sexta-feira, 30 de novembro de 2012

10 Filmes de Steven Spielberg


Garoto prodígio nos anos 1970, diretor respeitado nos anos 1980, produtor de sucesso nos 1990, bilionário no século 21, Steven Alan Spielberg nasceu numa família judia em Cincinatti, a 18 de dezembro de 1946.
Com pouco mais de 10 anos, fez seus primeiros filmes, estrelados pelos irmãos e amigos com uma câmera super8, que ganhou do pai. 
Para assistir à primeira aventura que produziu, cobrou ingresso de 25 cents e sua irmã ainda vendia pipoca aos espectadores.
Aos 13 anos, ganhou seu primeiro prêmio, com um filme de 40 minutos chamado 'Escape from Nowhere', baseado numa batalha no leste da África. 
Aos 16, fez seu primeiro filme independente, com 500 dólares, chamado 'Firelight' de 140 minutos. Exibido num cinema local, arrecadou apenas 1 dólar, mas foi a semente para o seu clássico 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau'. 
Após a separação dos pais, mudou-se com o pai para a Califórnia, onde continuou seus estudos. 
Tentou duas vezes entrar na faculdade de cinema da USC, mas não foi aceito e acabou cursando literatura na Universidade de Long Beach. Depois que ficou famoso, a USC lhe concedeu um diploma honorário.
Em 1968, conseguiu um estágio na Universal, onde rodou 'Amblin', de 26 minutos, seu primeiro curta para ser lançado nos cinemas, que lhe rendeu visibilidade e seu primeiro emprego, dirigindo episódios da série Night Gallery.
No episódio Eyes dirigiu a diva Joan Crawford, de quem ficou amigo até sua morte. 
Seu bom trabalho nas séries valeu um contrato para dirigir 4 filmes de TV, mas logo o primeiro deles, 'Duel' (Encurralado), com roteiro de Richard Matheson, já foi lançado nos cinemas.
Com fama de garoto prodígio, dirigiu a estrela Goldie Hawn em 'Louca Escapada' e credenciou-se para dirigir a adaptação do best-seller 'Tubarão', numa opção arriscada dos produtores Zanuck e Brown, mas que tornou-se um enorme sucesso, ganhando 3 Oscars e muito dinheiro.
A partir daí as portas se abriram e Spielberg dirigiu seus projetos mais pessoais, criou sua produtora Amblin e, mais tarde, seu estúdio Dreamworks,SKG, com os amigos Jerry Katzenberg e David Geffen.
Hoje é, provavelmente, o nome mais importante da indústria cinematográfica, mas parece ter perdido a mão na direção. Até o recente lançamento da biografia do presidente Lincoln, que pode lhe devolver o prestígio de artista.
Veja uma lista com 10 dos mais importantes filmes que dirigiu e um complemento com mais filmes de sua carreira.

1.  Lincoln (2012. biografia de um dos mais emblemáticos presidentes americanos, que em seu mandato lutou pela abolição dos escravos e pelo fim da guerra civil, e acabou assassinado. Daniel Day Lewis encarna Lincoln, num filme que promete amealhar a maior parte dos prêmios da temporada. clique aqui e veja o trailer legendado)

2.  A Lista de Schindler (1993. a história real de um industrial tcheco, que negociou com os nazistas, uma lista de trabalhadores para sua fábrica na Polônia, salvando assim mais de mil judeus dos campos de concentração. filmado em preto e branco, foi o projeto mais pessoal de Spielberg, que buscava ser reconhecido com um diretor sério e ainda reconciliar-se com suas raízes judias. ganhou sete Oscars, incluindo filme e direção e é, provavelmente, a obra mais importante sobre o tema)

3.  E.T. - O Extraterrestre (1982. nos subúrbios de Los Angeles, um garoto de 10 anos encontra um alienígena, esquecido pela sua nave, durante uma missão de reconhecimento. ele o leva para sua casa, envolvendo a família numa investigação federal. sonho de infância de Steven concretizado, o filme é até hoje um dos maiores sucessos de bilheteria da história. uma obra-prima que ganhou quatro Oscars, mas perdeu os prêmios principais para o medíocre Gandhi)

4.  Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977. depois de um contato com extraterrestres, algumas pessoas comuns e cientistas de todo o mundo se dirigem instintivamente a um local, onde um novo encontro irá acontecer. nunca o cinema foi tão mágico, Spielberg conseguiu tornar reais os extraterrestres, que há muito imaginávamos. impactante e emocionante)

5.  O Império do Sol (1987. Christian Bale é um garoto inglês, vivendo em Pequim durante a segunda Grande Guerra, que é separado dos pais aristocratas durante a conturbada invasão japonesa. ele luta para sobreviver num campo de refugiados. um dos melhores filmes de Spielberg, dirigido com uma fluência rara e emoção à flor da pele. tudo pontilhado pela trilha de John Williams, seu eterno parceiro)

6.  Tubarão (1975. quando um enorme tubarão começa a atacar banhistas numa movimentada praia, o chefe de polícia, um cientista e um velho marinheiro saem à sua caça. um dos mais marcantes e emocionantes filmes do gênero. era o maior projeto dos estúdios naquele ano, baseado num best-seller e foi entregue a um diretor  jovem, mas seguro e criativo, mantendo, por exemplo a câmera quase sempre no nível da água para manter o ponto de vista do banhista. a trilha de John Williams ganhou o Oscar e virou sinônimo de suspense)

7.  Os Caçadores da Arca Perdida (1981. Spielberg sonhava com a modernização dos velhos seriados do cinema e encontrou no personagem criado por George Lucas e Philip Kaufman, com roteiro de Lawrence Kasdan, a encarnação perfeita daquela emoção. o arqueólogo Indiana Jones estreou em busca da Arca da Aliança contra os nazistas, mas ganhou três outras aventuras, seriados de televisão, games e em breve deverá ter mais uma continuação)

8.  O Resgate do Soldado Ryan (1998. logo após a invasão à Normandia, que viria a encerrar a segunda Guerra, um batalhão volta atrás das linhas inimigas para tentar resgatar um paraquedista, cujos irmãos haviam sido mortos em ação. a sequência de abertura é uma das mais impressionantes e violentas da história do cinema. acabou valendo o segundo Oscar de melhor direção a Steven)

9.  Jurassic Park, o Parque dos Dinossauros (1993. depois de nos trazer extra-terrestres, Spielberg deu vida a outra de nossas fantasias infantis, os dinossauros. um milionário constrói  numa ilha um parque temático com dinossauros vivos, clonados a partir de tecidos originais, mas durante uma visita antes da abertura, os animais saem do controle. enorme sucesso de bilheteria, baseado em livro de Michael Crichton, deve ganhar em breve a quarta parte)

10.  Munique (2005. logo após o assassinato de atletas israelenses durante a Olimpíada de Munique em 1972, a primeira-ministra Golda Meir autoriza uma missão secreta onde cinco agentes irão matar os sequestradores envolvidos. excelente thriller, com ótima recriação de época e suspense constante. mais cinco indicações ao Oscar, incluindo filme e diretor)

Outros filmes, séries e curtas do diretor:

2011 - Cavalo de Guerra  
2011 - As Aventuras de Tintim  
2008 - A Timeless Call (documentário curto)  
2008 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal  
2005 - Guerra dos Mundos  
2004 - O Terminal  
2002 - Prenda-me Se For Capaz  
2002 - Minority Report - A Nova Lei  
2001 - A.I. Inteligência Artificial  
1999 - The Unfinished Journey (documentário curto)  
1997 - Amistad  
1997 - O Mundo Perdido: Jurassic Park  
1991 - Hook - A Volta do Capitão Gancho  
1990 - The Visionary (video) (segmento "Par for the Course")  
1989 - Além da Eternidade  
1985 - A Cor Púrpura  
1985 - Histórias Maravilhosas (série de TV) (episódios "The Mission" e "Ghost Train") 
1984 - Strokes of Genius (minissérie de TV)  
1984 - Indiana Jones e o Templo da Perdição  
1983 - No Limite da Realidade (segmento 2)  
1979 - 1941, Uma Guerra Muito Louca   
1974 - Louca Escapada  
1973 - Savage (filme de TV)  
1972 - Something Evil (filme de TV)  
1971 - Encurralado (filme de TV)  
1971 - Owen Marshall: Counselor at Law (série de TV) (episódio "Eulogy for a Wide Receiver") 
1971 - Columbo (série de TV) (episódio "Murder by the Book") 
1971 - The Psychiatrist (série de TV) (episódios "Par for the Course" e "The Private World of Martin Dalton") 
1971 - The Name of the Game (série de TV)  (episódio "LA 2017") 
1969-1971 - Night Gallery (série de TV) (segmentos "Make Me Laugh" e "Eyes") 
1970 - Marcus Welby, M.D. (série de TV) (episódio "The Daredevil Gesture") 
1968 - Amblin' (curta)  
1967  Slipstream (curta) (incompleto)  
1964 - Firelight  
1961 - Escape to Nowhere (curta)   
1961 - Fighter Squad (curta)  
1959 - The Last Gun (curta) 

Veja ainda: "10 Extraterrestres dos Filmes"


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

10 Extraterrestres dos Filmes


O imaginário popular criou alguns parâmetros para imaginar como seriam os seres extraterrestres, mas o cinema tratou de fazer suas releituras.
Esta lista traz 10 personagens alienígenas dos mais variados formatos, que foram protagonistas de filmes. Mas eles são milhares na história do cinema, por isso peço que vocês acrescentem outros favoritos nos comentários.

1.  E.T., o Extraterrestre - E.T. (o italiano Carlo Rambaldi - falecido no último 10/08/2012 - já havia levado o Oscar por seu desenho da criatura do filme 'Alien, o 8º Passageiro', quando foi convocado por Steven Spielberg para desenhar seu E.T. de pescoço extensível e com a face baseada nos rostos de Carl Sandburg, Albert Einstein e Ernest Hemingway. foi um enorme sucesso, vendeu bonecos e é um dos personagens mais queridos do cinema)

2.  Superman, o Filme - Kal-El (parece que nos esquecemos que um dos mais famosos super-heróis das telas é na verdade um órfão extraterrestre enviado pelos pais do planeta Krypton, momentos antes de sua explosão. na Terra, apesar da aparência similar aos nativos, ganhou superpoderes em função da diferença de gravidade e de alguns talentos adicionais que seus ancestrais tinham)

3.  Paul, o Alien Fugitivo - Paul (um bem humorado road-movie sobre dois nerds britânicos que, a caminho da feira Comic-Con, passam pela Área 51 e encontram uma criatura verde com a voz de Seth Rogen e espírito de porco, que está fugindo dos agentes federais que o mantiveram cativo por 60 anos para encontrar sua nave-mãe e ir embora da Terra)

4.  O Predador - Yautja (criado pelos irmãos roteiristas Jim e John Thomas, o personagem extraterrestre estrelou uma série de filmes a partir de 1987, quando enfrentou Arnold Schwarzenegger. fortes, resistentes e com o poder de se mimetizar com o ambiente, foram adversários perigosos e poderosos. a criatura, cujo desenho é creditado a Stan Winston, tem a aparência de caranguejo, ou nas palavras do personagem de Danny Glover no segundo filme, teria "cara de vagina")

5.  Lilo e Stitch - Experiência Genética 626 (um planeta distante, um cientista cria ilegalmente um ser, a experiência genética 626, que é agressivo, indestrutível e incontrolável.  criador é condenado e a criatura enviada para o exílio num asteróide deserto. mas no caminho ele foge e vem parar na Terra, onde uma garotinha havaiana o adota como um cãozinho de estimação, dá o nome de Stitch e acabam se tornando grandes amigos)

6.  Distrito 9 - Christopher Johnson (depois de sua nave mãe ficar encalhada sobre Johanesburgo, mais de um milhão de extraterrestres da raça chamada de Prawn - uma especie de crustáceo- são desembarcados e segregados numa favela nos arredores da cidade. um executivo é mandado para negociar a mudança dos aliens, mas acaba exposto a um produto químico desconhecido e começa a sofrer mutações e só poderá contar com a ajuda de um dos líderes prawns, chamado Christopher)

7.  Cônicos e Cômicos - Beldar e Prymatt Conehead (um casal alienígena de cabeças em forma de cone, vindos do planeta Remulak, são deixados na Terra por engano numa missão de reconhecimento. aos poucos descobrem que a vida aqui não é tão ruim, têm uma filha e acabam se adaptando até que começam a ser perseguidos pelo governo e eventualmente são resgatados por uma outra missão, que agora busca conquistar a Terra. baseado num esquete do programa Sathurday Night LIve, o filme é bem fraquinho)

8.  Criaturas - Crites (um grupo de criaturas peludas e com dentes afiados foge e escapa de uma prisão espacial e vem parar na Terra. sua nave cai na zona rural, onde eles começam a devorar animais e causar pânico na população. divertido clássico trash dos anos 80, concebido antes dos Gremlins, mas que teve que ser reescrito para evitar semelhanças com o blockbuster)

9.  Marte Ataca! - Marcianos (um belo dia, os marcianos resolvem atacar a Terra por pura diversão. enquanto isso os terrestres, incluindo o presidente americano, fazem de tudo para salvar o planeta. uma comédia fora do tom de Tim Burton, que não funciona, mas como é comum na obra do diretor, traz criaturas impagáveis)

10.  Alien, o 8º Passageiro Xenomorph (a criatura foi rascunhada por Dan O'Bannon and Ronald Shusett. posteriormente foi contratado o artista surrealista suíço H.R.Giger que deu as características mais marcantes, um misto de cobra com uma vagina dentada. surgiu como um parasita hospedeiro dos corpos humanos da nave Nostromo e evoluiu para um ser articulado ao ponto de enfrentar cara a cara seus inimigos e gerou várias sequências para a franquia, inclusive já no planeta Terra) 

Veja ainda: "10 Filmes de Alienígenas na Terra"

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

10 Frases Famosas dos Filmes


Algumas frases ou diálogos marcaram a história do cinema. 
São as pérolas geniais colocadas pelos roteiristas e que ficam presas em nossa memória.
Selecionei algumas das minhas favoritas, mas estou certo que vocês têm centenas de outras a acrescentar. É só citar nos comentários. 

1.  ...E o Vento Levou
Scarlett: Rhett, Rhett... Rhett, if you go, where shall I go? What shall I do? 
Rhett Butler: Frankly, my dear, I don't give a damn.
(o diálogo já estava no livro de Margaret Mitchell, mas no filme, ele chocou e provocou polêmica. é um belo tapa com luva de pelica do heroi na mocinha fútil. tradução livre: "Rhett, se você se for, para onde eu vou? O que eu vou fazer? / Francamente, querida, eu não me importo nem um pouco")

2.  O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final
The Terminator: Hasta la vista, baby!
(o personagem John Connor tenta ensinar o robô a falar de maneira mais casual, para parecer mais humano. a frase de James Cameron e William Wisher Jr ganhou a força de um bordão e ficou maior que o filme. essa não precisa de tradução)

3.  Guerra nas Estrelas
Han Solo: Hey, Luke... may the Force be with you!
(repetida por vários personagens, a saudação Jedi adquiriu caráter quase religioso, tanto no filme, quanto numa legião de adoradores da saga. tradução livre: "Que a força esteja com você!")

4.  Impacto Fulminante
Harry Callahan: Go ahead, make my day!
(a frase que é associada ao violento policial dirty Harry - Clint Eastwood - na verdade só aparece neste quinto filme da série, de 1983. tradução livre: "Vá em frente, faça o meu dia")

5.  Casablanca

Ilsa: Play it once, Sam. For old times' sake. 
Sam: [mentindo] I don't know what you mean, Miss Ilsa. 
Ilsa: Play it, Sam. Play "As Time Goes By.
(esse diálogo é erroneamente citado como "Play it again, Sam", mas a conversa entre Ingrid Bergman e o pianista - Dooley Wilson era mais longa. o filme tem vários diálogos maravilhosos escritos pelos gêmeos Julius e Philip Epstein e Howard Koch. tradução livre: "Toque uma vez, Sam. Pelos velhos tempos! / Eu não sei qual a senhora quer dizer, senhorita Ilsa. / Toque, Sam. Toque As Time Goes By"

6.  Forrest Gump
Forrest Gump: My momma always said, "Life was like a box of chocolates. You never know what you're gonna get.
(vamos pegar... chocolates? enfim, a estranha frase do personagem de Tom Hanks ajuda a desenhar sua personalidade e é mais marcante que o próprio filme. tradução livre: "Minha mamãe sempre fala: 'A vida é como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai pegar'")

7.  O Mágico de Oz
Dorothy: There's no place like home! 
(a menina bate os calcanhares de seus sapatos de rubi, repete a frase e volta para seu adorado Kansas em companhia de seu cãozinho. tradução livre: "Não há lugar como nosso lar")

8.  O Iluminado
Jack Torrance: [datilografado] All work and no play makes Jack a dull boy. 
(Jack dedica seu tempo livre no hotel a escrever um livro, quando descobrimos que ele apenas datilografou milhares de vezes a mesma frase percebemos que ele já perdeu completamente a lucidez.  tradução livre do cinema: "Muito trabalho e pouca diversão, faz de Jack um bobão")

9.  Taxi Driver
Travis Bickle: You talkin' to me? You talkin' to me? You talkin' to me? Then who the hell else are you talking... you talking to me? Well I'm the only one here. Who the fuck do you think you're talking to? Oh yeah? OK. 
(o monólogo de Robert De Niro com o espelho é perturbadora e até hoje um exemplo de excelência em interpretação. tradução livre: "Você está falando comigo? Então com quem mais diabos você está falando? Bem, eu sou o único aqui. Com quem c*r*lho você pensa que está falando? Ah é? OK!")

10.  Tropa de Elite
Capitão Nascimento: O senhor sabe por que o número do senhor é zero um? É porque o senhor vai ser o primeiro a desistir. E eu vou fazer o senhor desistir. Pede pra sair! Pede pra sair! Pede pra sair, porque senão o senhor vai sair debaixo de porrada... O zero um desistiu!
(José Padilha e Bráulio Mantovani criaram bordões e diálogos marcantes para os filmes sobre o BOPE. esse diálogo de Wagner Moura pressionando o cadete em treinamento é vigoroso e genial)

Veja ainda: "10 Filmes em que a Palavra Fuck é Mais Repetida"

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

10 Filmes de Prisão - Parte 2


Ao tentar atualizar a lista original de "10 Filmes de Prisão", concluí que haviam muitos exemplos, inclusive recentes, todos do século 21, de origens variadas para acrescentar. Então decidi por fazer uma nova lista.
Aqui estão mais 10 ótimos filmes sobre o tema.

1.  César Deve Morrer (Itália 2012. numa época de tantos reality shows, os diretores irmãos Paolo e Vittorio Taviani levam sua câmera a uma prisão de segurança máxima, onde os presos são os atores. encenam a peça Júlio César, um dos mais belos textos de William Shakespeare. a peça em si e o impacto que a arte tem sobre os condenados fazem deste filme uma obra-prima do cinema. vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim)

2.  Cela 211 (Espanha/França 2009. um agente penitenciário, logo em seu primeiro dia de trabalho, se vê envolvido em uma rebelião de presos. acaba ferido e deixado para trás. como não o conhecem, ele se faz passar por detento e acaba se envolvendo muito mais do que deveria no confronto. ótimo filme, tenso e bem dirigido por Daniel Monzón)

3.  O Profeta (França 2009. numa cadeia, um jovem árabe, preso por 6 anos, por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. excelente filme, super premiado, ganhador de 9 prêmios César, do prêmio do júri em Cannes e indicado ao Oscar, entre outros)

4.  Bronson (Reino Unido 2008. baseado numa história verídica, segue os passos de um criminoso que viria a se tornar o mais perigoso da Grã-Bretanha com o pseudônimo de Charles Bronson, passando 34 anos na cadeia, a maior parte deles em isolamento. uma interpretação épica de Tom Hardy. dirigido pelo ótimo Nicolas Winding Refn, é um filme inventivo, provocador, um tanto perturbador, mas genial)

5.  Felon - Condenado (EUA 2008. Stephen Dorff é um esforçado pai de família que mata acidentalmente um ladrão que invadiu sua casa e acaba condenado por assassinato. na prisão acaba envolvido pela violência de guardas e prisioneiros e complicando cada vez mais sua situação. um ótimo filme de prisão, envolvente e sério, que denuncia os vícios do sistema prisional americano)

6.  Leonera (Argentina/Espanha/Brasil 2008. uma mulher grávida acorda rodeada pelos corpos ensangüentados de dois homens. é presa e enviada a uma penitenciária especifica para mães e grávidas sentenciadas, chamada "leonera", a "toca das leoas". o filme jamais deixa claro se a personagem central é culpada ou não e centra-se em sua maternidade atrás das grades. produzido por Walter Salles e dirigido por Pablo Trapero, é um ótimo filme, embora não muito agradável. destaque para a brilhante interpretação de Martina Gusman)

7.  Hunger (Reino Unido/Irlanda 2008. em 1981, época de endurecimento do governo de Margaret Tatcher ao IRA, um grupo de prisioneiros na Irlanda do Norte, exigindo status de presos políticos inicia uma greve de fome, que ganhou proporções alarmantes. no centro da rebelião estava o prisioneiro Bobby Sands - Michael Fassbender - disposto a levar até o fim seu protesto. pesado, desagradável, um filme que nos faz sentir a dor dos personagens. difícil de assistir, mas brilhante em todos os aspectos. fantástica estreia do inglês Steve McQueen e uma interpretação corajosa e dedicada de Michael Fassbender)

8.  A Experiência (Alemanha 2001. uma equipe de cientistas arregimenta 20 pessoas comuns para para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro.doze deles devem atuar como prisioneiros e oito deles fazem o papel de guardas numa prisão fictícia. tudo começa em clima de camaradagem, mas logo as cobaias incorporam seus personagens e o resultado é desastroso. o mais assustador é chegarmos ao final sabendo que é baseado em fatos reais. um filme violento e cruel, mostrando o quanto o homem pode ser naturalmente mau. excelente e incômodo. ganhou uma versão americana em 2010, bem inferior)

9.  The Escapist (Reino Unido/Irlanda 2008. Brian Cox é um prisioneiro condenado a prisão perpétua e já há 14 anos de prisão sem direito a condicional, fica sabendo que a filha tornou-se uma drogada e está prestes a morrer. por isso decide organizar uma fuga, que ele imagina, cada vez com uma solução diferente. ótimo filme, tenso e bem dirigido, com um ótimo elenco britânico - e participação destacada do brasileiro Seu Jorge)


10.  Plano de Fuga (EUA 2012. Mel Gibson assalta um bando e, perseguido pela polícia, é obrigado a cruzar a fronteira do México, onde é capturado. jogado numa prisão local, controlada por bandidos e policiais corruptos, num universo estranho, que mais parece uma favela, onde as famílias dos prisioneiros convivem com eles. mais uma bobagem violenta e fascistóide de Gibson, explorando a imagem ruim dos mexicanos para divertir americanos. ruim, mas diferente)

Menções Honrosas: 'Eu Te Amo, Philip Morris', 'A Rocha', 'Attica, a Solução Final', 'Hell', 'Código de Conduta', 'Redenção', 'Marmoulak, o Lagarto', ...




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

10 Filmes com Striptease


Na era vitoriana, era motivo para escândalo se uma mulher mostrasse seu cotovelo.
O striptease surgiu no início do século passado quase por acaso, no teatro. 
Com o sucesso, ganhou público e também o olhar severo dos puritanos.
Nos anos 1950, junto com os movimentos anti-moralistas, o striptease começou a ser aceito e visto como arte com o surgimento das pin-ups, como a "notável" Bettie Page.
A partir daí apareceram clubes de striptease, que se tornaram quase uma instituição americana.
Presentes em centenas de filmes, as cenas de striptease, antes restritas a mulheres, começaram a ganhar também a participação de homens.
Veja uma lista com 10 filmes que têm o striptease presente na trama.

1.  Closer (Natalie Portman é uma stripper de passado misterioso, que se apaixona por um escritor fracassado - Jude Law -, que por sua vez tem um caso com uma fotógrafa - Julia Roberts -, casada com um dermatologista - Clive Owen - que se apaixona pela stripper, fechando o quadradomentir sobre os seus sentimentos é parte da sua profissão, mas ela não é imune ao amor. é dela a frase: "mentir é a coisa mais divertida que uma garota pode fazer sem tirar as roupas, mas é ainda melhor se você tirar". um ótimo filme de Mike Nichols sobre relacionamentos, que deu a Portman e a Owen o Golden Globe de atriz e ator coadjuvantes)

2.  O Lutador (Marisa Tomei foi indicada ao Oscar como a stripper, amiga de um lutador de luta-livre - Mickey Rourke -, que é obrigado a se aposentar depois de um infarto. ela, como ele, usa o corpo para viver e, como ele, está envelhecendo para o trabalho. mas ela tem se preparado para a aposentadoria, ao contrário dele. um bom e triste filme de Darren Aronofsky)

3.  Ou Tudo, ou Nada (numa cidadezinha britânica que vive do aço, as indústrias estão em crise e muitos estão sendo demitidos. um deles - Robert Carlyle de OUAT - , pressionado pela pensão da filha que tem que pagar, junta-se a outros amigos desempregados para fazer um show de striptease para mulheres, mas como eles não são musculosos como seus concorrentes, propõem um diferencial: vão tirar toda a roupa - "the full monty" o título original. excelente comédia inglesa, indicada a 4 Oscars, ganhou o de trilha sonora)

4.  Barbarella (Jane Fonda é a agente astronauta enviada pelo presidente da Terra para capturar o criminoso Duran Duran, inventor de uma arma que pode por fim à paz no universo. tudo desculpa para Jane, no auge da sua forma fazer um striptease em gravidade zero, que entrou para a história do cinema)

5.  Magic Mike (Channing Tatum e um bem sucedido stripper na Flórida, que apadrinha um jovem impetuoso no lucrativo caminho do espetáculo para mulheres... Matthew McConaughey é o veterano dono do clube onde eles se apresentam todas as noites. uma bobagem dirigida pelo irregular Steven Soderbergh)

6.  As Divas do Blue Iguana (os dramas pessoais de cinco strippers num clube da Califórnia. uma querendo um filho, outra querendo abortar, uma escreve poesias, uma procura sua alma gêmea, enquanto outra quer esquecer o amor de sua vida: seu irmão. um amontoado de clichês bem dirigidos por Michael Radford e com Daryl Hannah, Jennifer Tilly e Sandra Oh nos papéis centrais)

7.  Rock of Ages (o destino de toda aspirante a cantora em Los Angeles deve ser o clube de strip. uma jovem do interior vai tentar a vida na cidade grande, consegue emprego na principal casa de rock da cidade, mas logo vai fazer striptease do outro lado da rua. a curiosidade está em que a dona do clube é a cantora Mary J.Blige. o filme é muito ruim, a atriz é ainda pior)

8.  Paris, Texas (depois de ficar desaparecido por quatro anos, um homem - Harry Dean Stanton - é encontrado por seu irmão na região desértica do Texas e o leva para casa onde encontra seu filho de 7 anos, também abandonado pela mãe - Nastassja Kinski. junto com o garoto vão em busca dela e a encontram num local onde mulheres fazem striptease dentro de cabines temáticas, separadas por um vidro espelhado. obra-prima de Wim Wenders)

9.  Um Drink no Inferno (quando os irmãos Gekko vão parar numa boate de beira de estrada no México, não imaginam que assim que anoitecer irão presenciar o striptease de Salma Hayek com uma cobra. uma sequência inesquecível do cinema nos anos 90, dirigida por Robert Rodriguez)

10.  Striptease (Demi Moore é uma secretária do FBI que perde o emprego por causa dos golpes do ex-marido, perde a custódia da filha e para custear a apelação... vai trabalhar como stripper! lógico! um dos piores filmes dos últimos anos, vencedor de todos os Razzies)

Menções honrosas: 9 1/2 Semanas de Amor, Gilda, Sin City, Corações Perdidos, The Notorious Bettie Page.

Veja ainda: "10 Filmes Biográficos de Cantoras"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails