terça-feira, 8 de novembro de 2011

10 Filmes Hippies



Na década de 1960, o mundo vinha de sucessivas guerras e estava, então, dividido entre comunistas e capitalistas.
Mais uma vez os jovens norte-americanos viam-se em meio a uma guerra sem sentido, desta vez contra o longínquo Vietnam. Pelo mundo, a polarização esquerda/direita provocava contestação de jovens mais bem informados, devidamente reprimidos. 
Nesse clima, surgia o movimento de contra-cultura, também conhecido por hippie ou beatnick, que pregava a paz e o amor.
Junto com eles surgiam as drogas sintéticas, que abriam as portas da percepção e deixavam as pessoas num estado de torpor e contemplação. Mais pacífico, impossível.
Esta lista traz 10 filmes do período ou sobre o período em que os hippies mudaram o mundo.


1.  Hair (um caipira americano chega a Nova York, recrutado para a guerra, quando encontra um grupo de hippies, que o adotam e convertem. musical de grande sucesso lançado em 1979, quando o movimento e aguerra já nem existiam, mas mesmo assim, muito bom. dirigido por Milos Forman, tem canções inesquecíveis e uma alegria contagiante)


2.  Zabriskie Point (uma jovem secretária idealista trabalha no deserto, para um empresário que constrói um condomínio conhece um estudante militante radical, em fuga num avião roubado. nessa paisagem, encontram outros jovens, que fazem amor nas areias e renegam o capitalismo. um filme de Michelangelo Antonioni com cenas geniais, como a lenta explosão da casa)


3.  Viagem ao Mundo da Alucinação (o filme de 1967 faz uma apologia ao LSD. Peter Fonda é um diretor de comerciais, em crise, que procura um amigo auto-intitulado guru - Bruce Dern -, que o introduz ao mundo do ácido. suas viagens incluem muita luz estroboscópica, sexo, morte, flores, dançarinas, bruxas, câmera de torturas e até um duende. o roteiro de Jack Nicholson, que não atua e a direção é de Roger Corman)


4.  Jesus Cristo Superstar (baseado num musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, o filme de 1973 traz Jesus como um hippie, em seus últimos dias, visto pelos olhos de Judas, misturando a Jerusalém do primeiro século com soldados e metralhadoras. controverso e vaguardista, o filme fez barulho)


5.  Sem Destino (dois hippies - Dennis Hopper e Peter Fonda - atravessam o país, de Los Angeles a Nova Orleans, incorporando o espírito de liberdade e encarando o preconceito. clássico da contra-cultura e símbolo daquela geração, foi indicado aos Oscars de roteiro e ator coadjuvante - Jack Nicholson)


6.   Across the Universe (um jovem inglês de Liverpool decide ir para os EUA em busca de seu pai. lá torna-se amigo de um estudante rebelde e apaixona-se por sua irmã, uma ativista envolvida com protestos contra a guerra do Vietnan, numa comunidade onde tem experiências psicodélicas. musical de Julie Taymor, baseado em belas canções dos Beatles)


7.  O Abilolado Endoidou (quem endoidou foi o tradutor do título original "I Love You, Alice B. Toklas!". um advogado judeu careta, de casamento marcado com sua secretária, conhece uma garota hippie, que o faz repensar seus valores e ver a vida de uma maneira diferente, principalmente depois de experimentar seus bolinhos psicodélicos. comédia simpática com o grande Peter Sellers)  


8.  Wood e Stock, Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (o filme começa em 1972, quando os heróis do cartunista Angeli -  incluindo seus amigos Rê Bordosa, Lady Jane, Nanico e Meia-Oito - eram jovens hippies vivendo intensamente o 'flower power'. 30 anos depois, carecas e barrigudos, os dois têm dificuldades de se adaptar ao mundo moderno. bons personagens num desenho que poderia ser bem melhor)


9.  The Doors (biografia da banda surgida nos anos 1960, comandada pelo genial vocalista e poeta Jim Morrison - Val Kilmer em seu melhor momento -, que viveu e embalou o auge do movimento de contra-cultura. o próprio nome do grupo faz referência ao uso de LSD pregado pelo guru Timothy Leary. um dos melhores filmes de Oliver Stone)


10.  Aconteceu em Woodstock (um jovem designer de interiores de Nova York, empolgado com os primeiros movimentos gays, tem que voltar ao interior para ajudar no decadente hotel da família e acaba envolvido na organização do festival de Woodstock, o evento símbolo da geração hippie. bom filme de Ang Lee, com uma ótima recriação de época)


Veja ainda: "10 Meta Filmes"

8 comentários:

  1. Desses filmes, infelizmente, vi apenas três, mas como o assunto me interessa - gosto desse período histórico-político - vou tentar vê-los mais.

    Boa lista!

    ResponderExcluir
  2. E aí, Armando. Vi que você fez a lista sobre mentirosos que eu sugeri. Se não for abusar muito eu queria sugerir uma outra lista sobre aqueles filmes que se passam em periferias negras americanas, como "Os donos da rua", "Sexta-feira em apuros" ou "Perigo a sociedade (Menace II Society)".

    Augusto

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa lista parabéns pelo ótimo blog! daí so vi hair e across the universe, muito bons os dois, em especial Hair, pretendo ver mais alguns desses.
    E uma sugestão: 10 filmes de Lars Von Treir
    abs :)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Hair é o melhor. Adoro este musical! Estou com Aconteceu em Woodstock em casa, mas ainda não vi =(

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de Hair e Aconteceu em Woodstock.
    Wood e Stock... merece ser visto pelo menos em respeito aos personagens.
    The Doors e Sem Destino são os melhores.

    ResponderExcluir
  6. Qual é esse que tem um casal de baixo d'água? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adrya,
      É o 'Across the Universe", o número 6 da lista.
      Abs!!!

      Excluir
  7. Qual desses filmes termina com um discurso de um político, eu acho... nele envolve sexo explícito, mortes misteriosas e um grupo de mais ou menos 6 pessoas (eu acho)..?

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!