sexta-feira, 30 de julho de 2010

10 Filmes Alemães Recentes



Uma das indústrias de cinema mais produtivas e um dos maiores mercados do mundo é a Alemanha.
Dos clássicos de Murnau e Lang, passando pelos filmes pró-nazistas de Leni Riesfentahl, até a geração dos anos 1970, de Herzog, Schlöndorff, Fassbinder e Wenders, o cinema alemão sempre produziu grandes filmes.
Esta lista de 10 filmes trata da geração contemporânea de cineastas alemães, a partir dos anos 1990 até hoje e ajuda a atestar a qualidade desta cinematografia.


1.  A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck / 2006. na Berlin Oriental de 1984, o governo comunista tenta vigiar e controlar os cidadãos. um fiel agente do sistema é escalado para coletar evidências contra um famoso dramaturgo e sua namorada, uma atriz. ótimo filme, indispensável para entendermos a "cortina de ferro". ganhador do Oscar de filme estrangeiro)




2.  Corra Lola Corra (Tom Tykwer / 1998. um marco do novo cinema alemão. um roteiro original, uma história contada três vezes, com três diferentes finais, originados por pequenas modificações. um coletor de contrabandistas perde uma mala cheia de dinheiro e só terá 20 minutos para recuperá-lo ou pode ser morto pelo chefe. ele pede ajuda à sua namorada, Lola, que corre desesperada por Berlin tentando conseguir dinheiro com o pai. imperdível)


3.  A Fita Branca (Michael Haneke / 2009. num vilarejo da Alemanha em 1913, estranhos acidentes começam a ocorrer, com sintomas de serem rituais punitivos, possivelmente perpetrados pelas crianças. segundo o próprio diretor - que é alemão, nascido em Munique -, o filme é uma parábola sobre o nascimento do nazismo. excepcional. indicado aos Oscars de fotografia e filme estrangeiro)



4.  Adeus, Lenin! (Wolfgang Becker / 2003. uma senhora, fiel devota do regime da Alemanha Oriental tem um ataque cardíaco ao ver o filho participando de uma manifestação e entra em coma. anos mais tarde, ela desperta após a queda do muro, com o país transformado. o filho, para evitar emoções fortes, faz de tudo para a mãe achar que os comunistas continuam no poder. uma sátira genial. indicada ao Golden Globe) 



5.  Uma Cidade Sem Passado (Michael Verhoeven / 1990. na Alemanha dos anos 70, uma jovem resolve participar de um concurso de monografias com o tema "Minha Cidade Durante o Terceiro Reich". ela tenta pesquisar o assunto em sua cidadezinha, na Bavária, mas ninguém quer falar, pois todos têm muito a esconder. um ótimo filme, irônico e pertinente sobre o cinismo. indicado ao Oscar)



6.  Os Irresistíveis Falsários (Helmut Dietl / 1992. desde criança, Fritz vive de dar golpes, vendendo relíquias falsas a soldados americanos no pós-guerra. já adulto, ele e um amigo resolvem criar o que seria um diário íntimo e secreto de Hitler, que vendem a uma famosa revista. comédia baseada em fatos reais, indicada ao Oscar)



7.  O Complexo Baader Meinhoff (Uli Edel / 2008. o filme descreve o nascimento do grupo terrorista, o desvio de suas "motivações" e sua truculência injustificável. retrato de uma época diferente. o filme é bastante factual, evita tomar partido de qualquer dos lados. indicado ao Oscar)



8.  A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirschbiegel / 2004. sob o ponto de vista de uma jovem secretária, conta o que teriam sido as últimas horas do ditador, num bunker de segurança máxima, onde estava escondido com vários de seus oficiais, após os russos terem tomado Berlim. ótimo filme, que humaniza as figuras históricas. indicado ao Oscar)



9.   A Onda (Dennis Gause / 2008. um professor com a ingrata tarefa de ensinar autocracia aos seus estudantes, decide propor um experimento, que explique os mecanismos do facismo. para isso, cria um grupo denominado "A Onda", cujo lema é "força pela disciplina", mas as coisas começam a ficar muito sérias. baseado em fatos ocorridos nos EUA em 1967. ótimo filme)



10.  Uma Mulher Contra Hitler (Marc Rothemund / 2005. conta a história real de Sophie Scholl, a única mulher a atuar no grupo Rosa Branca, de resistência ao nazismo. um filme forte, fiel à história, com ótimas interpretações. também indicado ao Oscar)



Veja também: "10 Filmes Franceses Recentes"

terça-feira, 27 de julho de 2010

10 Filmes sobre Poderes Paranormais



O poder de nossa mente é algo que sempre nos intrigou. Diz a lenda que só utilizamos 10% do nosso cérebro e que seu potencial é imenso.
Nos tempos da guerra fria, a antiga União Soviética dedicou muito esforço e dinheiro em pesquisas envolvendo paranormalidade, psicocinese, telepatia, percepção extra-sensorial, pirocinese, etc.
O cinema e a televisão exploraram o tema à exaustão. O seriado "Heroes" chega a ser um verdadeiro catálogo de poderes paranormais.
Selecionei uma lista de 10 filmes sobre o tema.Estejam à vontade para sugerir outros.


1.  Carrie, a Estranha (uma garota vive isolada com a mãe, uma fanática religiosa e é hostilizada pelos colegas de escola. uma brincadeira de mal gosto no baile de formatura, detona sua raiva contida e seus poderes paranormais. Carrie é a mãe dos paranormais do cinema moderno e a primeira obra de Stephen King adaptada para o cinema, dirigido pelo ótimo Brian DePalma)


2. x men movie poster X-Men (baseado nos quadrinhos da Marvel, um grupo de mutantes é egregado e reunido sob orientação do professor Xavier - Patrick Stewart - numa mansão, onde aprendem a direcionar seus poderes para o bem da humanidade. alguns dos poderes podem se encaixar como paranormais, outros seriam mais ligados a super-heróis mutantes. em todo caso, um grande sucesso de Bryan Singer, que gerou vários derivados)  


3.  Os Homens que Encaravam Cabras (um jornalista conhece um homem misterioso - George Clooney -, que diz ter feito parte de um experimento do governo americano, que formava "monges guerreiros", com incríveis poderes paranormais, como ler a mente do inimigo, atravessar paredes e até matar uma cabra com a força do pensamento... divertido e um tanto irônico) 


4.  Minority Report (no ano de 2054 os assassinatos são extintos, pois são interrompidos antes de acontecerem, graças à premonição de um grupo de três paranormais, os pre-cogs, que trabalham conectados entre si, num tanque com nutrientes e têm uma visão, que gera duas bolas, uma com o nome da vítima e outra com o nome do assassino. ótimo filme, com uma ambientação plausível do futuro. baseado num conto de Philip K.Dick)


5.  A Hora da Zona Morta (um professor de literatura - Christopher Walken - está prestes a se casar quando sofre um acidente que o deixa em coma por 5 anos. quando acorda ganhou o poder de prever o futuro e, consequentemente, alterar o curso dos fatos. ótima direção de David Cronenberg, adaptando o livro de Stephen King)


6.  O Dom da Premonição (uma viúva, mãe de três filhos - Cate Blanchett, ótima -, resolve utilizar seus dons de clarividente, para ganhar dinheiro, vendendo leituras psíquicas aos moradores da cidade. as coisas se complicam quando ela começa a ver também o lado negro das pessoas. quando acontecem assassinatos na cidade, ela vai ajudar a polícia a encontrar uma garota desaparecida, arriscando a própria vida. filme menos conhecido de Sam Raimi)


7.  A Fúria (dois jovens com poderes paranormais são perseguidos por uma organização secreta do governo, que os treinou, desde crianças, para serem assassinas em casos de guerra. Kirk Douglas é um ex-agente da CIA, que tenta resgatar seu filho da agência. ótimo filme de Brian DePalma, com todos os seus maneirismos e trilha de John Williams)


8.  Scanners, sua Mente Pode Destruir (nascidos de uma experiência de laboratório, os scanners são pessoas dotadas de grandes poderes paranormais, capazes até de matar com a força da mente. alguns desses indivíduos resolvem usar suas habilidades para o mal e só poderão ser combatidas por seus pares. outro bom filme de David Cronenberg)


9.  Fenômeno (no dia do seu 37o. aniversário, um mecânico - John Travolta - vê uma luz intensa que o leva ao chão, tornando-o uma pessoa extremamente inteligente. ele demora a perceber seu novo dom, mas deixa de dormir, lê vários livros por dia, prevê um terremoto, aprende português em 20 minutos, decifra códigos militares e acaba chamando a atenção do governo, que pretende utilizar suas habilidades no serviço secreto, contra sua vontade)


10.  À Espera de um Milagre (no corredor da morte, um grande homem negro espera sua execução, condenado injustamente pelo assassinato de duas meninas brancas. apesar de sua aparência, o prisioneiro tem medo de escuro e coração puro, e acaba ficando amigo do seu carcereiro - Tom Hanks. em sua ingenuidade, mal percebe ter um dom sobrenatural, que o permite curar. uma das melhores versões de livros de Stephen King)


quarta-feira, 21 de julho de 2010

Enquete do Twitter: Os 10 Melhores Filmes da História



Esta é uma lista diferente.
Primeiro porque foi feita por dezenas de amigos do twitter, que votaram numa enquete para escolherem os 5 melhores filmes de todos os tempos.
Segundo, porque é uma lista viva... ou seja, será alterada constantemente, conforme novos votos forem computados.
A enquete foi organizada por mim @armando_bm e pelo @sessoes, do ótimo blog Sessões de Cinema. Quem quiser votar, basta seguir nossos perfis no twitter e fazer a sua lista, colocando a hashtag #5filmes. Ex: @sessoes @armando_bm Filme 1 / Filme 2 / Filme 3 / Filme 4 / Filme 5 #5Filmes
Para quem não tem twitter e pode comentar nos blogs ou votar diretamente pela enqueteclicando aqui.
Outra diferença é que não farei meus tradicionais comentários, apenas colocarei o cartaz do filme e uma breve ficha técnica.
Esta lista traz apenas os 10 primeiros colocados na enquete. Em caso de empate, que exceda 10 filmes, eu e o Sessões daremos o voto de Minerva, mas destacarei no final, os demais com o mesmo números de votos.
Aguardamos seus votos e comentários, tanto aqui, quanto no Sessões de Cinema, onde a lista será publicada simultaneamente, mas com mais filmes.


1.  O Poderoso Chefão (The Godfather / EUA 1972 / Dir: Francis Ford Coppola / Com: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, John Cazale, Talia Shire)


2.   Laranja Mecânica (A Clockwork Orange / Inglaterra,EUA 1971 / Dir: Stanley Kubrick / Com: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates) 


3.  Cidadão Kane (Citzen Kane / EUA 1941 / Dir: Orson Welles / Com: Joseph Cotten, Orson Welles, Agnes Moorehead)







3.  Tempos Modernos (Modern Times / EUA 1936 / Dir: Charles Chaplin / Com: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman, Tiny Sandford)

3.  Dogville (Dogville / Dinamarca,+ 2003 / Dir: Lars von Trier / Com: Nicole Kidman, Lauren Bacall, Paul Bettany, James Caan, John Hurt, Patricia Clarkson)



6.  O Clube da Luta (Fight Club / EUA,Alemanha 1999 / Dir: David Fincher / Com: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter, Meat Loaf)


7.  Blade Runner, o Caçador de Andróides (Blade Runner / EUA,Hong Kong 1982 / Dir: Ridley Scott / Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah) 


7.  Dançando no Escuro (Dancer in the Dark / Dinamarca,+ 2000 / Dir: Lars von Trier / Com: Björk, Catherine Deneuve, Peter Stormare, Joel Grey)


7.  Pulp Fiction (Pulp Fiction / EUA 1994 / Dir: Quentin Tarantino / Com: John Travolta, Samuel L. Jackson, Tim Roth, Bruce Willis, Uma Thurman, Maria de Medeiros)


10.  O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulin / França,Alemanha 2001 / Dir: Jean-Pierre Jeunet / Com: Audrey Tatou, Mathieu Kassovitz, Rufus) 



E empatado:


10.  Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind / EUA 2004 / Dir: Michel Gondry / Com: Jim Carrey, Kate Winslet, Elijah Wood, Mark Ruffalo, Kirsten Dunst)







Vote agora! Entre no twitter e dê seu voto, usando #5Filmes 

terça-feira, 20 de julho de 2010

10 Filmes sobre Amizade



Não existe sentimento mais forte do que a amizade verdadeira.
Amigos não são nossos parentes, não são nossos amantes, nós os escolhemos pura e simplesmente para amar como amigos.
Existem milhares de filmes sobre amizade, por isso é difícil fazer uma lista. Por isso escolhi 10 filmes dos quais me lembro agora, sem muita pesquisa. Sei que vão faltar muitos, mas também para isso servem os amigos, para lembrar e comentar.


1.  Conta Comigo (quatro amigos entre 12 e 13 anos saem numa expedição em busca do corpo de um adolescente desaparecido há dias na floresta. para eles será uma jornada de auto-conhecimento e de transição da infância para a adolescência. destaque para o jovem River Phoenix. não existe amizade como as que construímos na infância)


2.  O Reencontro (dez anos após se formarem na faculdade, um grupo de amigos se reúne para o funeral de um deles, o mais brilhante, que se matou. juntos fazem um balanço de suas vidas. um ótimo elenco, no melhor filme de Lawrence Kasdan)


3.  E.T., o Extraterrestre (um alienígena é deixado na terra e se abriga na casa de um garotinho, que o esconde, protege e torna-se seu melhor amigo. Steven Spielberg sabe, como ninguém, manipular nossas emoções a ponto de tornar a história verossímil)


4.  Butch Cassidy (no Brasil tiraram o Sundance Kid do título. são dois amigos ladrões de trens e bancos, que fogem para a América do Sul, na companhia da namorada de Sundance, mas não terão a vida fácil que imaginam. Robert Redford e Paul Newman no melhor de sua forma) 


5.  Cinema, Aspirinas e Urubus (durante a segunda guerra, em 1942, um alemão percorre o nordeste do Brasil com seu carregamento de aspirinas e filmes publicitários do produto, fugindo das notícias da guerra. no caminho, dá carona a um morador de uma pequena vila, que sonha ganhar a vida no rico sul do país. das diferenças que os opõe, nasce uma grande amizade)


6.  Um Estranho Casal (outros amigos inseparáveis do cinema: Jack Lemmon e Walter Matthau. o primeiro está deprimido por ter brigado com a esposa e acaba na casa do amigo solteirão, que com medo deste cometer sucídio, o convida para ficar na casa dele. mas logo os atritos entre os dois vão tornar a convivência impossível e divertida)


7.  Tomates Verdes Fritos (Kathy Bates é uma mulher mal casada, que costuma visitar a tia num asilo. lá conhece uma senhora - Jessica Tandy -, que gosta de contar histórias e com quem faz amizade. ela lhe conta de duas grandes amigas jovens dos anos 20, que eram vistas com maus olhos, por serem muito avançadas para a época)


8.  Conduzindo Miss Daisy (uma rica judia de 72 anos - Jessica Tandy - , entra com seu carro no jardim de casa e é forçada pelo filho a contratar um motorista - Morgan Freeman. ela reluta, mas com o passar dos anos desenvolve uma forte e sincera amizade com ele. inesperado ganhador do Oscar de melhor filme)


9.  Cinema Paradiso (a amizade de um projetorista de cinema e um garoto, numa vila italiana, durante a segunda guerra. o velho ensina o menino a amar a sétima arte, o que moldaria seu futuro. comovente filme de Giuseppe Tornatore)


10.  Onde Vivem os Monstros (um garoto colocado de castigo foge em sua imaginação e vai para uma ilha onde ele é rei e onde vivem monstros, todos facetas de sua personalidade e carentes de amigos, como ele. uma bonita fábula sobre a infância, baseada num livro de Maurice Sendak)


Veja também: "10 Filmes de Juventude"