sábado, 30 de abril de 2011

10 Filmes sobre Natação



Nós temos uma atração irresistível pela água e não perdemos a chance de voltar à ela.
Alguns filmes têm a natação, o mergulho ou as piscinas no centro da trama.
Esta lista traz 10 desses filmes.


1,  Enigma de uma Vida (Burt Lancaster é um homem que resolve percorrer o caminho da casa de um amigo até a sua nadando por todas as piscinas de seus vizinhos pelo caminho. em cada uma delas, conhecemos os moradores e ficamos sabendo um pouco da história do homem. uma alegoria do seu calvário. ótimo filme de Frank Perry, que na verdade foi finalizado por Sydney Pollack. lançado em 1968, mas pouco conhecido)


2.  Imensidão Azul (dois mergulhadores, um francês e um italiano competem entre si desde a infância passada na Grécia, quando o pai do primeiro morreu afogado. 20 anos depois eles se reencontram na disputa pelo título mundial de mergulho em Taormina. lindas imagens, linda trilha sonora, num dos melhores filmes de Luc Besson)

3.  Bem-Vindo (um garoto curdo de 17 anos não consegue entrar na Inglaterra, onde está a namorada e fica num abrigo na França com outros imigrantes. ele decide matricular-se num curso para aprender a nadar e atravessar o canal da Mancha. um drama tocante sobre o cruel problema da imigração)

4.  Campeão (na Austrália da década de 1950, dois irmão disputam na piscina a atenção e afeição do pai - Geoffrey Rush -, em competições onde se destacam como grandes nadadores rivais, enquanto a mãe - Judy Davis - tenta unir a família. drama comovente, baseada numa história real. dirigido por Russell Mulcahy em 2003)


5.  My Brother... Nikhil (tem o formato de um documentário simulado, narrado principalmente pela irmã de um brilhante nadador indiano que ganha uma bolsa para treinar, mas em seus exames de admissão constata-se que ele é HIV positivo. a partir daí perde a bolsa, é segregado pelos colegas e pela família, menos pela irmã. triste)


6.  À Cause d'un Garçon (um rapaz de 16 anos é admirado, estrela do time de natação, tem uma namorada, mas se dá conta que na verdade tem atração por rapazes. quando tem uma relação com seu novo vizinho, que é assumido, sua vida vira um inferno. bom filme francês sobre as dores do amadurecimento)


7.  Gente como a Gente (depois da morte do irmão num acidente de barco onde ele estava, um jovem - Timothy Hutton - tenta suicidar-se, para depois retomar suas atividades no coral e no grupo de natação, no qual seu irmão era o destaque. tristíssimo drama dirigido por Robert Redford, que ganhou os principais Oscars de 1980)


8.  Rompendo Barreiras (telefilme contando a dramática vida do campeão olímpico de saltos ornamentais Greg Louganis, dos maus tratos do pai a dificuldade de assumir sua homossexualidade, a descoberta de que era HIV positivo e a superação nos jogos de Seul com mais uma medalha. oficial como uma autobiografia, mas interessante por eternizar uma lenda do esporte)


9.  Swimming Pool - À Beira da Piscina (em busca de inspiração, uma escritora inglesa de suspense aceita hospedar-se na casa de campo de seu editor na França. mas no meio da noite é supreeendida pela chegada da bela filha do editor, que nadava nua e à beira da piscina, se entregava a um homem diferente a cada noite. neste filme a piscina é catalizadora da trama. bom drama de mistério de François Ozon)


10.  Mar Aberto (um casal estressado, vai relaxar num resort. quando saem numa excursão de mergulho, ficam encantados com as belezas do fundo do mar, se atrasam para voltar e são deixados para trás pelo barco em mar aberto. o filme é realista e angustiante, recheado de tubarões)


Outros filmes com natação: Raízes do Mal, Deixe Ela Entrar, O Clube do Imperador, O Seresteiro de Acapulco.

Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

10 Filmes Sádicos



Tem gente que gosta de ir no cinema para sofrer. Confesso que não é meu caso, mas não pude evitar muitos filmes sádicos feitos para cinéfilos masoquistas...
Esta lista traz 10 exemplos, mas estou certo que vocês terão muitas outras sugestões ainda mais aflitivas ou mesmo apelativas. Comentem!


1.  Audição (sete anos após a morte da esposa, um executivo com ajuda de um amigo cineasta arma uma audição para selecionar a atriz de um filme inexistente, mas na verdade é para escolher uma garota para ele. por azar, ele se interessa por uma garota bonita e misteriosa, que vai se revelar cada vez mais perigosa. as cenas de mutilação são absurdamente aflitivas, a ponto do filme virar referência no gênero. dirigido por Takashi Miike em 1999)


2.  Saló ou Os 120 Dias de Sodoma (Pier Paolo Pasolini foi direto na fonte ao adaptar livremente três contos do Marquês de Sade e trazê-los para a Itália facista da segunda guerra. num castelo, um grupo de militares submete 16 jovens a todo tipo de perversão. até hoje um dos filmes mais perturbadores do cinema)


3.  Laranja Mecânica (o líder de uma gang de arruaceiros, que vivem de barbarizar, estuprar, agredir as pessoas ao som de Beethoven numa Londres de um futuro indefinido é preso após um assalto e submetido a uma lavagem cerebral tão sádica quanto seus ataques. um clássico de Stanley Kubrick, baseado no livro de Anthony Burgess)


4.  Violência Gratuita (uma família em férias numa bela casa de campo é surpreendida por dois jovens psicopatas, que os prendem e submetem a um jogo de humilhação, medo e perversão que parece não ter fim. ótimo filme de Michael Haneke, refilmado nos Estados Unidos dez anos depois)


5.  Jogos Mortais (dois homens acordam num banheiro público acorrentados e com um cadáver entre eles. eles não sabem como chegaram lá nem como sair, até perceberem que estão sendo monitorados por um psicopata sádico. foi feito para ser lançado apenas em DVD, mas fez sucesso nos festivais e acabou sendo lançado nos cinemas e rendeu diversas continuações, nas quais só restou o sadismo cada vez mais exagerado)


6.  Louca Obsessão (um escritor sofre um acidente de carro numa região pouco habitada e é resgatada por uma enfermeira, por coincidência sua fã. na sua recuperação, a mulher tenta convencê-lo a não matar a personagem de seu próximo livro, nem que para isso tenha que recorrer a tortura sádica. mais uma boa colaboração entre Stephen King e Rob Reiner, com atuação excepcional de Kathy Bates, que levou o Oscar) 


7.  Encaixotando Helena (um cirurgião plástico fica obcecado pela beleza de uma prostituta, mas ela o rejeita e ele tenta convencê-la que foram feitos um para o outro. ela tem outros planos, mas sofre um acidente e fica nas mãos do médico, que resolve amputar seus membros para mantê-la cativa em sua mansão. uma péssima estreia na direção da filha de David Lynch, Jennifer)


8.  Irreversível (depois de ter sua namorada estuprada barbaramente, um homem e seu amigo, ex da garota vão em busca de vingança. o filme do franco-argentino Gaspar Noé é violentíssimo e contado de trás para frente, assim presenciamos a vingança antes de saber dos motivos. clássico!)


9.  O Albergue (um clássico gore, que eu não assisti, nem pretendo, mas que está na lista para não me torturarem nos comentários. três estudantes em férias na Europa em busca de diversão e mulheres gostosas vão parar num albergue da Eslováquia, onde serão torturados barbaramente. não adianta, não vou assistir, rsss)


10.  A Serbian Film (mais um filme que não vi, nem pretendo. enfim... um ex-ator pornô tenta levar uma vida normal com a mulher e o filho, mas em dificuldades financeiras ele aceita fazer um filme, que descobre ser mais degradante e mortal que poderia imaginar, mas não tem mais como fugir. a violência crescente arrebatou fãs doentes pelo mundo)


Veja ainda: "10 Filmes Amaldiçoados com Filmagens Trágicas"


Esta lista é dedicada aos amigos Camila, Alex e Ana Praconi e Ana Borges.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

10 Filmes de Quentin Tarantino



Quentin é um cara estranho, com um conhecimento enciclopédico de cinema, frequentemente atribuído ao período em que trabalhou como atendente de locadora em Los Angeles.
Seus roteiros, com um estilo próprio, fragmentados, cheios de referências e com personagens verborrágicos, trouxeram um novo sopro de criatividade ao cinema americano.
Esta lista traz 10 filmes dele, sendo os 8 que ele dirigiu e mais dois de seus melhores roteiros.


1.  Kill Bill (conta a história da vingança da Noiva/Mamba Negra - Uma Thurman - contra seus ex-parceiros do Esquadrão das Víboras Mortais, que tentaram assassiná-la no dia do seu casamento. o filme ficou com quase quatro horas e acabou sendo lançado em duas partes. já foi anunciada uma continuação, esta sim, um novo filme. violento e com lutas bem coreografadas, o filme tornou-se um cult absoluto em todo mundo)


2.  Pulp Fiction (inspirado nos livros baratos impressos em papel jornal, traz três histórias entrelaçadas e contadas de maneira não cronológica. dois mafiosos  - John Travolta e Samuel L.Jackson - vão fazer uma cobrança em nome do chefe - Ving Rhames. na outra Travolta tem que levar a mulher do chefe - Uma Thurman - para se divertir. e na terceira, um pugilista - Bruce Willis - combinou perder uma luta com o mafioso e não cumpriu sua parte do acordo. o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes)


3.  Bastardos Inglórios (na França ocupada pelos alemães na segunda guerra, um grupamento de soldados judeus-americanos encara uma missão suicida de matar com o máximo de crueldade o maior número de nazistas possível. em paralelo, uma judia que teve sua família morta por um coronel sádico, planeja uma grande vingança. violento, cruel e muito divertido)


4.  Cães de Aluguel (após um assalto a uma joalheria, um grupo de ladrões se encontra num armazém, com a polícia em seu encalço. eles não se conhecem e utilizam apenas cores como codinome. fazendo um balanço da ação, concluem que um deles os traiu. um roteiro surpreendente, que marcou a estreia de Tarantino na direção de longas)


5.  Jackie Brown (Pam Grier é uma comissária de bordo que trafica dinheiro para os Estados Unidos a mando de um traficante de armas. quando dois policiais a descobrem e fazem um acordo para ela entregar o bandido, mas ela planeja enganar todos e ficar com a mala de dinheiro. uma divertida homenagem aos filmes de blaxploitation dos anos 70)


6.  À Prova de Morte (Kurt Russell é um dublê dono de um carro indestrutível, persegue um outro carro com três lindas modelos para matá-las. primeira parte do filme 'Grindhouse', que tinha outra história - 'Planeta Terror' de Robert Rodriguez - e quatro falsos trailers - um deles,  'Machete', acabou virando longa, mas que no Brasil foi exibido isoladamente)


7.  Grande Hotel (filme composto de quatro histórias passadas em quartos de um hotelde Los Angeles na véspera do ano novo. Tarantino dirigiu o segmento 'The Man from Hollywood', onde ele mesmo interpreta o hóspede da cobertura, que apostou um carro valioso contra o dedo mindinho de seu amigo, hilário)


8.  Sin City (neste ótimo filme dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller, baseado numa graphic novel de Miller, Tarantino dirigiu uma única cena, mas que resultou numa das melhores do filme. trata-se da cena em que Clive Owen dirige e conversa com o "morto" Benício del Toro ao seu lado até serem parados por um policial. três minutos brilhantes)


9.  Um Drink no Inferno (dois bandidos irmãos - Tarantino e George Clooney - em fuga após um violento assalto a banco, atravessam a fronteira com o México e se refugiam num bar, que à noite torna-se um refúgio de vampiros e eles tentarão sobreviver do anoitecer até o amanhecer. roteiro criativo de Quentin, dirigido por sua alma-gêmea criativa Robert Rodriguez)


10.  Amor à Queima Roupa (Christian Slater abriga uma prostituta - Patricia Arquette - e vai até seu cafetão buscar suas coisas. por engano ele leva uma mala cheia de cocaína que vai ser o início de um perseguição sanguinolenta. dirigido por Tony Scott, é o primeiro roteiro de Tarantino filmado e, ouso dizer, o melhor deles. o diálogo entre Dennis Hopper e Christopher Walken é um dos melhores da história do cinema)


Veja também: "10 Filmes de Robert Altman"

sábado, 9 de abril de 2011

10 Filmes Argentinos Recentes



Uma das primeiras listas deste blog foi a de filmes argentinos, já era hora de atualizá-la com o que tem sido produzido nos últimos anos no país vizinho. Clique para ver a lista anterior.
O cinema da Argentina tem uma longa tradição, que começa no fim século 19, com os primeiros curtametragens. Curiosamente o primeiro filme feito no país,  "La Bandera Argentina" de 1897, foi filmado pelo brasileiro Federico Figner.
A maior parte dos novos filmes argentinos costumam ser mais teatrais, mais contidos, em estúdios e ambientes fechados. As tramas costumam ser mais realistas, mais próximas do cotidiano. O que não é absolutamente um demérito, muito pelo contrário, trata-se de ótimo cinema.
Esta lista traz 10 filmes lançados entre 2008 e 2010, com dez diferentes diretores e todos eles nascidos na Argentina.


1.  O Segredo dos Seus Olhos (2009 - Juan José Campanella. em 1999, um funcionário do tribunal de justiça recém-aposentado - o excelente Ricardo Darín -, resolve escrever um livro sobre um crime que ajudou a investigar 25 anos antes. ao começar a pesquisa descobre que os desdobramentos ainda não haviam acabado. um filme policial com amor, humor, política, surpresas e muita emoção, que levou um merecido Oscar de melhor filme. o ótimo diretor, não por coincidência, dirigiu diversas séries americanas importantes)


2.  Dois Irmãos (2010 - Daniel Burman. um filme cômico e dramático sobre a relação entre dois irmãos de meia idade. ele, reservado, dedicou os últimos anos a cuidar da mãe e ela a fazer trambiques imobiliários e viver além de suas possibilidades. com a morte da mãe, ela o manda para uma cidadezinha uruguaia para vender o apartamento de Buenos Aires e sanar suas dívidas. os atores Antonio Gasalla e Graciela Borges estão ótimos) 


3.  Abutres (2010 - Pablo Trapero. Ricardo Darín é um abutre, um advogado que persegue vítimas de acidentes de trânsito para receber por eles seguros e indenizações, ficando com a maior parte. ele acaba se apaixonando por uma médica plantonista, que pode ou não fazê-lo repensar seus valores. excelente filme)


4.  O Homem ao Lado (2010 - Mariano Cohn e Gastón Duprat. um arquiteto premiado e esnobe mora com mulher e filha na casa Curutchet em La Plata, única projetada por Le Corbusier na América. sua paz se acaba quando o vizinho grosseirão da casa de trás resolve abrir uma janela que dá direto para o interior da sua. um filme sobre o preconceito e as dificuldades de conviver com diferenças culturais e sociais. brilhante)


5.  Sem Retorno (2010 - Miguel Cohan. um homem atropela uma bicicleta e sai brigando com o ciclista irresponsável, minutos depois um jovem de classe média voltando de uma festa atropela o mesmo ciclista e foge. o rapaz é acobertado pela família, o primeiro motorista leva a culpa. um filme sobre caráter ou a falta dele. mais um pequeno e ótimo filme)


6.  A Mulher Sem Cabeça (2008 - Lucrécia Martel. uma mulher atropela alguma coisa numa estradinha e não para o carro para ver. a partir daí ela fica algo catatônica, presa a uma culpa que ela nem sabe se tem. simples, cheio de simbolismos e ótimo)


7.  Questão de Princípios (2009 - Rodrigo Grande. um velho funcionário tem que encarar um novo chefe, jovem e arrogante, com quem entra em conflito por conta de uma antiga revista que ele possui exatamente o número que falta à coleção do chefe, mas ele não admite negociar por preço algum. presença luminosa de Norma Aleandro como a esposa. um filme sobre o conflito entre gerações e, mais do que isso, sobre ética)


8.  A Culpa é Sua (2010 - Anahi Berneri. outro filme exemplar do cinema argentino. mais cotidiano impossível. uma mulher - a ótima Érica Rivas -, mãe de dois meninos hiperativos, trabalha em casa enquanto cuida das crianças de uma maneira quase automática. um dos garotos sofre um pequeno acidente e ela o leva para o hospital. o médico acaba desconfiando de maus tratos e aciona a polícia. se você pensa em ter filhos, veja este filme e pense melhor!)


9.  O Olhar Invisível (2010 - Diego Lerman. uma jovem é bedel de um rígido colégio portenho em 1980, que parece ser uma ilha, alheia ao movimento das ruas nos dias finais da ditadura militar. aos 23 anos, recatada e recalcada, ela se interessa por um dos garotos da escola e, por sua vez, desperta o interesse no chefe dos bedéis, um típico facistóide. como a maioria dos filmes argentinos, fala sobre muito mais do que mostra)


10.  Igualzinha a Mim (2010 - Diego Kaplan. mesmo num alívio cômico, numa comédia de costumes, o cinema argentino consegue tratar de assuntos relevantes. um adultescente de 41 anos, vive nas baladas saindo com garotas de 20 anos em média e não quer saber de compromissos. até que um dia se depara com uma filha de 23 anos que não imaginava existir e ainda por cima grávida do seu... neto. divertido)


Menções honrosas: "Leonera" de 2008 que só não está na lista porque já havia outro filme do diretor Pablo Trapero e "O Mural" de 2010, que conta a história da criação de um mural do pintor mexicano David Siqueiros na casa do mais influente editor da época.


Veja ainda: "10 Filmes Argentinos", "10 Filmes com Ricardo Darín"

terça-feira, 5 de abril de 2011

10 Filmes sobre Maus Vizinhos



Um vizinho pode ser um grande amigo, pode ser bisbilhoteiro, fofoqueiro, mas no cinema eles costumam sair de algum lugar do inferno para se acomodar ao lado dos protagonistas.
Esta lista traz 10 filmes com vizinhos problemáticos, alguns se redimem, outros muito pelo contrário. Estejam à vontade para sugerir outros títulos, pois este é um tema bastante recorrente nos filmes.


1.  O Bebê de Rosemary (um casal jovem muda-se para um prédio habitado por vizinhos no mínimo esquisitos. aos poucos o marido se envolve com eles e esposa fica sabendo que eles pertencem a uma seita de bruxos e querem que ela dê a luz ao filho do diabo. clássico de Roman Polanski dos anos 60, foi parcialmente gravado no edifício Dakota, onde morou John Lennon)


2.  Janela Indiscreta (James Stewart é um fotógrafo que quebrou a perna e está de molho em seu apartamento, tendo como passatempo xeretar a vida dos vizinhos. até que ele presencia o que imagina ser um deles matando sua esposa. suspense genial do mestre Alfred Hitchcock)


3.  El Hombre de al Lado (um premiado e esnobe arquiteto mora em La Plata com a família na famosa Casa Curutchet, única projetada pelo arquiteto Le Corbusier na América, mas seu vizinho de fundos, em busca de um "pouquinho de sol", resolve abrir uma janela em sua casa dando diretamente para a casa do arquiteto. aí aparecem as diferenças sociais irreconciliáveis. ótimo filme argentino)


4.  Beleza Americana (Kevin Spacey é um  homem casado descontente com o trabalho e a esposa, obcecado pela amiga de sua filha adolescente, que por sua vez quer que o vizinho traficante e voyeur para matar o pai. o pai do rapaz é um militar gay enrustido que está interessado no vizinho enquanto implica com o casal homossexual que vive na outra casa. a vida no subúrbio americano pode ser um perigo) 


5.  Gran Torino (Clint Eastwood é um viúvo, funcionário aposentado da Ford e ex-combatente na Coreia, que vê sua vizinhança em Detroit empobrecida e habitada por imigrantes, inclusive coreanos, que ele trata especialmente mal. um dos melhores filmes de Clint e uma de suas melhores interpretações)


6.  Os Inquilinos (nos subúrbios pobres de São Paulo, um homem mora com sua família desde sempre. na casa ao lado um senhor morava com a esposa, mas ela se separou e sublocou a casa para três jovens delinquentes que acabam com a paz da vizinhança)


7.  Meus Vizinhos São um Terror (Tom Hanks é um suburbano estressado e seu vizinho, um maníaco bélico, se unem para provar que os novos e reclusos vizinhos que mudaram recentemente para a casa em frente na verdade pertencem a um culto de canibalismo. bobagem dos anos 1980, mas bem adequada ao tema)


8.  O Suspeito da Rua Arlington (Jeff Bridges é viúvo de uma agente do FBI, morta num atentado terrorista, que mora com o filho e a namorada numa pacata rua de Washington. num aparente acidente com fogos, ele socorre o filhos de seus novos vizinhos e faz amizade com eles. mas o comportamento suspeito deles logo desperta sua paranoia)


9.  A Casa Monstro (um garoto de 12 anos começa a observar da janela de seu quarto a casa da frente, onde vive um senhor mal humorado que destroi qualquer brinquedo que invada seu espaço. logo o velho e sua esposa também desaparecem e o garoto começa a desconfiar da própria casa. animação da Amblin, mais adequada a crianças, mas assistível)


10.  A Hora do Espanto (um rapaz, fã de programas de terror na tv, vê seu novo vizinho mudarem durante a noite, trazendo com ele um caixão. o vizinho vive trazendo mulheres para a casa, o que faz o rapaz desconfiar que se trata de um vampiro e chama o apresentador da série de terror para ajudá-lo a investigar. grande sucesso dos anos 1980, divertido até hoje)


Veja ainda: "10 Filmes com Natalie Portman"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails