domingo, 19 de junho de 2011

10 Filmes sobre Aviadores



Voar sempre foi o grande sonho do ser humano, desde a lenda de Ícaro, que queria deixar Creta voando, mas SPOILER se esborrachou nos rochedos, quando a cera que prendia as penas de suas asas derreteu por estar muito próximo ao sol... tá bem, é absurdo, mas vamos dar um desconto aos gregos.
Muitos filmes foram feitos sobre aviadores, a maioria deles de guerra, mas esta lista procura dar um panorama amplo do tema, trazendo 10 filmes sobre aviadores e a paixão de voar.


1.  O Aviador (biografia do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio -, apaixonado por aviação, que além de produzir filmes de Hollywood como 'Anjos do Inferno' de 1930, dedicou-se a desenvolver aeronaves que ele mesmo pilotava. fenomenal recriação de época e a direção sempre brilhante de Martin Scorsese. foi indicado a onze Oscars e levou cinco)


2.  Os Eleitos (Chuck Yeager era um piloto que queria voar mais rápido, mais alto que qualquer homem jamais havia tentado. reza a lenda que ele chegou a sair da estratosfera com um avião de caça. ele e outros seis pilotos apaixonados e destemidos foram os eleitos para os treinamento da primeira missão espacial tripulada ao espaço ainda na década de 40. filme empolgante e excepcional de Philip Kaufman, baseado no livro de Tom Wolfe. obrigatório)


3.  Águia Solitária (recria o primeiro voo solo cruzando o Atlântico entre Nova York e Paris em 1927 num pequeno avião por Charles Lindbergh - James Stewart. conta desde sua infância até a luta obsessiva para realizar seu projeto. o diretor Billy Wilder, competente como sempre, consegue captar o ambiente da época e nos envolver)


4.  Asas (dois rapazes, um rico e outro de classe média, apaixonados pela mesma mulher tornam-se pilotos na primeira Grande Guerra, onde tornam-se grandes amigos. o filme, de 1927 foi primeiro a ganhar um Oscar de melhor filme e suas cenas aéreas impressionam até hoje. clássico dos clássicos)


5.  Amelia (após ser a primeira mulher ao cruzar, como passageira, o Atlântico num avião, Amelia Earhart - Hilary Swank - torna-se uma celebridade e começa a capitalizar com isso e almejar voos maiores e mais arriscados. após ser a primeira mulher piloto num voo solo sobre o Atlântico, inicia uma perigosa volta ao mundo. pena que o roteiro mal amarrado e a direção pouco inspirada da indiana Mira Nair desperdiçaram um ótimo personagem)


6.  Top Gun (a aviação encontra-se com o videoclipe na década de 80, nessa bobagem do diretor Tony Scott sobre jovens pilotos numa academia da força aérea, competindo entre si pelos melhores resultados e pelo amor de uma professora. ruim pacas, mas um enorme sucesso de Tom Cruise, que deve ter uma continuação em 2013)


7.  Quando as Águias se Encontram (depois de servir como piloto na primeira Guerra, Waldo Pepper - Robert Redford - tem que ganhar a vida como piloto de acrobacias em shows, mas um acidente que causa a morte de uma dublê o faz perder a licença e perde a chance de ingressar na recém criada aviação civil. sob um nome falso ele se emprega pilotando em filmes de guerra de Hollywood, onde reencontra o prazer de voar ao lado de um antigo inimigo. bom filme do competente George Roy Hill)


8.  VIPs (Wagner Moura é um rapaz que inventa sua própria identidade. desde a escola, mente para aplicar diversos golpes. seguindo o sonho de tornar-se piloto como o pai imaginário, ele viaja sozinho para o Mato Grosso, onde se emprega num pequeno aeroporto e em mais um golpe acaba tornando-se piloto do tráfico da fronteira. o filme tem ótimas cenas de voo e uma direção segura do estreante Toniko Melo)


9.  Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (um milionário editor britânico patrocina uma corrida aérea sobre o canal da Mancha em 1910, que atrai equipes do mundo inteiro. uma série de fiascos e trambiques dão tempero a esta comédia clássica de sessão da tarde, dirigida pelo especialista Ken Annakin)


10.  Além da Eternidade (um piloto-bombeiro - Richard Dreyfuss - combate o fogo em florestas em arriscadas e heróicas missões até que numa delas acaba morrendo para salvar seu melhor amigo. depois disso, com a ajuda de um anjo - Audrey Hepburn -, ele volta para ajudar a amada a seguir sua vida e ajuda um jovem piloto a substituí-lo no trabalho e no amor. o filme não funciona como deveria, mas as coreografias aéreas filmadas por Steven Spielberg são empolgantes)


Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

18 comentários:

  1. Falto um muito bom que é um filme chamado OS CAVALEIROS DO AR.

    ResponderExcluir
  2. alem da eternidade é muito lindo e olha que eu só assisti uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Anonimo

    Faltou o filme Cavaleiros do Ar, com o incrivel Mirage 2000

    ResponderExcluir
  4. como é possível, você coloca VIPs e não coloca Flyboys, deu mole heim...

    ResponderExcluir
  5. como é possível, você coloca VIPs e não coloca Flyboys, deu mole heim

    ResponderExcluir
  6. Faltou O Barão Vermelho

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião falta Memphis Belle - A Fortaleza Voadora. Ótimo filme!

    ResponderExcluir
  8. Faltou CRETINAMENTE "nesse céu azul escuro"... E top gun pode não ter uma história muito forte, mas as cenas aéreas apresentadas são excelentes. Faltou também CRETINAMENTE flyboys. Pearl harbor, apesar de ser um filme com fotografia linda e cenas de tirar o folego envolvendo os p-40 sharkhead é um filme mais puxado pra romance, a parte da aviação fica em segundo plano.
    Enfim, o post foi bem bacana pelo fato de trazer títulos menos conhecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta também Os Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras

      Excluir
  9. Faltou o melhor de todos Air america loucos pelo perigo

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos,
    Como na lista cabem apenas 10 filmes sempre faltarão vários de seus favoritos.
    Existem milhares de filmes militares com aviões, tive que pegar apenas alguns para não ser uma lista militar;
    Mas o legal dos comentários é poder ampliar a lista com suas sugestões.
    Assim sendo nossa lista complementar fica assim:

    #11. Os Cavaleiros do Ar
    #12. Porco Rosso
    #13. Flyboys
    #14. Pearl Harbor
    #15. Barão Vermelho
    #16. Memphis Belle, a Fortaleza Voadora

    Muito obrigado pelas sugestões! Continuem sugerindo, mas assinem!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro Armando,

    como sempre suas listas estão imbatíveis. Parabéns!

    Como o assunto em voga é o caso Cesare Battisti, gostaria de sugerir que você fizesse uma lista com filmes de terroristas.

    Se tiver um tempo, acesse o meu blog: helderssousa@blogspot.com.br. Não chega aos pés do seu, mas vale uma olhada.

    Grato!

    Hélder Sena de Sousa
    Campo Belo - MG

    ResponderExcluir
  12. Oi Hélder,
    Já existe uma lista de Filmes sobre Terrorismo... dá uma procurada que tem :-)
    Muito embora eu mesmo já tenha visto outros filmes que colocaria naquela lista.
    Acho que você me passou o endereço errado de seu próprio blog, passou um email... Será um prazer visitá-lo...

    ResponderExcluir
  13. Olá Armando,

    muito obrigado pela atenção e me desculpe pelo ato falho; realmente existe uma lista com os filmes de terrorismo.

    Com relação ao meu blog, o endereço correto é: http://helderssousa.blogspot.com. Como já disse, é um blog simples, mas seria um prazer que você desse uma olhada.

    Grato!

    Hélder

    ResponderExcluir
  14. Realmente FLY BOYS não pode faltar em qualquer lista de filmes sobre aviões. Fantástico.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!