sexta-feira, 28 de setembro de 2012

10 Filmes sobre o Fim do Mundo


Passou 2000, o mundo não acabou. Agora chegou 2012, outra data maldita se aproxima, mas nada indica que será desta vez.
Mesmo com tantas decepções com o adiamento do apocalipse, no cinema ele já veio inúmeras vezes.
Esta lista traz 10 filmes sobre o fim do mundo. Atenção, não são filmes pós-apocalipticos, são filmes que supõe que a vida na terra cessará. 
(Por motivos óbvios, esta lista contém SPOILERS)

1.  Dr. Fantástico (no auge da guerra fria, um enlouquecido general americano decide atacar a União Soviética com bombas atômicas, o que poderá gerar um hecatombe nuclear, enquanto o resto do mundo tenta impedi-lo... em vão. uma das obras-primas de Stanley Kubrick)

2.  Melancolia (enquanto um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que provocará sua completa destruição, uma noiva - Kirsten Dunst - está realizando sua suntuosa cerimônia de casamento, com a ajuda da irmã e do rico cunhado. um filme metáfora sobre a depressão extremada, que destrói nosso mundo. outro grande filme de Lars von Trier)

3.  A Última Noite (no dia 31 de dezembro de 1999 restam poucas horas para o fim do mundo, anunciado meses antes. a maioria das pessoas, resignadas, buscam concretizar seus planos para usar o tempo que resta até a hora zero. escrito, dirigido e estrelado por Don McKellar, roteirista de 'Ensaio sobre Cegueira', é um filme de 1998 barato e muito interessante)

4.  Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (um meteoro está em rota de colisão com a  Terra e as tentativas de desviá-lo fracassaram. restam três semanas de existência e as pessoas aproveitam para beber, fazer sexo, se rebelar, reconciliar-se com a família e seus amores perdidos. nesse cenário surge a amizade de um cara solitário - Steve Carell - abandonado pela esposa e sua vizinha triste. um filme previsível, mas muito simpático)

5.  Presságio (em 1959, alunos de uma escola infantil guardam numa cápsula desenhos e objetos da época para ser aberta 50 anos mais tarde. dentre os achados estão números aparentemente aleatórios escritos por uma garotinha, mas que irão se revelar como previsões de todas as catástrofes que viriam, incluindo a maior de todas. dirigido pelo bom Alex Proyas e estrelado por Nicolas Cage, o filme tem cenas impressionantes)

6.  O Fim do Mundo (nesta ficção científica clássica de 1951, um cientista descobre que a Terra será atingida por um outro planeta, que está em rota de colisão. um milionário resolve construir uma nave que leve alguns habitantes a outro planeta seguro e faz uma loteria para escolher os passageiros. ao final, vemos a Terra sendo atingida)

7.  Terra Tranquila (um cientista envolvido num projeto nuclear descobre que as experiências deram errado e aparentemente só restou ele no planeta, até encontrar mais dois sobreviventes. SPOILER ao final, arrependido de sua contribuição para o fim da humanidade, resolve destruir as instalações nucleares, destruindo o mundo como ele é, mas ele mesmo continua vivo - ou estaria no paraíso? -, com o planeta Saturno nascendo no horizonte)

8.  O Juízo Final (uma telefonista entediada preenche sua vida monótona em casas de swing, até o dia em que dois homens a convencem que o apocalipse virá em breve. ela se converte ao cristianismo, casa-se com um de seus parceiros e juntos têm uma filha. o marido é morto e ela vai para o deserto esperar o fim dos tempos, onde acaba renegando a existência de deus... resumindo, o tal apocalipse chega e ela vai parar no purgatório... eu hein!)

9.  4:44 - Último Dia na Terra (restam algumas horas até o fim do mundo que irá acontecer na madrugada seguinte. um casal nova-iorquino - Willem Dafoe e Shanen Leigh - apaixonado e cheio de planos procura viver esse tempo fazendo sexo, usando o skype e o ipad... um drama  arrastado de Abel Ferrara, que nos faz torcer para o fim chegar logo)

10.  O Guia do Mochileiro das Galáxias (um cara normal está tendo um péssimo dia, quando fica sabendo que sua casa será imediatamente demolida para a construção de uma rodovia. seu melhor amigo o convida para uma cerveja e lhe conta que na verdade é um alienígena e é um jornalista trabalhando num guia das galáxias. conta ainda que naquele mesmo dia a Terra será destruída, também para a passagem de uma estrada espacial e por isso lhe oferece carona em sua nave. o planeta é demolido e suas aventuras começam)

Extra:.  2012 (aqui não chega a ter fim do mundo. a profecia da moda é que os maias teriam previsto que o mundo iria acabar em dezembro de 2012. vários filmes foram feitos sobre o tema, mas o mais bem sucedido é a superprodução catástrofe de Rolland Emmerich de 2009. o filme é um amontoado de efeitos especiais e muito barulho. claro que apesar do mundo inundado e quase destruído, o filme não tem a coragem de acabar de vez com o planeta, terminando com alguns sobreviventes indo em direção de um novo continente que se formou)

Veja ainda: "10 Filmes com Ricardo Darín, o Maior ator da Argentina"


* esta lista foi atualizada graças à lembrança do leitor Arthur de Freitas. Obrigado!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

10 Filmes Futuristas


Imaginar o futuro sempre foi uma fixação da humanidade e o cinema é uma ótima maneira de concretizar esses sonhos.
A maioria dos filmes prevê um futuro pessimista, violento ou disfuncional.
É divertido constatar os erros das previsões e também constatar que algumas delas chegaram muito perto da realidade.
Veja uma lista com 10 filmes que ousaram prever o futuro.

1.  Metrópolis (em 1927 o diretor alemão Fritz Lang imaginou o mundo de 2026 como uma sociedade onde os ricos controlavam, do alto de suas belas torres, os operários, que viviam oprimidos nos subterrâneos da cidade como parte das engrenagens. nesse cenário surge o romance entre o filho do governante da cidade e uma jovem líder operária. destaque para a arquitetura futurista, com passagens suspensas, grandes máquinas, um robô e veículos voadores. de certa forma, Lang não estava muito longe da realidade)

2.  Blade Runner (na Los Angeles de novembro de 2019, um detetive aceita a missão de eliminar um grupo de 'replicantes', autômatos orgânicos que escaparam de serem desativados. rodado em 1982 e baseado num conto de Philip K.Dick de 1968, o filme de Ridley Scott tem uma direção de arte impressionante e apetrechos tecnológicos que efetivamente fazem parte do nosso cotidiano. é verdade que os andróides não estão entre nós, mas pode ser questão de tempo)


3.  1984 (em 1948, George Orwell escreveu sua obra prima, que contava como seria o mundo em 1984, dominado por um governo totalitário e o "big brother" que controlava a vida de todos. e o amor era conta a lei. a primeira versão para o cinema veio em 1956 pelas mãos de Michael Anderson, num bom filme que foi tirado de circulação pela família de Orwell por anos até ser lançado em dvd)

4.  Daqui a Cem Anos (com roteiro e supervisão de H.G.Wells, esta superprodução britânica de 1936 prevê cem anos no futuro, começando pela eclosão de uma segunda guerra mundial em 1940, que duraria 20 anos e levaria a população de Everytown de volta à idade média. em 1970, um representante dos "wings over the world" - cientistas que guardaram o conhecimento do mundo e estão baseados no Iraque - chega à cidade no seu avião, que é confiscado pelo tirano local. em represália, os "wings" jogam, com seus aviões, um gás anestésico e conquistam a cidade, reconstruindo-a no subterrâneo. em 2036 constroem um canhão espacial, capaz de mandar um foguete à lua e conquistar o espaço... exceto pela guerra iminente, Wells errou feio. e o filme é bem tosco, embora curioso)

5.  Fantasias de 1980 / Just Imagine (uma simpática comédia musical de ficção científica de 1930, começa mostrando como era a vida em Nova York em 1880 e avança para imaginarmos como seria no longínquo 1980. no futuro as pessoas seriam tratadas como números e não nomes, todos se deslocariam em carros voadores e o governo decidiria com quem iríamos nos casar. até que um cientista constrói uma nave capaz de levar três pessoas à Marte, onde há um rei e uma rainha e todos têm irmãos gêmeos e o filme vira pastelão. o melhor aqui é a direção de arte)

6.  Minority Report (em abril de 2054, um policial é responsável por prevenir crimes antes que eles aconteçam com a ajuda de paranormais dedicados a prevê-los. durante a elaboração do roteiro deste ótimo filme de 2002, o diretor Steven Spielberg reuniu um grupo de especialistas - cientistas, engenheiros e arquitetos - por três dias num hotel para juntos desenharem o mundo de 2054, para que as previsões fossem acuradas e possíveis. daí resultaram elementos como  as telas multi-toque, os scanners de retina - ambos já no nosso cotidiano -, os insetos robôs, os anúncios direcionados por reconhecimento facial. o papel eletrônico usado em embalagens e até um software de previsão de crimes)

7.  THX-1138 (Estreia de George Lucas na direção em 1971, fala de um futuro por volta do século 25, onde as pessoas vivem no subterrâneo, com carros supervelozes, frequentam shopping centers onde compram futilidades de curta duração e onde os entorpecentes são obrigatórios. os robôs são responsáveis pela segurança e cumprimento das leis, enquanto os computadores decidem os parceiros compatíveis... soa familiar, não?)

8.  Os Jetsons, o Filme (criada nos anos 1960, a família Jetson foi um dos maiores sucessos do estúdio Hanna & Barbera. em 1990 ganhou um longa metragem animado. no final do século 21, o chefe da família, George é promovido a vice-presidente responsável pela mineração num asteroide. empregada robô, carros voadores, comida desidratada, banhos automáticos, muito do que se imaginou na época inspirou inventos que hoje nos cercam)

9.  Soylent Green, no Mundo de 2020 (a Nova York de 2022 tem 40 milhões de habitantes e não tem alimentos para todos. um rico empresário controla a produção de um tablete verde que é racionado e alimenta a grande maioria da população, que não tem como comprar comida de verdade. as liberdades individuais deixaram de existir e a eutanásia é estimulada. um filme bastante pessimista de 1973)

10.  2001, uma Odisseia no Espaço (o clássico de 1968 de Stanley Kubrick, baseado na obra de Arthur C.Clarke, é um dos mais bem cuidados filmes do futuristas. embora aposte nas viagens espaciais, que perderam a graça depois da chegada do homem à Lua, traz modernidades de comunicação, arquitetura e transporte muito realistas. no centro da trama estão computadores, cuja inteligência artificial começa a fugir do controle do homem. uma obra-prima incontestável)

Menções honrosas: 'Matrix', 'Brazil', 'Laranja Mecânica', 'Viagem à Lua', 'A Mulher na Lua', 'O Dorminhoco', 'O Homem Bicentenário', 'Waterworld', 'Wal-E', 'A Ilha', 'Buck Rogers no Século 25', 'Farenheit 451', 'Mad Max', 'Gattaca', 'Jogos Vorazes', 'Outland'... 

Veja ainda:  "10 Filmes de Ricardo Darín, o Maior Ator da Argentina"

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

10 Filmes sobre Sequestro


Uma das maiores violências que se pode fazer contra um ser humano é o sequestro.
Trata-se de uma tortura violentíssima contra a vítima e sua família, que deixa sequelas para sempre.
Esta modalidade de crime teve um período em que era quase epidêmica no Brasil, mas devido as penas e as dificuldades envolvidas foi aos poucos sendo substituída por outras como o sequestro relâmpago.
Esta lista traz 10 filmes sobre o tema, bastante presente no cinema.

1.  Busca Implacável (Liam Neeson é um ex-agente da CIA, que tem a filha adolescente sequestrada durante uma viagem a Paris, para ser vendida como prostituta. ele terá quatro dias para resgatá-la e evitar o pior. azar dos sequestradores, pois além de contatos na inteligência, ele é uma poderosa máquina de matar. produção francesa, escrita e produzida por Luc Besson, com muita ação e pouca lógica. fez sucesso e logo ganhará uma continuação)

2.  O Preço de um Resgate (Mel Gibson é um milionário cujo filho é sequestrado em troca de um resgate de dois milhões de dólares. mas logo ele percebe que a criança será morta, mesmo que ele pague e resolve inverter o jogo. vai à televisão para oferecer uma recompensa a quem lhe ajudar a resgatar o garoto. um bom thriller, bem arquitetado. dirigido por Ron Howard) 

3.  O Que É Isso, Companheiro? (em setembro de 1969, um grupo ativista que combatia a truculência do regime militar brasileiro decide sequestrar o embaixador dos Estados Unidos - Alan Arkin - para trocá-lo por presos políticos. baseado num caso real, o filme toma várias liberdades históricas, mas é um bom thriller, bem dirigido por Bruno Barreto e que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro)

4.  Fargo (um vendedor de carros com problemas financeiros contrata dois bandidos para sequestrarem sua esposa, para que ele possa pedir o resgate ao sogro. uma sucessão de erros e a dedicada investigação de uma policial grávida - Frances McDormand vencedora do Oscar - leva o plano a consequências trágicas. um dos melhores filmes dos irmãos Coen, que ainda ganharam o Oscar de roteiro)

5.  A Troca (na década de 1920, uma mãe solteira - Angelina Jolie - sai para trabalhar e deixa o filho de 9 anos sozinho em casa. quando retorna descobre que ele desapareceu. cinco meses depois a polícia lhe entrega uma criança que afirmam ser o filho dela, ela aceita, mas sabe que não é e continua sua busca. um outro tipo de sequestro muito comum num bom thriller dirigido por Clint Eastwood)

6.  O Sequestro de um Herói (um empresário francês é sequestrado e é pedido um resgate de 50 milhões de euros. enquanto sua família e os diretores da empresa que preside discutem como e se vão pagar o valor, sua imagem começa a ser desmontada, aparecendo seus casos extraconjugais e sua personalidade fútil e egocêntrica. bom filme de Lucas Belvaux, com um ridículo título nacional)

7.  Por Favor, Matem Minha Mulher (Danny DeVito casou-se com Bette Midler pelo dinheiro que ela supostamente herdaria de seu pai doente. quinze anos depois o velho não morreu, ele não suporta mais a esposa e decide matá-la. quando ele vai colocar o plano em prática, descobre que ela foi sequestrada. os bandidosi pedem resgate e exigem que ele não avise a polícia. ele festeja sua sorte e, claro, avisa a polícia e não paga nada. mas os sequestradores são apenas amadores querendo vingar-se dele e a confusão está armada. ótima comédia do trio Jerry Zucker, David Zucker e Jim Abrahams)

8.  Sequestro (durante quatro anos, uma equipe de filmagens acompanhou o trabalho da Divisão Anti-Sequestro da polícia de São Paulo para produzir este documentário sério e perturbador. mostra várias operações, os sequestradores, as famílias e as vítimas, sempre, traumatizadas. dirigido por Wolney Atalla poderoso)

9.  Celular, um Grito de Socorro (Kim Basinger é uma professora sequestrada que consegue montar seu telefone quebrado e ligar a um número aleatório. Chris Evans é o rapaz que atende a ligação, que a princípio acredita ser um trote, mas decide ajudar a mulher numa tensa busca por Los Angeles. ótimo thriller, com algumas boas reviravoltas)

10.  O Sequestro de Patty Hearst (em 1974, a herdeira do império jornalístico Hearst foi sequestrada por um grupo ativista, que a submeteu a torturas e privações por dois meses apenas por ser burguesa. com a convivência ela se identifica com a causa de seus sequestradores e junta-se a eles em um assalto a banco. um caso real, de imensa repercussão mundial, retratado de maneira sóbria neste bom filme de Paul Schrader, com uma interpretação vigorosa de Natasha Richardson)

Menções honrosas: 'Traídos pelo Desejo', 'Labirinto', 'Louca Obsessão', 'J. Edgar', 'Ata-me!', 'Na Teia de Aranha', 'Hook, a Volta do Capitão Gancho', 'Chamas da Vingança', 'O caso Aldo Moro', 'Um Mundo Perfeito', 'Busca Frenética'.

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tempo que se Repete"

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

10 Filmes de Ricardo Darín


O portenho Ricardo Darín estreou no teatro aos 10 anos de idade junto com seus pais, também atores. Aos 12 anos já fazia cinema.
Ainda nos anos 80, tornou-se muito popular na televisão Argentina como um dos "galancitos", um grupo de jovens atores com uma legião de fãs. Mas felizmente não ficou refém desse estereótipo.
No cinema estrelou dezenas de filmes e foi reconhecido com diversos prêmios e indicações. Mas a consagração internacional veio apenas no ano 2000 com o ótimo "Nove Rainhas".
Esta lista traz apenas 10 dos filmes de Darín, mas em qualquer filme em que seu nome aparece nos créditos, as atenções vão todas para ele.

1.  O Segredo dos teus Olhos (Darín vive um ex-advogado do estado, que aproveita a aposentadoria para escrever um livro sobre um caso que foi obrigado a cuidar há 25 anos e cuja solução nunca considerou correta. ao remexer o passado, passa a conviver com aqueles personagens, com desdobramentos inesperados. vencedor do Oscar de filme estrangeiro e outras dezenas de prêmios, é o maior sucesso internacional do cinema argentino. de Juan José Campanella - 2009)

2.  Abutres (aqui Darín é um abutre, um advogado especializado em acidentes rodoviários, que fica nas emergências de hospitais em busca das vítimas, para representá-las contra o seguro. em suas caronas noturnas na ambulância de socorro, apaixona-se por uma paramédica e decide mudar de vida, o que não será tão simples. de Pablo Trapero - 2010)

3.  Nove Rainhas (um golpista veterano - Darin -, convida outro iniciante - Gastón Pauls -, para juntos darem um golpe num colecionador de selos espanhol, ao vender uma série forjada  de selos raríssimos - as nove rainhas. mas aos poucos vamos descobrindo que nada é o que parece, neste intrincado e engenhoso jogo de xadrez. de Fabian Bielisnky - 2000)

4.  Aura (um tímido taxidermista epiléptico sonha realizar um crime perfeito. quando vai caçar na Patagônia com um amigo, a oportunidade aparece. ao matar acidentalmente um caçador local, descobre um plano para roubar o dinheiro de um cassino. o curioso é que quando ele têm seus ataques de epilepsia, uma aura se abre e ele consegue ver claramente detalhes do seu futuro e organizar suas ações. grande atuação de Darín no segundo e último filme de Fabian Bielisky - 2005)

5.  Um Conto Chinês (um veterano da guerra das Malvinas vive recluso em sua loja de ferragens e está sempre mal humorado. até acidentalmente ser obrigado a ajudar um chinês, perdido em Buenos Aires sem falar a língua, que está em busca de um parente. boa comédia, valorizada pela divertida atuação de Darín em um de seus melhores personagens. de Sebastián Borensztein - 2011)

6.  O Filho da Noiva (Darín é um homem que aos 42 anos está em crise. vive à sombra de seu pai - Hector Altério -, cuidado do restaurante da família e sente culpa por raramente visitar a mãe - Norma Aleandro - num asilo. sua ex-esposa reclama da falta de atenção dele à filha e sua namorada quer que ele defina seu compromisso. com tantas preocupações ele sofre um pequeno ataque cardíaco e, com ajuda de um amigo de infância, começa a repensar a vida. lindíssimo e emocionante. de Juan José Campanella - 2001)

7.  XXY (Darín é o pai de uma criança intersexual, ou hermafrodita, que decide levar a família a viver em locais isolados, como no interior do Uruguai, para que possam proporcionar um crescimento tranquilo à criança até que tenha idade para decidir por um dos sexos. quando chega aos 15 anos, a sexualidade aflora e os problemas ficam maiores. um filme bonito e delicado com um tema espinhoso. de Lucia Puenzo - 2007)

8.  A Educação das Fadas (um inventor de brinquedos conhece a mulher de sua vida e o filho que nunca teve num voo que os leva a Barcelona. ela - Irene Jacob - é uma ornitóloga, viúva de um piloto de caça e o seu filho de 8 anos tem uma imaginação muito fértil. tudo vai bem até que ela decide terminar a relação sem maiores explicações. ele então passa a reconciliar sua nova família. um filme cuidadosamente feito para emocionar e... emociona mesmo. de José Luis Cuerda - 2006)

9.  Elefante Branco (Darín é um padre argentino que resgata um outro belga após a aldeia onde estava ser atacada na Amazônia e o leva para ajudar na paróquia situada numa grande favela da periferia de Buenos Aires. expostos à violência e à pobreza eles tentam defender a comunidade contra a repressão. um filme estereotipado, mas que vale pela rara denúncia social em filmes argentinos. de Pablo Trapero - 2012)

10.  A Dançarina e o Ladrão (com a chegada da democracia ao Chile, o presidente anistia diversos prisioneiros, entre eles um notório ladrão de bancos - Darín - que agora quer apenas recuperar sua família e um jovem audacioso, que quer a ajuda do veterano num grande golpe. as coisas se complicam quando o jovem se apaixona por uma jovem bailarina traumatizada pela morte dos pais durante a ditadura. roteiro bem fraco, mas como de costume, uma grande atuação de Ricardo. de Fernando Trueba - 2009)

Veja ainda: "10 filmes de Michael Haneke"


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10 Filmes sobre Reunião de Amigos


Reuniões de amigos costumam ser ao mesmo tempo confortáveis e tensas.
Afinal, ninguém nos conhece tão bem quando os amigos e não é possível esconder nada deles, ainda mais em grupo.
Esta lista traz 10 filmes para ver entre amigos.

1.  As Invasões Bárbaras (à beira da morte por conta de um câncer no fígado, um professor de meia idade reúne seus velhos amigos, ex-amantes, sua ex-esposa e o filho com quem tem uma relação difícil, para reconciliar-se com o passado. belíssima e muito comovente continuação de 'O Declínio do Império Americano' do mesmo Denys Arcand, ganhou o Oscar de filme estrangeiro e dezenas de prêmios internacionais)

2.  O Reencontro (após 10 anos sem se ver, sete amigos de faculdade se reencontram para o funeral do mais brilhante deles, que suicidou. juntos fazem um balanço de suas vidas, enfrentam suas velhas feridas. o melhor filme de Lawrence Kasdan com os melhores atores daquela geração - Glenn Close, William Hurt, Kevin Kline entre outros - e uma trilha sonora inesquecível)

3.  Até a Eternidade (um grupo de amigos que se reúne anualmente para passar o verão na praia, resolve prosseguir com os planos, apesar do grave acidente que colocou o mais espirituoso deles - Jean Dujardin - em coma. o acidente faz aflorar as tensões e as mentiras convenientes contadas entre eles tornam o ambiente difícil. François Cluzet rouba a cena como o dono da casa à beira de um ataque de nervos)

4.  Para o Resto de Nossas Vidas (sete amigos se formam em Cambridge e vão cada um para o seu lado. dez anos mais tarde, um deles, Peter - Stephen Fry -, herda uma mansão e o título de lorde e convida os amigos para passar o período do ano novo com ele. entre as tensões e problemas mal resolvidos, ele tem uma revelação bombástica para fazer. bom filme inglês, com ótimo elenco, dirigido pelo sempre competente Kenneth Branagh)

5.  A Vida dos Peixes (correspondente de uma revista de turismo, vivendo na Alemanha há 10 anos, um homem volta ao Chile para o aniversário de um amigo e para resolver suas pendências com o passado. um filme intenso, com a câmera sempre em close ou em rápidas subjetivas, a trilha forte e envolvente, a ponto de suspender a respiração do espectador do começo ao fim. diálogos cortantes, brilhantes, roteiro simples e sem concessões. um grande filme do ótimo Matias Bize)

6.  O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (sete universitários recém formados têm que encarar a nova realidade da entrada no mundo adulto. eles se reúnem sempre no bar St.Elmo, onde discutem suas vidas. retrato datadíssimo da geração X, dos anos 80, dirigido por Joel Schumacher e estrelado pelo grupo de atores revelado por John Hughes)

7.  Quando os Jovens se Tornam Adultos (no fim dos anos 50, cinco amigos inseparáveis têm que lidar com a chegada da vida adulta, sempre reunidos na mesma lanchonete, um refúgio do iminente futuro. na sequência mais memorável, um deles vai se casar e resolve testar os conhecimentos da noiva sobre futebol americano, se ela for mal no teste, não haverá casamento. simpática comédia de 82, dirigida por Barry Levinson e com ótimo elenco)

8.  Procurando Elly (após viver anos na Alemanha, Ahmad volta ao Irã e seus amigos organizam uma viagem à praia. com o grupo vai a jovem professora da filha de sua amiga, que a convida pensando em apresentá-la ao rapaz. mas a moça desaparece no mar e com isso seu passado começa a ser revelado. excelente filme de Asghar Fahadi, expoente do novo cinema iraniano)

9.  Saturno em Oposição (em Roma, um grupo de amigos formam uma família alternativa, sempre reunida em torno de um casal de gays bem sucedidos. até que um inesperado AVC acomete um deles e acaba com a harmonia. um filme bonito e delicado, dirigido pelo turco Ferzan Ospetek, com personagens - e atores - adoráveis) 

10.  Romy e Michele (Mira Sorvino e Lisa Kudrow são duas amigas inseparáveis e atrapalhadas que decidem ir no encontro de 10 anos de formatura do colegial. para destacar-se inventam uma vida de sucesso, contando que ficaram ricas por terem inventado os "post-its", mas acabam desmascaradas. uma comédia boba e divertida)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Amizade"