele decide que quer morrer, mas para isso precisa da ajuda de alguém. como os médicos se recusam, ele leva o caso aos tribunais. uma séria discussão sobre a eutanásia, dirigida por John Badham em 1981)


7.  Meu Pé Esquerdo (filme baseado na história real do escritor e artista plástico irlandês Christy Brown - Daniel Day Lewis -, que vítima de paralisia cerebral na infância, só tinha movimentos no pé esquerdo, que utilizava para pintar e escrever. com muito esforço, passou a ter seu trabalho reconhecido pela família e pela crítica. vencedor dos Oscars de ator e atriz coadjuvante para Brenda Fricker, que interpreta a mãe. belo filme de Jim Sheridan)


8.  O Despertar para a Vida (um jovem escritor, um motoqueiro racista e um alcoólatra negro - Eric Stoltz, William Forsythe e Wesley Snipes respectivamente -, se conhecem numa enfermaria, onde se vêem paraplégicos. juntos descobrem que terão que superar preconceitos para se readaptar e tornam-se grandes amigos. amizade que é abalada pelas visitas da noiva do escritor - Helen Hunt. bom drama de 1991)


9.  Mar Adentro (mais uma vez numa lista, mas era inevitável. Javier Bardem é um homem inteligente e tetraplégico, preso há 28 anos a uma cadeira de rodas, que luta pelo direito de tirar sua própria vida, o que lhe causa problemas com a família, com a igreja e a justiça. belíssimo filme)


10.  Uma Loura por um Milhão (durante uma partida de futebol americano, um cameraman - Jack Lemmon - é atingido por um jogador e vai parar no hospital. seu cunhado - Walter Matthau  - é um advogado trambiqueiro, que quer ganhar dinheiro com o acidente. eles então simulam sua paralisia, com efeitos divertidos. um olhar cínico de Billy Wilder sobre a sociedade. ótimo)

9 comentários:

  1. Kelvelyn

    Boa lista com esse tema já sairam bons filmes e nessa lista tem três em questão que são incriveis.

    Mar Adentro,Carne Trêmula e O Escafandro e a Borboleta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kelvelyn,
    Além dos que você citou, 'Meu Pé Esquerdo' também é um ótimo filme.

    Anônimo,
    É verdade, 'Menina de Ouro' cabe bem nesta lista. Obrigado pela lembrança!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Putz é verdade tbm tem o exelente Menina de Ouro que poderia estar ocupando o lugar de Avatar

    Po so sou eu que tenho cisma com o filme das criaturas azuis???

    Kelvelyn.

    ResponderExcluir
  4. hehehe
    Kelvelyn,
    Se você olhar Avatar pelo lado da paraplegia, ele fica até mais interessante.
    Eu acho que o fato de ele sentir-se completo no corpo do seu avatar é o tema mais relevante no filme.
    Mas entendo sua cisma com o filme.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou tbm Uma janela para o Céu este filme é triste mais mto bonito. Outro tbm Corpo e alma de uma mulher Abs!!

    ResponderExcluir
  6. Os Melhores Dias da Minha Vida, tbm é um excelente filme para esta categoria.

    ResponderExcluir
  7. Tenho nessa lista dois dos meus filmes prediletos (sabe-se lá por qual motivo): Mar Adentro e O Escafandro e a Borboleta.

    Aí estão 2 dos meus 20 prediletos, sem dúvida...

    Abç!

    ResponderExcluir
  8. Faltou O óleo de Lorenzo, muito bom!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!