quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

10 Filmes que provocam Vertigem


A vertigem é aquela sensação de tontura rotatória, de perda de equilíbrio momentâneo.
Mas este post, na verdade, trata desta sensação associada à acrofobia, ou o medo irracional de lugares altos.
Alguns filmes aproveitam essa sensação, que todos temos em menor ou maior grau, para provocar os sentidos do espectador, potencializando o suspense.
São muitos os exemplos possíveis, mas vamos nos ater a uma lista de 10... Fiquem à vontade para sugerir outros nos comentários.

1.  O Equilibrista (em 1974, o equilibrista francês Philippe Petit organizou uma aventura impensável, atravessar num cabo de aço as torres gêmeas do WTC em Nova York. o filme é um documentário que mescla algumas poucas imagens da época, entrevistas com personagens dessa história e a dramatização com atores. dirigido por James Marsh, o filme tem momentos onde a acrofobia fica quase insuportável. ganhou o Oscar de 2008)

2.  Um Corpo que Cai (o filme que inspirou esta lista é um dos melhores filmes de Alfred Hitchcock e da história do cinema. James Stewart é um policial aposentado por trauma de altura, envolve-se num jogo perigoso ao aceitar um trabalho que consistia em seguir a esposa de um amigo. o diretor criou equipamentos mecânicos especiais para combinar zoom e travellings inéditos em 1958 para aumentar a sensação de vertigem)

3.  Missão Impossível: Protocolo Fantasma (diversão pra todos os gostos neste que é o melhor filme da franquia. aqui o agente Hawke e sua equipe são acusados de um atentado ao Kremlin e passam a ser perseguidos pelo próprio governo americano. a ação dura as mais de 2 horas do filme, mas o melhor está nas sequências passadas no hotel Burj Kalifha de Dubai, um edifício de 828 metros de altura. diz a lenda que Tom Cruise dispensou dublês para encenar as lutas pendurado do lado de fora da torre. de gelar o estômago)

4.  Laputa, o Castelo no Céu (um garoto órfão que trabalha nas minas encontra uma menina que caiu do céu, sustentada por uma pedra voadora. juntos enfrentarão piratas e militares na busca por um castelo mítico situado numa ilha voadora. cenários meticulosamente concebidos, ação de tirar o fôlego e para quem tem medo de altura, a vertigem é certa. clássico da animação do genial Hayao Miyazaki, que costuma utilizar este recurso em seus filmes, sempre com muito talento)

5.  O Homem Mosca (Harold Lloyd é um rapaz que vai para a cidade grande vencer na vida e assim agradar a sua namorada. ele começa a trabalhar como balconista numa loja de departamentos, quando seu gerente organiza um concurso para escalar um arranha-céu pelo prêmio de mil  dólares, ele decide participar e vai passar um grande sufoco nas alturas. clássico do cinema mudo, que fez a fama do ator. a cena principal, dele pendurado num relógio, foi feita sem o uso de dublês e foi recriada inúmeras vezes, inclusive no ótimo 'Hugo')

6.  Risco Total (Sylvester Stallone é um alpinista que se sente culpado por um acidente numa escalada, mas é chamado para ajudar num resgate de um grupo perdido na mesma montanha, por pessoas que estão na verdade em busca de três caixas com 100 milhões de dólares. o ator teve que lidar com seu próprio medo de altura para o filme. o diretor finlandês Renny Harlin fez sequências arrepiantes nas alturas)

7.  Queima de Arquivo (Arnold Schwarzenegger é um agente do serviço de proteção à testemunha, que tem a tarefa de apagar o passado delas para protegê-las. o filme tem uma sequência sensacional dentro de um avião, em que o ator acaba caindo e tendo que acionar o paraquedas... enfim, é de arrepiar)

8.  Upside Down (Jim Sturgess e Kirsten Dunst vivem em mundos paralelos, mas opostos, cada qual com sua gravidade, invertidos e têm como ponto de contato o edifício de uma grande corporação, onde trabalham juntos funcionários dos dois mundos de cabeça para baixo uns para os outros. um simpático romance de ficção científica, onde para encontrar-se os amantes têm que desafiar a gravidade)

9.  A Tentação (um homem está no topo de um edifício e diz que terá que pular ao meio-dia até um policial chegar para tentar impedi-lo e descobrir o que está por trás daquele ato. o filme decepciona, mas não tem nada pior que um personagem que passa a maior parte do tempo no parapeito prestes a pular. curiosamente tem um roteiro quase idêntico ao "À Beira do Abismo", lançado pouco depois)

10.  007 Contra o Foguete da Morte (quase todos os filmes de James Bond tem alguma cena de ação nas alturas. o curioso deste filme de 1979, estrelado por Roger Moore, é que a tal sequência acontecia no bondinho do Pão de Açúcar, com direito ao vilão Jaws - Richard Kiel - roer o cabo de aço com seu poderosos dentes. tosco, mas divertido)  

Menções honrosas: Oldboy, Inferno na Torre, À Beira do Abismo, Hugo, Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pescaria"



3 comentários:

  1. Esse post me fez lembrar "Vanilla Sky" com o Tom Cruise.


    Abs

    ResponderExcluir
  2. faltou alguns, como a origem, ou o vanilla sky como o igor disse.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, esses filmes são uma tortura pra mim! Apesar de vertigem estar relacionado com altura, gostaria de indicar um filme que mexe com o sentido amplo da palavra: Irriversível, de Gaspar Noé.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!