segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

10 Filmes de Natalie Portman



Natalie Hershlag nasceu em Jerusalém, em 9 de junho de 1981, filha de um médico israelense e uma artista americana e mudou-se para os EUA muito cedo.
Aos 11 anos foi descoberta numa pizzaria em Nova York e iniciou uma carreira de modelo, mas logo decidiu o que queria era atuar. Em 1994 estrela seu primeiro filme, 'O Profissional' de Luc Besson.
Em meio à carreira, ela conseguiu tempo para concluir seu curso de psicologia na prestigiada universidade de Harvard.
Aos 30 anos, Natalie já coleciona 20 prêmios, entre eles o Oscar de melhor atriz e mais 43 indicações.
Esta lista traz 10 dos melhores filmes da atriz.


1.  Cisne Negro (uma bailarina consegue o papel principal no Lago dos Cisnes. Ela se sai bem como o recatado cisne branco, mas terá que vencer as inibições e recalques para alternar a personalidade agressiva do cisne negro. o diretor Darren Aronofsky transforma o filme num pesadelo aflitivo e genial. Natalie ganhou seu merecido Oscar pelo papel)


2.  Closer, Perto Demais (um quadrado amoroso, onde Natalie vive uma misteriosa stripper americana recém chegada em Londres, que tem um romance com um escritor, que por sua vez mantém um caso com uma mulher casada com um dermatologista. em algum momento, seus caminhos irão se cruzar. a bela composição da personagem de Portman lhe valeu um Golden Globe de coadjuvante e sua primeira indicação ao Oscar. belo filme de Mike Nichols)


3.  Hora de Voltar (depois de anos de ausência um ator volta à sua cidade natal por ocasião da morte de sua mãe. ele aproveita a visita para deixar de tomar lítio, do qual já era dependente e vê a realidade com outros olhos. lá conhece uma garota - Natalie -, que é seu oposto, uma pessoa alegre e destemida. ótima estreia na direção de Zach Braff, também protagonista do filme)


4.  V de Vingança (na Inglaterra totalitária de 2020, um anarquista luta pela liberdade usando uma máscara. ele resgata uma jovem prestes a ser estuprada e morta pela polícia política. logo ela se tornará uma valiosa alida na sua luta. Natalie raspa o cabelo e se destaca nesta ótima adaptação de HQ, roteirzada e produzida pelos irmãos Wachowski, de Matrix)


5.  Free Zone (Natalie é uma americana, filha de pai judeu, que foge após romper o noivado e brigar com a família do noivo num hotel em Jerusalém. ela toma um táxi e pede à motorista que a leve para qualquer lugar e esta acaba levando a turista para fora do território israelense, na fronteira da Jordânia para cobrar uma dívida. road-movie razoável, dirigido por Amos Gitai, com Natalie, provavelmente buscando suas origens)


6.  Star Wars, a Ameaça Fantasma (na primeira parte da trilogia que originou a saga Guerra nas Estrelas, Natalie surge como a jovem rainha Amidala, que viria a ser a mãe de Luke Skywalker e da princesa Leia. participar da série de George Lucas era a melhor forma de entrar para a história do cinema) 


7.  O Profissional (Jean Reno é um matador profissional que conhece uma garota de 11 anos de idade, que vive com sua família problemática, até que eles são mortos por policiais corruptos. ela então pede a ele que lhe ensine o ofício de matar, para que possa vingar-se. estreia impressionante da atriz, num bom filme do francês Luc Besson)


8.  Entre Irmãos (dois irmãos muito diferentes, um é o responsável militar e respeitado pai de dois filhos, o outro é mais jovem e carismático. quando o mais velho desaparece em ação no Afeganistão, cabe ao irmão cuidar da sua família e ele acaba se envolvendo com a cunhada, com consequências... Natalie está ótima neste remake americano do filme da dinamarquesa Suzanne Bier)


9.  A Outra (Natalie vive seus dias de rainha, na pele de Ana Bolena, esposa de Henry VIII, que disputa a atenção do rei com sua irmã mais jovem - Scarlett Johansson -, numa perigosa rivalidade. ritmo de novela, num filme superficial)


10.  Em Qualquer Outro Lugar (Natalie é a filha adolescente e racional de Susan Sarandon, uma mãe sonhadora, que cansada do segundo marido, arrasta a filha para tentar a vida na glamurosa Beverly Hills. aos 17 anos, Natalie rouba a cena) 


Veja ainda: "10 Filmes indicados ao Framboesa de Ouro 2011"

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

10 Filmes de Monstros Gigantes



Os monstros sempre fizeram parte da nossa imaginação, no mínimo desde a mitologia grega.
A eles eram atribuídas das catástrofes naturais às perdas pessoais. 
Os monstros representavam tudo o que acontecia de ruim.
Esta lista traz 10 filmes com esses monstros enormes, que nutriram a fantasia de gerações.


1.  King Kong (considerado o melhor filme de monstro da história, este clássico de 1932 assombrou o mundo. a história todo mundo conhece: uma equipe de cinema vai filmar numa ilha tropical e encontram um gorila gigante, adorado pelos nativos e que se apaixona pela estrela loira - Fay Wray. eles o capturam e levam para Nova York, onde exibem num circo. clássico refilmado em 1976 e 2005)


2.  The Troll Hunter (interessante filme norueguês, que narra em tom documental uma caçada pelos lendários monstros mitológicos. como em 'A Bruxa de Blair', 2 HDs contendo quase 150 horas de filmagens teriam sido encontrados sem a equipe. nos vídeos, um grupo de estudantes segue um misterioso caçador de ursos, que na verdade está em busca de trolls, a serviço do do governo. o roteiro é bem coerente e, mesmo com a premissa absurda, prende a atenção)


3.  O Hospedeiro (um monstro emerge do rio Han em Seul, atacando a população e leva uma garotinha, cuja família vai toda atrás dele para salvá-la. surpreendente filme coreano de 2006, dirigido pelo ótimo Joon-ho Bong, fez enorme e merecido sucesso)


4.  Godzilla vs o Monstro da Poluição (Godzilla é um monstro japonês, criado em 1958 pela ToHo, como um monstro mutante que surge da radiação nuclear. em alguns filmes ele é o vilão e em outros, como neste, ele é o herói, enfrentando o monstro Hedorah que surge da poluição e destrói o Japão. o menininho que descobre o monstro ainda faz campanha pela preservação do meio-ambiente em 1971. um monstro à frente do seu tempo, estrelou dezenas de aventuras, incluindo uma superprodução americana)


5.  Meu Monstro de Estimação (às margens do lago Ness, na Escócia, um garoto encontra um ovo grande e leva escondido para casa. do ovo nasce um bichinho simpático e brincalhão, mas que cresce 10 vezes o seu tamanho por dia e logo terá que se esconder no lago. simpática aventura juvenil, que vale uma olhada)


6.  O Ataque dos Vermes Malditos (uma cidadezinha isolada no deserto de Nevada começa a sofrer estranhos abalos sísmicos, que acabam descobrindo ser devido a estranhas e rápidas criaturas subterrâneas que começam a dizimar os habitantes. um divertido filme B, que fez inesperado sucesso)


7.  Jurassic Park (um milionário constrói numa ilha um parque temático com dinossauros vivos, recriados em laboratório a partir do seu DNA. mas durante uma inspeção, as feras fogem do controle e ameaçam os humanos. mega-sucesso de Steven Spielberg, baseado em livro de Michael Crichton, que teve duas continuações)


8.  Cloverfield (um monstro ataca Nova York e destrói toda a cidade, matando a maioria dos habitantes. o mais interessante é que a história é contada sob a perspectiva de um grupo de amigos que grava os ataques e sua tentativa de fuga em vídeo, o que dá ao filme um realismo impressionante)


9.  Tropas Estelares (numa sociedade totalitária e militarista do futuro, insetos gigantes de outro planeta atacam e destroem cidades da Terra e os humanos decidem contra-atacar no planeta deles com resultados desastrosos. ficção muito violenta de Paul Verhoeven)


10.  Onde Vivem os Monstros (um garoto travesso, mandado para o quarto sem o jantar pela mãe, viaja em sua imaginação para uma ilha onde vivem simpáticos monstros, que acreditam que o menino é seu rei. deliciosa adaptatação de Spike Jonze para o clássico livro de Maurice Sendak, com belas canções de Karen O.)


Veja ainda: "!0 Filmes de Super Heróis"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

10 Filmes com Personagens Andróginos



Sabem aquelas pessoas que nós olhamos e não temos certeza se é homem ou mulher? 
Esses são os andróginos, colocados na terra para nos confundir mesmo.
Os andróginos não são necessariamente homossexuais, hermafroditas ou transexuais. Podem até ser, mas o que os define é a nossa dificuldade em identificar seu gênero.
O cinema os colocou no centro da trama muitas vezes. Aqui está uma lista com 10 filmes assim.


1.  XXY (Alex é um hermafrodita, nasceu com as características de ambos os sexos, o que para um adolescente não é nada fácil. sua família não quer que ele/ela retire os órgão masculinos e decide viver num vilarejo remoto do Uruguai. um dia, um amigo do casal, cirurgião plástico vai visitá-los, interessado no caso e leva junto seu filho de 16 anos, que acaba se envolvendo com Alex. um filme bonito e delicado, mais um ótimo exemplar do novo cinema argentino)


2.  Orlando, a Mulher Imortal (Orlando é um lorde inglês adorado pela rainha, que enfermo depois de uma desilusão amorosa, acorda com a alma de uma mulher. Tilda Swinton está ótima no papel título, nesta boa adaptação do livro de Virginia Woolf, que nunca deixava claro o sexo do protagonista)


3.  Tabu (no Japão medieval, um jovem de 18 anos é selecionado para uma tropa de elite de samurais que têm por missão defender o Shogun. mas sua beleza e androginia faz com que vários dos guerreiros se apaixonem por ele, o que termina em morte. um dos melhores filmes do grande Nagisa Oshima. imperdível)


4.  Whole New Thing (no Canadá, um garoto vive numa família liberal e hippie, foi educado em casa até os 13 anos e acaba de escrever um livro de mil páginas. ele ingressa numa escola normal e confunde os colegas com sua androginia além de chamar a atenção do mal resolvido professor de 43 anos, que vai trazer problemas a todos os envolvidos. um filme tocante sobre um assunto espinhoso) 


5.  Ziggy Stardust and the Spiders From Mars (um documentário do grande D.A. Pennebaker mostrando o último show do personagem Ziggy Stardust de David Bowie, um extraterrestre andrógino e teatral que fez dois álbuns históricos do glam rock. como diz uma letra de Bowie - 'Rebel, Rebel' que é posterior ao filme - "You've got your mother in a whirl, She's not sure if you're a boy or a girl". um marco dos anos 1970)


6.  Adeus, Minha Concubina (dois atores homens da ópera de Pequim passam a vida interpretando o rei e sua concubina, ele têm um relacionamento, que ao longos dos anos é entrecortado por ciúmes e separações. como na Inglaterra de Shakespeare, as mulheres não podiam atuar, cabendo aos homens, mais andróginos e bonitos, os papéis femininos. ótimo filme chinês de Chen Kaige)


7.  Victor ou Victória? (na Paris de 1934, uma cantora lírica desempregada - Julie Andrews - se faz passar por um conde transformista para ser contratada para shows, mas tudo se complica quando um gangster se apaixona por ela/ele/ela... enfim, uma confusão de gêneros numa comédia musical deliciosa de Blake Edwards)


8.  Constantine (qual é o sexo dos anjos? nas artes, como no cinema, eles costumam ser retratados como seres andróginos. nesta aventura fantástica sobre um detetive sobrenatural que desce ao inferno. um dos destaques do filme é o arcanjo Gabriel, interpretado - de novo - por Tilda Swinton, mais andrógino impossível)


9.  Hedwig: Rock, Amor e Traição (Hedwig é uma cantora de rock que nasceu homem na Alemanha Oriental, mas que se apaixona por um recruta americano que quer casar com ele, mas para imigrar ele terá que trocar de sexo, mas a operação não dá muito certo... dirigido e estrelado por John Cameron Mitchel, que também estrelou e estrelou a montagem teatral)


10.  Dzi Croquettes (documentário sobre o pouco lembrado, mas genial grupo teatral, que nos anos 1970 chocou a ditadura e encantou o público, com homens vestindo-se de mulher, numa caricatura debochada e inteligente. o filme resgata a importância e o talento deles)


Veja ainda: "10 Filmes de Troca de Sexo"

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

10 Filmes sobre Diamantes



O diamante é um derivado do carbono, formado sob pressão e temperaturas altíssimas do centro da Terra durante milhões de anos.
Seu brilho único e sua raridade, fez dele a mais desejada e cara das pedras preciosas.
Claro que o seu valor o colocou no centro de diversos filmes, especialmente policiais.
Esta lista traz 10 exemplos, os mais variados possíveis, da presença dos diamantes em filmes.
Estejam à vontade para lembrar de outros.


1.  Diamante de Sangue (Leonardo DiCaprio é um ex-mercenário, que contrabandeava diamantes e armas na África. Djimon Hounsou é um pescador, que é separado da família e forçado a trabalhar no garimpo de diamantes, quando encontra um raro e grande diamante rosa, que pode ser a solução ou a morte para ambos. ótimo filme, com excelentes atuações dos protagonistas)


2.  A Pantera Cor-de-Rosa (o diamante mais famoso do cinema e dá título ao filme é o centro da história de um atrapalhado detetive francês, que tenta descobrir a identidade do famoso ladrão que planeja roubá-lo. o sucesso do filme se deve ao timing de comédia Peter Sellers e do diretor Blake Edwards)


3.  Snatch, Porcos e Diamantes (Brad Pitt é um cigano de fala enrolada, que é obrigado a participar de uma luta, onde Benicio del Toro apostou o diamante do seu chefe nele. claro que isso não poderia terminar bem. deliciosa e violenta comédia de humor negro de Guy Ritchie, no melhor da sua forma)


4.  Os Diamantes são Eternos (em mais esta aventura de James Bond, da fase Sean Connery, o agente secreto é enviado à Africa do Sul para investigar uma rede internacional de contrabando de diamantes e descobre que seu arqui-inimigo está por trás de tudo com mais um plano para destruir o mundo. o título traz um erro: os diamantes não são eternos, eles se desgastam com o tempo, podem quebrar com facilidade e, o pior, podem ser queimados)


5.  Xica da Silva (na segunda metade do século 18, um representante da colônia portuguesa é mandado à Diamantina, para controlar o comércio de diamantes e apaixona-se por uma escrava - Zezé Mota -, a quem transforma na rainha dos diamantes, satisfazendo-lhe todas as extravagâncias e tornando Xica um símbolo indesejado da emancipação de negros e mulheres. filme um tanto carnavalesco e datado de Cacá Diegues, mas um grande sucesso do cinema nacional dos anos 1970)


6.  Os Quatro Picaretas (quando um valioso diamante é exposto em Nova York, um esperto ladrão - Robert Redford - é procurado por um africano que lhe explica o quanto a pedra é importante para o seu povo e encomenda seu roubo. ele então chama três amigos para ajudá-lo, mas nada sai como planejado. uma ótima comédia, com roteiro esperto de William Goldman e direção de Peter Yates)


7.  Ladrão de Diamantes (numa ilha paradisíaca do Caribe, um casal de ladrões - Pierce Brosnan e Salma Hayek -, que enriqueceu roubando diamantes vive dias de aposentadoria, até um navio de cruzeiro aportar e, nele, um dos diamantes de Napoleão, que ele nunca conseguiu roubar, mas um agente do FBI está de olho em tudo. não é grande coisa, mas tem tudo a ver com o tema)


8.  Os Homens Preferem as Loiras (duas amigas embarcam num cruzeiro em busca de um marido rico. uma delas, Marilyn Monroe, está noiva de um milionário, cujo pai não aprova seu casamento e manda um detetive ao navio pára provar que ela é infiel. na viagem ela conhece o dono de uma mina de diamantes na África e a confusão começa. a canção "Diamonds are the Girl's Best Friends" é clássica)


9.  Place Vendôme (Catherine Deneuve é a esposa alcóolatra de um famoso joalheiro francês, que se suicida e a deixa em situação financeira difícil, até o dia que descobre sete diamantes numa gaveta secreta. mas é então que seus problemas realmente começam, pois muita gente está atrás delas. Deneuve é maior que o filme)


10.  Branca de Neve e os Sete Anões (no clássico desenho da Disney, Branca de Neve é resgatada por quatro anões que são mineradores de diamante. em nenhum outro filme os diamantes brotam das paredes como aqui... "We dig dig dig dig dig dig dig in our mine the whole day through")

Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

sábado, 12 de fevereiro de 2011

10 Filmes sobre Orquestras e Maestros



Uma orquestra é um universo inteiro. 
São dezenas de músicos com seus instrumentos e histórias que, em conjunto e em harmonia produzem o mais sofisticado som produzido pelo ser humano.
Para fazer parte de uma orquestra é necessário ser virtuoso no seu instrumento e, principalmente, saber trabalhar em conjunto.
Alguns filmes passaram bem o clima de uma orquestra e aqui está uma lista com 10 deles.


1.  Ensaio de Orquestra (Federico Fellini captou como ninguém o universo das orquestras. durante o ensaio de uma sinfônica, uma equipe de televisão entrevista os músicos, revelando suas diferenças pessoais, as disputas de egos, a antipatia pelo maestro, os sindicatos e, apesar disso tudo, a harmonia da música produzida por eles. genial, como de hábito para um gênio do cinema) 


2.  O Concerto (um promissor maestro russo foi rebaixado a faxineiro pelo regime comunista por não aceitar expulsar os músicos judeus de sua orquestra. décadas mais tarde tem a chance de voltar a apresentar-se em Paris após interceptar um fax convidando o Bolshoi para um concerto. reúne músicos aposentados e os faz passar pela renomada sinfônica. boa comédia de costumes ao som de Tchaikovsky)


3.  O Maestro (Krystyna Janda é uma violinista de uma orquestra de província na Polônia e seu marido o maestro. ela é convidada a visitar os EUA, onde conhece um maestro - John Gielgud -, instável e hipocondríaco, que fora o grande amor da sua mãe. ele volta com ela à Polônia, para comandar a sua orquestra e tentar reviver nela o amor que teve por sua mãe. o marido - o ótimo Andrzej Seweryn, melhor ator em Berlin - fica ressentido por razões profissionais e pessoais. Belo e pesado filme da fase polonesa, 1980, de Andrzej Wajda)


4.  Fantasia 2000 (na ousada incursão da Disney no mundo da música clássica não poderiam  faltar as orquestras. das reais que aparecem logo na abertura às formadas por luzes, animais ou pelos próprios instrumentos animados. é um dos orgulhos do estúdio, que o relançou em versão ampliada e aprimorada em 2000. deslumbrante e importante por ajudar a popularizar a boa música)


5.  Amadeus (a incrível história do compositor Mozart, contada em flashback por seu invejoso seu concorrente Alberto Salieri - F.Murray Abraham, vencedor do Oscar - internado em um hospício. na biografia, os próprios compositores costumavam ensaiar e conduzir suas orquestras no século 18. o filme ganhou merecidos 8 Oscars, incluindo filme e direção para Milos Forman)


6.  Todas as Manhãs do Mundo (no século 17, um virtuoso músico e maestro da corte de Luís XIV - Gerard Depardieu - relembra o começo de sua carreira, supervisionado por seu rigoroso mestre Sainte Colombe - Jean-Pierre Marielle. as belas composições da época, embalam o filme de Alain Corneau, ganhador de 7 César em 1992)


7.  Odeio-te Meu Amor (Rex Harrison é um maestro que suspeita da infidelidade de sua bela esposa. enquanto ele conduz sua orquestra sinfônica imagina maneiras diferentes de lidar com a situação. quando termina o concerto, seus planos não funcionam como ele fantasiou. uma comédia deliciosa de Preston Sturgess de 1948)


8.  O Segredo de Beethoven (Ed Harris interpreta o compositor alemão em seu último ano de vida. prestes a estrear sua nona sinfonia e já praticamente surdo, a contragosto ele aceita contratar uma jovem escriba para copiar suas partituras. o auge do filme está no compositor regendo sua bela obra. bom filme)


9.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto de 11 anos que vive num orfanato e sonha reencontrar seus pais biológicos, dois músicos que se encontraram uma única vez. ele sabe que a chave para isso é a música. ele foge e passa a viver na rua,m quando é descoberto como prodígio por uma escola de música e levado a reger sua própria composição no Central Park. um conto de fadas sustentado pelo ótimo ator juvenil e pela bela canção)


10.  Mr. Holland, Adorável Professor (em 1964 um compositor - Richard Dreyfuss - decide dar aulas de música para ter tempo de compor. quando sua esposa dá a luz ao seu filho, que mais tade descobrem ser surdo, ele se envolve cada vez mais com a escola e se distancia do sonho de tornar-se um grande compositor. por outro lado, as orquestras formadas por seus alunos mais dedicados, acabam suprindo essa falta. o melhor exemplo das dezenas de filmes de orquestras escolares feitos por Hollywood)


Veja ainda: "10 Filmes de Dança"