quarta-feira, 31 de março de 2010

10 Filmes sobre Brinquedos



Os brinquedos são essenciais ao desenvolvimento das crianças.
Muitas vezes mimetizam o mundo adulto, ajudando as crianças a compreendê-lo.
No cinema, eles ganham vida, poderes e até aura de mistério.
Aqui estão 10 filmes onde os brinquedos têm importância vital.


1.  Pinóquio (um velho carpinteiro constrói um boneco de madeira de um menino, para lhe fazer companhia. uma fada azul o faz ganhar vida e posteriormente torna-o um menino de verdade, com a condição que ele não minta, caso contrário seu nariz irá crescer. segundo longa da Disney, feito depois do enorme sucesso de 'Branca de Neve')


2.  Toy Story (o aniversário de um garotinho está chegando e seus brinquedos estão tensos, achando que podem ser substituídos pelos novos presentes. com a chegada de um moderno boneco astronauta, o cowboy, que era o favorito, sente-se preterido. primeiro sucesso da Pixar)


3.  A Chave Mágica (entre os presentes, que um garoto ganha ao completar 9 anos, estão um índio de plástico e um pequeno armário. ao abrir o armário com uma chave, descobre que ele dá vida ao índio e aos outros bonecos. um tanto assustador) 


4.  Quero ser Grande (cansado de ter 12 anos, um garoto pede a um boneco do parque de diversões para ser logo adulto. no dia seguinte acorda com 35 anos - na pele de Tom Hanks - e é expulso de casa por sua mãe assustada. no mundo dos adultos, acaba empregado numa grande fábrica de brinquedos, usando seu espírito infantil, para desenvolver brinquedos de sucesso. ótimo filme)


5.  Pequenos Guerreiros (uma indústria de armamentos compra uma fábrica de brinquedos e utiliza chips de inteligência militar para criar duas linhas de novos bonecos. o problema é que os brinquedos irão se enfrentar a sério numa loja de brinquedos) 


6.  O Brinquedo Assassino (um serial killer, perseguido por um detetive numa loja de brinquedos, é baleado no coração e, antes de morrer, transfere seu espírito para um boneco, utilizando magia voodoo. o boneco é achado por um mendigo que o vende para a mãe de um garoto, que lhe dá de presente, colocando todos em risco. grande sucessode terror, com várias continuações)


7.  A Loja Mágica de Brinquedos (Dustin Hoffman é um senhor de 243 anos, dono de uma loja de brinquedos fantástica, onde os brinquedos parecem ter vida. ele decide se aposentar e passar a loja para sua gerente, mas a loja percebe a transição e começa a ficar triste e perder a magia)


8.  Um Herói de Brinquedo (na véspera de natal, um pai - Arnold Schwarzenneger - se envolve numa verdadeira batalha para conseguir comprar para seu filho o brinquedo de ação da moda, que já está esgotado)


9.  Uma Cidade Chamada Pânico (um cowboy e um índio de plástico tentam dar para seu amigo cavalo, uma churrasqueira de presente de aniversário, mas acabam destruindo a casa. quando tentam reconstruí-la se envolvem com os incidentes mais bizarros. curiosa e criativa animação stop-motion francesa, feita com figuras e cenários de plástico bastante simples)


10.  A Revolta dos Brinquedos (o dono de uma grande fábrica de brinquedos teme deixá-la para seus filhos e chama seu irmão militar para geri-la, mas ele começa a produzir jogos bélicos e um dos seus sobrinhos - Robin Williams - decide confrontá-lo. mais um filme de Barry Levinson, que simplesmente não funciona)

segunda-feira, 29 de março de 2010

10 Filmes sobre Empregadas Domésticas



As empregadas domésticas são um resquício da escravidão, uma distorção do sistema capitalista, que perpetua as diferenças sociais.
As domésticas fazem as tarefas das quais fugimos ou não temos tempo de desempenhar. 
Costumam ser pessoas simples, com pouca instrução, que têm de sujeitar-se a baixos salários e uma rotina cansativa.
Muitos são os filmes com foco nas domésticas, esta lista traz 10 bons exemplos do tema.


1.  La Nana - A Babá (uma empregada trabalha para uma família de classe média alta chilena há 23 anos e sente-se parte da família. mas ela é infeliz e não tem uma vida fora de lá. quando ela adoece, a patroa tenta colocar uma ajudante para ela, mas ela dá um jeito de espantar todas as candidatas, até conhecer uma que vai mostrar-lhe que o mundo vai além da casa. um belo filme, que representou o Chile nos principais prêmios do ano)


2.  Séraphine (uma humilde empregada doméstica na França rural do início do século XX, gosta de pintar quadros e acaba descoberta por um marchand alemão, para quem ela faz faxinas. com a guerra, ele tem que sair do país e ela desaparece. anos depois, quando ele retorna, a leva aos altos círculos culturais de Paris e a torna uma pintora reconhecida. mas o sucesso e o dinheiro a enlouquece. baseado na biografia da pintora Séraphine de Senlis. ganhou 7 César em 2009, incluindo melhor filme e atriz, para a ótima Yolande Moreau)


3.  Rebecca, a Mulher Inesquecível (Joan Fontaine é uma jovem de origem humilde, que casa-se com um rico nobre inglês - Laurence Olivier. após mudar-se para sua mansão, ela se verá atormentada pela sombra da falecida ex-esposa, a quem a governanta - a grande Judith Ivey - era totalmente devotada e deixará isso muito claro para a nova senhora. primeiro filme americano de Alfred Hitchcock, ganhador do Oscar de melhor filme) 


4.  Domésticas (conta a vida de cinco domésticas sob o ponto de vista das próprias. nenhuma delas escolheu este trabalho, mas é o que lhes restou. elas vivem em um outro mundo, escondido dentro de nossas próprias casas. um filme divertido e comovente, co-dirigido por Fernando Meirelles)


5.  A Teta Assustada (uma garota perde a mãe, que fora estuprada no passado e teria lhe transmitido o medo pelo leite - a teta assustada. para poder pagar um enterro digno à mãe, a moça terá que trabalhar como doméstica na casa de uma pianista, que lhe trata muito mal. belo filme peruano, indicado ao Oscar)


6.  O Cheiro da Papaia Verde (nos anos 50, uma garota de 10 anos é mandada a Bangcoc, para trabalhar na casa de uma família burguesa. ao longo dos anos do seu próprio amadurecimento, vê a situação financeira da família se deteriorar e também conhece o amor. filme vietnamita, mostrando as diferenças sociais entre os campesinos e a burguesia urbana)


7.  Eclipse Total (15 anos após ser acusada de matar o marido, uma empregada doméstica - Kathy Bates - é acusada de matar sua patroa, uma aristocrata. sua filha, uma jornalista de sucesso, volta à cidade para acompanhar o caso e terá que enfrentar seu passado e sua relação com a mãe. baseado num livro de Stephen King)


8.  Espanglês (uma linda mexicana muda-se para os Estados Unidos com a filha e vai trabalhar como doméstica na casa de uma família emergente e desequilibrada. sua grande dificuldade é a barreira da língua, que não entende. logo irá se envolver com o patrão - Adam Sandler. comédia romântica)


9.  Babel (um filme em quatro episódios entrelaçados, num deles, uma doméstica mexicana - Adriana Bazarra - é obrigada a ficar em casa, cuidando dos filhos dos patrões, que tiveram um incidente no Marrocos e demorarão a voltar. por conta disso, ela perderá o casamento de seu filho. decide então levar as crianças com ela para o México, mas como não tem permissão de atravessar a fronteira com elas, uma série de tragédias acontecem)


10.  Romance da Empregada (Betty Faria é uma doméstica, que acorda todos os dias às 5 da manhã para tomar o trem lotado e ir trabalhar. ela vive um casamento fracassado, com um pedreiro alcóolatra. no caminho do trabalho, sempre encontra um velho asmático, segurador de placa, que ela vê como um homem de posses, comparado a ela. ele lhe dá de presente um radinho de pilha e um passeio a Paquetá. drama de Bruno Barreto) 

sábado, 27 de março de 2010

10 Hotéis Famosos de Filmes



Os hotéis foram criados para abrigar viajantes e com o tempo foram se sofisticando, alguns convertendo-se em verdadeiros palácios modernos.
Pelos seus quartos muitas histórias passam, todos temos as nossas e o cinema também.
São vários os filmes em que o hotel, mais do que uma locação, é um personagem.
Alguns desses hotéis existem mesmo e ficaram famosos por conta do cinema.
Esta lista contém 10 filmes, onde o hotel é muito importante para a trama, mas estejam à vontade para sugerir outros.


1.  The Overlook Hotel - O Iluminado (Jack Nicholson é um homem contratado como caseiro de um hotel, que fica isolado no inverno. muda-se para lá com a mulher e o filho, mas pouco a pouco, ele começa a enlouquecer e ver os antigos fantasmas, que morreram no hotel. obra-prima de terror de Stanley Kubrick)


2.  Bates' Motel - Psicose (Anthony Perkins dirige o hotel, que perdeu seus clientes, depois que o traçado da rodovia foi alterado. numa noite chuvosa, uma secretária, que roubara o dinheiro de um cliente, se hospeda no quarto número 1... um dos grandes filmes de Alfred Hitchcock)


3.  Sabena Hôtel des Mille Collines - Hotel Rwanda (durante o conflito étnico ocorrido em Ruanda em 1994, que matou mais de 1 milhão de pessoas, o gerente de um hotel de luxo - Don Cheadle -, consegue abrigar e salvar 1200 pessoas dentro do hotel. ótimo filme, baseado numa história verdadeira)


4.  Hotel des Bains - Morte em Veneza (no início do século XX, após um período de stress, um compositor austríaco vai repousar no luxuoso hotel do Lido, onde conhece um belo garoto polonês de 14 anos, em férias com a família. o garoto encarna seu ideal de beleza e ele desenvolve um amor platônico. lindo filme de Luchino Visconti) 


5.  Berlin's Grand Hotel - Grande Hotel (1932. após a primeira Guerra, passam por um luxuoso hotel de Berlim, um barão falido, um cruel magnata, um balconista doete terminal, um intrigante taquígrafa e uma bailarina triste. o primeiro filme all-star de Hollywood, com Greta Garbo, John Barrymore - avô de Drew -, Joan Crawford, Wallace Beery, Lewis Stone, Lionel Barrymore, entre outros. foi um grande sucesso e ganhou o Oscar de melhor filme - única categoria a qual concorreu. ficou famoso pela frase "I want to be alone", pronunciada por Garbo)


6.  The Mon Signor Hotel - Grande Hotel / Four Rooms (1995. num tradicional e decadente hotel de Hollywood, quatro histórias se passam nos seus quartos na véspera do ano novo. em comum elas têm apenas o mensageiro - Tim Roth. filme em episódios de quatro diretores diferentes: Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Allison Anders e Alexander Rockwell. 


7.  Regent Beverly Wilshire - Uma Linda Mulher (o hotel de Beverly Hills vira o verdadeiro castelo de príncipe, para onde uma prostituta de Hollywood é levada por um milionário. em uma semana, ela se transforma numa mulher sofisticada e eles se apaixonam. comédia romântica que catapultou a carreira de Julia Roberts)


8.  Hotel New Hampshire - Um Hotel Muito Louco (Beau Bridges compra um antigo colégio feminino e o transforma em hotel. sua família é bem pouco convencional, há o incesto entre os irmãos - Jodie Foster e Rob Lowe, o outro irmão gay, uma irmã anã. uma série de tragédias os abala e eles acabam mudando-se para a Áustria onde montam um outro hotel com o mesmo nome, a convite de um amigo, que anda com uma garota - Nastassja Kinski - sempre vestida de urso, por achar-se feia. no andar de cima do novo hotel funciona uma casa de prostituição e no porão, reunem-se terroristas. uma comédia de humor negro pouco valorizada, baseada no livro de John Irving)


9.  Park Hyatt Hotel - Encontros e Desencontros (um ator de sucesso - Bill MUrray - está em Tóquio para gravar um comercial de whisky. hospedado num luxuoso hotel, não consegue dormir, por conta do fuso horário. de madrugada no bar do hotel, conhece a jovem esposa de um fotógrafo, que só pensa em trabalho. rapidamente se tornam amigos, numa cidade estranha, com uma língua que não entendem. grande filme de Sofia Coppola, ganhadora do Oscar de roteiro e indicada por direção - além de ator e filme)


10.  El Monaco - Aconteceu em Woodstock (em 1969, um rapaz vive como desenhista de interiores e está empolgado com o nascente movimento gay. ao mesmo tempo, está preso ao negócio da família, um hotel decadente, cheio de dívidas, prestes a ser tomado pelo banco. quando ele fica sabendo que um festival de rock, marcado para a cidade vizinha, perdeu sua licença, ele oferece uma fazenda próxima do hotel para o evento, imaginando que teriam alguns hóspedes e uma renda extra. só não imaginava que seria o mais famoso festival de rock da história. outro grande filme de Ang Lee, que já está merecendo uma lista)


Listas correlacionadas: 10 Bares de Filmes

sexta-feira, 26 de março de 2010

Os 10 Filmes Mais Longos da História



Muitas listas são feitas com os filmes mais longos da história, mas nunca consta nenhum desta lista, cheia de filmes desconhecidos, mas esta é a verdadeira e atualizada.
Estes filmes foram todos exibidos em cinema, apesar de suas durações absurdas.
Não estão incluídos filmes lançados em duas partes e nem filmes experimentais. 
Antes que me perguntem, não vi nenhum deles ainda, a não ser alguns trechos (horas na verdade) do #1 e do #10.
Confira a lista!


1.  Berlin Alexanderplatz (1980 / Rainer Werner Fassbinder / Alemanha / 931 min. também conhecido como 15 horas e meia. foi exibido nos cinemas, inclusive no Brasil e depois dividido como minissérie de televisão. tem no elenco vários atores alemães conhecidos, como Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. é um painel da Alemanha dos anos 20, visto pelos olhos de um malandro -Günther Lamprecht -, que acabara de sair da prisão, por ter matado a namorada, quando estava bêbado. tido por vários críticos como o melhor filme de Fassbinder)



2.  Resan - A Jornada (1987 / Peter Watkins / 873 min. um documentário gravado entre 1983 e 1985 em diversos países, tendo como temas as armas nucleares, gastos militares e pobreza. gente comum é entrevistada para falar desses assuntos. foi exibido em alguns festivais e depois dividido em 19 partes)


3.  Out 1, Noli Me Tangere - Não me Toque (1971 / Jacques Rivette / França / 773 min. dirigido por um dos grandes autores da Nouvelle Vague, tem um elenco de conhecidos atores franceses, como Jean-Pierre Léaud e Michel Lonsdale. mostra um panorama do pós-68 na França. concentra-se em dois grupos de teatro marginais, que ensaiam suas peças de Balzac. mostra seu cotidiano e suas dificuldades de conseguir financiamento)


4.  Como Yukong Moveu as Montanhas (1976 / Joris Ivens e Marceline Loridan Ivens / França / 763 min. um longo e preciso estudo dos últimos dias da revolução cultural chinesa, documentados entre 1972 e 1974. foca em gente comum, de uma grande extensão geográfica, mostrando resquícios de sua cultura milenar. foi dividido em 12 partes) 


5.  Evolução de uma Família Filipina (2004 / Lav Diaz / Filipinas / 593 min. um austero épico intimista, sobre o colapso e ressurgimento da esperança de um clã de agricultores pobres, em paralelo com os acontecimentos históricos das Filipinas entre 1971 e 1987. este mesmo diretor tem gosto por filmes longos - como brinca o botton que substitui o poster - e fez ainda 2 filmes que entrariam nesta lista, ambos com 540 minutos: 'Morte na Terra de Encantos' e 'Heremias Livro 1: A Lenda da Princesa Lagarto')


6.  Shoah - Holocausto (1985 / Claude Lanzmann / França / 566 min. um documentário que mostra entrevistas com sobreviventes de diversos campos de concentração, testemunhas, historiadores e até oficiais nazistas e soldados alemães, que participaram direta ou indiretamente do holocausto. não mostra uma única imagem de arquivo, apenas os relatos) 


7.  Tie Xi Qu: a Oeste dos Trilhos (2003 / Bing Wang / China / 556 min. mostra a decadência do distrito industrial de Tie Xi, na província de Shenyang entre 1999 e 2001, outrora vitrine da economia socialista. dividido em 3 partes)


8.  Taiga (1992 / Ulrike Ottinger / Alemanha / 501 min. documentário alemão sobre a vida e os rituais dos povos nômades do norte da Mongólia, na floresta de taiga)


9.  Libertação (1969 / Yuri Ozerov / União Soviética / 487 min. um ótimo relato dos últimos dias da segunda guerra e de Hitler, pela ótica pelos soviéticos. recria brilhantemente as batalhas e a atmosfera política do período)


10.  Guerra e Paz (1968 / Sergei Bondarchuck / União Soviética / 484 min. adaptação soviética do clássico de Leon Tolstoy, conta a história de amor entre uma jovem condessa e um conde, infeliz no seu casamento. em paralale à guerra contra as forças invasoras de Napoleão. um romance épico, que especula-se teria custado nos dias de hoje cerca de 700 milhões de dólares)

quinta-feira, 25 de março de 2010

10 Filmes sobre Padres e Sexo


Segundo a igreja católica, o celibato dos clérigos é necessário para que estes possam devotar-se totalmente às suas atividades religiosas e a Deus.
Um outro motivo seria garantir que os padres não tivessem descendentes, que eventualmente pudessem pleitear e dividir o patrimônio da igreja. Parece plausível.
O fato é que os padres são humanos, e esse isolamento nunca foi totalmente respeitado. Isso causa frequentes embaraços para os dirigentes católicos, como os dos últimos dias.
Muitas são as histórias de padres que tiveram relações e filhos com mulheres de suas congregações, mas o maior dos problemas é a pedofilia, cometida contra coroinhas, estudantes e internos. 
Esta lista traz 10 filmes com foco neste tema.


1.  O Padre (Linus Roache é um padre enviado para uma paróquia em Liverpool. fica surpreso ao ver que seu novo superior - o ótimo Tom Wilkinson - não cumpre o celibato, mantendo relacionamento com uma mulher. em seguida, descobre sua própria homossexualidade, apaixonando-se por um rapaz - Robert Carlyle. mas o que mais o atormenta é a confissão de uma menina, que conta ser abusada pelo pai. ele começa a contestar as regras da igreja, especialmente o segredo da confissão. ótimo filme de Antonia Bird)


2.  Dúvida (em 1964, num colégio católico do Bronx, um padre carismático - Philip Seymour Hoffman -, tenta abrandar os rígidos costumes da escola e entra em conflito com a diretora - Meryl Streep -, feroz guardiã da disciplina. nesta disputa, ela se arma da suspeita de uma freira sobre uma suposta relação do padre com um aluno negro de 12 anos, para neutralizá-lo. um filme brilhante sobre o poder do boato)


3.  A Má Educação (nos anos 60 dois garotos de uma escola católica descobrem o amor e o sexo, mas são separados por um padre pedófilo, que abusa de um deles e provoca a expulsão do segundo. anos mais tarde, um deles se tornou travesti - Gael Garcia Bernal - e ator e o outro cineasta. o ator propõe fazerem um filme sobre suas vidas. durante as filmagens o padre reaparece. mais um filme provocador de Pedro Almodóvar)


4.  Camila (em 1840, em Buenos Aires, uma jovem da sociedade está noiva de um homem rico. um dia, durante sua confissão, conhece um padre jesuíta e se apaixona imediatamente. ele tenta escapar de seus ataques, mas acaba cedendo e eles começam a ter um caso. bom filme, que chegou a ser indicado ao Oscar)


5.  O Crime do Padre Amaro (Gael Bernal é um jovem padre que acaba de ser ordenado e, antes de ser enviado a Roma para estudar, tem que passar por uma pequena paróquia. lá fica sob supervisão de um padre corrupto e acaba apaixonando-se por uma linda devota local, que é filha da amante do padre. baseado na obra de Eça de Queirós e também indicado ao Oscar, pelo México)


6.  Os Meninos de São Vicente (baseado em fatos reais, conta o que ocorreu num orfanato do Canadá, onde vários meninos foram abusados psicologicamente e sexualmente por um padre. apesar de começar uma investigação policial, grupos políticos e religiosos, conseguiram abafar o caso. um filme perturbador, exibido como minissérie, mas tem uma versão curta)


7.  O Inferno de São Judas (Aidan Quinn é designado como o único professor laico de um reformatório na Irlanda e acaba presenciando uma série de abusos contra as crianças, inclusive sexuais. decidido a defender os alunos, entra em confronto com os irmãos que se protegem. baseado em um caso real ocorrido em 1938) 


8.  Decameron (adaptação de 9 contos do livro de Bocaccio, satirizando a sociedade e a igreja católica. em um dos contos um homem se faz de cego para entrar num convento de freiras devassas que promovem milagres sexuais e eu outro, um sacerdote engana o amigo, para ficar com sua mulher. a irreverência de Pasolini na sua melhor forma)


9.  Os Demônios (conta a história de um padre - Oliver Reed - que controla um vilarejo francês no século 17 e uma freira deformada - Vanessa Redgrave - obcecada sexualmente por ele, que dirige o convento local, onde irão ocorrer diversos casos de heresia, profanação, possessão, exorcismo e muito mais. uma provocação de Ken Russell, baseada em livro de Aldous Huxley)


10. Resultado de imagem para Pianese Nunzio, 14 Anni a Maggio Pianese Nunzio, 14 Anni a Maggio (um padre de uma igreja de Nápole, dá abrigo a um garoto de 13 anos, organista da igreja, com quem mantém relações sexuais regularmente. por confrontar a Camorra, acaba sendo dedurado e acusado pelo serviço social. curioso porque o padre é sempre correto e parece não ter qualquer pudor moral de se relacionar com o menino)


Listas correlacionadas: "10 Filmes sobre Papas", "10 Filmes em Conventos e Mosteiros"