quinta-feira, 29 de setembro de 2011

10 Filmes sobre Mentirosos



A mentira pode ter diversos níveis. Pode ser tolerada em alguns casos ou ser considerada crime em outros.
Existem as que "não fazem mal a ninguém", aquelas que "poupam o sofrimento desnecessário", mas também as que são contadas para levar vantagem, em prejuízo de outras pessoas.
Muitos filmes foram feitos sobre mentirosos e esta lista traz apenas uma pequena amostra. Esteja a vontade para sugerir outros nos comentários.
Atenção! A simples presença de dois dos filmes desta lista já será um SPOILER, peço perdão por antecipação.


1.  Pinóquio (Pinocchio. o conto de Carlo Collodi, transposto para o cinema pela Disney, tem passagens bastante didáticas para crianças. quando a fada azul o transforma em menino, também lhe dá uma lição. a cada mentira que contar seu nariz irá crescer, "a mentira é algo aparente, é errado e não deve fazer parte de quem possui um bom coração". o boneco virou um símbolo da mentira no cinema)


2.  As Aventuras do Barão Münchausen (Hieronymus Karl Frederick Baron von Munchausen. o barão era um militar alemão do século 18, cujas histórias inventadas ou muito exageradas foram disseminadas na literatura, fazendo dele "o maior mentiroso da história". o diretor Terry Gilliam adaptou suas aventuras, como salvar sozinho a cidade dos turcos, uma viagem à lua, a dança com Afrodite, entre outras, num ótimo filme, com bela produção)


3.  Prenda-me se for Capaz (Frank Abagnale Jr. Leonardo Di Caprio vive o personagem real de um adolescente, que na década de 60 inventou diversas identidades e profissões, entre elas piloto de avião, dando golpes que somaram milhões de dólares. bom filme de Steven Spielberg)


4.  Adeus, Lenin! (Alex Kerner. a mãe de Alex, fervorosa socialista alemã oriental, tem um ataque cardíaco quando vê o filho numa passeata contra o regime e entra em coma. quando ela acorda, já após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha o rapaz a dar a notícia com cuidado, ele então cria um universo de mentira para ela não perceber que a cortina de ferro caiu. um caso de mentira por boa causa)


5.  O Sol por Testemunha (Tom Ripley. o belo Alain Delon foi o primeiro a encarnar o amoral e dissimulado personagem de Patricia Highsmith no cinema, neste ótimo filme de René Clement. ele é contratado pelo pai de um playboy para levá-lo de volta, mas as circunstâncias o levam a se passar por ele)


6.  Os Suspeitos (Roger 'Verbal' Kint. um barco explode, os criminosos morrem e a chave do mistério está na história complicadíssima contada pelo sobrevivente - Oscar de coadjuvante para Kevin Spacey -, que pode ter algumas contradições. onde estará a verdade? roteiro genial e oscarizado de Christopher McQuarrie, dirigido por Bryan Singer)


7.  O Desinformante (Mark Whitacre. Matt Damon vive um mitômano que imagina-se um herói e agente secreto a serviço do FBI para desmascarar um suposto cartel em que a empresa onde ele é diretor estaria envolvida. mais um mentiroso da visa real para o cinema, desta vez pelas mãos de Steven Soderbergh)


8.  O Preço de uma Verdade (Stephen Glass. a história de um jovem jornalista - Hayden Christensen -, que ganhou notoriedade graças a diversos artigos bombásticos de fontes que se revelaram inventadas. mentiras que causaram um escândalo e destruindo a credibilidade da revista "The New Republic" na década de 90. uma história real)


9.  VIPs (Marcelo Nascimento da Rocha. a verdadeira história de um jovem mentiroso - Wagner Moura - que empregou-se como piloto de avião para o narcotráfico, sem saber pilotar e se fez passar por herdeiro da Gol num carnaval na Bahia, o que o notabilizou. bom filme dirigido por Toniko Melo)


10.  Educação (David Goldman. na década de 60, uma adolescente britânica, boa aluna, envolve-se com um homem mais velho - Peter Saasgard -, que lhe mostra um mundo tão envolvente quanto falso. linda atuação da jovem Carey Mulligan) 


Menções honrosas: O Auto da Compadecida (Chicó), Peixe Grande (Ed Bloom), O Golpista do Ano (Steven Russell), O Mentiroso (Fletcher Reede), Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller), A Malvada (Eve Harrington), O Grande Mentiroso (Jason Shepherd), O Talentoso Ripley (Tom Ripley), O Amigo Americano (Tom Ripley).


Veja ainda: "10 Meta Filmes, a História dentro da História"


*Esta lista foi sugerida pelo leitor Augusto. Obrigado!

14 comentários:

  1. "Os Suspeitos" tem um dos roteiros mais espetaculares que já vi!Filmaço!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Os Suspeitos é muito bom pena que quando assisti já sabia do final.

    Adeus, Lenin! também excelente.

    ResponderExcluir
  3. Good Bye Lenin! pra mim é o melhor da lista.
    A história do filme é linda isso sem contar na trilha sonora que foi feita pelo grande Yann Tiersen.

    ResponderExcluir
  4. Muito massa essa lista... Gosto muito de "Good Bye lenin!" e "Educação", mas o meu favorito é "Prenda-me se for capaz" xD

    ResponderExcluir
  5. você devia ter colocado "o golpista do ano" esse filme sim, merece estar entre os 10

    ResponderExcluir
  6. Tem também "O mentiroso" com Jim Carrey

    ResponderExcluir
  7. Ei cara, tu postou uma mentira!!!!
    no filme "vip's" o lance do carnaval foi em Recife, em um carnaval fora de época, mas no filme eles retrataram o carnaval em olinda(cidade histórica).

    ResponderExcluir
  8. Oi Cau,
    Sério que menti? Foi mal, ainda bem que alguém me avisou, confundi vergonhosamente as cidades, obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Faltou a Invenção Da Mentira.. é bom tbm!

    ResponderExcluir
  10. Faltou O Mentiroso (sugestão óbvia da minha parte, eu sei!)

    Abraços.
    regthorpe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O auto da Compadecida poderia muito bem estar nessa lista

    ResponderExcluir
  12. faltou o talentoso ripley

    ResponderExcluir
  13. Adorei o tema: Mentirosos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!