terça-feira, 3 de julho de 2012

10 Filmes de Tom Cruise



Thomas Cruise Mapother IV, um ex-seminarista, baixinho, dislexo, passou por 15 diferentes escolas até decidir tornar-se ator aos 18 anos. 
Dono de um sorriso vencedor, chegou ao cinema já num grande sucesso, um papel secundário no horroroso "Amor Sem Fim".
Hoje aos 50 anos, é um dos astros mais bem pagos da história do cinema. Juntos seus 34 filmes faturaram mais de 7 bilhões de dólares no mundo todo.
Sua vida pessoal sempre foi motivo de fofocas, separado pela terceira vez do que seria mais um casamento de fachada, Cruise sempre negou ser homossexual. 
Desde 1990 dedica-se fanaticamente à seita da Cientologia, o que lhe gerou muitas críticas.
Mas o importante é que seus filmes continuam faturando alto, sua agenda está cheia com seis filmes no forno e um recém lançado.
Esta lista traz 10 dos filmes que melhor representam a carreira de Tom, na minha opinião.


1.  De Olhos Bem Fechados (Cruise dedicou três anos de sua vida e da de sua então esposa Nicole Kidman ao sonho de trabalhar com Stanley Kubrick, no que viria a ser seu último trabalho. a trama gira em torno da tensa vida sexual de um casal da alta sociedade de Nova York. é de longe o melhor filme de sua carreira)


2.  Magnólia (o diretor Paul Thomas Anderson deu de presente a Cruise o papel de um esquisito guru de auto-ajuda, autor de um livro para homens sobre como "domar" suas mulheres. o papel lhe valeu ótimas críticas e uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante)


3.  Negócio Arriscado (o turning-point da carreira de Tom, já aos 20 anos. o que seria apenas mais um filme de adolescente sozinho em casa e contrata uma prostituta, tornou-se um clássico dos anos 80, graças ao carisma do ator e seus óculos escuros)


4.  Nascido em 4 de Julho (segundo filme da trilogia de Oliver Stone sobre suas próprias experiências na guerra do Vietnã, conta a história da volta de um rapaz idealista e cheio de vida, que voltou do front numa cadeira de rodas enfrentando o preconceito e seus próprios fantasmas. primeira - e merecida - indicação de Cruise ao Oscar)


5.  Minority Report (ótima ficção científica baseada na obra de Philip K.Dick e um dos melhores filmes de Steven Spielberg em quase 20 anos. Cruise é um detetive da polícia em 2054, que utiliza paranormais para evitar crimes antes que eles sejam cometidos)


6.  Missão Impossível: Protocolo Fantasma (em 1996, Tom ingressou na carreira de produtor, numa releitura para cinema do famoso seriado dos anos 60, o que o deixou ainda mais rico. todos os filmes da série são bons, mas destaco a quarta parte, dirigida por Brad Bird, como a mais bem amarrada e onde o ator mostra estar em grande forma)


7.  A Cor do Dinheiro (outra ótima aposta de Cruise. um bom filme de Martin Scorsese, que levantou a carreira de Paul Newman. nesta continuação de "Desafio à Corrupção" de 61, aqui Newman passa de jovem aprendiz a mentor de Tom nas mesas de sinuca e disputa com ele a mesma mulher)


8.  Jerry Maguire (nesta ótima comédia de Cameron Crowe, Cruise vive um agente de talentos que cai em desgraça e consegue manter apenas um cliente, um mimado astro de futebol americano - Cuba Gooding, Jr. mais uma indicação ao Oscar)


9.  Vanilla Sky (versão americana do ótimo "Abre los Ojos" de Alejandro Amenábar, dirigida por Cameron Crowe. Tom Cruise é um jovem rico e bonito, que tem um relacionamento, mas conhece a mulher dos seus sonhos. enciumada, a namorada provoca um acidente de carro, onde ela morre e ele fica desfigurado)


10.  Rain Man (outro momento importante na carreira de Cruise, tentando tornar-se um ator "sério". no papel de um jovem que descobre que seu pai deixou sua herança para um irmão autista - Dustin Hoffman - do qual ele nunca tinha ouvido falar. em busca do dinheiro, pede a guarda do irmão e saem juntos numa viagem onde eventualmente se aproximam. não considero um filme, mas ganhou quatro Oscars - filme, diretor, roteiro e ator para Hoffman)


Menções honrosas: Leões e Cordeiros, Entrevista com o Vampiro, Vidas sem Rumo, Colateral, O Último Samurai, Trovão Tropical, Missão Impossível, Missão Impossível 2, Missão Impossível 3, Questão de Honra, Toque de Recolher, Guerra dos Mundos, Um Sonho Distante, Operação Valkiria, A Firma.


Menções nem tão honrosas: Top Gun, Cocktail, Amor Sem Fim, Losin' It, A Chance, A Lenda, Dias de Trovão, Encontro Explosivo, Rock of Ages.


Veja ainda: "10 Filmes em Roma"

segunda-feira, 2 de julho de 2012

10 Filmes com Atores que Morreram em 2012 - 1º Semestre



Como já é tradição, o blog presta uma homenagem aos atores e atrizes falecidos no primeiro semestre do ano.
Não estão nesta lista diretores como: 


  • Theo Angelopoulos (Paisagem na Neblina),
  • Nora Ephron (Julie e Julia), 
  • Carlos Reichenbach (Alma Corsária), 
  • Ulu Grossbard (Amor à Primeira Vista), 
  • Zalman King (Orquídea Selvagem), 
  • Robert Fuest (Abominável Dr.Phibes), 
  • Paulo Cesar Saraceni (A Casa Assassinada), 
  • o roteirista Tonino Guerra (Amarcord)
  • a figurinista Eiko Ishioka (Dracula de Bram Stoker) e 
  • o editor Neil Travis (Dança com Lobos). 

Dentre tantos outros que também merecem nosso respeito.
Aqui está a lista de 10 intérpretes que o cinema perdeu no semestre.


1.  James Farentino - Evita Peron (24/01 - de complicações de uma fratura na bacia aos 73 anos. mais conhecido por seus trabalhos de televisão em séries como 'Jesus de Nazaré', 'Dinastia', teve alguns papéis de destaque no cinema, como em 'Nimitz, de Volta ao Inferno' e neste telefilme ao lado de Faye Dunaway, no papel do general Juan Perón)


2.  Ben Gazzara - Forever (03/02 - câncer no pâncreas aos 81 anos. americano, filho de imigrantes italianos, Ben fez 132 filmes entre cinema e televisão, sem falar das diversas peças na Broadway, dentre seus filmes estão "Dogville", "Felicidade", "O Grande Lebowski" e o italiano "Crônica de um Amor Louco". mas eu destaco aqui o filme que ele fez no Brasil com Walter Hugo Khouri em 1991, como um rico empresário, cuja vida amorosa é investigada pela filha)


3.  Whitney Houston - O Guarda-Costas (11/02 - afogamento após ingestão de drogas aos 48 anos. de família musical, começou ainda criança cantando no coro da igreja e logo chegou ao sucesso, tendo sido a primeira mulher a ter um álbum estreando como número 1 da Billboard. como atriz fez cinco filmes, entre eles o bom "Falando de Amor" e o seu grande sucesso, como uma cantora famosa protegida pelo guarda-costas Kevin Costner)


4.  David Kelly - A Fortuna de Ned (12/02 - pneumonia aos 82 anos. ator irlandês com mais de 100 participações em cinema e televisão, foi o avô de Charlie na versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de Tim Burton, atuou em "Stardust" e "Penalidade Máxima", mas como um dos amigos do ganhador da loteria que morreu antes de retirar o prêmio que foi foi reconhecido)


5.  Erland Josephson - O Sacrifício (25/02 - mal de parkinson aos 88 anos. destacado ator sueco, fez quase 100 filmes, sendo 14 deles com Ingmar Bergman. destaco sua bela interpretação no último filme de Andrei Tarkowsky, como um velho filósofo e ex-jornalista e ator que fala ao seu filho sobre sua preocupação com a falta de espiritualidade do homem)


6.  Chico Anysio - Tieta do Agreste (23/03 - múltipla falência dos órgãos aos 80 anos. o comediante cearense é um dos pioneiros da televisão brasileira, com programas de sucesso desde a década de 1950. no cinema fez cerca de 11 filmes, destacando-se como o pai de Tieta na versão de Cacá Diegues para a obra de Jorge Amado)


7.  Levon Helm - O Destino Mudou Sua Vida (19/04 - câncer na garganta aos 71 anos. vocalista e baterista da The Band, Helm viu o rock'n'roll nascer. em 1980 foi convidado para viver o pai da cantora Loretta Lynn no cinema e nunca mais deixou de ser ator)


8.  Joyce Redman - Othello (10/05 - pneumonia aos 96 anos. mesmo se dedicando muito mais ao teatro e à televisão, destacou-se em os seus papéis no cinema, tendo sido duas vezes indicada ao Oscar de coadjuvante, em 63 por 'As Aventuras de Tom Jones' e em 65 no papel de Emilia nesta versão do clássico de Shakespeare)


9.  Ann Rutherford - E o Vento Levou (11/06 - coração aos 94 anos. pioneira da TV, participou de diversas séries de cinema e televisão. esteve em dezenas de filmes, mas será sempre lembrada como uma das irmãs mais jovens de Scarlett O'Hara no clássico de 1939)


10.  Susan Tyrrell - Cidade das Ilusões (16/06 - causa não divulgada aos 67 anos. atriz cult e polêmica, fez diversos papéis como bêbada, drogada e/ou prostituta. fez dezenas de filmes, como "Cry-Baby", "Energia Pura", "Crônica de um Amor Louco" e foi indicada ao Oscar de coadjuvante no papel de uma alcoólatra no ótimo filme sobre boxe, dirigido por John Huston)



Menções adicionais: também faleceram e não couberam nesta lista atores como Doris Singleton (I Love Lucy), Richard Dawson (O Sobrevivente), Frank Cady (A Montanha dos Sete Abutres), Jonathan Frid (Nas Sombras da Noite), Ian Abercrombie (Garfield 2), Donna Summer (Até que Enfim é Sexta-Feira), Warren Stevens (O Planeta Proibido), Janet Carrol (Negócio Arriscado), Adriano Stuart (Os Matadores), Richard Lynch (O Espantalho).


Veja ainda: "10 Filmes com atores que Morreram em 2011 - 2º Semestre"