quinta-feira, 30 de setembro de 2010

10 Filmes Pós-Apocalipticos



Desde que o homem se confrontou com as tragédias naturais, já imaginava o fim do mundo. E as lendas ganharam força, sendo parte importante da bíblia.
Mas tudo parecia um conceito meramente religioso, até as bombas atômicas lançadas no fim da segunda guerra. Neste ponto as ameaças começaram a ficar mais concretas.
O cinema explorou em muitos filmes o que seria o mundo advindo do apocalipse, a partir dos poucos sobreviventes.
Esta lista traz 10 exemplos de filmes passados após o 'fim' do mundo, como conhecemos.


1.  Planeta dos Macacos (astronautas viajam através do tempo e vão parar num planeta habitado por macacos super-inteligentes, onde os humanos são escravos. como o filme é de 1968, acho que não é SPOILER contar que o planeta é a mesma Terra de onde saíram, só que no ano 3978, muito após o apocalipse que dizimou a população. roteiro de Rod Sterling para o livro de Pierre Boulle)


2.  Stalker (pero de uma cidade cinza e sem nome existe um lugar chamado 'a zona', protegida por soldados e arame farpado. só quem é capaz de penetrar são marginais conhecidos como stalkers, que conseguem desviar dos obstáculos e chegar a um quarto onde os desejos seriam realizados. uma obra-prima de Andrei Tarkovsky)


3.  Terra Tranquila (um projeto nuclear dá errado e acaba com quase toda a vida do planeta. um dos cientistas envolvidos no projeto - o ótimo Bruno Lawrence - é um dos poucos sobreviventes e vaga por uma terra silenciosa em busca de outras pessoas. excelente filme neo-zelandês de 1985)


4.  Mad Max Além da Cúpula do Trovão (após a quase extinção da vida na Terra, Mad Max - Mel Gibson - chega a uma cidade no meio do deserto, controlada pela "tia entidade" - Tina Turner -, que promove lutas dentro de uma cúpula. terceiro filme da série de maior sucesso do cinema australiano)


5.  A Estrada (após uma catástrofe, o planeta fica devastado e quase em vida. os poucos sobreviventes lutam por comida. um homem - Viggo Mortensen - e seu filho partem numa jornada para o sul, em busca de lugares mais quentes. deprimente, mas bom filme)


6.  A Hora Final (em 1954 uma guerra nuclear elimina a humanidade no hemisfério norte, apenas os tripulantes de um submarino americano sobrevivem na Austrália, onde as pessoas levam a vida normalmente, mas não por muito tempo, pois os ventos radiativos logo vão chegar. um dos primeiros filmes pós-hecatombe nuclear)


7.  O Menino e seu Cachorro (Don Johnson é um rapaz que se comunica telepaticamente com seu cachorro enquanto procuram por comida e sexo num mundo pós-apocaliptico. com uma sinopse dessas um filme pode ser bom? pois é, o filme é muito interessante e tornou-se um cult-movie nos anos 1970)


8.  Herança Nuclear (depois de uma inesperada guerra nuclear que devasta os Estados Unidos, uma mulher luta para cuidar de seus filhos num subúrbio de San Francisco. um filme bastante realista com ótima interpretação de Jane Alexander, que chegou a ser indicada ao Oscar em 1983)


9.  Delicatessen (num mundo surreal e pós-apocalíptico, um homem procura emprego num açougue e apaixona-se pela filha do açougueiro, que por sua vez, quer transformar o homem em carne para vender. divertida comédia de humor negro de Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet)



10.  Waterworld (num futuro não muito distante, o derretimento das calotas polares muda o eixo da Terra e a inunda. os sobreviventes já não se lembram do passado e acham que o mundo surgiu num grande dilúvio. um filme mais lembrado por seu fracasso financeiro, mas que merece uma segunda olhada)


Esta lista foi feita por sugestão do amigo Fabrício do Twitter.
Veja também: "10 Filmes sobre Viagens no Tempo"

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

10 Filmes em Língua Não-Inglesa de Maior Bilheteria


O maior mercado consumidor de cinema do mundo fala inglês, por isso todas as maiores bilheterias são de filmes falados em inglês.
Mas alguns filmes furam este bloqueio, tendo bons lucros em seus próprios países e no resto do planeta.
Esta lista traz os 10 filmes falados em línguas diferentes do inglês que atingiram os maiores faturamentos em todo o mundo.
(Todos os valores estão em dólares americanos)


1.  A Paixão de Cristo (aramaico/latim/hebreu - 611,899,420. a versão de Mel Gibson da vida de Jesus Cristo foi muito criticada por ser violenta e anti-semita. em busca de fidelidade, arriscou-se a produzir diálogos nas línguas faladas na época naquela região. um enorme sucesso)


2.  A Riviera Não é Aqui (francês - 243,470,856. divertida comédia francesa sobre um diretor de correio que tenta uma transferência para a bela Riviera para agradar a esposa, mas acaba mandado para uma fria e chuvosa cidadezinha do norte da França. sátira às diferenças regionais, que levou mais de 20 milhões de espectadores ao cinema em 2008)


3.  A Vida é Bela (italiano - 229,163,264. comovente drama sobre um pai de família enviado para um campo de concentração, onde tenta convencer o filho pequeno de que se trata de um jogo. ganhou 3 Oscars e uma montanha de dinheiro)


4.  O Tigre e o Dragão (mandarim - 213,525,736. primeiro grande sucesso do cinema chinês, dirigido com poesia por Ang Lee. conta a história de duas exímias lutadoras durante a dinastia Ching. deslumbrante, ganhador de 4 Oscars)


5.  Ponyo, uma Amizade que Veio do Mar (japonês - 200,946,732. uma peixinha dourada conhece um menino de 5 anos, que a leva para casa, onde vive com a mãe. a amizade entre eles faz com que a peixinha se torne humana para ficar perto do garoto. mais uma obra-prima da animação do mestre Hayao Miyazaki)


6.  Herói (mandarim - 177,394,432. na China pré-unificação, um homem conta a história de como derrotou os assassinos de um dos mais poderosos reis. grande sucesso do diretor Zhang Yimou, principalmente em função do seu astro Jet Li. ótimo filme)


7.  O Fabuloso Destino de Amélie Poulin (francês -  173,921,954. uma jovem garçonete do subúrbio de Paris, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com diversos itens pessoais e decide devolvê-los ao seu dono. um filme encantador de Jean-Pierre Jeunet, estrelado por Audrey Tatou)


8.  Asterix nos Jogos Olímpicos (francês - 132,999,811. por meio de um centurião, os heróis gauleses ficam sabendo da disputa quadrienal entre gregos e romanos e decidem participar da disputa. lançado na época da Olimpíada de 2008 em Pequim, fez uma bela carreira, mesmo sem ser um grande filme)


9.  Apocalypto (maia - 120,654,337. outro filme violentíssimo de Mel Gibson, desta vez passado na América pré-colombiana, durante o fim da civilização maia. um caçador é levado após uma violenta invasão para servir de sacrifício aos deuses, mas escapa para tentar salvar a família)


10.  Kung-fusão (cantonês/Mandarim - 101,004,669. bem, esse eu não assisti, mas vamos lá... na Xangai de 1940, um ladrão de segunda categoria sonha tornar-se membro de uma sofisticada gang, mas suas ações desastradas só lhe arrumam encrencas. comédia nonsense, com produção caprichada. entendendo as diferenças, dá para se divertir)


Veja também:"Os 10 Filmes de Maior Bilheteria da História Considerada a Inflação"

sábado, 25 de setembro de 2010

10 Filmes de Favela




As favelas são conjuntos de moradias precárias, de ocupação irregular, geralmente localizadas em grandes cidades. Elas não existem apenas no Brasil, são visíveis em todo o terceiro mundo e até mesmo em países ricos, cada qual com suas características próprias.Sua geografia labiríntica acaba favorecendo o esconderijo e a concentração de traficantes e marginais, o que acaba associando-as ao crime.
Em todo o mundo existe um notável esforço de pacificar as favelas, promovendo educação, saúde, cultura e segurança aos moradores das comunidades.
O cinema, especialmente o brasileiro, tem importantes filmes passados em favelas, confira uma lista de 10 deles.


1.  Cidade de Deus (nos anos 1960, durante o processo de desfavelização do Rio, nasce o bairro Cidade de Deus, que rapidamente voltou a se favelizar. a trama acompanha a trajetória de um grupo de garotos de lá, que, de pequenos delinquentes, se transformam em chefes do tráfico. um dos mais premiados filmes do cinema nacional, brilhantemente dirigido por Fernando Meirelles, indicado ao Oscar) 


2.  Tropa de Elite (durante a visita do papa ao Brasil em 1997, o Bope é encarregado da sua segurança e começa uma caça a bandidos das favelas. nas trama paralelas, vê-se as ligações de policiais corruptos com os marginais da comunidade. um filme com ritmo surpreendente, direção segura de José Padilha e ganhador do Festival de Berlin)


3.  Tsotsi, Infância Roubada (um pequeno marginal de uma favela de Johanesburgo rouba um carro, sem perceber que tem um bebê dentro. ele leva a criança para seu barraco e tenta escondê-la e mantê-la alimentada, ao mesmo tempo que foge da polícia. ganhador do Oscar de filme estrangeiro. imperdível)


4.  5x Favela, Agora por Nós Mesmos (projeto produzido por Cacá Diegues reunindo 5 curta-metragens dirigidos por jovens moradores das comunidades. 'Fonte de Renda', 'Arroz com Feijão', 'Concerto para Violino', 'Deixa Voar' e 'Acende a Luz'. destaque para o penúltimo episódio. vale conhecer)


5.  Cinco Vezes Favela (em 1962, o cineasta Leon Hirszman convidou um grupo de universitários de classe média para 5 episódios sobre a favela. era a visão do asfalto para o morro. dentre os jovens diretores estavam Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. um marco do cinema novo, envelheceu bastante) 


6.  Quem quer ser um Milionário (um jovem morador da favela Juhu, em Mumbai, Índia, participa de um quiz show de televisão e se aproxima de ganhar o maior prêmio da história, aproveitando suas experiências de vida para saber as respostas. surpreendente ganhador de 8 Oscars, incluindo filme e diretor para Danny Boyle) 


7.  Cidade dos Homens (derivado de uma série da TV Globo, conta a história de Laranjinha e Acerola, dois amigos de infância do morro da Sinuca no Rio têm que lidar com  questões da vida adulta, como a paternidade. ótimo filme)


8.  Distrito 9 (o mais original filme sobre o tema. o distrito 9 é um campo designado pelo governo, convertido numa favela, onde estão segregados os extraterrestres, cuja nave ficou encalhada sobre Johanesburgo. ótima ficção)


9.  Orfeu (em uma favela carioca, na época do carnaval, surge o amor entre o compositor de escola de samba e uma bela garota, proibida pelo chefe do tráfico local. atualização de Cacá Diegues para a peça de Vinícius de Moraes, com música de Caetano Veloso) 


10.  Era uma Vez (outro romance proibido, desta vez entre um rapaz honesto, morador da comunidade do morro do Cantagalo e uma garota de classe alta de Ipanema. eles se conhecem na Praia e terão que enfrentar os preconceitos e as armadilhas para ficar juntos. bonito romance de Breno Silveira)


Veja ainda: "10 Filmes de Praia"

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

10 Personagens Horrorosos dos Filmes


Todo mundo quer parecer bonito no cinema. Os astros malham, levam seus próprios maquiadores, exigem em contrato ser fotografados por determinado ângulo, tudo para garantir a sua melhor imagem.
Acontece que muitas vezes o roteiro exige o contrário... que eles pareçam feios, muito feios, horrorosos. Para entrar nesses papéis, adeus vaidade.
Esta lista traz 10 filmes com personagens muito feios do cinema.
* Esta lista foi feita com a inestimável ajuda dos amigos do chat "Cinema em Geral".


1.  Quasímodo - O Corcunda de Notre Dame (Charles Laughton, impecável. um dos feiosos mais populares da literatura, um sineiro deformado que vive na catedral parisiense e se apaixona por uma bela cigana. a versão de 1939 é insuperável)


2.  Regan - O Exorcista (A jovem Linda Blair possuída por demônios é uma imagem que atravessou gerações sem perder sua força. #medo) 


3.  A Fera - A Bela e a Fera (o clássico conto de fadas francês teve dezenas de versões para o cinema e encontrou sua melhor leitura numa animação da Disney. um príncipe narcisista é transformado em um monstro até que encontre o amor verdadeiro)


4.  Nanny McPhee - McPhee, a Babá Encantada (Emma Thompson é uma babá muito feia contratada para cuidar de sete crianças terríveis. com rigidez, paciência e mágica ela conquista a família e sua aparência muda)


5.  O Fantasma - O Fantasma da Ópera (outro clássico da literatura, que se converteu num enorme sucesso da Broadway. nesta versão baseada no musical, Gerald Butler é o gênio musical desfigurado, que habita os subterrâneos da Ópera de Paris, aterrorizando a todos para proteger sua amada)


6.  Sylvia Ganush - Arraste-me para o Inferno (Lorna Raver é a pobre velhinha para quem a gerente do banco recusa um empréstimo e em troca recebe uma maldição. a velha vira uma verdadeira bruxa, que leva até uma bigorna na cabeça)


7.  Edgar - Homens de Preto (um alienígena é perseguido pelos agentes MiB, mata um fazendeiro - Vincent D'Onofrio - e utiliza seu corpo como disfarce, mas a nova pele não encaixa muito bem... horrível e engraçado) 


8.  Conde Drácula - Drácula de Bram Stoker (Gary Oldman interpreta o conde que mostra sua real aparência e chega a dizer a VanHelsing durante o exorcismo: "veja o que o seu deus fez comigo!". é ficou feio mesmo)


9.  Sloth - Os Goonies (uma lembrança antiga de personagem feio e assustador era o rapaz mutante desta aventura dos anos 80. Sloth - John Matuszak - tinha um corpo enorme e era deformado por conta das inúmeras vezes que sua mãe o derrubou no chão quando bebê)


10.  Fat Bastard - Austin Powers, o Agente Bond Cama (representante da linhagem das maquiagens exageradas dos comediantes com vários papéis no mesmo filme. este personagem da série satírica era o assistente do vilão, Dr. Evil - todos interpretados por Mike Myers - um obeso gaiteiro escocês, muito muito feio)


Veja ainda: "10 Filmes Politicamente Incorretos"

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

10 Filmes sobre Médiuns



Médium é aquele que tem o dom de intermediar o mundo dos vivos e o dos mortos.
O cinema já explorou diversas facetas destes personagens, dos chalatães aos mais respeitados.
Esta lista traz 10 filmes com personagens com dons mediúnicos, destacando os respectivos atores.


1.  Ghost - Oda Mae Brown / Whoopi Goldberg (o mocinho morre e procura uma médium, que todo mundo - até ela mesma - achava que era vigarista, para poder falar com a sua viúva... o papel da vida de Whoopi, num filme perfeito)


2.  Chico Xavier - Chico Xavier /  Nélson Xavier (biografia do mais conhecido médium brasileiro. um filme convencional para um personagem singular, que merecia muito mais. ótimas interpretações de Nélson e Tony Ramos)


3.  O Sexto Sentido - Cole Sear / Haley Joel Osment ("I see dead people"... a revelação de um garotinho para sua mãe é nosso primeiro arrepio, num filme com roteiro milimetricamente perfeito e de longe a obra-prima de M. Night Shyamalan)


4.  Poltergeist - Tangina / Zelda Rubinstein (uma típica família americana do subúrbio é aterrorizada por espíritos. para ajudá-los eles chamam uma equipe de parapsicólogos e uma médium. um dos bons filmes produzidos por Steven Spielberg na década de 1980)


5.  Uma Mulher de Outro Mundo - Madame Arcati / Margaret Rutherford (um escritor é atormentado pelo fantasma da sexy ex-esposa e sua nova esposa contrata uma médium excêntrica - e hilária - para livra-se da rival fantasma. boa comédia de David Lean, baseada em peça de Noel Coward)


6. Ecos do Além - Tom Witzky / Kevin Bacon (um homem comum é hipnotizado e passa a ver espíritos, até conhecer o fantasma de uma menina morta misteriosamente, que também pode ser vista pelo seu filho pequeno)


7.  Ghost Town, Um Espírito Atrás de Mim - Bertram Pincus / Ricky Gervais (um rabugento dentista de Manhattan quase morre e acaba desenvolvendo uma indesejada habilidade de ver os mortos. os fantasmas descobrem e começam a incomodá-lo para intermediar seus contatos com os vivos. divertido)


8.  Inverno de Sangue em Veneza - Heather e Wendy / Hilary Mason e Clelia Matania (um casal perde a filha afogada. tempos depois mudam-se para Veneza para trabalhar. lá conhecem duas irmãs escocesas, uma delas cega que afirma ver a filha deles e diz que ela "está feliz agora". um ótimo filme do diretor Nicholas Roeg) 


9.  Desafio do Além - Eleanor Lance / Julie Harris (um antropólogo reúne um grupo de médiuns numa mansão assombrada na Nova Inglaterra, para provar a existência de fantasmas.  um filme arrepiante de 1963, com direção do grande Robert Wise)


10.  O Orfanato - Simón / Roger Princep (uma mulher retorna à casa onde fora criada para transformá-la num orfanato. os problemas começam quando seu filho começa a falar com um amigo imaginário. um arrepiante thriller espanhol) 


Veja também: "10 Filmes com Fantasmas"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails