sexta-feira, 23 de novembro de 2012

10 Extraterrestres dos Filmes


O imaginário popular criou alguns parâmetros para imaginar como seriam os seres extraterrestres, mas o cinema tratou de fazer suas releituras.
Esta lista traz 10 personagens alienígenas dos mais variados formatos, que foram protagonistas de filmes. Mas eles são milhares na história do cinema, por isso peço que vocês acrescentem outros favoritos nos comentários.

1.  E.T., o Extraterrestre - E.T. (o italiano Carlo Rambaldi - falecido no último 10/08/2012 - já havia levado o Oscar por seu desenho da criatura do filme 'Alien, o 8º Passageiro', quando foi convocado por Steven Spielberg para desenhar seu E.T. de pescoço extensível e com a face baseada nos rostos de Carl Sandburg, Albert Einstein e Ernest Hemingway. foi um enorme sucesso, vendeu bonecos e é um dos personagens mais queridos do cinema)

2.  Superman, o Filme - Kal-El (parece que nos esquecemos que um dos mais famosos super-heróis das telas é na verdade um órfão extraterrestre enviado pelos pais do planeta Krypton, momentos antes de sua explosão. na Terra, apesar da aparência similar aos nativos, ganhou superpoderes em função da diferença de gravidade e de alguns talentos adicionais que seus ancestrais tinham)

3.  Paul, o Alien Fugitivo - Paul (um bem humorado road-movie sobre dois nerds britânicos que, a caminho da feira Comic-Con, passam pela Área 51 e encontram uma criatura verde com a voz de Seth Rogen e espírito de porco, que está fugindo dos agentes federais que o mantiveram cativo por 60 anos para encontrar sua nave-mãe e ir embora da Terra)

4.  O Predador - Yautja (criado pelos irmãos roteiristas Jim e John Thomas, o personagem extraterrestre estrelou uma série de filmes a partir de 1987, quando enfrentou Arnold Schwarzenegger. fortes, resistentes e com o poder de se mimetizar com o ambiente, foram adversários perigosos e poderosos. a criatura, cujo desenho é creditado a Stan Winston, tem a aparência de caranguejo, ou nas palavras do personagem de Danny Glover no segundo filme, teria "cara de vagina")

5.  Lilo e Stitch - Experiência Genética 626 (um planeta distante, um cientista cria ilegalmente um ser, a experiência genética 626, que é agressivo, indestrutível e incontrolável.  criador é condenado e a criatura enviada para o exílio num asteróide deserto. mas no caminho ele foge e vem parar na Terra, onde uma garotinha havaiana o adota como um cãozinho de estimação, dá o nome de Stitch e acabam se tornando grandes amigos)

6.  Distrito 9 - Christopher Johnson (depois de sua nave mãe ficar encalhada sobre Johanesburgo, mais de um milhão de extraterrestres da raça chamada de Prawn - uma especie de crustáceo- são desembarcados e segregados numa favela nos arredores da cidade. um executivo é mandado para negociar a mudança dos aliens, mas acaba exposto a um produto químico desconhecido e começa a sofrer mutações e só poderá contar com a ajuda de um dos líderes prawns, chamado Christopher)

7.  Cônicos e Cômicos - Beldar e Prymatt Conehead (um casal alienígena de cabeças em forma de cone, vindos do planeta Remulak, são deixados na Terra por engano numa missão de reconhecimento. aos poucos descobrem que a vida aqui não é tão ruim, têm uma filha e acabam se adaptando até que começam a ser perseguidos pelo governo e eventualmente são resgatados por uma outra missão, que agora busca conquistar a Terra. baseado num esquete do programa Sathurday Night LIve, o filme é bem fraquinho)

8.  Criaturas - Crites (um grupo de criaturas peludas e com dentes afiados foge e escapa de uma prisão espacial e vem parar na Terra. sua nave cai na zona rural, onde eles começam a devorar animais e causar pânico na população. divertido clássico trash dos anos 80, concebido antes dos Gremlins, mas que teve que ser reescrito para evitar semelhanças com o blockbuster)

9.  Marte Ataca! - Marcianos (um belo dia, os marcianos resolvem atacar a Terra por pura diversão. enquanto isso os terrestres, incluindo o presidente americano, fazem de tudo para salvar o planeta. uma comédia fora do tom de Tim Burton, que não funciona, mas como é comum na obra do diretor, traz criaturas impagáveis)

10.  Alien, o 8º Passageiro Xenomorph (a criatura foi rascunhada por Dan O'Bannon and Ronald Shusett. posteriormente foi contratado o artista surrealista suíço H.R.Giger que deu as características mais marcantes, um misto de cobra com uma vagina dentada. surgiu como um parasita hospedeiro dos corpos humanos da nave Nostromo e evoluiu para um ser articulado ao ponto de enfrentar cara a cara seus inimigos e gerou várias sequências para a franquia, inclusive já no planeta Terra) 

Veja ainda: "10 Filmes de Alienígenas na Terra"

3 comentários:

  1. Seu blog é impecável, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi o "Criaturas" como é o filme ja estava feito e teve de ser refilmado por causa de Gremlins?

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esquecer de Starman o homem das estrelas.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!