quarta-feira, 14 de setembro de 2011

10 Meta Filmes



Os americanos chamam de meta filmes aqueles que têm diversas camadas de "realidade", o que se confunde com metalinguagem, que é a arte auto-referente.
Os meta filmes vão um pouco além, são aqueles filmes que misturam realidades e artes ou até sonhos. São a história dentro da história... dentro da história...
Veja uma lista com 10 desses filmes e fique à vontade para sugerir outros.


1.  Cópia Fiel (um escritor que está lançando um livro sobre cópias - o barítono William Shimell - e uma marchand - a fantástica Juliette Binoche - se conhecem na Toscana e saem numa viagem a um vilarejo turístico onde começam a mimetizar ou copiar a história de um casal junto há 15 anos...  o que é realidade? um filme precioso de Abbas Kiarostami, diretor iraniano que sabe dar fluidez a uma história como poucos)


2.  O Substituto (um fugitivo acidentalmente mata um dublê numa filmagem. o diretor do filme - Peter O'Toole num de seus melhores papéis -, sabendo que este precisa se esconder da polícia, propõe que ele substitua o dublê em cenas cada vez mais arriscadas. realidade e fantasia se misturam e se tocam neste ótimo filme pouco lembrado de 1980)


3.  A Origem (Leonardo DiCaprio é um ladrão de segredos, que invade as memórias através de sonhos e tem uma missão de implantar uma ideia na mente de um empresário, para isso, é preciso invadir a fundo, através de várias camadas do subconsciente. cada uma delas, uma realidade diferente. bom filme de Christopher Nolan)


4.  Romance (dois jovens atores - Wagner Moura e Letícia Sabatella - se apaixonam durante uma montagem de 'Tristão e Isolda', mas se separam. anos mais tarde se reencontram para a versão de televisão da peça. um roteiro inteligente, que mistura teatro, televisão, ficção e realidade, dirigido por Guel Arraes)


5.  A Mulher do Tenente Francês (Meryl Streep e Jeremy Irons são dois atores que têm um relacionamento proibido quando filmam a história real de um amor proibido passado na era vitoriana. metalinguagem com roteiro do grande Harold Pinter, baseado no livro de John Fowles. muito bom)


6.  Persona (na história de uma atriz que é internada em uma clínica psiquiátrica após surtar durante uma peça e parar de falar sem motivo clínico, Ingmar Bergman interfere em diversos momentos, não nos deixando esquecer que estamos diante de um filme. a atriz é tratada por uma enfermeira com quem se identifica e eventualmente troca de papel. uma das grandes obras-primas do cinema)


7.  Adaptação (um roteirista - Nicolas Cage - é contratado para adaptar para o cinema um livro sobre orquídeas de uma escritora de sucesso - Meryl Streep. mas ele não consegue e resolve fazer um roteiro sobre um roteirista que não consegue adaptar o mesmo livro. afinal, o filme revela-se um filme sobre o roteirsta que faz um roteiro sobre um roteirista, mas com algumas liberdades criativas. mais uma ótima parceria da dupla Spike Jonze e Charlie Kaufman)


8.  A Rosa Púrpura do Cairo (durante os anos da grande depressão, uma garçonete - Mia Farrow - depois de perder o emprego, passa a assistir todos os dias o mesmo filme, até que o ator principal literalmente sai da tela para viver com ela um caso na vida real. os executivos de Hollywood tentam impedir o ator de sair de outras telas onde o filme está em cartaz. divertida e simpática comédia de Woody Allen)


9.  Estrada Perdida (um saxofonista suspeita da fidelidade da esposa, mas fica preocupado com vídeos entregues na porta de sua casa, mostrando que eles estão sendo observados. a esposa é encontrada morta e ele preso pelo assassinato. numa manhã ele em vez de acordar na sua cela, surge na pele de um mecânico envolvido com a mulher de um gangster, exatamente igual a sua falecida esposa. universos paralelos na versão da mente de David Lynch


10.  Mais Estranho que a Ficção (Emma Thompson é uma escritora finalizando seu melhor livro, faltando decidir-se como matar o personagem central. por outro lado, um funcionário da receita federal - Will Ferrel - começa a ouvir uma voz feminina narrando todos os seus sentimentos e percebe que ele é o personagem do livro dela e tenta desesperadamente encontrá-la para dissuadi-la a completar seu trágico final. ótimo roteiro de Zach Helm com direção de Marc Foster)


Veja ainda: "10 Filmes Narrados Sob Diferentes Pontos de Vista"

6 comentários:

  1. o único que vi dessa lista foi Persona, realmente um filme belíssimo

    ResponderExcluir
  2. Caraca, Adaptação é muito bom... eu lembro que quando eu comecei a ver o filme tava achando uma loucura, depois que comecei a entender o que estava acontecendo comecei a rir da inteligência e audácia do Kaufman... desde então eu virei fã dele.

    ResponderExcluir
  3. Persona é maravilhoso.

    Gosto bastante de filmes nesse estilo.

    Cidade dos Sonhos,que é brilhante, é outro bom exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi "Cópia Fiel", preciso ver. Assisti "Persona" esses dias, mas não gostei muito. Mas ainda sim, quero rever.

    Meu favorito dentre os listados é "A Origem".

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. À Beira da Loucura, poderia entrar nessa lista, não?

    ResponderExcluir
  6. Estrada Perdida é espetacular, na minha opinião o melhor filme de David Lynch, que aliás é meu diretor favorito ever :)

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!