segunda-feira, 19 de abril de 2010

10 Filmes sobre Futebol



O futebol, tão querido dos brasileiros, é o esporte mais popular do planeta, mas como não é tão popular nos Estados Unidos, não tem assim tantos filmes sobre o tema.
No mundo, 265 milhões de pessoas praticam o futebol em ligas amadoras e profissionais.
A Copa do Mundo, que acontece a cada 4 anos, é o evento de maior audiência no planeta, superando inclusive os Jogos Olímpicos.
Aqui está uma lista de 10 filmes sobre o futebol, só um deles é americano.


1.  Boleiros (em um bar de São Paulo, um grupo de ex-jogadores de futebol se reúne, quase todas as tardes, para falar dos casos acontecidos nos seus tempos de atletas. suas lembranças viram contos que vão dos hilários aos comoventes. ótimo filme de Ugo Giorgetti, um dos melhores já feitos sobre o tema)


2.  A Copa (dois jovens monges budistas do Butão, fazem de tudo para driblar a vigilância de seu mestre e assistir aos jogos da Copa do Mundo de 1998. um filme simples e bonito, colocando humanidade na nossa visão desses religiosos)


3.  À Procura de Eric (em Manchester, um carteiro com baixa auto-estima, começa a ter visões com seu ídolo, o ex-jogador Eric Cantona, que lhe dá bons conselhos baseados no futebol. um filme simpático, dirigido por Ken Loach)


4.  Linha de Passe (uma empregada doméstica - Sandra Corveloni, melhor atriz em Cannes - cuida de seus 4 filhos e está grávida de novo. um deles - Vinícius de Oliveira - sonha jogar futebol por um grande time, mas já está passando da idade das peneiras. dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas)


5.  O MIlagre de Berna (o filme é centrado num garoto, apaixonado por futebol e amigo de um jogador da seleção, que vê seu pai voltar traumatizado da União Soviética, onde ainda era um prisioneiro de guerra. o auge do filme é a final da Copa do Mundo da Suíça, quando a Alemanha venceu a poderosa Hungria) 


6.  Driblando o Destino (uma garota de família indiana, que mora nem Londres, sonha jogar futebol, como seu ídolo David Beckham, mas seus pais não aceitam e querem que ela siga os costumes tradicionais. quando ela é convidada a jogar num time local, decide enfrentar a família. ótimo filme)


7.  Fuga para a Vitória (em um campo alemão de prisioneiros, um major, que já tinha jogado na seleção da Alemanha, decide promover um jogo dos nazistas contra os prisioneiros - entre eles Pelé, Sylvester Stallone, Michael Caine, Bobby Moore, Osvaldo Ardilles -, que vão aproveitar-se da partida para organizar sua fuga. dirigido por John Huston, é menos ruim do que parece)


8.  Gol! (um jovem de origem hispânica tem um grande talento para o futebol, mas vivendo em Los Angeles não tem muitas oportunidades, quando surge um convite para treinar na Inglaterra, no Newcastle United, time da primeira divisão e seu sonho começa a se realizar. muito bem feito, empolga)


9.  Garrincha, a Estrela Solitária (biografia do craque Garrincha - André Gonçalves -, a partir de lembranças das pessoas que estiveram próximas a ele. foca mais a vida pessoal do que a do atleta. não fez o sucesso esperado)


10.  O Casamento de Romeu e Julieta (Luana Piovani é a líder do time feminino do Palmeiras e seu pai, um torcedor fanático do time. por uma ironia do destino, ela se apaixona pelo líder da torcida do Corínthians. uma divertida comédia, inspirada em Shakespeare)

22 comentários:

  1. Aeeee!!! Sabe qual que eu lembrei hoje... O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias... Mas eu gostei da lista, e como sempre, vários inéditos para mim.

    ResponderExcluir
  2. A lista tá boa hein Armando!
    Eu sou fanático por futebol e já vi quase todos esses. o último que vi foi à Procura de Eric que achei demais, hilário e queria ter o Cantona de anjo da guarda!!! rs

    ResponderExcluir
  3. como vc disse, o "Fuga para a vitória" é menos ruim do que parece, a orimeira vez q assisti ja fui preparado p ver uma porcaria, mas ate q é bacana o filme! ruim mesmo é o ingles do pelé! shuahsuhashuahs

    ResponderExcluir
  4. Faltou um filme que foi base de um de basquete, Pequenos Grandes Astros, que o moleque pega um tenis que faz ele jogar bem e tals, e tbm outro que foi base de Golpe Baixo do Adam Sandler, acho que os 2 são ingleses

    ResponderExcluir
  5. É bom lembrar também em outros 2 filmes, gravados na Inglaterra, que põe o futebol como pano de fundo da história: o drama Incendiário (jogo Arsenal x Chelsea)protagonizado por Ewan McGregor e Michelle Williams, e a ação Fórmula 51- título exibido na Band pois na Globo é Baladas, Rachas e 1 Louco de Kilt-(jogo Manchester United x Liverpool)protagonizado por Samuel L.Jackson, Robert Carlyle e Emily Mortimer.

    ResponderExcluir
  6. "Maldito Futebol Clube" é uma boa pedida tbm retrata a história de um tecnico ambicioso na England,que pega times de menor expressão e faz se tornar competitivo e vencedor, no caso os times Derby County e Nottingham Forest o melhor tecnico inglês d ahistória o Sr. Brian Brian Clough!

    Eu recomendo um baita filme!

    ResponderExcluir
  7. eu não curto nada futebol, mas já assisti o oitavo da lista, Gol.

    a sequencia tb é boa, Gol 2, já o terceiro não gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bah o 3o é uma bos**, por favor não assistam. Mas os 2 primeiros são muito legais mesmo.

      Excluir
  8. Recomendo o The Damned United, ótima história.

    ResponderExcluir
  9. gol 1 e gol 2 sâo os melhores !!!!11

    ResponderExcluir
  10. Teve um filme substituído ai. Cadê o filme que contava a história de um assassinato no clube Arsenal da Inglaterra?! Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber o nome de um filme do qual assisti apenas alguns minutos há muitos anos no Telecine. Acho que é um filme britânico e se passa durante a Eurocopa de 1996 (na Inglaterra). O filme tem cenas reais da copa e acho que é narrado pela protagonista, que é uma garota que aparentemente tem poderes sobrenaturais, pois em certo momento, um cara, que eu acho que é o namorado dela, diz que não vai conseguir esperar até o dia de determinado jogo e lhe pede que faça o tempo passar mais rápido, então ela os leva diretamente para o estádio na hora do jogo.

    ResponderExcluir
  12. eu gostei do filme do garrincha

    ResponderExcluir
  13. Goal Dream Beginers esse e o nome vlww

    ResponderExcluir
  14. O milagre de Berna é um baita filme alemão e merecia estar em primeiro. Gol 1 é bem clichê, não assisti as sequências. O do Garrincha assisti ano passado e tem cenas de sexo a cada 5 minutos, uma atuação mais ou menos do André Gonçalves e dá pra ver que tudo foi feito às pressas, desde o cenário até o envelhecimento dos atores. Agora, Taís Araujo está demais e o filme vale mais por ela. Linha de passe, que eu só assisti pelo prêmio em Cannes,é bom, mas o final... Esse " o casamento de romeu e julieta" não vi e nem pretendo. Tem cara de filme produzido pela globo, com história de novela das 7 inspirada na obra do Shakespeare que narra rivalidade de torcidas paulistas.UFA!Pretendo assistir aos demais. E cadê Hooligans, com o menino de "o senhor dos anéis", grande filme sobre os marginais ingleses que usam o amor pelos seus clubes como desculpa para cometer atos sérios de vandalismo. Um filme que realmente acrescenta.

    ResponderExcluir
  15. O melhor filme de futebol não está na lista: Offside do Panahi.

    ResponderExcluir
  16. curti saber sobre mais filmes de futebol, ainda mais agora com este clima de Copa do Mundo vou tentar assistir todos. É um esporte que eu aprecio bastante além de ser a nossa especialidade hehe

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!