sexta-feira, 24 de junho de 2011

10 Filmes Gays Brasileiros


O cinema nacional era curiosamente tímido com a temática gay.
Eram poucos os filmes que tem homossexuais no centro da trama, embora fosse normal encontrá-los em personagens coadjuvantes, muitas vezes como "alívio cômico".
Mas de algum tempo para cá, a temática tornou-se mais presente, por isso atualizei esta lista de 10, acrescentando outros filmes lançados recentemente.
Confira e sugira outros filmes que você conheça.






0.  Eu Não Quero Voltar Sozinho (incentivados pelo festival Mix Brasil, vários curta-metragens foram produzidos com temática LGBT. um dos melhores, vencedor do festival em 2010, é este do diretor Daniel Ribeiro. uma história linda e delicada sobre um garoto cego de 15 anos que descobre o amor com seu colega de classe)

1.  Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (a maioria das versões longas de curtas de sucesso não funciona, mas aqui o diretor e roteirista Ribeiro pode dar o ritmo necessário para que a história se desenrolasse. o resultado é um filme simples e singelo. ganhou dezenas de prêmios internacionais, incluindo o "teddy Bear" do festival de Berlin e será o representante do Brasil no próximo Oscar)

2.  Praia do Futuro (Wagner Moura é um salva-vidas em Fortaleza, que ao tentar sem sucesso salvar um turista do afogamento, conhece um amigo dele, um motoqueiro alemão, com quem tem uma relação e com quem se muda para Berlin, deixando para trás o irmão pequeno. anos mais tarde, o irmão - Jesuíta Barbosa - vai atrás dele. um filme sobre fraternidade e sobre a busca de sentido na vida. seco e angustiante, o melhor filme de Karim Aïnouz)

3.  Teus Olhos Meus (um produtor musical em crise no relacionamento com outro homem, sai de casa e conhece um jovem músico com quem se identifica profundamente. com o tempo eles acabam tendo uma relação forte, que vai mudar a vida deles. corajoso, com bons atores e bom roteiro, um filme que merece atenção)


4.  Madame Satã (biografia do lendário criminoso da Lapa carioca nos anos 30. negro, pobre, travesti, malandro, artista, presidiário... uma interpretação memorável de Lázaro Ramos, num ótimo filme de Karin Aïnouz)


5.  Elvis e Madona (uma história de amor inusitada entre uma entregadora de pizza lésbica e uma cabeleireira travesti, que sonha produzir um show de teatro de revista. comédia romântica original passada em Copacabana com seus tipos mais "diferenciados")


6.  Do Começo ao Fim (dois meio-irmãos são muito próximos desde a infância sob o olhar compreensivo da mãe. só isso. o filme tem música intermitente, fotografia de comercial de margarina, atores lindos, mas o roteiro é fraquíssimo, decepcionante do começo ao fim)  (compre agora


7.  Amores Possíveis (Murilo Benício foi ao cinema para encontrar-se com sua colega de faculdade, por quem estava apaixonado, mas ela não aparece. a partir deste ponto o filme avança 15 anos e propõe três caminhos para a vida dele neste período, um casamento convencional, uma vida de buscas incessantes pelo amor verdadeiro ou uma relação homossexual estável, narrada com sobriedade e cuidado. o final, só saberemos no final, ou não) 


8.  Como Esquecer (Ana Paula Arósio é uma professora de literatura que é abandonada pela companheira de anos e tenta reconstruir a vida com a ajuda dos amigos e, claro de um novo amor. o filme é chato e arrastado, mas tem a vantagem de encarar a homossexualidade com naturalidade, é apenas um detalhe)


9.  O Beijo da Mulher Aranha (em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros são colocados na mesma cela, um é homossexual - William Hurt - e foi preso por comportamento imoral, o outro é preso político - Raul Julia. para fugir da dura realidade, o primeiro inventa histórias cheias de mistério protagonizadas pela tal mulher aranha - Sônia Braga lindíssima. a convivência faz com que surja amizade e respeito entre eles. falado em inglês, é o único filme brasileiro a ganhar um Oscar, de melhor ator para Hurt. também foi indicado para melhor filme, roteiro e direção - Hector Babenco)

10.  As Melhores Coisas do Mundo (a vida de um adolescente de classe média paulistana se complica quando os pais se separam, após o pai assumir ser homossexual e ter uma relação  séria com um de seus alunos de pós-graduação. como o personagem diz: "eu não tenho nada contra, mas precisava ser logo com o meu pai?". ótimo filme de Laís Bodansky)  (compre agora

Extras: 

11.  O Beijo no Asfalto (após ser atropelado e estar prestes a morrer, um homem pede ao bancário desconhecido - Tarcísio Meira - que o socorreu, que lhe dê um beijo. ele concorda e vira manchete da imprensa sensacionalista e suspeito de assassinato pela polícia. o filme, baseado numa peça célebre de Nélson Rodrigues, nada tem de homossexual, mas trata exatamente do preconceito latente na sociedade da época. dirigido por Bruno Barreto é um filme a ser garimpado)

12.  Nos Embalos de Ipanema (um surfista pobre da zona norte do Rio - André de Biase -, ganha a vida se prostituindo para a classe alta da zona sul, em especial com um homem mais velho. feito na época das pornochanchadas, em 1978, mas com um inesperado teor social)

Atualização em 02/12/2015




13.  Tatuagem (uma história de amor homossexual envolta num cenário nada convencional. na efervescente Recife de 1978, uma trupe teatral  realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. seu líder - o excelente Irandhir Santos - se apaixona por um jovem soldado - Jesuíta Barbosa -, que vive entre dois mundos opostos, o quartel em plena repressão e o grupo anárquico. linda obra de Hilton Lacerda)

14.  Beira-Mar (após a morte do avô, um rapaz é enviado pelo pai à sua casa de praia, no litoral gaúcho em busca de documentos com a família de quem estavam afastados. para acompanhá-lo convida seu melhor amigo - o bom ator Mateus Almada. a viagem acaba sendo de descobertas e aproximação entre os dois. um filme lento e delicado, com pouco apuro técnico, mas muito clima. boa estreia do casal de diretores e roteiristas Filipe Matzembacher e Marcio Reolon)

15.  Flores Raras (em 1951, a poetisa Elizabeth Bishop - Miranda Otto - resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares - Glória Pires. logo ela se apaixona pela companheira da amiga e iniciam um romance que duraria anos. dirigido pelo convencional Bruno Barreto, que deixa brilhar as duas atrizes e a bela reconstituição de época)

16.  Do Lado de Fora (dois adolescentes gays vão pela primeira vez à Parada LGBT de São Paulo, em companhia do tio de um deles. após o evento, eles presenciam uma cena de agressão homofóbica e socorrem a vítima. uma tentativa de fazer comédia com roteiro recheado de clichês e direção amadora)

17.  Quanto Dura o Amor? (uma jovem aspirante a atriz, chega a São Paulo e vai dividir um apartamento com uma advogada solitária. juntos com um escritor, que vive no mesmo prédio, o trio vive a busca pelo amor na cidade... em vão. na noite, a atriz conhece uma cantora, pela qual se encanta. um filme simples, com bons atores pouco conhecidos e que usa a temática gay sem firulas)

Outros filmes: Carandiru, Cazuza - O Tempo Não Para, Dzi Croquetes, Pixote - A Lei do Mais Fraco, Cronicamente Inviável, A Festa da Menina Morta, Onda Nova, Asa Branca - Um Sonho Brasileiro, A Intrusa, O Menino e o Vento...

Veja ainda: "10 Filmes Gays Franceses"10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"


quarta-feira, 22 de junho de 2011

10 Filmes sobre Culinária



Comer é muito mais que saciar a fome, é um dos grandes prazeres que a humanidade aperfeiçoou ao longo dos tempos.
Cozinhar é uma arte cada vez mais sofisticada e o cinema soube captar bem isso.
Esta lista é um complemento de uma das minhas primeiras listas, de "10 Filmes sobre Gastronomia", que ficou defasada e mereceu este complemento.
Aqui estão mais 10 filmes sobre culinária para deliciar os olhos e provocar o estômago. Podem sugerir outros do seu gosto.


1.  A Festa de Babette (uma misteriosa francesa, fugindo da guerra civil, emprega-se como empregada de duas irmãs num pequeno povoado dinamarquês. um dia ela ganha uma pequena fortuna na loteria e para retribuir a acolhida da comunidade faz um banquete inesquecível para eles. uma delícia indescritível)


2.  Toast (em 1957 um garotinho de 9 anos tem uma mãe que é péssima cozinheira, ela acredita em comida natural ou fresca, o que desperta nele o desejo por cozinhar e comer coisas saudáveis. com a morte da mãe chega uma empregada - Helena Bonham Carter -,  uma cozinheira fantástica que logo vira sua madrasta, criando entre eles uma rivalidade por quem faz os melhores pratos para o pai. feito originalmente para a tv britânica, é um filme adorável)


3.  Ratatouille (um ratinho com olfato apurado, sai da zona rural para Paris viver seu sonho de tornar-se um grande chefe de cozinha. o desenho da Pixar ganhou o Oscar de animação e fez imenso sucesso)


4.  Julie e Julia (duas histórias paralelas, na década de 50, uma americana torna-se celebridade com um livro sobre culinária francesa e 50 anos depois uma funcionária pública desempregada decide fazer todas as receitas do livro e publicar num blog. Meryl Streep e Amy Adams respectivamente estão ótimas e os pratos são... apetitosos)


5.  Simplesmente Martha (uma chef alemã, obsessiva e workaholic perde a irmã e tem que cuidar da sobrinha, ao mesmo tempo que enfrenta a competição de um sub-chef italiano, muito  talentoso, mas muito diferente dela. originou o filme americano "Sem Reservas". para comer com os olhos)


6.  Comer, Rezar, Amar (Julia Roberts é uma mulher em busca de sentido para sua vida e abandona tudo para fazer uma viagem de auto-conhecimento pela Índia, Bali e Itália, onde descobre o prazer da gastronomia. um best-seller de auto-ajuda transposto para o cinema onde, como esperado, só se salvam as paisagens e as comidas... aaah as comidas)


7.  Antique (sucesso sul-coreano, baseado num mangá japonês. um jovem bonito de família rica, mas infeliz no amor, resolve abrir uma confeitaria, mesmo odiando doces. por acaso contrata um pátissier extremamente talentoso, que fora seu colega de escola e teve uma paixão platônica por ele no passado. os docinhos lindos e cuidadosamente embalados viram um fenômeno na vizinhança e nos deixam com água na boca) 


8.  A Fantástica Fábrica de Chocolate (quando crianças todos devemos ter pensado em como se fabricam aqueles doces deliciosos que encontramos no supermercado... o livro de Roald Dahl nos deu um tíquete para conhecer a fábrica de Willy Wonka desvendar esse mistério. nesta lista destaco a versão de 1971, estrelada por Gene Wilder, mas a de Tim Burton também é ótima)


9.  O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante (um gangster janta todas as noites na companhia de sua esposa em um sofisticado restaurante, mas seus modos grosseiros fazem com que ela se interesse por um outro frequentador, com quem faz sexo no próprio restaurante, acobertados pelo cozinheiro francês. claro que esse triângulo não termina bem. o cardápio vai do sublime ao escatológico. lindamente iluminado pelo fotógrafo Sacha Vierny, envelopado pelos figurinos de Jean-Paul Gaultier, sob a batuta do arquiteto visual Peter Greenaway é um filme, no mínimo, curioso)


10.  Sabor da Paixão (Penélope Cruz é uma brasileira, que cozinha divinamente e faz do restaurante de seu marido - Murilo Benício -, na Bahia, um grande sucesso. mas ela é traída pelo marido e decide mudar-se para San Francisco, onde assume um programa de culinária na tv. roteiro fraquinho, mas boa comida)

Atualização (11/06/2013):

11.  Os Sabores do Palácio (uma cozinheira do interior é convidada a assumir a cozinha do Palácio do Elisée, sendo a responsável pelas refeições do presidente francês, tendo que enfrentar a resistência dos chefs mais antigos. os franceses amam e compreendem a culinária como ninguém. o filme é um desfile de cores e sabores deliciosos)



Veja a lista original: "10 Filmes sobre Gastronomia"

domingo, 19 de junho de 2011

10 Filmes sobre Aviadores



Voar sempre foi o grande sonho do ser humano, desde a lenda de Ícaro, que queria deixar Creta voando, mas SPOILER se esborrachou nos rochedos, quando a cera que prendia as penas de suas asas derreteu por estar muito próximo ao sol... tá bem, é absurdo, mas vamos dar um desconto aos gregos.
Muitos filmes foram feitos sobre aviadores, a maioria deles de guerra, mas esta lista procura dar um panorama amplo do tema, trazendo 10 filmes sobre aviadores e a paixão de voar.


1.  O Aviador (biografia do milionário Howard Hughes - Leonardo DiCaprio -, apaixonado por aviação, que além de produzir filmes de Hollywood como 'Anjos do Inferno' de 1930, dedicou-se a desenvolver aeronaves que ele mesmo pilotava. fenomenal recriação de época e a direção sempre brilhante de Martin Scorsese. foi indicado a onze Oscars e levou cinco)


2.  Os Eleitos (Chuck Yeager era um piloto que queria voar mais rápido, mais alto que qualquer homem jamais havia tentado. reza a lenda que ele chegou a sair da estratosfera com um avião de caça. ele e outros seis pilotos apaixonados e destemidos foram os eleitos para os treinamento da primeira missão espacial tripulada ao espaço ainda na década de 40. filme empolgante e excepcional de Philip Kaufman, baseado no livro de Tom Wolfe. obrigatório)


3.  Águia Solitária (recria o primeiro voo solo cruzando o Atlântico entre Nova York e Paris em 1927 num pequeno avião por Charles Lindbergh - James Stewart. conta desde sua infância até a luta obsessiva para realizar seu projeto. o diretor Billy Wilder, competente como sempre, consegue captar o ambiente da época e nos envolver)


4.  Asas (dois rapazes, um rico e outro de classe média, apaixonados pela mesma mulher tornam-se pilotos na primeira Grande Guerra, onde tornam-se grandes amigos. o filme, de 1927 foi primeiro a ganhar um Oscar de melhor filme e suas cenas aéreas impressionam até hoje. clássico dos clássicos)


5.  Amelia (após ser a primeira mulher ao cruzar, como passageira, o Atlântico num avião, Amelia Earhart - Hilary Swank - torna-se uma celebridade e começa a capitalizar com isso e almejar voos maiores e mais arriscados. após ser a primeira mulher piloto num voo solo sobre o Atlântico, inicia uma perigosa volta ao mundo. pena que o roteiro mal amarrado e a direção pouco inspirada da indiana Mira Nair desperdiçaram um ótimo personagem)


6.  Top Gun (a aviação encontra-se com o videoclipe na década de 80, nessa bobagem do diretor Tony Scott sobre jovens pilotos numa academia da força aérea, competindo entre si pelos melhores resultados e pelo amor de uma professora. ruim pacas, mas um enorme sucesso de Tom Cruise, que deve ter uma continuação em 2013)


7.  Quando as Águias se Encontram (depois de servir como piloto na primeira Guerra, Waldo Pepper - Robert Redford - tem que ganhar a vida como piloto de acrobacias em shows, mas um acidente que causa a morte de uma dublê o faz perder a licença e perde a chance de ingressar na recém criada aviação civil. sob um nome falso ele se emprega pilotando em filmes de guerra de Hollywood, onde reencontra o prazer de voar ao lado de um antigo inimigo. bom filme do competente George Roy Hill)


8.  VIPs (Wagner Moura é um rapaz que inventa sua própria identidade. desde a escola, mente para aplicar diversos golpes. seguindo o sonho de tornar-se piloto como o pai imaginário, ele viaja sozinho para o Mato Grosso, onde se emprega num pequeno aeroporto e em mais um golpe acaba tornando-se piloto do tráfico da fronteira. o filme tem ótimas cenas de voo e uma direção segura do estreante Toniko Melo)


9.  Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (um milionário editor britânico patrocina uma corrida aérea sobre o canal da Mancha em 1910, que atrai equipes do mundo inteiro. uma série de fiascos e trambiques dão tempero a esta comédia clássica de sessão da tarde, dirigida pelo especialista Ken Annakin)


10.  Além da Eternidade (um piloto-bombeiro - Richard Dreyfuss - combate o fogo em florestas em arriscadas e heróicas missões até que numa delas acaba morrendo para salvar seu melhor amigo. depois disso, com a ajuda de um anjo - Audrey Hepburn -, ele volta para ajudar a amada a seguir sua vida e ajuda um jovem piloto a substituí-lo no trabalho e no amor. o filme não funciona como deveria, mas as coreografias aéreas filmadas por Steven Spielberg são empolgantes)


Veja ainda: "10 Filmes com Balões"

quarta-feira, 15 de junho de 2011

10 Filmes com as Super- Heroínas Mais Sexies



Já que as meninas fizeram a lista dos super-heróis mais sexies, os rapazes também pediram a sua lista.
Esta lista foi feita em colaboração com os amigos do twitter:     e o  e traz algumas heroínas, algumas vilãs, mas todas têm algo de super.
Confira a lista com 10 e sugira outras favoritas nos comentários.


1.  Barbarella - Barbarella (Jane Fonda - baseado num personagem de quadrinhos, o filme é mais uma desculpa para Jane, no auge da sua forma, tirar as roupas de astronauta em gravidade zero. o filme se passa num futuro indefinido, onde a agente Barbarella é escalada para capturar um criminoso e na busca envolve-se com um humano, um anjo cego e uma máquina do sexo, que mata de prazer)


2.  Catwoman - Batman, o Retorno (Michelle Pfeiffer - uma secretária feiosa é morta pelo seu chefe por saber demais de seus golpes, mas é ressuscitada por gatos tornando-se uma vilã perigosa, que une-se ao Pinguim para destruir o Batman. Michelle é a legítima sucessora de Julie Newmar nas roupas de mulher-gato. lindíssima)


3.  Lara Croft - Tomb Raider (Angelina Jolie - uma arqueóloga explora impérios perdidos, enfrenta vilões em combates mortais. o filme baseado em videogames de maior sucesso no cinema fez da incrivelmente bela Jolie, uma lucrativa super-estrela)


4.  Mystique - X-Men 2 (Rebecca Romijn - é a ajudante fiel do vilão Magneto, a sua habilidade permite-lhe converter-se noutra pessoa ou mutante. por baixo da sua pele azulada, estão as curvas da bela modelo e atriz, que a colocaram nas listas de mais belas do mundo por anos seguidos)


5.  Silk Spectre II - Watchmen (Malin Åkerman - a belíssima modelo nascida na Suécia e ganhadora do Ford Supermodel foi escolhida entre mais de cem concorrentes de peso para o papel de uma moça que reluta em assumir o manto de super-heroína da mãe, mas envolvida com o poderoso Dr. Manhattan, acaba forçada a tornar-se uma combatente do crime)


6.  Sheena - Sheena, a Rainha das Selvas (Tanya Roberts - Abandonada órfã na África remota, a loira Sheena é criada por uma nobre tribo e aprende a se comunicar telepaticamente com todas as criaturas. versão feminina de Tarzan, com um penteado dos anos 80, o filme foi um merecido desastre, mas Tanya incendiou as sessões da tarde por anos a fio e nunca mais se livrou da personagem)


7.  Black Widow - Iron Man 2 (Scarlett Johansson - Natalia Alianovna Romanova é uma super-espiã russa que se emprega como assistente de Tony Stark, mas que torna-se uma perigosa inimiga. Após Emily Blunt desistir do papel, Scarlett pintou o cabelo de ruivo, treinou artes marciais e ganhou as roupas de couro que a deixaram incrível)


8.  Satanico Pandemonium - Um Drink no Inferno (Salma Hayek - quando os irmãos Gecko chegam ao restaurante de beira de estrada no México, acham que estão seguros, mas assim que a dançarina de Salma começa a dançar com uma cobra percebem que o paraíso e o inferno estão muito próximos dali)


9.  Trinity - Matrix (Carrie Anne Moss - a bela rebelde que despluga Neo para ajudá-los na luta contra as máquinas e acaba apaixonando-se por ele. Carrie nunca mais pode usar óculos de sol ou era imediatamente reconhecida como Trinity e nem precisa das roupas de pvc) 


10.  Æon Flux - Æon Flux (Charlize Theron - Charlize fica bonita até de mulher barbada, imagine em roupas de couro... inspirado numa série de animação coreana, o filme se passa no pós-apocalíptico século 25, quando uma misteriosa assassina trabalhando para um grupo rebelde para matar seu líder. mortalmente linda)


Veja também: "10 Filmes com Super Heróis Mais Sexies"