quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

10 Filmes sobre o Ano Novo



A passagem de ano poderia ser uma data como qualquer outra no calendário, mas é importante para muita gente.
Representa a mudança de uma era, a renovação das esperanças e das convicções.
É um período quase mágico, onde todos compactuam o otimismo.
Alguns filmes se passam na véspera ano novo, tendo suas festas como cenário. Esta lista traz 10 desses filmes.


1.  O Primeiro Dia (um presidiário fugindo da polícia e uma mulher abandonada pelo marido se encontram no alto do prédio dela em Copacabana, na noite de ano novo e tornam-se a esperança um do outro. excelente filme de Daniela Thomas e Walter Salles, feito para as comemorações da chegada do ano 2000)


2.  O Fim dos Dias (pouco antes da virada do milênio, satã encarna num homem de Nova York e busca por uma mulher que vai ser a mãe do anti-cristo, mas Arnold Schwarzenneger descobre tudo e tentará salvar a humanidade antes do novo ano chegar... é ruim como a sinopse pressupõe, mas tem tudo a ver com o tema)


3.  Estranhos Prazeres (no futuro final de 1999, um ex-tira convertido em traficante de discos contendo memórias, que permitem que outras pessoas vivam emoções proibidas, depara-se com um disco contendo a visão do assassino de uma prostituta e passa a ser perseguido e tenta chegar vivo ao novo milênio. filme esquecido de Kathryn Bigelow que merecia uma nova chance)


4.  O Destino do Poseidon (na véspera de ano novo, um luxuoso transatlântico é atingido por uma onda gigante e tomba, fazendo os sobreviventes lutarem por suas vidas. filme-catástrofe clássico de Ronald Neame de 1972)


5.  Onze Homens e um Segredo (na versão de 1960, na véspera de ano novo em Las Vegas, um grupo de bandidosm cgefiados por Danny Ocean - Frank Sinatra - assalta simultaneamente 5 grandes cassinos. a refilmagem é bem melhor)


6.  Armadilha (dois bandidos concorrentes - Sean Connery e Catherine Zeta-Jones - vão para a Malásia para um roubo inédito. vão aproveitar o momento da passagem de 1999 para 2000 para com o "bug do milênio" transferir os centavos de todas as contas para eles mesmos. versão modernizada e boba de 'O Ladrão de Casaca')


7.  Cavalgada (o filme começa no ano novo de 1899 e termina no de 1933 na Inglaterra, traçando um panorama dos fatos importantes da época, pelos olhos de um casal londrino. vencedor dos Oscars de filme, diretor e direção de arte de 1934)


8.  Trocando as Bolas (dois irmãos banqueiros decidem fazer uma experiência, trocando de lugares seu sobrinho, um corretor bem nascido, por um mendigo de rua - Dan Aykroyd e Eddie Murphy. uma das melhores sequências do filme é um baile de máscaras de ano novo, dentro de um trem, onde os dois e mais o mordomo e a mocinha se infiltram para pegar uma maleta com documentos)


9.  Grande Hotel (quatro histórias dirigidas por diferentes diretores - Quentin Tarantino, Robert Rodriguez, Alexandre Rockwell e Allyson Anders - e todas passadas na véspera de ano novo num hotel decadente)


10.  200 Cigarros (as aventuras de um grupo de jovens tentando chegar a uma festa de ano novo, em 1981, mas as horas passam e ninguém consegue chegar)


Veja também: "10 Filmes sobre o Natal"

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

10 Filmes sobre Trens



Desde as primeiras imagens captadas, os trens estão presentes no cinema
Importante meio de transporte, serviu para desbravar regiões inóspitas e viu cidades florescerem no seu caminho.
Como correm sobre trilhos, os trens só caminham em duas direções, ainda assim, alguns filmes conseguiram nos fazer perder o fôlego em cenas de ação.
Por terem o espaço limitado, são claustrofóbicos e servem bem a tramas de suspense.
Esta lista traz 10 ótimos filmes sobre trens. Se souberem de outros, é só comentarem.


1.  Incontrolável (baseado em fatos reais, conta o incidente envolvendo um trem descontrolado, na iminência a causar um acidente de enormes proporções e os esforços em detê-lo. ação vertiginosa dirigida por Tony Scott, com os clichês do gênero, mas que não dá tempo para piscar. ótima diversão)


2.  Expresso para o Inferno (dois criminosos fogem da cadeia no Alasca e embarcam num trem de carga, mas o condutor morreu e o trem está descontrolado e eles entram numa aventura inesperada. dirigido por Andrei Konchalowski a partir de um roteiro de Akira Kurosawa, que desistiu do projeto. excelente)


3.  A General (Buster Keaton é um engenheiro da ferrovia, apaixonado por sua locomotiva, a General, e por sua namorada. quando começa a Guerra Civil, ambas são raptadas pelos soldados da União, ele vai atrás de resgatá-las. algumas das melhores cenas de ação do cinema mudo, numa obra-prima inestimável)


4.  O Imperador do Norte (durante a grande depressão americana de 1929, alguns mendigos tentam fugir da miséria, viajando de um lado a outro do país em busca de trabalho, embarcando clandestinamente em trens, mas o responsável do trem 19 - Ernest Borgnine ótimo - nunca permitiu que um vagabundo entrasse no seu trem. triste, sem esperança, mas ótimo)


5.  Assassinato no Oriente Express (durante uma viagem no luxuoso trem, um homem é morto. um dos passageiros é o detetive belga Hercule Poirot - Albert Finney -, que vai tentar desvendar o mistério. elenco estelar, Oscar de coadjuvante para Ingrid Bergman na melhor adaptação já feita dos livros de Agatha Christie)


6.  O Expresso Polar (um garoto que não acredita mais em Papai Noel, recebe um ticket para viajar num trem para o Pólo Norte e recuperar o espírito natalino. ótima animação de Robert Zemeckis utilizando atores digitalizados)


7.  Pacto Sinistro (dois estranhos se conhecem num trem e firmam um pacto de um eliminar o problema do outro, matando o pai de um e a esposa do outro. um deles leva o pacto na brincadeira, mas o outro fala muito sério. clássico de Alfred Hitchcock)


8.  Viagem a Darjeeling (três irmãos que não se falam há um ano embarcam numa viagem de trem pela ìndia, em busca de auto-conhecimento e conciliação, num trajeto que inclui o convento onde a mãe deles - Anjelica Huston - está vivendo. mas as coisas não saem como planejado. o encanado e divertido universo do diretor Wes Anderson, num ótimo filme)


9.  A Dama Oculta (num local remoto da Europa, os passageiros de um trem ficam retidos por conta da neve e são obrigados a pernoitar numa estalagem. uma jovem estudante conhece uma simpática velhinha e combinam se encontrarem no dia seguinte no trem, mas a idosa desaparece e a jovem decide investigar. nenhum passageiro quer colaborar e o mistério continua. um dos últimos filmes de Hitchcock antes de mudar-se para a América)


10.  Trens Estreitamente Vigiados (um jovem segue a tradição da família e vai trabalhar na estação de trem como controlador de tráfego. acaba aprendendo sobre a vida e sobre sexo. clássico do cinema tcheco, vencedor do Oscar de filme estrangeiro)

Atualização (01/11/2012):
11.  Alois Nebel (no final dos anos 80, numa estação de um vilarejo da Tchecoslováquia na fronteira com a Polônia, trabalha um introspectivo controlador de trens. mas sua tranquilidade é quebrada por pesadelos ou lembranças do triste passado daquela região, arrasada por nazistas e comunistas em tempos distintos. essas alucinações acabam levando-o a ser internado. triste e belo, o filme é baseado numa graphic novel, utilizando uma técnica de animação lindíssima de litografia em preto e branco)  


Veja também: "Filmes de Corridas de Carros"

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Os 10 Filmes Indicados para o Golden Globe 2010



Acaba de sair a lista dos 10 filmes indicados ao Golden Globe 2010, a serem entregues em 16 de janeiro de 2011. São 5 filmes na categoria Drama e os 5 seguintes na categoria Comédia ou Musical.
Até hoje assisti apenas 6 deles, mas vou resumir os 10. Aproveite e dê seu palpite na enquete ao lado de qual será o vencedor em cada uma das categorias principais!



Enquete encerrada com 740 votos e, na opinião de vocês os vencedores serão "A Origem" (com 44% dos votos) e "Alice no País das Maravilhas" (com 45% dos votos). Confira os votos!


 


E os indicados:


1.  O Cisne Negro (uma teia de intrigas no mundo do balet, onde a primeira bailarina é sabotada por uma jovem rival. a se julgar pelo currículo do diretor Darren Aronofsky, vem aí um grande filme. indicado para filme, diretor, atriz - Natalie Portman e coadjuvante - Mila Kunis. PS: a interpretação de Natalie é um marco do cinema e deve levar todos os prêmios)


2.  O Vencedor (os altos e baixos na vida de um campeão de boxe e sua forte relação com o irmão e a mãe. drama esforçado. 6 inidcações: filme, diretor - David O.Russell, ator - Mark Wahlberg, coadjuvantes - Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo)


3.  A Origem (um especialista em invadir sonhos e roubar informações tem a missão de introjetar uma ideia no subconsciente de um milionário. um roteiro engenhoso e uma grande diversão. indicado para: filme, diretor - Christopher Nolan, trilha sonora e roteiro)


4.  O Discurso do Rei (a história do rei George VI, sua inesperada ascensão ao trono e a descrença da sociedade em sua capacidade de governar, por conta de sua gagueira nervosa. indicado a 7 prêmios: filme, diretor - Tom Hooper, ator - Colin Firth, coadjuvantes: Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter, roteiro e trilha)


5.   A Rede Social (um filme ágil e empolgante de David Fincher sobre a criação do website Facebook e as relações entre seus criadores. indicado como filme, diretor, ator - Jesse Eisenberg, coadjuvante - Andrew Garfield, roteiro e trilha)


6.  Alice no País das Maravilhas (releitura de Tim Burton sobre a obra clássica de Lewis Carol, mostrando a volta da menina Alice, já com 19 anos, ao mundo fantástico. indicado a 3 prêmios: filme de comédia ou musical, ator - Johnny Depp e trilha)


7.  Burlesque (Christina Aguillera é uma jovem de uma pequena que vai para Los Angeles trabalhar numa boate exótica burlesca, que pertence a uma ex-dançarina - Cher. só uma palavra: trash! indicado como: filme de comédia ou musical e por duas de suas canções)


8.  Minhas Mães e Meu Pai (um casal de lésbicas confronta-se com as crises conjugais e a adolescência dos filhos que querem saber quem é seu pai biológico. simpático! indicado para filme de comédia ou musical, atrizes Annette Bening e Julianne Moore e roteiro)


9.  Red, Aposentados e Perigosos (um grupo de ex-agentes de arquivo que viram alvo de uma queima de arquivo e vão mostrar que mesmo aposentados, continuam em forma. divertido, mas daí a ser indicado tem uma distância. só teve uma indicação mesmo)


10.  O Turista (durante uma viagem improvisada à Europa para curar o coração partido, um homem conhece uma linda mulher que vai envolvê-lo num jogo perigoso. já vi esse filme antes, mas as paisagens devem ser legais. indicado para filme de comédia ou musical, ator - Johnny Depp e atriz - Angelina Jolie)


Veja ainda: "Os 10 Filmes Indicados ao Golden Globe 2009"

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 Filmes com Palhaços



O palhaço é um comediante de circo, que tem grande empatia com as crianças e se apresenta sob pesada maquiagem, para ressaltar suas emoções.
Se no picadeiro o personagem costuma ser engraçado e ingênuo, Já no cinema, costuma ser retratado no sentido oposto, como uma figura ameaçadora e perigosa.
Esta lista traz 10 filmes que têm os palhaços no centro da trama, para o bem ou para o mal.


1.  Os Palhaços (Federico Fellini misturou realidade e ficção neste documentário feito para a TV italiana em 1970. um olhar carinhoso para os palhaços de diversas épocas, recheado de números cômicos. felliniano e genial)


2.  O Cavaleiro das Trevas (o Coringa é o palhaço mais famoso do cinema e, neste filme, a interpretação espetacular de Heath Ledger eleva o personagem ao centro da trama, descrito pelo diretor Christopher Nolan como "um palhaço psicopata, assassino em série, esquizofrênico, rude, cruel, sarcástico e com zero de empatia". perfeito)


3.  Não Tenho Troco (Bill Murray é um bandido que assalta um banco vestido de palhaço em companhia da namorada e de um amigo - Geena Davis e Randy Quaid -, que se fazem passar por vítimas. um plano perfeito, num filme divertido e com ótimo timing, dirigido pelo próprio Murray e por Howard Franklin)


4.  O Maior Espetáculo da Terra (o diretor Cecil B.DeMille fez um de seus longos épicos, desta vez sobre o mundo do circo e acabou ganhando o Oscar de 1952. James Stewart é Buttons o palhaço adorável com um passado secreto)


5.  It, uma Obra-Prima do Medo (na década de 1960, sete amigos enfrentam um ser assassino de crianças, que costuma surgir na forma do assustador palhaço Pennywise - o ótimo Tim Curry. 30 anos depois ele reaparece e o grupo se une para combatê-lo. bom terror feito para TV, baseado num livro de Stephen King)


6.  Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (aliens que se parecem com palhaços invadem uma cidadezinha e, a princípio, só são levados à sério por um grupo de criança. cult de horror trash dos anos 1980 é um filme de uma piada só. vale como curiosidade)


7.  Os Doutores da Alegria (um comovente documentário sobre um grupo de atores que atua em hospitais vestidos de palhaços, alegrando pacientes, especialmente crianças, o que ajuda na sua recuperação. um trabalho importante que tornou-se uma organização respeitada)


8.  Os Simpsons, o Filme (o palhaço Krusty é o mais famoso e politicamente incorreto da televisão atual. no longa dos Simpsons tem uma particpação secundária, mas estrela vários dos episódios, bem como seu assistente Side Show Bob)


9.  O Circo da Morte (o circo chega a uma cidadezinha, Gary Busey é Bozo o palhaço que fica xingando os espectadores que tentam derrubá-lo numa piscina e Jodie Foster é uma garota de 18 anos, que quer fugir com eles e se envolve num triângulo amoroso. um filme de 1980 justamente esquecido)


10.  Poltergeist (provavelmente um dos palhaços mais assustadores do cinema, graças a uma única sequência, mas fica incomodando boa parte do filme ali parado... este clássico produzido por Steven Spielberg tem vários ótimos momentos)


Atualização: em 18/10/2012:

11.  O Palhaço (pai e filho são donos de um circo mambembe que percorre cidadezinhas do interior, levando alegria e uma dose de ingenuidade sob a tenda. Selton Mello dirige e estrela na pele do palhaço Pangaré ao lado do grande Paulo José e de dezenas de ótimos atores.  um dos mais encantadores e cinematográficos filmes nacionais dos últimos anos)



Veja também:"10 Filmes sobre Brinquedos"

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

10 Filmes com Mulheres Poderosas



Que sexo frágil que nada! As mulheres desde a pré-história tem uma atuação social tão ou mais importante que a do homem.
O cinema retrata isso em muitos filmes, vários deles biográficos, onde as mulheres são fortes e poderosas.
Esta lista traz 10 delas, mas estejam a vontade para sugerir outras nos comentários.


1.  O Diabo Veste Prada (a personagem de Meryl Streep tornou-se um ícone de poder e tirania no mundo da moda. ela é a editora de uma revista que é respeitada e temida por todos, especialmente por seus subordinados)


2.  Cleópatra (Elizabeth Taylor encarna a lendária rainha do Egito, que graças à sua beleza, conquistou o imperador romano Julio César, de quem teve um filho, e mais tarde o general Marco Antonio. o filme mais caro de todos os tempos, em valores atualizados, uma produção suntuosa que jamais se pagou)


3.  Evita (uma atriz ambiciosa casa-se com um político que viria a tornar-se presidente da Argentina e a elevaria à condição de primeira-dama e quase um santa aos olhos da população. Madonna vive Evita Perón com segurança nesta ótima adaptação de Alan Parker para o musical de Tim Rice)


4.  Joana d'Arc (durante a guerra dos cem anos, uma garota de 14 anos ouve vozes que a chamam para comandar o exército francês à improvável vitória. anos mais tarde, o delfim decide enviá-la ao campo de batalha. a melhor versão é a de 1948, estrelada pela bela Ingrid Bergman)


5.  Coco Chanel & Igor Stravinsky (Anna Mouglalis está excelente no papel da estilista que, em 1913, já consagrada e logo após a morte de seu jovem amante Boy, convida o compositor russo e sua família para se hospedarem em sua bela casa de campo. Chanel controla seus negócios e suas relações com mão de ferro, poderosa!)


6.  A Rainha (a rainha Elizabeth II, que tem que lidar com a morte da princesa Diana e a opinião pública. apesar da perda de importância política da realeza britânica, não há como não se intimidar com a presença da rainha, brilhantemente vivida por Helen Mirren)


7.  Frida (Salma Hayek teve seu grande papel como a famosa pintora mexicana, que desafiou a sociedade por conta de um casamento aberto com o também artista Diego Rivera e teve casos tumultuados com homens, mulheres e até com o político Léon Trotsky. uma mulher à frente de seu tempo)  


8.  Aliens, o Resgate (após acordar de sua hibernação, a tenente Ripley, única sobrevivente da nave Nostromo, descobre que o planeta onde ocorreram os ataques alienígenas foi colonizado, então ela resolve retornar para salvar as famílias lá instaladas. uma heroína truculenta e poderosa, que valeu uma indicação ao Oscar para Sigourney Weaver


9.  Kill Bill (após quase ser morta no dia de seu casamento por seus ex-companheiros, a noiva sai do coma para vingar-se de cada um deles. Uma Thurman está poderosa no já clássico filme de Quentin Tarantino, exibido em duas partes) 


10.  Sra. Henderson Apresenta (Judy Dench é uma rica senhora, recém viúva, que para combater o tédio, resolve comprar um antigo cinema e transformá-lo num teatro e montar espetáculos de vaudeville, nos moldes do Moulin Rouge, o que provoca a ira da puritana sociedade britânica. uma mulher empreendedora e corajosa) 



Veja também: "10 Filmes sobre Infidelidade"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails