terça-feira, 25 de janeiro de 2011

10 Filmes Indicados ao Oscar 2011


Saiu a lista dos indicados ao Oscar deste ano. Como sempre muitos filmes foram esquecidos, várias injustiças foram cometidas, mas mesmo assim continuamos fascinados pela premiação.
Aproveite para votar na enquete para escolher qual o seu favorito nesta disputa.
Aqui estão os 10 indicados, devidamente comentados.

1.  127 Horas (James Franco é um jovem inconsequente que vai fazer sozinho uma trilha nas montanhas de Utah e acaba preso numa rocha por dias. neste tempo ele relembra sua vida e a reinventa. belíssimo filme de Danny Boyle, com visual impressionante, bela atuação de Franco, mas deve sair sem prêmios. 6 indicações: filme, ator, roteiro adaptado, edição, música e canção

2.  O Cisne Negro (Natalie Portman é uma bailarina em busca do papel principal do Lago dos Cisnes, mas ttem que libertar-se dos recalques para encarnar o Cisne Negro. a direção impressionante de Aronofsky transforma-o quase num terror de tão angustiante e a interpretação de Natalie Portman é aposta certa para todos os prêmios do ano. 5 indicações: filme, diretor, atriz, fotografia e edição)

3.  O Vencedor (os altos e baixos na vida de um campeão de boxe e sua forte relação com o irmão, que o treina e a mãe. drama esforçado e super valorizado. deve dar o prêmio a Bale. 7 inidcações: filme, diretor - David O.Russell, coadjuvantes - Christian Bale, Amy Adams e Melissa Leo, roteiro original e edição)

4.  A Origem (um especialista em invadir sonhos e roubar informações tem a missão de introjetar uma ideia no subconsciente de um milionário. um roteiro engenhoso e uma grande diversão. como o diretor Christopher Nolan foi injustamente esquecido, deve levar apenas prêmios técnicos. 8 indicações: filme, roteiro original, fotografia, edição, direção de arte, música, mixagem sonora, edição sonora e efeitos visuais)

5 Minhas Mães e Meu Pai (um casal de lésbicas confronta-se com as crises conjugais e a adolescência dos filhos que querem saber quem é seu pai biológico. um filme simpático, mas que não merecia esta indicação. 4 indicações: filme, atriz - Annette Bening, ator coadjuvante - Mark Ruffalo e roteiro original)

6.   O Discurso do Rei (a história do rei George VI, sua inesperada ascensão ao trono e a descrença da sociedade em sua capacidade de governar, por conta de sua gagueira nervosa. corre por fora como azarão, tem chances de levar o prêmio principal, mas deve se contentar com o de melhor ator. 12 indicações: filme, diretor - Tom Hooper, ator - Colin Firth, coadjuvantes: Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter, roteiro original, fotografia, edição, direção de arte, figurino, música e mixagem de som)

7.   A Rede Social (um filme ágil e empolgante de David Fincher sobre a criação do website Facebook e as relações entre seus criadores. o grande favorito ao prêmio, deve levar pelo menos quatro. 8 indicações: filme, diretor - David Fincher, ator - Jesse Eusenberg, roteiro adaptado, fotografia, edição, música e mixagem sonora)

8.  Toy Story 3 (animação supervalorizada da Pixar, contando agora a história dosdestino dos brinquedos quando o garoto sai da escola para a universidade. bonitinho, mas não é para tanto. deve levar animação e algum técnico. 5 indicações: filme, roteiro adaptado, animação, canção e edição sonora)

9.  Bravura Indômita (refilmagem do clássico faroeste que deu o Oscar a John Wayne. após a morte do pai, uma jovem contrata um xerife para caçar seu assassino e exige fazer parte da busca. a maior surpresa do Oscar, corre por fora, mas com poucas chances. 10 indicações: filme, diretor - Joel e Ethan Coen, ator - Jeff Bridges, atriz coadjuvante - Hailee Steinfeld, roteiro adaptado, fotografia, direção de arte, figurino, edição sonora e mixagem de som) 

10.  O Inverno da Alma (uma garota de 17 anos tem que encontrar o pai desaparecido, para tentar salvar a casa da família. uma pobreza que raramente vemos em filmes americanos e uma interpretação espetacular da jovem Jennifer Lawrence, que não deve levar o prêmio, mas ganhou visibilidade. 4 indicações: filme, atriz, ator coadjuvante - John Hawkes, roteiro adaptado)   

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

10 Filmes Indicados ao Framboesa de Ouro 2011



Todos os anos desde 1980, um dia antes da entrega dos Oscars, é entregue o troféu Golden Raspberry (Framboesa de Ouro) aos piores do ano que passou.
Alguns atores e diretores levam na esportiva e vão até buscar seus prêmios, como Sandra Bullock, premiada no ano passado.
Esta lista traz 10 filmes indicados ao prêmio deste ano, incluindo os indicados à pior filme do ano. Confesso que vi apenas dois da lista e conto com seus comentários.


1.  Caçador de Recompensa (um caçador de recompensas azarado descobre que seu próximo trabalho é procurar e prender sua ex-esposa e acaba envolvido num misteriosos caso de assassinato. eu não vi, mas meu amigo Roger Ebert viu e detonou com o filme e pergunta: "se você fosse pagar os salários de Gerard Butler e Jennifer Anniston, não iria colocá-los num filme melhor?". indicado para: pior filme, ator, atriz e casal)


2.  Eclipse (a saga Crepúsculo é a razão dos Razzies existirem nos últimos anos. assisti o primeiro filme e bastou para não ver e não gostar deste terceiro e das infinitas continuações que virão. indicado para: pior filme, diretor, roteiro, ator - Pattison e Lautner -, atriz, ator coadjuvante, pior elenco e pior sequência. Ganhou: Pior Ator Coadjuvante - Rathbone)


3.  O Último Mestre do Ar (classificado pela crítica como um dos piores filmes já feitos, comprovando a incrível decadência do diretor M.Night Shyamalan. fico pensando como alguém foi louco o bastante para colocar 150 milhões de dólares na mão dele, o filme, baseado nos quadrinhos Avatar, até foi bem na bilheteria, mas não se pagou. também não vi, porque não sou masoquista. indicado para: pior filme, diretor, roteiro, coajuvantes - Nicola Peltz, Dev Patel e Jackson Rathbone -, pior uso do 3D, pior elenco e pior prequel. Ganhou: Pior Filme, Pior Ator Coadjuvante - Rathbone, Diretor, Roteiro, Pior Uso de 3D)


4.  Sex and the City 2 (puxa, esse eu vi! reconheço que é mesmo constrangedor constatar o envelhecimento das "meninas", o roteiro é forçado e cheio de apelações, a Liza Minnelli faz uma ponta ridícula, mas não consigo deixar de gostar delas. indicado por: pior filme, diretor, roteiro, atriz - as quatro juntas -, atriz coadjuvante - Liza -, pior elenco e pior sequência. Ganhou: Pior Atriz - as quatro, Pior Elenco, Pior Sequência)


5.  Os Vampiros que se Mordam (o que pode ser pior que essa onda de filmes de vampiros que inunda o cinema e a televisão? uma sátira sobre eles... indicado para: pior filme, diretor, roteiro e pior sequência ou derivado)


6.  Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família (só pelo título nacional já merecia uma indicação - o original é bem melhor, Little Fockers -, uma franquia caça-níqueis que continua fazendo sucesso, quem pode culpá-los? indicado para: pior roteiro e atrizes coadjuvantes - Jessica Alba e Barbra Streisand. Ganhou: Pior atriz coadjuvante - Alba)


7.  Fúria de Titãs (outro que assisti e nem achei assim tão ruim... se comparado com o original de 1981, que tinha efeitos mambembes. conta a história de Perseus, filho de Zeus, que embarca numa jornada à terra dos mortos, para enfrentar Hades. indicado como pior remake e pior uso de 3D)


8.  Os Mercenários (a história de um grupo de mercenários, classsificados como dispensáveis, que tem como missão combater um ditador na América Latina. Sylvester Stallone juntou uma turma de brucutus famosos e aposentados e veio para o Brasil filmar este remanescente dos anos 1980. dizem que nem é tão ruim, mas eu prefiro não conferir. indicado para: pior diretor)


9.  Idas e Vindas do Amor (a fórmula conhecida de histórias paralelas não funciona bem nessa comédia romântica sobre o dia dos namorados e os relacionamentos de solteiros e casais. o elenco bonitinho, mas fraco, garantiu as quatro indicações para: pior ator - Taylor Lautner e Ashton Kutcher, atores coadjuvantes - Jessica Alba e George Lopez. Ganhou: Pior Ator - Ashton, Pior atriz coadjuvante - Alba)



10.  Jonah Hex, Caçador de Recompensas (baseado nos quadrinhos da DC Comics, conta a história de um pistoleiro - Josh Brolin -, que tem metade do rosto desfigurado e usa uniforme do exército confederado que luta contra um fazendeiro que quer vingança pelo filho morto. o filme foi ridicularizado até nos EUA e parece ter merecido as indicações para: pior atriz - Megan Fox - e pior casal)


Veja o resultado da Enquete:




Veja a lista completa dos indicados, clicando aqui.


Veja ainda: "10 Filmes dos Piores Atores e Atrizes do Framboesa de Ouro"

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

10 Filmes de Estrelas de Séries de TV que Fizeram Sucesso no Cinema



Não faz muito tempo, fazer seriados de televisão era o fim de qualquer pretensão artística de um ator dito "sério".
Mesmo os mais populares dificilmente conseguiam bons papéis no cinema.
Mas alguns poucos atores e atrizes quebraram essa escrita, tendo feito sucesso no cinema, depois de terem se destacado por papéis em series de televisão.
Esta lista traz 10 dessas estrelas e 10 de seus filmes de destaque.


1.  Bruce Willis - Duro de Matar (conhecemos Bruce na pele do detetive David Addison de 'A Gata e o Rato' - 'Moonlighting'. a partir daí foi para as telas grandes e fez filmes que faturaram juntos quase 3 bilhões de dólares, com destaque para a série Die Hard)


2.  Helen Hunt - Melhor é Impossível (famosa como Jamie Buchman de 'Mad About You', que lhe valeu 14 prêmios e 20 indicações, fez vários bons filmes e ganhou o Oscar pelo papel de uma garçonete e mãe, que se envolve com um problemático Jack Nicholson)


3.  Michael J. Fox - De Volta para o Futuro (na década de 80 se destacou como o certinho e precoce Alex Keaton de 'Caras e Caretas' - 'Family Ties' - pelo qual ganhou três Emmys e um Golden Globe. mas foi estrelando os filmes de Robert Zemeckis que se tornou uma estrela de cinema)


4.  George Clooney - Onze Homens e um Segredo (todos o conhecemos como o Dr.Ross da série 'Plantão Médico' - E.R. -, mas no cinema encontrou seu lugar, dirigindo e estrelando filmes de grande sucesso como a série de filmes de Danny Ocean e seus amigos)


5.  Robin Williams - Bom Dia Vietnã (o comediante Williams apareceu como um extraterrestre na horrenda série 'Mork & MIndy', grande sucesso nos EUA entre 78 e 82, que lhe deu até um Golden Globe. no cinema tornou-se um astro com filmes que faturaram quase 3 bilhões de dólares e este ótimo papel que lhe deu sua primeira indicação ao Oscar)


6.  Pierce Brosnan - 007 Contra Goldeneye (o irlandês Brosnan ficou famoso como o detetive fictício 'Remington Steele', uma ótima série dos anos 80, que fez sucesso por aqui. por este papel chamou a atenção dos produtores de 007 que o convidaram para viver o herói em quatro filmes)


7.  Clint Eastwood - Os Imperdoáveis (Clint dispensa apresentações, mas antes de ir para a Itália fazer os faroestes de Sergio Leone ele era conhecido como o cowboy Rowdy Yates da série 'Rawride' entre 1959 e 1965. pelo seu faroeste sobre cowboys aposentados, ganhou o Oscard e diretor e filme, além de ser indicado como ator)


8.  Johnny Depp - Piratas do Caribe, a Maldição do Pérola Negra (Depp era um policial com cara de criança infiltrado nas escolas rastreando crimes na série 'Anjos da Lei' - '21 Jump Street' - antes de tornar-se alter-ego de Tim Burton e de fazer mais de um bilhão e receber uma de suas indicações ao Oscar como um pirata excêntrico na franquia 'Piratas do Caribe')


9.  Ashton Kutcher- O Efeito Borboleta (@aplusk é uma autêntica celebridade moderna e também um ator de sucesso no cinema. surgiu como o Kelso na série 'That '70s Show' e logo foi catapultado às telonas. está muito bem nesta ótima ficção científica sobre um jovem que tem o poder de modificar o passado e, consequentemente, o futuro)


10.  Michael Cera - Scott Pillgrim contra o Mundo (Cera é um dos nomes quentes da nova geração. chamou a atenção aos 15 anos como o George-Michael Bluth na cult-série 'Arrested Development' e logo chegou ao cinema com ótimos filmes, entre eles a também cult história de um rapaz que tem que lutar contra os sete malvados ex-namorados de sua garota)



Menção honrosa: Will Smith, que surgiu como o 'Fresh Prince of Bel-Air' ('Um Maluco no Pedaço') e hoje é um dos astros mais bem pagos de Hollywood, com cachê fixo recorde de 28 milhões de dólares em 'Eu, Robô'


Outros que estão no caminho certo são Mia Kunis (That '70s Show), Joseph Gordon-Levitt (3rd Rock From the Sun)Jenniffer Aniston (Friends). Já Leonardo DiCaprio (Growing Pains) entra no grupo dos que não chegaram a ser astros na TV. Além deles, destaco as dezenas de estrelas do show 'Sathurday Night Live', que não é bem uma série, mas produziu quase todos os melhores comediantes americanos do cinema nos últimos 30 anos.


Veja também: "10 Filmes com Vários Atores Fazendo o Mesmo Papel"

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

10 Filmes com Chuva



Filmar sob chuva não é muito fácil, mas plasticamente é muito interessante.
Alguns filmes utilizaram a chuva como recurso em cenas capitais.
Esta lista traz 10 desses filmes. Confira e sugira mais alguns!


1.  Cantando na Chuva (é pensar em chuva e logo vem a imagem de Gene Kelly dançando e cantando. no delicioso musical de Stanley Donnen, a chuva era feita de água e leite para dar um efeito melhor, mas acabou encolhendo o terno de lã de Kelly. um dos filmes mais agradáveis do cinema)


2.  Mar em Fúria (baseado em fatos reais, uma tempestade gigantesca que atingiu o Atlêntico Norte e que colheu um barco de pesca em alto mar, bem no meio de sua rota. nesta boa aventura de Wolfgang Petersen, a tempestade é a vilã e principal personagem)


3.  Blade Runner (na Los Angeles futurista de Ridley Scott, a chuva é uma presença intermitente, nas ruas ou escorrendo entre o papel e a parede. deixa o filme com uma luz escura, mais próxima dos filmes noir que o inpiraram)


4.  Depois da Chuva (um ronin desempregado, viajando com a esposa, é obrigado a parar numa hospedaria por causa de uma tempestade. a enchente deixa o lugar destruído e ele decide ajudar, indo buscar comida e acaba sendo convidado para ser o mestre dos lutadores do feudo local. um roteiro de Akira Kurosawa, dirigido por seu assistente Takashi Koizumi)


5.  A Ilha do Medo (dois agentes federais vão a um sanatório numa ilha investigar o suposto desaparecimento de uma paciente e ficam isolados por causa de uma tempestade. no filme de Scorsese nada é o que parece e tudo tem um significado, inclusive a forte chuva)


6.  Magnólia (a vida de nove personagens se cruzam pelo destino num dia no vale de San Fernando, na Califórnia. a chuva de Paul Thomas Anderson é a mais original e faz referência ao exôdo bíblico)


7 Psicose (uma tempestade faz uma mulher perder-se e abrigar-se num hotel deserto de beira de estrada, onde encontrará um destino trágico. Hitchcock sabia como cercar suas vítimas)


8.  Bonequinha de Luxo (a sequência final, toda sob forte chuva, parece lavar o passado e iniciar uma nova história para os protagonistas. Audrey está no auge de sua beleza, seca ou molhada)


9.  Identidade (uma violenta tempestade obriga um grupo de pessoas a se abrigar num motel isolado. o alívio de estarem no seco logo se torna um pesadelo, quando um a um começam a ser assassinados. um filme de suspense que poderia ser convencional, mas desenvolve-se com originalidade, com ótimo elenco e bem dirigido por James Mangold)


10.  Tempestade (uma forte tempestade causa o rompimento de uma represa e uma inundação numa pequena cidade. no meio da água, Morgan Freeman executa um assalto a um carro forte. o diretor e ex-fotógrafo dinamarquês Mikael Solomon faz as cenas impressionantes  da inundação, mas o roteiro não é lá essas coisas)


Veja também: "10 Filmes com Vento"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

10 Filmes sobre o Mercado Financeiro



O mercado financeiro, os bancos, a bolsa de valores são um enigma para quase todos nós.
Pouca gente realmente entende o que se passa naquela gritaria por um dinheiro que nem parece ser real. 
Mas esse jogo caro e perigoso influencia nossas vidas e cria milionários da noite para o dia.  
O cinema soube captar um pouco da pulsação do dinheiro em alguns filmes. Veja uma lista com 10 deles.


1.  Wall Street (Charlie Sheen é um jovem corretor da bolsa de Nova York, que é contratado por seu ídolo, o ganancioso bilionário Gordon Gekko - Michael Douglas vencedor do Oscar -, que o contrata para utilizar as conexões de seu pai, um líder sindical, e conseguir informações privilegiadas e ilegais. um retrado da era dos yuppies de 1987, onde o dinheiro valia mais que a ética. um filme empolgante de Oliver Stone, que cativa apesar do tema árido)


2.  Wall Street 2, o Dinheiro Nunca Dorme (interessante continuação, até para constatar as mudanças do mundo financeiro 23 anos depois. Gekko esteve preso por anos e tenta reconstruir seus negócios. sua filha está namorando um jovem corretor, que ganha seu primeiro cheque grande, trabalhando para um magnata envolvido nos escândalos de 2008)


3.  A Fraude (Ewan McGregor é um ambicioso funcionário de um tradicional banco inglês, que se destaca e é enviado para Jakarta, onde começa a envolver a instituição em arriscadas e aparentemente lucrativas operações de crédito, mas que acabam levando o banco à falência, num dos maiores desastres financeiros da história. baseado num caso incrivelmente real)


4.  Psicopata Americano (Christian Bale é um bem sucedido corretor de Wall Street e nas horas vagas é um serial killer. um olhar irônico e violento sobre os yuppies da década de 80, baseado num livro de Bret Easton Ellis. bom filme)


5.  Selvagens em Wall Street (uma sátira baseada em fatos reais sobre a aquisição da RJRNabisco pelo seu próprio presidente, disputando-a com outros empresários gananciosos, após as ações baixarem de valor por conta de um fracasso. ótimo telefilme de Glenn Jordan, premiada com dois Golden Globes em 1994)


6.  Enron, Os Mais Espertos da Sala (um documentário indicado ao Oscar sobre os executivos da sétima maior empresa dos EUA, cujos executivos desviaram mais de 1 bilhão de dólares, deixando acionistas e funcionários sem nada, num dos maiores escândalos da história. imperdível)


7.  O Primeiro Milhão (Giovanni Ribisi é um jovem trambiqueiro que montou um cassino em seu apartamento e sonha ganhar seu primeiro milhão. consegue um emprego como corretor de uma firma suspeita, que o faz ganhar muito dinheiro vendendo ações de empresas que não existem. assistível, com apesar de Ben Affleck)


8.  Trocando as Bolas (Eddie Murphy é um mendigo, transformado em investidor de Wall Street por conta de uma aposta de dois milionários. utilizando seu senso comum das ruas, proporciona enormes lucros para os dois, mas ele descobre a aposta e junto com o sobrinho deles, faz uma jogada arriscada com ações de suco de laranja para que eles mesmos ganhem. comédia dos bons tempos de Murphy)


9.  Com o Dinheiro dos Outros (Danny DeVito é um frio corretor especializado em comprar empresas em apuros, fazendo jogadas desonestas na bolsa de valores. tentando comprar uma empresa familiar, se apaixona pela filha do dono, uma advogada e terá que escolher entre o dinheiro e o amor. bom filme, pouco conhecido)


10.  À Procura da Felicidade (a história real de um pai de família desempregado consegue a chance de estagiar por seis meses numa grande firma de corretores sem salário, mas para isso passará por enormes dificuldades, perderá a esposa e terá que cuidar do filho pequeno. o preço do sonho americano, num filme comovente e uma interpretação excelente de Will Smith)


PS: (filmes vistos depois desta lista ter sido publicada)


11.  Trabalho Interno (excelente documentário, indicado ao Oscar sobre a crise de 2008 nos EUA e no resto do mundo, começando pelos primeiros sinais na Islândia)


12.  Grande Demais para Quebrar (dramatização da véspera da crise de 2008, tendo como protagonistas os players reais do mercado de então. ótimo filme da HBO)


13.  Margin Call, o Dia Antes do Fim (sobre os bastidores do princípio da crise financeira de 2008. eletrizante)


14.  O Eclipse (sobre a bolsa romana do começo dos anos 1960, clássico de Michelangelo Antonioni)


Veja também: "10 Filmes sobre Multimilionários"