quarta-feira, 7 de novembro de 2012

10 Filmes com Striptease


Na era vitoriana, era motivo para escândalo se uma mulher mostrasse seu cotovelo.
O striptease surgiu no início do século passado quase por acaso, no teatro. 
Com o sucesso, ganhou público e também o olhar severo dos puritanos.
Nos anos 1950, junto com os movimentos anti-moralistas, o striptease começou a ser aceito e visto como arte com o surgimento das pin-ups, como a "notável" Bettie Page.
A partir daí apareceram clubes de striptease, que se tornaram quase uma instituição americana.
Presentes em centenas de filmes, as cenas de striptease, antes restritas a mulheres, começaram a ganhar também a participação de homens.
Veja uma lista com 10 filmes que têm o striptease presente na trama.

1.  Closer (Natalie Portman é uma stripper de passado misterioso, que se apaixona por um escritor fracassado - Jude Law -, que por sua vez tem um caso com uma fotógrafa - Julia Roberts -, casada com um dermatologista - Clive Owen - que se apaixona pela stripper, fechando o quadradomentir sobre os seus sentimentos é parte da sua profissão, mas ela não é imune ao amor. é dela a frase: "mentir é a coisa mais divertida que uma garota pode fazer sem tirar as roupas, mas é ainda melhor se você tirar". um ótimo filme de Mike Nichols sobre relacionamentos, que deu a Portman e a Owen o Golden Globe de atriz e ator coadjuvantes)

2.  O Lutador (Marisa Tomei foi indicada ao Oscar como a stripper, amiga de um lutador de luta-livre - Mickey Rourke -, que é obrigado a se aposentar depois de um infarto. ela, como ele, usa o corpo para viver e, como ele, está envelhecendo para o trabalho. mas ela tem se preparado para a aposentadoria, ao contrário dele. um bom e triste filme de Darren Aronofsky)

3.  Ou Tudo, ou Nada (numa cidadezinha britânica que vive do aço, as indústrias estão em crise e muitos estão sendo demitidos. um deles - Robert Carlyle de OUAT - , pressionado pela pensão da filha que tem que pagar, junta-se a outros amigos desempregados para fazer um show de striptease para mulheres, mas como eles não são musculosos como seus concorrentes, propõem um diferencial: vão tirar toda a roupa - "the full monty" o título original. excelente comédia inglesa, indicada a 4 Oscars, ganhou o de trilha sonora)

4.  Barbarella (Jane Fonda é a agente astronauta enviada pelo presidente da Terra para capturar o criminoso Duran Duran, inventor de uma arma que pode por fim à paz no universo. tudo desculpa para Jane, no auge da sua forma fazer um striptease em gravidade zero, que entrou para a história do cinema)

5.  Magic Mike (Channing Tatum e um bem sucedido stripper na Flórida, que apadrinha um jovem impetuoso no lucrativo caminho do espetáculo para mulheres... Matthew McConaughey é o veterano dono do clube onde eles se apresentam todas as noites. uma bobagem dirigida pelo irregular Steven Soderbergh)

6.  As Divas do Blue Iguana (os dramas pessoais de cinco strippers num clube da Califórnia. uma querendo um filho, outra querendo abortar, uma escreve poesias, uma procura sua alma gêmea, enquanto outra quer esquecer o amor de sua vida: seu irmão. um amontoado de clichês bem dirigidos por Michael Radford e com Daryl Hannah, Jennifer Tilly e Sandra Oh nos papéis centrais)

7.  Rock of Ages (o destino de toda aspirante a cantora em Los Angeles deve ser o clube de strip. uma jovem do interior vai tentar a vida na cidade grande, consegue emprego na principal casa de rock da cidade, mas logo vai fazer striptease do outro lado da rua. a curiosidade está em que a dona do clube é a cantora Mary J.Blige. o filme é muito ruim, a atriz é ainda pior)

8.  Paris, Texas (depois de ficar desaparecido por quatro anos, um homem - Harry Dean Stanton - é encontrado por seu irmão na região desértica do Texas e o leva para casa onde encontra seu filho de 7 anos, também abandonado pela mãe - Nastassja Kinski. junto com o garoto vão em busca dela e a encontram num local onde mulheres fazem striptease dentro de cabines temáticas, separadas por um vidro espelhado. obra-prima de Wim Wenders)

9.  Um Drink no Inferno (quando os irmãos Gekko vão parar numa boate de beira de estrada no México, não imaginam que assim que anoitecer irão presenciar o striptease de Salma Hayek com uma cobra. uma sequência inesquecível do cinema nos anos 90, dirigida por Robert Rodriguez)

10.  Striptease (Demi Moore é uma secretária do FBI que perde o emprego por causa dos golpes do ex-marido, perde a custódia da filha e para custear a apelação... vai trabalhar como stripper! lógico! um dos piores filmes dos últimos anos, vencedor de todos os Razzies)

Menções honrosas: 9 1/2 Semanas de Amor, Gilda, Sin City, Corações Perdidos, The Notorious Bettie Page.

Veja ainda: "10 Filmes Biográficos de Cantoras"

Um comentário:

  1. A cena de Portman realmente é clássica!

    p.s.: era óbvio que "stripetease" iria estar no meio, mas péssimo mesmo. Argh!

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!