quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 Filmes sobre Sequestro


Uma das maiores violências que se pode fazer contra um ser humano é o sequestro.
Trata-se de uma tortura violentíssima contra a vítima e sua família, que deixa sequelas para sempre.
Esta modalidade de crime teve um período em que era quase epidêmica no Brasil, mas devido as penas e as dificuldades envolvidas foi aos poucos sendo substituída por outras como o sequestro relâmpago.
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema, bastante presente no cinema.

1.  Busca Implacável (Liam Neeson é um ex-agente da CIA, que tem a filha adolescente sequestrada durante uma viagem a Paris, para ser vendida como prostituta. ele terá quatro dias para resgatá-la e evitar o pior. azar dos sequestradores, pois além de contatos na inteligência, ele é uma poderosa máquina de matar. produção francesa, escrita e produzida por Luc Besson, com muita ação e pouca lógica. fez sucesso e logo ganhará uma continuação)

2.  O Preço de um Resgate (Mel Gibson é um milionário cujo filho é sequestrado em troca de um resgate de dois milhões de dólares. mas logo ele percebe que a criança será morta, mesmo que ele pague e resolve inverter o jogo. vai à televisão para oferecer uma recompensa a quem lhe ajudar a resgatar o garoto. um bom thriller, bem arquitetado. dirigido por Ron Howard) 

3.  O Que É Isso, Companheiro? (em setembro de 1969, um grupo ativista que combatia a truculência do regime militar brasileiro decide sequestrar o embaixador dos Estados Unidos - Alan Arkin - para trocá-lo por presos políticos. baseado num caso real, o filme toma várias liberdades históricas, mas é um bom thriller, bem dirigido por Bruno Barreto e que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)

4.  Fargo (um vendedor de carros com problemas financeiros contrata dois bandidos para sequestrarem sua esposa, para que ele possa pedir o resgate ao sogro. uma sucessão de erros e a dedicada investigação de uma policial grávida - Frances McDormand vencedora do Oscar - leva o plano a consequências trágicas. um dos melhores filmes dos irmãos Coen, que ainda ganharam o Oscar de roteiro)

5.  A Troca (na década de 1920, uma mãe solteira - Angelina Jolie - sai para trabalhar e deixa o filho de 9 anos sozinho em casa. quando retorna descobre que ele desapareceu. cinco meses depois a polícia lhe entrega uma criança que afirmam ser o filho dela, ela aceita, mas sabe que não é e continua sua busca. um outro tipo de sequestro muito comum num bom thriller dirigido por Clint Eastwood)

6.  O Sequestro de um Herói (um empresário francês é sequestrado e é pedido um resgate de 50 milhões de euros. enquanto sua família e os diretores da empresa que preside discutem como e se vão pagar o valor, sua imagem começa a ser desmontada, aparecendo seus casos extraconjugais e sua personalidade fútil e egocêntrica. bom filme de Lucas Belvaux, com um ridículo título nacional)

7.  Por Favor, Matem Minha Mulher (Danny DeVito casou-se com Bette Midler pelo dinheiro que ela supostamente herdaria de seu pai doente. quinze anos depois o velho não morreu, ele não suporta mais a esposa e decide matá-la. quando ele vai colocar o plano em prática, descobre que ela foi sequestrada. os bandidosi pedem resgate e exigem que ele não avise a polícia. ele festeja sua sorte e, claro, avisa a polícia e não paga nada. mas os sequestradores são apenas amadores querendo vingar-se dele e a confusão está armada. ótima comédia do trio Jerry Zucker, David Zucker e Jim Abrahams)

8.  Sequestro (durante quatro anos, uma equipe de filmagens acompanhou o trabalho da Divisão Anti-Sequestro da polícia de São Paulo para produzir este documentário sério e perturbador. mostra várias operações, os sequestradores, as famílias e as vítimas, sempre, traumatizadas. dirigido por Wolney Atalla poderoso)

9.  Celular, um Grito de Socorro (Kim Basinger é uma professora sequestrada que consegue montar seu telefone quebrado e ligar a um número aleatório. Chris Evans é o rapaz que atende a ligação, que a princípio acredita ser um trote, mas decide ajudar a mulher numa tensa busca por Los Angeles. ótimo thriller, com algumas boas reviravoltas)

10.  O Sequestro de Patty Hearst (em 1974, a herdeira do império jornalístico Hearst foi sequestrada por um grupo ativista, que a submeteu a torturas e privações por dois meses apenas por ser burguesa. com a convivência ela se identifica com a causa de seus sequestradores e junta-se a eles em um assalto a banco. um caso real, de imensa repercussão mundial, retratado de maneira sóbria neste bom filme de Paul Schrader, com uma interpretação vigorosa de Natasha Richardson)

Menções honrosas: 'Traídos pelo Desejo', 'Labirinto', 'Louca Obsessão', 'J. Edgar', 'Ata-me!', 'Na Teia de Aranha', 'Hook, a Volta do Capitão Gancho', 'Chamas da Vingança', 'O caso Aldo Moro', 'Um Mundo Perfeito', 'Busca Frenética'.

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tempo que se Repete"

37 comentários:

  1. Olá, Armando. Os meus filmes preferidos da lista são Fargo e A Troca. Eu adoro suas listas e já virei fã, tanto que juntei a galera e passamos horas a fio comentando todas as listas e criando outras. O seu trabalho é muito legal. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lena,
    Muito obrigado pelo comentário.
    Fico feliz de saber que vocês se reúnem para comentar as listas.
    Mandem as suas também! Serão bem vindas.
    Desta lista eu te recomendo ver o documentário 'Sequestro', muito forte e muito bem feito.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela lista, Armando, como sempre!!Me lembrei ainda de "Traídos pelo desejo".Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gil,
    Muito bem lembrado. Vou acrescentar nas "menções honrosas".
    Obrigado!
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  5. Faltou Um Mundo Perfeito, dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Kevin Costner.

    ResponderExcluir
  6. Bacana a lista.Eu ainda acrescentaria Busca Frenética, um ótimo e subestimado filme do Polanski....

    ResponderExcluir
  7. Oi Augusto e Kelvelyn,
    Obrigado pelos comentários!
    Vou acrescentar as sugestões de vocês nas menções honrosas.
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  8. "Sympathy for Mr. Vengeance" é provavelmente meu filme sobre sequestro favorito; adoro o cinema Coreano então, pra quem não assistiu, recomendo ^^

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Armando, se poder me dizer qual o nome de um filme em que um grupo de homens ricos sequestram, não lembro se é um mendigo ou uma pessoa qualquer e o levam para uma floresta distante e soltam o sequestrado e depois de uns dias saem a caça desse homem para mata-lo, so que o sequestrado consegue matar todos eles e sai bem na fita...lcpsoeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís,
      Você provavelmente se refere ao filme Sobrevivendo ao Jogo (Surviving the Game) de 1994,
      Procure e me diga se é o mesmo.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Vocês não fazem ideia ha quanto tempo eu procuro saber o nome desse filme! Eu assisti no lançamento quando criança e não sabia o nome... venho procurando por anos sempre que lembro. O filme é esse mesmo! lembrei pela capa. Agora estou baixando e espero que não me decepcione, pq na minha memória o filme é irado!
      Kuba

      Excluir
    3. Espero que ainda funcione...
      Vamos lá.
      Há um filme que sempre passava na madrugada, na Globo. É a história de um garotinho que vai sozinho para a escola e, um dia, não retorna. Se não me engano, o FBI planta escutas durante um tempão, mas ninguém liga, a não ser uma mulher que parece desequilibrada mental que diz saber onde a criança está. Ninguém a leva a sério até que um policial
      resolve seguir essa única pista e vai com o filho até uma cidade próxima. Lá, ele vê as casas, os carros e todas as descrições que a mulher havia dado. Então...
      Bem, não vou contar o final, que é emocionante.
      Alguém sabe que filme é esse?

      Excluir
    4. Não tenho certeza mas acho que é o filme Sequestro sem Pista (Without a Trace) 1983. Pesquisei na internet para assistir on-line mas não consegui, se vc conseguir assistir mande o link pra mim. ok.

      Excluir
    5. É esse mesmo. Filmaço!
      Também estou tentando assistir, mas sem sucesso.

      Excluir
  10. o filme Sequestro é sinistro demais cara ! nunca vi filme tão forte e surpreendente, você sente na pele oque é ser sequestrado somente vendo o filme.

    ResponderExcluir
  11. Baixar o Documentário - Sequestro - http://mcaf.ee/l16pk

    ResponderExcluir
  12. tem um filme que eu gostaria e muito de saber o nome é sobre um sequestro de uma menina na pecinha da escola que resulta em uma busca implacável de sua mãe pelo seu paradeiro ao encontrar descobri que o sequestrador está com outra menina e tenta salva-la. quando consegue encontra o paradeiro de sua filha morta no lago e vai ao encontro dela morrendo também
    O psicopata vai para a prisão e ela volta pra assombrar por toda sua vida através dos sonhos....
    por favor quem souber o nome desse filme me diga por favor faz muito tempo que eu procuro esse filme cerca de mais de dez anos.... obrigada

    ResponderExcluir
  13. Alguém aqui,sabe o nome de um filme que é sobre sequestro tbem.A historia é mais ou menos assim.Uns sequestradores sequestram um menino,ao longo do filme um dos sequestradores fica amigo do menino e começa a proteger ele do seus comparsas.Numa parte do filme ele deixa o menino dentro do carro com o resolver na mão,vigiando seus parceiros.Tem uma briga deles numa plantação e no fim a policia resgata o menino e o sequestrador que protegeu o menino morre.Queria muito assistir esse filme novamente,mas não me lembro o nome dele,assisti quando era criança.Se alguém souber,coloca o nome ai

    ResponderExcluir
  14. Assisti o filme sequestro,ele é espetacular muito bom mesmo ele traz muitas lições de vida através das pessoas que foram sequestradas e sofreram terriveis torturas fisicas e psicológicas no cativeiro e esses sequestrados deram um contribuição enorme para fazer o filme dando depoimentos ao vivo e a cores sobre o drama que viveram,e também o depoimento dos policiais civis que ajudaram a fazer o filme com detalhes e procedimentos profissionais ao vivo e a cores,esses policiais fazem parte do DAS (Divisão Anti-Sequestro) da policia civil paulista,do qual eu sou fã de carteirinha do trabalho deste policiais,assistam o filme ele é excelente!!! mesmo!!! .

    ResponderExcluir
  15. Estou escrevendo novamente para sugerir titulos de filmes sobre sequestro que eu tenho em minha coleção de DVDS são eles: o último a cair,reféns do medo,sequestro sem provas,24 horas para morrer, 12 horas para viver,grito de alerta,todos são muito bons,mas eu gosto de dois titulos em especial:reféns do medo que conta a história de um executivo casado e da area financeira que foi almoçar em um restaurante japonês com sua secretária,quando de repente entram dois homens mascarados com toucas ninja e o levam a força do restaurante e a secretária "tenta impedir" o sequestro mas é "baleada" e uma garçonete japonesa tenta impedir a fuga dos bandidos e é morta com um tiro no peito, e o outro filme se chama 12 horas para viver,esse filme conta a história de um casal de adolescentes que teve o seu carro roubado e o elemento que roubou o veiculo é um perigoso ladrão de bancos e homicida cruel que leva uma jovem de 18 anos de idade como refém,essa moça é diabética e precisa tomar insulina em poucas horas ou pode morrer por falta de medicação,e uma agente do FBI é destacada para resgatar a moça o quanto antes pois ela pode morrer a qualquer momento,esse último filme é muito bom!!! mesmo!!! .

    ResponderExcluir
  16. tem um filme que eu gostaria e muito de saber o nome é sobre o sequestro de um menino. Qdo adolescente ele tem sempre o mesmo sonho sendo retirado de um cercadinho. Depois descobre que foi sequestrado por um advogado que arrumava crianças para casais sem filhos. Ele sai em busca da família verdadeira...

    ResponderExcluir
  17. Olá gostei do Blog. Eu também tenho uma duvida. Eu assisti tem bastante tempo um filme que tinha um grupo de mulheres eu não sei bem por que mas elas são sequestradas por um grupo guerrilheiro ou é um grupo asiático e ficam em carcere em plena selva. O filme mostra como as americanas são mal tratadas, tem uma parte que ma chama atenção de uma das moças se deixar prostituir para viver e não sobrevive, eu não sei se a atriz Sigourney Weaver mais jovem fazia parte do elenco. No fim eu lembro que poucas saem vivas quando as forças especiais americanas chegam lá e as resgata. Se alguém souber o nome agradecida.

    ResponderExcluir
  18. Já que o assunto é sequestro estou louca para rever um filme que passou nas década de 90: Dois homens cometem uma série de crimes e decidem roubar um carro, mas havia um bebê ali e aquilo torna-se um sequestro. Vários contratempos acontecem até que o criminoso mal mata o outro. Alguém sabe que filme é esse?

    ResponderExcluir
  19. Há um filme que sempre passava na madrugada, na Globo. É a história de um garotinho que vai sozinho para a escola e, um dia, não retorna. Se não me engano, o FBI planta escutas durante um tempão, mas ninguém liga, a não ser uma mulher que parece desequilibrada mental que diz saber onde a criança está. Ninguém a leva a sério até que um policial
    resolve seguir essa única pista e vai com o filho até uma cidade próxima. Lá, ele vê as casas, os carros e todas as descrições que a mulher havia dado. Então...
    Bem, não vou contar o final, que é emocionante.
    Alguém sabe que filme é esse?

    ResponderExcluir
  20. Alguem sabe o nome de uma filme que uns homens armados invadem uma aldeia matam todos e levam as mulheres? anos depois mostra uma das mulheres, ela é forçada a se prostituir, viciada em drogas e contaminada com HIV, ela é paga por um cara que está morrendo pra se casar com ele, um casamento falso, ele é muito rico e não quer morrer sozinho porém os dois fojem para a ntiga vila dela, lá eles se casam de verdade

    ResponderExcluir
  21. Por favor quero saber o nome do filme em que bandidos ou sequestradores invadem uma escola e fazem os alunos de reféns, e as próprias crianças tentam retomar a escola,acho que os bandidos estavam parece soldados,ob:não é o filme fortaleza.

    ResponderExcluir
  22. PESSOAL por favor me ajudem, eu procuro esse filme tem muuito tempo, pois foi um filme forte q me marcou, hj tenho 20 e vi o filme quando tinha uns 11,12 onde uma pessoa vai pra descobrir oq aconteceu com uma garota que para de bicleta na frente de uma linha de trem e um cara para o carro do lado e sequestra a menina, e ai o detetive n sei, comeca a procurar na cidade e vai descobrindo garotas que apanhavam dos cafetoes e tal

    ResponderExcluir
  23. eu esqueci do nome do filme que o segurança da menina protege ela de ser sequestrada e ensina ela a nadar na piscina pra participar da competição de natação do colégio

    ResponderExcluir
  24. Boa noite será que alguém sabe o nome do filme em que uma criança é sequestrada e mantida em um buraco sem luz,sujo com a próprias fezes, sem enxergar direito pois ficou muito tempo no escuro e duas crianças descobrem ele ali e começam a levar alimentos para ele e depois descobre-se que se eu não me engano os pais deles que sequestraram o menino...tem bastante tempo já, uns 10 anos mais ou menos .
    Esse filme foi baseado em ma história real que tbm foi tema de livro

    ResponderExcluir
  25. Olá estou querendo lembrar um filme antigo onde seguestram mulheres para se prostituirem e não lembro bem acho que um advogado ajuda a mulher se libertar da casa...

    ResponderExcluir
  26. Vi um filme a muito tempo. Sobre uma estudante oriental cujo foi sequestrada por alguns mercenários. Porem um deles de cabelo vermelho a mantem em cativeiro e acabam por se apaixonar. E ela não mais quer voltar pra família. No fim o resgate acontece junto com uma serie de explosões e acham que o de cabelo vermelho morreu. Mas quando ela for lta a rotina na escola e vão buscar ela na limosine ela vê que é ele. E que esta vivo. Se alguém souber o nome desse filme por favor me diga. Procuro a anos

    ResponderExcluir
  27. Qual o nome do filme em que a mãe procura o filho sequestrado, tem o apoio do pai da criança nas buscas mas descobre 9 anos depois que o filho foi sequestrado pelo próprio pai?

    ResponderExcluir
  28. Alguém sabe o nome do filme em que uma garota conhece dois jovens e sai com eles junto com uma amiga e eles as sequestram e as levam para uma casa de prostituição e a mae da menina faz de tudo para salva-la?

    ResponderExcluir
  29. Alguém pode me ajudar saber qual filme é, não lembro muito direito, mas eu lembro que a anos atrás deu na globo esse filme. Sobre um bebê que foi sequestrado na balada onde a mãe levou, se não me engano ele tava dormindo o bebê. Depois de um tempo acharam ela. Lembro bem pouco, mas gostaria de assistir novamente

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!