sexta-feira, 29 de junho de 2012

10 Filmes sobre Seitas



Desde que o mundo é mundo, a religião mexe com a cabeça dos homens.
No cristianismo, as reformas protestantes no século 16 permitiram novas leituras da bíblia que, como uma obra aberta, pode ser lida segundo a conveniência de cada um.
A cada interpretação surgem novos líderes dizendo-se donos da verdade, muitas vezes em benefício próprio. 
Disso surgem seitas conservadoras ou exóticas, seguidas cegamente por um séquito de pessoas carentes de direção, abertas a terem seus cérebros lavados e reprogramados.
São vários os filmes que tangem o tema, alguns deles estão nesta lista de 10.


1.  Um Bilhete para o Céu (Nick Mancuso é um jovem professor de Toronto que, após romper com a namorada, aceita o convite para visitar um acampamento em San Francisco. lá todos são muito gentis, mas ele logo percebe que se trata de um culto religioso. aos poucos é cooptado a arrecadar dinheiro e novos membros para o grupo. ele precisará da ajuda dos amigos para ser resgatado e voltar a pensar por si. ótimo filme canadense de 1981)


2.  Fogo Sagrado (Kate Winslet é uma jovem que vive com a família numa cidadezinha da Austrália, mas acha que falta algo em sua vida. viaja à Índia em busca de auto-conhecimento, mas acaba se envolvendo com uma seita fanática liderada por um exótico guru. sua família fica alarmada e consegue levá-la de volta para casa, onde um especialista americano - Harvey Keitel -tentará reverter sua lavagem cerebral. bom filme de Jane Campion de 1999)


3.  Love Exposure (divertido e curioso romance teen japonês com quatro horas de duração e ritmo de mangá. conta a história de um rapaz, cuja mãe católica antes de sua morte prematura, pede que ele ache a sua "Virgem Maria" para se casar e a encontra numa bela menina abusada na infância. o pai dele tornou-se padre, mas envolve-se com uma mãe da mesma garota. os três acabam sequestrados por uma seita chamada Zero, que se dedica a arrecadar dinheiro para seu líder e o rapaz tentará salvá-los. difícil de resumir... dirigido pelo ótimo Sion Sono)


4.  Red State (três amigos buscam uma aventura sexual radical e marcam um encontro com uma mulher num trailer, mas não percebem que era uma armadilha preparada por um grupo de fundamentalistas radicais que os sequestram e aprisionam em seu templo. a polícia tenta intervir, mas os fanáticos respondem com violência. o título faz referência aos estados americanos que votam no partido republicano. dirigido por Kevin Smith. bom tema, mas resultado confuso)


5.  O Homem de Palha (um policial cristão vai a uma ilha investigar o desaparecimento de uma jovem. lá depara-se com estranhos costumes pagãos dos moradores e descobre que uma seita baseada nas tradições celtas estaria por trás do desaparecimento da moça. excelente terror britânico de 1973 que merece ser conhecido)


6.  Jim Jones (Powers Boothe ganhou o Emmy por esta correta minissérie, que conta a história do pastor americano, auto-proclamado profeta, que criou Jonestown, uma comunidade na Guiana, composta de cerca de mil pessoas. em 17/11/78, movido por denúncias de que pessoas estariam lá contra a vontade, um congressista americano fez uma visita oficial para investigar o caso. quando retornava ao aeroporto, em companhia de alguns desertores, foi emboscado e morto. naquela mesma noite, Jones promoveu um suicídio coletivo de 918 pessoas, incluindo 270 crianças)


7.  Split Image (um jovem ginasta é atraído por uma bela garota para participar de uma comunidade de jovens comandada por um líder carismático - Peter Fonda. o rapaz se envolve no grupo cada vez mais no grupo e seus pais contratam um caçador de recompensas - James Woods - para sequestrá-lo e tentar reverter sua lavagem cerebral, com consequências traumáticas. ótimo filme de 1982, dirigido por Ted Kotcheff)


8.  Jesus Camp (bom documentário, indicado ao Oscar, mostrando o funcionamento de um acampamento de férias para crianças de famílias cristãs, onde elas são doutrinadas desde muito jovens por fundamentalistas, cujas ideias de intolerância com outras religiões ou estilos de vida têm cada vez mais peso na sociedade e na política americana) 


9.  Martha Marcy May Marlene (Elizabeth Olsen - irmã mais nova e talentosa das gêmeas famosas - é uma mulher que reaparece na vida da irmã, após uma temporada de abusos que sofreu participando de grupo de fanáticos, do qual escapou, mas os traumas ficaram. filme independente de 2011, premiado, com destacada interpretação de Olsen, mas cuja narrativa não linear só confunde e cansa com tantas idas e vindas)


10.  Waco, the Rules of Engagement (documentário investigativo sobre o incidente ocorrido em Waco, Texas em 1993. quando a polícia federal americana tentou cumprir um mandado de busca na sede de um grupo cristão "Davidiano", comandado pelo pastor David Koresh e foi repelido à bala, resultando num tiroteio com seis dos seguidores mortos. após o ocorrido foi feito um cerco por 51 dias, que culminou com 76 pessoas mortas, numa manobra mal explicada e aparentemente desastrada das forças da lei. no dia seguinte todas as evidências foram limpas e uma pequena capela construída no local)


Veja também: "10 Filmes no Zoológico"

9 comentários:

  1. Confesso que eu tenho uma queda por filmes de seita, bem como pelo assunto em si, e acho maravilhoso o filme Red State, um dos meus preferidos. Estou curioso para assistir aos filmes dessa lista!

    ResponderExcluir
  2. Assisti apenas um dos filmes-O homem de palha que concordo com você merece ser conhecido.Ótimo e surpreendente filme.

    ResponderExcluir
  3. Boa lista mas a introdução é equivocada ao relacionar seitas somente ao cristianismo e a interpretações da Bíblia. Por exemplo em Indiana Jones e o Templo da Perdição a seita que Indy tem que enfrentar não tem qualquer relação com cristianismo. O Homem de Palha, que está na lista, apresenta uma seita de origens celtas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Odirlei,
    Você tem razão, preciso reformular a introdução.
    'Fogo Sagrado' também não rem origem cristã, mas hindu.
    Obrigado!

    Luís e Kelvelyn,
    Obrigado pelos comentários!

    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. População 436 também se enquadraria nessa lista.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, após longa busca, pois não lembrava o nome dos atores nem mesmo do filme encontrei o " fogo sagrado" q tenho interesse em assistir novamente.

    ResponderExcluir
  7. Há anos acompanho o seu blog, agradeço muito por suas informações sobre o setor cinematográfico, mas só quero dizer que não existe "seita conservadora", o protestantismo não é uma seita e muito menos quer ser o "dono da verdade"!

    ResponderExcluir
  8. Olá amigos do Amapá,
    Eu tentei não generalizar e peço desculpas se pareceu desta forma. Mas é inegável que existe muito abuso de pregadores cristãos. Assim como existem em todas as correntes religiosas as leituras convenientes de suas doutrinas para adequar-se aos interesses de seus líderes.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a lista, valeu. Vou "roubartilhar" no meu blog http://gruposabusivos.blogspot.com
    Abri um grupo de whatsapp para familiares e ex-membros de seitas e grupos manipuladores. Para participar envie mensagem para (48) 99105-3080.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!