quarta-feira, 24 de novembro de 2010

10 Filmes com Múltiplos Atores no Mesmo Papel



Alguns diretores optam por retratar as diversas facetas de um personagens utilizando atores diferentes para interpretá-los.
Em outras ocasiões são forçados a utilizar esse recurso por algum tipo de impedimento do ator.
Claro que existem os casos de passagem de tempo, da infância até a velhice em que são necessários vários atores, mas não é disso que trata esta lista.
Aqui estão 10 filmes onde mais de um ator interpreta o mesmo personagem no mesmo filme. 


1.  Esse Obscuro Objeto do Desejo (o mestre Luis Buñuel, expoente do surrealismo, confundiu as plateias ao utilizar duas atrizes bem diferentes, Carole Bouquet e Angela Molina, no papel principal, representando as duas faces da sua personalidade, uma mais gentil e ingênua, outra mais atirada e sensual. claro que resultou numa obra-prima)


2.  O Mundo Imaginário do Dr.Parnassus (com a morte do protagonista Heath Ledger durante as filmagens, o azarado diretor Terry Gilliam acabou optando por completar suas cenas, alternando outros atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, amigos de Ledger, no mesmo papel. a solução se mostrou muito acertada, contribuindo para o clima onírico do filme)


3.  Palíndromos (o filme de Todd Solondz, uma garota de 13 anos, Aviva, sonha em ser mãe, mas quando engravida seus pais a forçam a abortar, o que a leva a fugir e se envolver em estranhas aventuras. para cada momento, Aviva é personificada em uma atriz totalmente diferente e até por um garoto, são 8 atores no total, incluindo Jennifer Jason Leigh. causa estranheza a princípio, mas é muito interessante)


4.  Eu Não Estou Lá (nesta biografia do músico Bob Dylan, o diretor Todd Haynes optou por usar seis atores diferentes - Marcus Carl Franklin, Christian Bale, Cate Blanchett, Ben Whishaw, Heath Ledger e Richard Gere -, para viverem Dylan em diferentes momentos de sua carreira, com personalidades a aparência física bem distintas)


5.  O Clube da Luta (se alguém ainda não viu este filme, pare de ler e passe ao próximo item porque lá vem SPOILER. Jack - Edward Norton - é um cara medíocre, que leva uma vida fútil até conhecer Tyler - Brad Pitt -, seu oposto, insano. juntos eles formam um clube onde homens descarregam toda a angústia de suas vidas brigando uns com os outros. bem, claro que Jack e Tyler são a mesma pessoa, mas embora meio óbvio, é um SPOILER. obra-prima de David Fincher, baseado no livro de Chuck Palahniuk)


6.  Cassino Royale (esta comédia psicodélica de 1966, versão não oficial dos filmes de 007, mas baseada num livro de Ian Fleming, traz vários atores no papel de agente 007. quando o original - David Niven - está prestes a se aposentar e o chefe da agência, M - John Huston - é morto, ele contrata diversos agentes para se passar por ele, todos chamados Bond e 007. entre eles estão Ursula Andress, Peter Sellers, Daliah Lavi, Terence Cooper, Woody Allen e até um chipanzé. uma confusão sem muita graça)


7. Anti-Heroi Americano (nesta original auto-biografia do cartunista Harvey Pekar, realidade se mistura com ficção e o próprio biografado atua alternadamente com Paul Giamatti no papel central. ótimo roteiro, indicado ao Oscar)


8.  Vanila Sky (senta que lá vem SPOILER. o filme de Cameron Crowe, baseado no original de  Alejandro Amenábar, tem um clima onírico e num determinado momento, as personagens de Penelope Cruz e Cameron Diaz se misturam nas memórias de Tom Cruise, dando a entender que elas são a mesma pessoa)


9.  O Crocodilo (Nanni Moretti decidiu satirizar o todo-poderoso premiê italiano Sílvio Berlusconi, através de um filme dentro do filme, feito por um produtor B dos anos 70. mas mexer com um personagem tão polêmico o coloca ainda mais no ostracismo. são três os Berlusconis: Michele Placido, Elio de Capitani e o próprio diretor Moretti)


10.  Plano 9 do Espaço Sideral (o caso mais tosco da história. o diretor Ed Wood Jr convenceu o astro de filmes de terror Bela Lugosi a participar do filme, mas Lugosi morreu antes mesmo do início das filmagens. Wood então utilizou imagens de filmes antigos de Lugosi e para a ação, convidou o massagista Tom Mason, mais alto e mais magro que Lugosi, que atuava com uma capa cobrindo o rosto. tosco, trash, cult)


Veja também: "Os 10 Filmes mais Longos da História"

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

10 Filmes de Reformatórios e Prisões Juvenis



Na maioria dos países é assim, até completar a maioridade, os jovens infratores não podem ser punidos como adultos e não podem ser mandados a prisões comuns.
Por isso existem as prisões juvenis ou reformatórios. Teoricamente um local de ressocialização, onde esses meninos irão se recuperar para serem devolvidos à sociedade.
Na prática, essas instituições são veradeiras escolas de criminosos, onde o bullying e a violência fazem parte do dia a dia.
Por todo o mundo foram feitos filmes a respeito. Esta lista procura dar um panorama amplo do tema, com 10 filmes bem variados. Quem tiver outras sugestões, por favor, utilize os comentários.


1.  Pixote, a Lei do Mais Fraco (um grupo de crianças de rua é enviado pela polícia a um reformatório, onde se deparam com muito mais violência. a realidade cruel da antiga Febem escandalizou o mundo. destaque para Marília Pera premiada no papel de uma prostituta e para o garoto Fernando Ramos da Silva, que acabou, como o personagem, vítima da realidade que retratou. o maior clássico do tema, feito em 1981 por Hector Babenco)


2.  Os Incompreendidos (Jean-Pierre Léaud, é um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo da escola e a indiferença dos pais, que começa a faltar nas aulas para ir ao cinema ou cometer pequenos delitos e acaba sendo enviado para um reformatório onde terá que enfrentar uma rotina militar. baseado nas experiências do próprio diretor François Truffaut, é uma das obras-primas do cinema)


3.  Se Quiser Assobiar, Assobio (no interior da Romênia, um jovem delinquente está a poucos dias de ser libertado de uma instituição correcional e fica sabendo que sua mãe quer levar seu irmão mais novo para a Itália. ele quer impedir e passa a cometer todo tipo de infrações, que podem prejudicar sua libertação. interessante visão de uma prisão juvenil num país do qual pouco sabemos. bom filme, premiado em Berlim 2010)


4. Picco (um novato chega a uma prisão juvenil alemã, onde tem que dividir sua cela com três outros. como recém chegado, ele é encarregado dos trabalhos humilhantes, até que começa a perceber que terá que ser tão cruel quanto os demais se quiser sobreviver. deprimente, mas bom filme)


5.  Bad Boys (Sean Penn é um jovem de 16 anos enviado para um reformatório após ter matado acidentalmente o irmão de seu maior inimigo - Esai Morales. em busca de vingança, este estupra a namorada do primeiro e vai para a mesma prisão, onde irão se ver frente a frente. quase bom, com destacadas atuações dos então - 1983 - jovens atores)


6.  O Contador de Histórias (numa favela de Belo Horizonte dos anos 1970, o caçula de 10 filhos, com 6 anos, é escolhido pela mãe para entrar numa instituição que, diziam as autoridades, formariam advogados e médicos, a Febem. a realidade se mostrou muito diferente e o garoto cresceu em verdadeiras prisões, onde conheceu o crime e a violência e permaneceu analfabeto até os 13 anos, quando conheceu uma pedagoga francesa que o ajudou a desenvolver seu potencial. hoje ele é formado em pedagogia e considerado um dos maiores contadores de histórias do mundo. baseado numa incrível e comovente história real)


7.  De Braços Abertos (Spencer Tracy ganhou seu segundo Oscar seguido, como um padre, que após ouvir as confissões de um condenado à morte, resolve intervir na formação de garotos condenados à reformatórios, levando-os para sua própria instituição, criando uma cidade dos meninos, onde eles mesmos fazem suas regras. tudo vai bem até chegar um adolescente valentão - Mickey Rooney. a discussão continua atual)


8.  Delinquência Atrás das Grades (Michele Placido é um professor transferido para um reformatório em Palermo, onde tem que lidar com os violentos detentos. as coisas se complicam quando um dos garotos, o travesti Mery, se apaixona por ele. bom filme de Marco Risi)


9.  A Quadrilha da Mão (cinco garotos considerados violentos são enviados para um programa de reabilitação num pântano da Florida, onde aprendem noções de sobrevivência e de convívio. depois são instalados numa casa cedida pela prefeitura, mas que foi invadida por traficantes. juntos eles terão que enfrentá-los. mais parece um episódio de Miami Vice)


10.  Dog Pound (três jovens delinquentes são enviados a um reformatório, onde além de seus dramas pessoais têm que enfrentar um abiente violento e hostil. refilmagem mais pesada do telefilme inglês 'Scum' de 1977. razoável)


Veja também: "10 Filmes de Prisão", "10 Filmes sobre Bullying"

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

10 Filmes de Romance entre Príncipes e Plebeus



Já que o príncipe William finalmente resolveu pedir a mão da plebéia Kate Middleton em casamento, resolvi explorar o tema.
Estas histórias existem desde tempos ancestrais, como reflexo do anseio da população de ascender socialmente através do casamento com nobres e aristocratas.
O cinema traduziu algumas dessas histórias, quase sempre em filmes românticos.
Aqui vai uma lista de 10 filmes de romance entre príncipes e princesas com reles mortais.


1.  Cinderela (filha de um rico comerciante, quando perde o pai fica aos cuidados de sua madrasta que a trata como escrava. em busca de uma esposa para o príncipe, o reino promove um baile para que as moças solteiras compareçam. com ajuda de uma fada madrinha, Cinderela consegue um belo vestido e uma carruagem, mas terá que sair do baile até a meia noite. todo mundo conhece a história, baseada no clássico de Charles Perrault. uma das poucas princesas plebéias da Disney)


2.  A Princesa e o Plebeu (o filme favorito de Audrey Hepburn, que lhe deu o Oscar. uma princesa passeia anonimamente em Roma e conhece um repórter americano - Gregory Peck - por quem se apaixona)


3.  Um Príncipe em Minha Vida (um mimado príncipe dinamarquês decide inscrever-se como um estudante de intercâmbio comum numa universidade americana, com idéia de pegar garotas. lá acaba conhecendo uma estudante séria - Julia Stiles -, por quem acaba se apaixonando. comédia romântica bobinha e simpática)


4.  Cinderela Sem Sapato (Jerry Lewis é um rapaz que perdeu o pai quando criança e passou a ser maltratado pela madrasta e os meio-irmãos. ele conhece uma princesa e, com a ajuda de um fado-padrinho é convidado para o baile e se apaixona. um Lewis fraco, que se salva pela presença de dame Judith Anderson como a madrasta megera)


5.  Anna e o Rei (em 1860, uma viúve inglesa - Jodie Foster ?! - muda-se para o Sião para cuidar dos 58 filhos do rei. de uma relação difícil no início, em função da diferença de culturas, nasce o amor. refilmagem do clássico com Deborah Kerr e Yul Brynner)


6.  Shrek (outra trama clássica. um herói - no caso um ogro repulsivo - salva uma princesa aprisionada por um dragão e eles se apaixonam. divertida sátira das histórias infantis, o maior sucesso da Dreamworks)


7.  O Príncipe Encantado (Laurence Olivier é um príncipe arrogante que vai a Londres para a coroação do rei George V e, em busca de companhia, conhece uma corista americana - Marilyn Monroe -, pela qual acaba se apaixonando. Olivier dirigiu, mas Marilyn estava em sua pior fase, drogada, indomável e péssima atriz)


8.  Encantada (um princesa dos contos de fada, prestes a se casar com um príncipe encantado é enviada num feitiço pela futura sogra para o mundo real, caindo na Nova York atual, onde conhece um advogado, pai de uma garotinha, que a abriga e por quem acabará se apaixonando)


9.  Uma Garota Encantada (Anne Hathaway é uma garota que quando nasceu foi abençoada com o dom da obediência por sua fada madrinha. toda sua vida isso só lhe trouxe problemas e fez com que suas sinistras meio-irmãs se aproveitassem dela. então ela sai em busca da fada para quebrar o encanto. no caminho conhece um príncipe e... vocês sabem)


10.  Wallis e Edward (a história de amor verdadeira do rei Edward VIII da Inglaterra que renunciou ao trono em 1936 para poder casar-se com uma plebéia americana, duas vezes divorciada. telefilme razoável, de uma história que ainda merece um bom filme)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Casamentos"

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10 Filmes Estrelados por Roqueiros Famosos



Eles já são adorados por milhões, lotam estádios, mesmo assim resolvem tentar a sorte atuando no cinema.
Muitos roqueiros famosos conseguiram até bons papéis e chegaram a ser premiados.
Esta lista traz 10 filmes estrelados por estrelas do rock e pop, que têm estrutura dramática e vão além de clips filmados.


1.  David Bowie - Furyo, Em Nome da Honra (Bowie é um caso especial, mesmo em seus shows sempre foi muito teatral. fez dezenas de filmes e séries de televisão, sempre com sucesso. seu melhor filme é este drama de guerra de Nagisa Oshima, em que interpreta um major inglês prisioneiro de um campo japonês, que tem uma relação tensa e dúbia com o comandante japonês. excelente)


2.  Sting - Brimstone and Treacle (o vocalista do The Police fez vários filmes, especialmente na década de 80. geralmente como coadjuvante. seu melhor papel veio neste thriller de Richard Loncraine, como um estranho jovem que se faz passar por amigo da filha inválida de um casal, que o acolhe e sofre as consequências)


3.  Björk - Dançando no Escuro (a esquisitinha cantora islandesa surpreendeu por sua atuação neste belo filme de Lars von Trier, que lhe valeu o prêmio de melhor atriz em Cannes. ela vive uma mãe solteira que tem um problema hereditário que está lhe tirando a visão e corre contra o tempo para que seu filho não tenha a mesma sorte. triste e excelente)


4.  Jon Bon Jovi - Um Anjo nas Ruas (o vocalista do Bon Jovi participou de cerca de 11 filmes. protagonizou este drama sobre um ex-condenado que sai da prisão disposto a acertar a vida. ele se apaixona por uma imigrante chinesa, mas seu irmão quer que ele volte para o crime. bastante assistível)


5.  Madonna - Uma Equipe Muito Especial (a diva pop sempre se interessou por cinema. entre os seus principais filmes estão 'Evita', 'Corpo em Evidência' e 'Dick Tracy'. nesta boa comédia de Penny Marshall ela faz parte de um time feminino de baseball criado para substituir a liga masculina durante a segunda guerra)


6.  Tina Turner - Mad Max, Além da Cúpula do Trovão (Tina teve uma vida cinematográfica, tanto que virou um ótimo filme, mas no cinema teve contadas 4 participações. de longe a melhor foi na terceira parte da saga do herói australiano, onde ela interpreta a vilã, a governante de uma cidade no deserto, que quer se manter no poder a qualquer custo)


7.  Mick Jagger - Freejack, os Imortais (o vocalista dos Rolling Stones até tentou, mas nunca teve muita sorte no cinema. seus melhores papéis são uma ponta como uma drag-queen em Bent e o vilão desta fantasia futurista, que vem do futuro sequestrar um piloto de corridas para que um milionário possa continuar imortal. tá bem... é ruim)


8.  Justin Timberlake - Alpha Dog (este cara sim tem futuro no cinema. estrela de tv desde os 11 anos, Justin é o garoto dos NSYNC que deu certo. ele vem em breve no filme 'A Rede Social' e vários outros filmes. dos anteriores, destaco sua ótima performance neste drama sobre jovens e drogas, que lhe deu os prêmios da MTV e o Teen Choice)


9.  Eminem - 8 Mile, Rua das Ilusões (o rapper loirinho fez uma estreia muito promissora neste filme vagamente inspirado em sua própria vida. recebeu prêmios populares e um Oscar de melhor canção)


10.  Elvis Presley - Amor a Toda Velocidade (o Rei não poderia ficar de fora. Elvis fez enorme sucesso no cinema, especialmente na década de 1960, onde foram lançados quase todos os seus 31 filmes, veículos para vender sua imagem e seus discos em todo o mundo. destaco um doa melhores, a história de um piloto que sonha disputar uma corrida em Las Vegas e se mete em muitas confusões)


Veja também: "10 Filmes Rock n Roll"


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

10 Filmes sobre Aborto



Muito se discutiu sobre aborto ao longo da última campanha política. Grupos religiosos impuseram o assunto à agenda dos candidatos, que foram obrigados a posicionar-se contra sua legalização.
O aborto induzido é realizado legalmente em casos de gravidez de risco em quase todo o mundo, mas quando se trata de gravidez indesejada, não é assim tão simples.
Na ilegalidade, em clínicas clandestinas ou mesmo em casa, os abortos são realizados sem  condições ideais de salubridade, muitas vezes resultando em sequelas e até morte da mulher.
Esta lista traz 10 filmes que tratam de aborto.


1.  4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (na Romênia de 1987, no final do comunismo, uma garota se hospeda num hotel barato, com a ajuda de sua colega de quarto, para receber um especialista em abortos para resolver seu "problema". ao saber que a gravidez está num estágio mais avançado do que o combinado, ele aumenta as exigências. cruel e aflitivo, um grande filme, que mereceu a Palma de Ouro em Cannes)


2.  O Segredo de Vera Drake (Imelda Stanton é um simpática dona de casa de classe baixa na Inglaterra dos anos 1950, mas que esconde um grande segredo até de sua família. ela realiza abortos em moças, por caridade e acaba presa. ótimo filme de Mike Leigh)


3.  Um Assunto de Mulheres (no interior da França ocupada pelos nazistas, uma mulher humilde - Isabelle Huppert - ganha uma vitrola de uma vizinha por ajudá-la a fazer um aborto. a partir daí ela resolve transformar esses procedimentos numa forma de sustentar seus dois filhos. um dos melhores filmes de Claude Chabrol) 


4.  Regras da Vida (Michael Caine é um médico que dirige um orfanato e tem uma clínica onde exerce a função de "aliviador de mulheres", fazendo o parto de bebês indesejados e levando-os para o orfanato ou praticando o aborto, caso as mães assim prefiram. seus conceitos e sua ética é transmitida ao puipilo - Tobey Maguire -, que foi criado ali. um filme que causou polêmica, mas foi indicado para sete Oscars e levou dois, para Caine como ator coadjuvante e pelo roteiro de John Irving, baseado no seu livro)


5.  O Preço de uma Escolha (a história de três mulheres - Demi Moore, Sissy Spacek e Anne Heche - que vivem na mesma casa em Chicago, mas com 22 anos de diferença entre si. todas terão que lidar com a gravidez indesejada, de acordo com os parâmetros de cada época. excelente telefilme da HBO, co-dirigido por Cher e Nancy Savoca)


6.  Palíndromos (uma garota de 13 anos sempre sonhou em ser mãe e acaba engravidando do filho de amigos de seus pais. sua mãe a convence a abortar, mas ela foge de casa, envolvendo-se com um pedófilo e uma família religiosa radical, que combate o aborto. um filme original, com ótimas soluções de Todd Solondz)


7.  Ruth em Questão (Laura Dern é uma indigente, viciada em cheirar produtos químicos, que foi presa 16 vezes e já perdeu a guarda de seus 4 filhos. quando é presa novamente, e grávida, o juiz propõe reduzir sua pena caso ela concorde em abortar. uma organização anti-aborto paga sua fiança e a transforma num símbolo nacional. boa comédia que revelou o diretor Alexander Payne) 


8.  Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela (cinco histórias sobre mulheres. na melhor delas, Holly Hunter é uma gerente de banco, bem sucedida e solitária, que engravida de um homem casado e decide fazer um aborto)


9.  O Preço do Prazer (Steve McQueen é um músico de jazz que fica sabendo que uma garota com quem saiu uma única vez e mal se recorda - Natalie Wood - está grávida. ela pede a ele que consiga um médico para realizar um aborto. ele encontra e juntos eles tentam levantar o dinheiro para o procedimento. enquanto isso eles vão se conhecer e se apaixonar. um tema pesado com uma pegada leve de Robert Mulligan)


10.  O Crime do Padre Amaro (Gael Bernal é um padre, que antes de ser enviado à Roma, tem que passar por uma pequena paróquia mexicana, de um padre corrupto. lá acaba se apaixonando por uma moça local e a engravida. ele então a induz a fazer um aborto sem as menores condições de higiene. baseado no romance de Eça de Queirós, foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro) 


Veja também: "10 Filmes sobre Pedofilia"