terça-feira, 29 de maio de 2012

10 Filmes sobre Reencarnação



A vida após a morte sempre provocou a imaginação humana. E até que descubramos algio mais palpável continuará a provocar.
Uma das hipóteses mais populares dá conta de que nossa alma volta sob a forma de outro ser humano. Conforme a religião, as regras mudam.
Alguns filmes foram feitos sobre o tema, selecionei 10 deles.


1.  Voltar a Morrer (em 1949, a esposa de um compositor - Emma Thompson e Kenneth Branagh - é assassinada e o marido condenado à morte. 40 anos mais tarde uma mulher - Emma - com amnésia tem sonhos que a remetem ao assassinato e conhece um detetive - Kenneth  - que resolve investigar o caso, que fica mais perigoso à medida que é desvendado. Bom suspense dirigido por Branagh em 1991)


2.  As Duas Vidas de Audrey Rose (Anthony Hopkins é um homem estranho que se aproxima de um casal feliz com uma filha pré-adolescente, por acreditar que a menina é na verdade sua filha, morta num incêndio, reencarnada. o caso acaba nos tribunais. bom suspense de Robert Wise)


3.  Café de Flore (um comovente drama canadense que conta duas histórias aparentemente desconexas, uma passada em Paris na década de 1940 sobre uma mãe e seu filho portador de síndrome de down e a outra em Montreal em 2011 sobre um casal apaixonado. só de estar nesta lista já é um spoiler, por isso não conto mais, mas recomendo)


4.  Manika, a Menina que Nasceu Duas Vezes (num vilarejo de pescadores na índia, uma garota conta com detalhes histórias de uma vida de riqueza que teria tido no Nepal, até que um dia foge de casa e o padre recém chegado a segue para encontrá-la e acaba envolvido- em sua estranha história. bom filme sobre o tema) 


5.  O Pequeno Buda (um grupo de monges budistas vai a Seattle em busca da reencarnação de seu mestre o Lama Dorje e chega a um garoto de 10 anos. seus pais não acreditam a princípio, mas acabam permitindo que ele vá para o Butão, junto com mais duas crianças para comprovar qual deles é o Lama. em paralelo é contada a história de Siddharta. um filme irregular de Bernardo Bertolucci, mas visualmente lindo)


6.  Bungee Jumping on Their Own (dois jovens se apaixonam na universidade, quando a garota é atropelada e morre. 17 anos mais tarde, ele está casado e é professor de colégio, onde começa a notar estranhas semelhanças entre um de seus estudantes e sua falecida amada, fica obcecado pelo garoto. o filme sul-coreano tem um final bem estranho, que remete ao título. é no mínimo diferente)


7.  Tio Boonmee que Pode Recordar suas Vidas Passadas (um homem doente decide passar seus últimos dias de vida numa casa na floresta, junto de seus entes queridos. lá recebe a visita de sua falecida esposa e do filho que agora é uma criatura peluda. eles irão ajudá-lo a recordar suas muitas existências a partir de sua origem numa gruta. estranho e mal iluminado, este filme tailandês ganhou a Palma de Ouro em Cannes)


8.  Almas Reencarnadas (uma equipe de cinema está se preparando para filmar a história real do massacre ocorrido num hotel anos antes. a atriz principal começa a lembrar-se dos fatos, o que a faz crer que ela é a reencarnação da última vítima. representante da boa leva de filmes de terror japoneses do começo do século)


9.  Reencarnação (Nicole Kidman é uma jovem viúva, que dez anos após a morte de seu marido, aceita casar-se novamente. nesse momento surge um garoto de dez anos pedindo que ela não se case novamente e afirmando ser a reencarnação do marido. sua determinação e conhecimento de fatos que só casal poderia saber a deixam confusa. um filme intrigante)


10.  Segredos da Vida (Robin Williams é um homem que percorre os séculos e várias existências desde a idade da pedra, passando pelo império romano e a Nova York atual, buscando em seus relacionamentos o sentido da vida. veículo para Williams fazer cinco personagens, numa comédia sem graça)


Outros filmes: A Reencarnação de Peter Proud, Minha Vida na Outra Vida, Kundun, Num Claro Dia de Verão.


Veja ainda: "10 Filmes sobre Zoológicos"



quarta-feira, 23 de maio de 2012

10 Filmes sobre Epidemias

O homem sempre teve medo de doenças. E com razão.
Ao longo da história elas dizimaram a população, como no caso da peste bubônica, da gripe espanhola ou, mais recentemente, da Aids.
O cinema retratou as epidemias em várias ocasiões, em doenças reais ou inventadas, mas sempre com resultados devastadores.
Confira 10 filmes sobre o tema!


1.  Ensaio sobre a Cegueira (um misteriosa doença atinge rapidamente toda a população de uma cidade, fazendo com que todos fiquem cegos. com a epidemia, a civilidade entre as pessoas acaba e a sociedade entra em colapso. boa produção, bons atores e um ótimo filme de Fernando Meirelles, baseado na obra de José Saramago)


2.  O Sétimo Selo (um cavaleiro sueco retorna das cruzadas para encontrar a morte e a peste negra em sua terra natal. quando se depara com a morte personificada e lhe propõe um jogo de xadrez para ganhar tempo e aprender sobre o sentido da vida. um grande filme de Ingmar Bergman, que além de retratar fielmente o cenário apocalíptico do final da idade média, fala sobre o medo da morte)


3.  Sentidos do Amor (Ewan McGregor e Eva Green, um chefe de cozinha e uma cientista se apaixonam, enquanto uma pandemia começa a privar a partir do olfato, um a um os sentidos da população em todo o planeta. enquanto tentam conter a doença, as pessoas rapidamente se adaptam a nova situação)


4.  Contágio (voltando de uma viagem, uma americana - Gwyneth Paltrow, contrai um vírus que a mata rapidamente, o mesmo ocorrendo com um funcionário de um cassino em Hong Kong e uma modelo em Londres. rapidamente a epidemia se espalha e começa a matar por todo o planeta, enquanto cientistas tentam descobrir sua cura, as autoridades tentam conter o pânico. elenco multi-estelar num filme frouxo de Steven Soderbergh)


5.  Epidemia (Dustin Hoffman é um médico do exército americano que estuda um perigoso vírus que dizimou um acampamento militar na África. quando descobre que um macaco daquela região foi levado clandestinamente aos EUA e leva com ele a doença que começa a se espalhar velozmente numa pequena cidade americana. bom filme de Wolfgang Petersen)


6.  Anjos na América (um brilhante e delirante mosaico dos anos 1980, quando o conservadorismo reinava na América e a Aids dizimava a população gay, sem que as autoridades se interessassem em buscar contê-la. um longo filme da HBO, exibido em duas partes, baseado numa peça de sucesso. dirigida por Mike Nichols e um elenco que incluia Meryl Streep, Emma Thompson e Al Pacino. essencial)


7.  Eu sou a Lenda (Will Smith é um cientista militar, que é naturalmente imune a um vírus criado anos antes por um cientista em busca da cura do câncer, mas que se espalhou e transformou a população de Nova York em criaturas fotossensíveis, que saem à noite. em sua casa ele pesquisa antídotos para a doença e tenta comunicar-se por rádio com outras pessoas imunes, tornando-se uma lenda para outros sobreviventes) 


8.  12 Macacos (Bruce Willis é um sociopata condenado, que é enviado de 2035 ao passado, entre 1996 e 1997 para tentar conter a disseminação de um vírus mortal que viria a matar cinco bilhões de pessoas. por engano ele enviado para alguns anos antes e acaba num sanatório, onde conhece uma psiquiatra que vai ajudá-lo a encontrar o grupo revolucionário "12 Macacos", que seria o responsável pela epidemia)


9.  Pânico nas Ruas (um grupo de marginais assassina um imigrante ilegal no porto de New Orleans, que é diagnosticado com uma perigosa peste pneumônica. para proteger a população, a polícia é acionada para encontrar os assassinos e inoculá-los antes que a epidemia se alastre. clássico de Elia Kazan)


10.  O Enigma de Andrômeda (um satélite artificial sai de órbita e cai numa cidadezinha americana, liberando uma bactéria fatal que começa a dizimar a população, enquanto uma equipe de cientistas luta contra o tempo em busca de conter a epidemia. ótima ficção dirigida por Robert Wise, a partir de um livro de Michael Crichton)


Veja ainda: "10 Filmes em Roma"



terça-feira, 15 de maio de 2012

10 Filmes em Roma


A cidade que teria sido fundada pelos irmãos Rômulo e Remo no ano de 753 a.c., que foram criados e alimentados por uma loba.
Através dos séculos Roma tornou-se centro de um vasto império e a maior metrópole do ocidente, chegando a ter 1,6 milhão de habitantes já no século II.
Hoje a cidade não tem mais o mesmo poder, mas permanece sendo uma das mais belas cidades do mundo, visitada anualmente por milhões de turistas.
Foram muitos os filmes feitos em Roma, que destacam a beleza da cidade, dos quais destaco 10, tendo o cuidado de pinçar diferentes gêneros e diretores.

1.  Roma (Federico Fellini talvez seja o diretor que melhor retratou a cidade, em obras como 'A Doce Vida', onde popularizou a Fontana di Trevi como um de seus principais monumentos. mas neste filme de 1972, o diretor dá a sua visão de Roma, mostrando desde as constantes descobertas arqueológicas, com as quais os romanos conviviam, até o futebol. um mosaico de histórias, onde a personagem principal é mesmo a linda Roma)

2.  Roma, Cidade Aberta (pouco após o término da segunda guerra, Roberto Ressellini realizou este clássico, contando a história da resistência que os italianos montaram a fim de expulsar os alemães e os fascistas de uma Roma empobrecida e destruída. um filme histórico e marcante, com uma bela atuação de Anna Magnani)

3.  A Princesa e o Plebeu (um típico e adorável filme de turistas, contando a história de uma princesa entediada que decide passar férias anonimamente na cidade, mas é descoberta por um repórter por quem acabaria por se apaixonar. Audrey Hepburn ganhou o Oscar por sua atuação, mas quem ganhou mesmo foi a cidade, que mostrou-se linda, mesmo fotografada em preto e branco)

4.  Caro Diário (o filme pessoal, que projetou Nanni Moretti ao posto de melhor diretor italiano da atualidade, tem em seu primeiro terço um dos mais fascinantes passeios que o cinema fez em Roma. de vespa, Moretti percorre pontos menos conhecidos do centro e da periferia)

5.  Um Amor Quase Perfeito (após a morte do marido, uma mulher descobre que ele tinha uma vida dupla e um relacionamento com outro homem. belas imagens da Roma nova, da vida dos romanos e do lado gay da cidade, incluindo a parada gay de 2000, num bom filme do turco Ferzan Ozpetek)

6.  A Fonte dos Desejos (três secretárias americanas trabalhando em Roma atiram moedas na Fontana di Trevi pedindo para encontrarem seus amores na cidade... e encontram. a Roma dos anos 1950 no auge de sua beleza, num filme que ganhou o Oscar de fotografia e canção) 

7.  As Idades do Amor (na terceira parte do sucesso 'Manual do Amor', o cupido conta mais três histórias de amor, duas delas passadas em Roma, em prédios do centro, destacando a beleza da cidade como poucos)

8.  Comer, Rezar, Amar (uma americana bem sucedida - Julia Roberts - decide largar tudo e sair pelo mundo em busca de auto-conhecimento. em Roma ela descobre o prazer da comida e de circular pelas vielas do centro. o filme não é lá grande coisa, mas a cidade...)

9.  O Talentoso Ripley (Matt Damon é contratado pelo pai de um milionário para encontrar seu filho na Europa, mas acaba se passando pelo próprio, usufruindo da boa vida. dentre as locações do filme estão diversos cartões postais de Roma, como as piazzas Navona, e di Spagna)

10.  Mamma Roma (Anna Magnani é uma prostituta que consegue juntar dinheiro para largar o trabalho, comprar um apartamento e trazer o filho adolescente do campo para morar com ela em Roma. mas o garoto não quer saber de trabalho nem estudo e o passado volta a assombrá-la. segundo filme de Pier Paolo Pasolini, um cineasta que tinha uma visão artística muito aguçada e planos inspirados nos mestres da pintura)

PS: atualização em agosto/2012

11.  Para Roma Com Amor (em seu primeiro filme em Roma, Woody Allen utiliza a tradição da comédia episódica italiana e aproveita para mostrar os principais cenários da cidade, com a linda fotografia de Darius Khondji. um filme delicioso, para se deixar levar)

12.  O Eclipse (no clássico de Michelangelo Antonioni, a Roma moderna e emrgente do começo da década de 1960 se mistura à tradicional. interessantes as cenas dentro da Bolsa de Valores no centro da cidade)

Veja ainda: "10 Filmes com Papas"

Obs: Esta lista foi feita a pedido do amigo Alexandre.

terça-feira, 8 de maio de 2012

10 Filmes em Bordéis



Templo do exercício da mais antiga profissão, o bordel sempre exerceu fascinação nos garotos.
A figura recorrente é de uma senhora que prepara, agencia e protege prostitutas numa grande mansão, onde os homens endinheirados vão em busca do que não encontram em casa.
Hoje em dia, os bordéis não têm o mesmo apelo ou mesmo glamour de outros tempos.
Vários filmes exploram esse ambiente. Selecionei 10 deles nesta lista:


1.  L'Apollonide, Os Amores de uma Casa de Tolerância (o universo de um bordel de luxo na Paris da virada para o século XX, um mundo fechado frequentado pelos homens mais ricos da época e as histórias alegres e tristes das prostitutas. belo filme, com produção caprichada e ótimas atrizes)


2.  Nascidos em Bordéis (belo documentário, vencedor do Oscar, sobre a vida de 8 crianças, filhas de prostitutas de bordéis da periferia de Calcutá em sua luta contra a pobreza e a falta de perspectivas. para que elas mesmas contem sua história, os diretores lhes dão câmeras fotográficas)


3.  A Bela da Tarde (Catherine Deneuve é uma jovem rica, casada com um marido bem sucedido, mas que não a satisfaz. ela então procura o bordel de Madame Anaïs para trabalhar durante as tardes, levando uma vida dupla, até que se apaixona por um cliente. clássico do genial Luis Buñuel)


4.  Menina Bonita (Brooke Shields é a filha de uma prostituta - Susan Sarandon - e vive com ela e o irmão num bordel. aos 12 anos ela tem sua virgindade leiloada e logo casa-se com um fotógrafo muito mais velho. bonito filme de Louis Malle, que hoje em dia não seria feito)


5.  Amor, Estranho Amor (as lembranças singulares de um homem, que quando garoto sai do sul do país para ser deixado pela avó em frente a um palacete, que é um bordel onde sua mãe - Vera Fischer - trabalha e é amante do governador do Estado. ele passa a viver no local e conviver com prostitutas, como uma ninfeta atrevida - a modelo gaúcha Xuxa Meneghel aos 16 anos -, com quem irá perder sua virgindade. bom filme do ótimo Walter Hugo Khouri, retirado de circulação pela truculenta apresentadora)


6.  A Melhor Casa Suspeita do Texas (curioso e divertido musical, onde Dolly Parton é a dona de um bucólico e famoso bordel do interior americano, que mantém-se por gerações seguindo um rígido código de conduta e higiene. com a ajuda do xerife local - Burt Reynolds - ela luta contra um pregador de TV inescrupuloso que quer fechar o local. falou-se em uma refilmagem, ainda não confirmada)


7.  Bruna Surfistinha (Deborah Secco é uma menina de classe média que sai de casa para tornar-se prostituta. antes de tornar-se uma célebre garota de programa da internet, ela viveu num bordel simples e chegou a trabalhar nos mais vagabundos do centro de São Paulo)


8.  Quando os Homens são Homens (no início do século XX, Warren Beatty é um homem com um passado misterioso, quedecide montar o primeiro prostíbulo de um remoto vilarejo do oeste. inicialmente pensa em algo simples, mas então aparece uma cafetina - Julie Christie -, que o convence a montar um bordel de luxo e torna-se sua sócia. logo o negócio torna-se a empresa mais bem sucedida da região. um brilhante e triste filme de Robert Altman)


9.  Amor e Anarquia (Giancarlo Giannini é um camponês anarquista que, nos anos 30, vai a Roma com objetivo de matar Mussolini. seu contato na cidade uma prostituta - Mariangela Melato -, que o abriga no bordel onde trabalha dizendo ser seu primo. no dia do atentado ele se descobre apaixonado por uma das meninas da casa. política e comédia, num ótimo filme de Lina Wertmüller)


10.  Pelos Bairros do Vício (nos anos 1930, num bordel de New Orleans, uma jovem prostituta é a preferida de todos,dos clientes até a cafetina lésbica - Barbara Stanwick. tudo vai bem até que um antigo namorado dela chega à cidade e descobre sua nova profissão. dirigido pelo medíocre Edward Dmytryk)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Estrelas de Cinema"


terça-feira, 1 de maio de 2012

10 Filmes de Walter Salles


Walther Moreira Salles Junior nasceu em berço de ouro. filho do proeminente político, banqueiro, embaixador e filantropo Moreira Salles, fundador do Unibanco. 
Sua herança o coloca, com seus irmãos, dentre as maiores fortunas do mundo, em levantamento da revista Forbes.
Carioca, Waltinho cursou economia na PUC-RJ, para mais tarde graduar-se em Comunicação Audiovisual pela Universidade do Sul da Califórnia.
Entusiasta do automobilismo, foi piloto de GT3 no Brasil e na Europa até 2009, o que considera um hobby.
Começou dirigindo documentários para a TV, até fazer seu primeiro longa para o cinema, a co-produção Brasil - Estados Unidos "A Grande Arte". 
Mas foi com o curta "Socorro Nobre" que começou a ganhar notoriedade e encontrar sua voz, que culminou com o estrondoso sucesso de "Central do Brasil" de 1999.
Seus filmes ganharam dezenas de prêmios, como o Urso de Ouro em Berlim, o Leão de Ouro de Veneza, o Globo de Ouro, o Bafta e algumas indicações ao Oscar.
Waltinho ainda tem uma longa e vitoriosa carreira pela frente, mas já é um dos melhores e mais importantes cineastas que o Brasil já teve. 
Veja uma lista com 10 de seus filmes.

1.  Central do Brasil (1999. Fernanda Montenegro é Dora, uma professora aposentada, que vive de escrever cartas para migrantes analfabetos na estação de trens do Rio de Janeiro. uma de suas clientes é atropelada pouco após compor sua carta e seu filho fica sozinho e sem rumo. Dora decide levá-lo de volta para o Nordeste, numa jornada onde as resistências serão quebradas e a emoção se aflorará. um dos mais belos momentos da história do cinema, numa das mais marcantes interpretações de uma atriz. o filme ganhou dezenas de prêmios e elevou o status de Walter Salles internacionalmente)

2.  Na Estrada (2012. baseado no livro de Jack Kerouak sobre suas viagens com os amigos pela América nos anos 1940, 'On the Road' é um projeto acalentado desde essa época, mas jamais filmado. muitas tentativas foram feitas e muitos astros, de Marlon Brando a Brad Pitt se envolveram no projeto, que só nasceu após Francis Coppola, que adquiriu os direitos em 1979, ver 'Diários de Motocicleta' e decretar que Waltinho era o diretor perfeito para a saga. estreou no festival de Cannes) 

3.  Abril Despedaçado (2001. no sertão nordestino, um jovem - Rodrigo Santoro - é obrigado pelo pai a vingar a recente morte do seu irmão mais velho, numa rixa secular com uma família rival, que também será sua sentença de morte, na tradição de vingança entre elas. instigado pelo irmão mais novo, ele pensa em fugir com artistas circenses e assim quebrar o ciclo. um filme poderoso, com uma fotografia primorosa de Walter Carvalho e um roteiro enxuto de Karin Aïnouz e Sérgio Machado, baseado no livro do albanês Ismail Kadare. grande filme, vencedor do Festival de Veneza, entre outros)

4.  Diários de Motocicleta (2004. a história do jovem médico argentino Ernesto "Che" Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul numa motocicleta em direção de um estágio num leprosário no Peru e depois até a Venezuela. uma jornada que ajudou a formar os ideais daquele que seria um dos grandes símbolos da luta social no continente. com fotografia e paisagens incríveis, ganhou o Oscar de canção para o uruguaio Jorge Drexler)

5.  Linha de Passe (2008. na periferia de São Paulo, uma mãe solteira grávida, cria seus quatro filhos, um de cada pai, cada qual em busca de seu destino. um deles - Vinícius de Oliveira, de Central do Brasil - é aspirante a jogador de futebol, que sonha com um futuro no esporte, mas está além do limite de idade das peneiras dos clubes. drama social pesado, co-dirigido por Daniela Thomas, ganhador do prêmio de melhor atriz em Cannes para Sandra Corveloni)

6.  Terra Estrangeira (1996. após a morte da mãe, um jovem decide viajar para a Espanha, terra natal dela, com a qual ela sempre sonhava voltar. sem dinheiro, ele aceita levar um misterioso pacote até Portugal, em troca da passagem, mas ele perde a encomenda e passa a ser perseguido. co-produção com Portugal, co-dirigido por Daniela Thomas, foi o primeiro filme de destaque de Salles, ganhador de vários prêmios)

7.  A Grande Arte (1991. estreia em longas de Walter Salles, já numa cara co-produção americana baseada num livro de Rubem Fonseca. no elenco Peter Coyote, Tcheky Karyo e Amanda Pays. conta a história de um fotógrafo americano que busca de um serial-killer que matou sua amiga prostituta e estuprou sua namorada, com a ajuda de um assassino perito em facas. um bom filme)

8.  Água Negra (2005. Jennifer Connely é uma mulher recém separada que, em luta pela custódia da filha, muda-se para um novo apartamento, que se revela um problema maior que o ex-marido. barulhos estranhos e um constante vazamento de uma água escura começam a deixá-la perturbada e assustada. ótima refilmagem de um terror japonês e primeiro filme em inglês de Salles)

9.  O Primeiro Dia (1998. um presidiário fugindo da polícia e uma mulher abandonada pelo marido se encontram no alto do prédio dela em Copacabana, na noite de ano novo e tornam-se a esperança um do outro. excelente filme de Daniela Thomas e Walter Salles. co-produção francesa, feita para as comemorações da chegada do ano 2000)

10.  Paris, Eu te Amo - Loin du 16éme (2006. coletânea de curtas sobre a cidade, cada um dirigido por um importante diretor. uma das melhores histórias é a dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, que fala de uma jovem mãe _Catalina Sandino Moreno - que tem que deixar seu bebê no subúrbio e viajar por horas até seu trabalho de babá no bairro nobre de Paris. comovente)

Extra:  Socorro Nobre (1996. curta-metragem de 23 minutos em preto e branco, contando a história de uma presidiária, que se inspira numa reportagem da revista Veja sobre o escultor polonês, radicado na Bahia, Franz Krajcberg. para levar sua vida adiante. belo estudo sobre a liberdade. Socorro foi homenageada por Waltinho em 'Central do Brasil', é ela a primeira cliente de Dora na estação. assista no YouTube em duas partes)

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Rádio"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails