sexta-feira, 18 de junho de 2010

10 Filmes de Grace Kelly



Grace Patricia Kelly nasceu em 1929, na Filadélfia, numa rica família de origem irlandesa. 
Cedo se destacou por seu talento e beleza. Mudou-se aos 17 anos para Nova York, onde estudou artes dramáticas, foi modelo, fez alguns programas de televisão ao vivo e estreou na Broadway aos 20 anos.
Logo estava no cinema, onde teve uma carreira curta, mas muito relevante. Ganhou um Oscar e dois Golden Globes.
Aos 25 anos de idade, abandonou a carreira no auge, para casar-se com o príncipe Rainier III, de Mônaco, com quem teve três filhos. Morreu num acidente de carro, após ter um derrame cerebral, com apenas 52 anos.
Esta lista traz 10 filmes, dos 11 que a princesa fez para o cinema.


1.  Janela Indiscreta (Grace interpreta a noiva do fotógrafo - James Stewart -, que está preso em seu apartamento, depois de ter quebrado a perna e passa o tempo observando os vizinhos, pela janela. um dia começa a desconfiar que um de seus vizinhos assassinou a esposa. com a ajuda de Grace, ele tenta investigar. um dos melhores filmes de Hitchcock e a segunda colaboração de Grace com o mestre)


2.  Disque M Para Matar (um ex-tenista profissional chantageia um amigo, para que ele mate sua esposa - Grace - e ele fique com a herança. quando o plano dá errado, ele elabora um brilhante plano b. primeiro filme dela com Hitchcock, lhe valeu alguns prêmios importantes. uma curiosidade, oi filme foi feito para 3D)


3.  Amar é Sofrer (Bing Crosby é um ator inseguro, decadente e alcóolatra que, com a ajuda de um amigo diretor - William Holden - retorna aos palcos para um musical. o amigo acredita que a esposa - Grace Kelly - é a causa dos seus problemas. Oscar de melhor atriz e roteiro para o diretor George Seaton)


4.  Matar ou Morrer (Gary Cooper é um xerife que, no dia do seu casamento e prestes a mudar-se de cidade, fica sabendo que um criminoso que ele colocou na cadeia chegará no trem do meio-dia em busca de vingança. a despeito dos apelos de sua esposa quaker - a jovem Grace - e da covardia dos habitantes da cidade, ele decide ficar para enfrentá-lo. western clássico de Fred Zinnemann e primeiro papel importante de Grace no cinema)


5.  Ladrão de Casaca (Cary Grant é um ex-ladrão de jóias, que é suspeito de uma série de roubos na Riviera francesa. para não voltar para a cadeia, ele vai atrás do verdadeiro culpado, usando a filha de uma milionária como isca. um filme romântico de Hitchcock, que já estava, até ele, apaixonado por Grace)


6.  Alta Sociedade (moça rica está prestes a se casar, mas hesita, porque está interessada em outro - Frank Sinatra - e, para complicar, o ex-marido - Bing Crosby - reaparece tentando reconquistá-la. musical com canções de Cole Porter, incluindo "True Love", que valeu a Grace e Bing um disco de platina. foi último filme de Grace Kelly, antes de se tornar princesa)


7.  Mogambo (Ava Gardner chega a um remoto local da África, para encontrar-se com um rico marajá, que já havia partido. enquanto ela espera por um novo barco, assedia um caçador, seu ex-amante - Clark Gable -, que não quer nada com ela e está numa missão para levar um casal de cinegrafistas ao encontro de gorilas selvagens. a esposa do cinegrafista - Grace Kelly - acaba se apaixonando pelo caçador. valeu um Golden Globe de atriz coadjuvante e a primeira indicação ao Oscar para Grace)


8.  O Cisne (uma princesa precisa que sua única filha - Grace - se case com um príncipe herdeiro - Alec Guiness -, para continuar frequentando a realeza. o príncipe, por seu lado, está entediado com tantas candidatas a esposa, mas apaixona-se assim que a conhece. o problema é que ela parece ter olhos para tutor do príncipe. penúltimo filme de Grace e único, interpretando uma princesa, o que serviu bem para a divulgação do filme)


9.  As Pontes do Toko-Ri (durante a guerra da Coréia, um piloto da reserva - William Holden -, veterano da segunda guerra, decide sair da aposentadoria e deixar a esposa - Grace -, para voltar ao combate. um filme de guerra mediano, que ganhou o Oscar de efeitos especiais)



10.  Tentação Verde (Stewart Granger é um engenheiro vai à Colômbia em busca de esmeraldas e acaba se apaixonando por uma fazendeira de café - Grace Kelly. as lindas paisagens e Grace compensam a trama previsível)


Veja ainda: "10 Filmes de Marilyn Monroe"

2 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog ! Vou usá-lo para fazer um post Cinema + gastronomia no meu blog (www.ouniversodacozinha.blogspot.com)...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. só assisti a seis filmes da lista!
    adoro a grace kelly. pena ela ter abandonado a carreira.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!