segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

10 Filmes com Atores que Morreram em 2011 2º Semestre



Com objetivo de guardar a memória de grandes atores, o blog atualiza a cada seis meses a lista de homenagens aos atores falecidos no período.
Além dos atores, morreram três importantes diretores: o polêmico inglês Ken Russell (Tommy), o chileno radicado na França Raoul Ruiz (Mistérios de Lisboa) e o americano Gilbert Cates (Meu Pai, um Estranho).
Confira, então, a lista dos atores e atrizes que nos deixaram no segundo semestre de 2011.


1.  Anna Massey - A Tortura do Medo (02/07 - câncer aos 73 anos. a atriz britânica, filha de Raymond Massey e afilhada de John Ford, destacou-se desde jovem no teatro, televisão e no cinema em filmes como 'Frenezi' de Hitchcock e nesta obra-prima sobre voyeurismo de Michael Powell)


2.  John Wood - O Feitiço de Aquila (05/07 - aos 81 anos. o ator britânico participou de mais de cem filmes, mas destacou-se especialmente no teatro, chegando a ganhar um Tony. no cinema fez filmes como 'Jogos de Guerra', 'Chocolate' e 'Sabrina', além do ótimo vilão, o bispo de Áquila em 'Ladyhawke')


3.  Francesco Quinn - Platoon (05/08 - ataque cardíaco aos 48 anos. filho do grande Anthony Quinn, morreu prematuramente, mas teve uma carreira bastante ativa, especialmente na TV. no cinema brilhou como o soldado drogado Rhah em Platoon de Oliver Stone)


4.  Cliff Robertson - Os Dois Mundos de Charly (10/09 - causas naturais aos 88 anos. o ator fez mais de 100 filmes e ficou mais conhecido pelas gerações atuais como Ben Parker, o tio do Homem Aranha, mas antes disso ganhou o Oscar pelo seu excepcional desempenho como o deficiente mental transformado em gênio Charly de 1968)


5.  Harry Morgan - O Vento Será Sua Herança (10/09 - causas naturais aos 88 anos. coadjuvante em mais de cem filmes, o ator brilhou na televisão como o Coronel Sherman Potter da série MASH. no cinema um de seus papéis mais importantes foi o do juiz no clássico de Stanley Kramer)


6.  Andy Whitfield - Gabriel (11/09 - linfoma aos 39 anos. o belo ator galês, fez dezenas de campanhas publicitárias na sua época de modelo e começava a brilhar no papel principal da série 'Spartacus: Blood and Sand', que iria começar sua segunda temporada. no cinema seu papel de maior destaque foi o de arcanjo Gabriel no suspense de 2007) 


7.  Diane Cilento - As Aventuras de Tom Jones (06/10 - câncer aos 78 anos. a bela atriz australiana fez dezenas de papéis centrais no cinema, em filmes importantes como 'O Homem de Palha', 'Agonia e Êxtase' e 'Hombre', mas foi como coadjuvante no premiado clássico de Tony Richardson que ganhou sua indicação ao Oscar em 1964)


8.  John Neville - As Aventuras do Barão Münchausen (19/11 - alzheimer aos 86 anos. o inglês era um ator obscuro até praticamente estrear no cinema aos 63 anos no papel central do filme de Terry Gilliam e, a partir daí sua carreira decolou com personagens importantes em filmes como 'Arquivo X', 'O Quinto Elemento' e 'Spider')


9.  Adriano Reys - Garota de Ipanema (20/11 - câncer aos 77 anos. nascido em Portugal, mas criado desde um ano no Rio de Janeiro, participou de dezenas de filmes, desde as chanchadas da Atlântida e de várias novelas de televisão. no cinema um de seus papéis de destaque foi como o fotógrafo casado que se envolve com a musa da canção no filme de Leon Hirszman de 1967)


10.  Sérgio Britto - O Maior Amor do Mundo (17/12 - causas naturais aos 88 anos. o carioca Sérgio foi um dos atores e diretores mais importantes da dramaturgia brasileira. consagrou-se no teatro, foi um destacado pioneiro da televisão e no cinema fez cerca de 16 filmes, o último deles como o maestro no filme de Cacá Diegues)


Menções adicionais: também faleceram e não couberam nesta lista atores como Cheeta (Tarzan), Bubba Smith (Loucademia de Polícia), Charles Napier (Rambo 2), G.D.Spradlin (O Poderoso Chefão 2), Rodolfo Bottino (O Homem do Futuro), José Vasconcellos (Os Maridos Traem... E as Mulheres Subtraem), Bill Mckinney (Rambo).


Veja ainda: "10 Filmes com Atores que Morreram em 2011 - 1º Semestre"

2 comentários:

  1. Notáveis perdas, mas Andy Whitfield fará muita falta no papel de Spartacus. A primeira temporada foi ótima pela boa atuação dele. Não sei se o novo protagonista o substituirá à altura.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia da morte de Rodolfo Bottino...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!