segunda-feira, 29 de abril de 2013

10 Filmes Japoneses Recentes


Uma das primeiras listas deste blog foi a de filmes japoneses. E ela já foi vista por cerca de 50 mil pessoas. Pois chegou a hora de atualizá-la.
O cinema japonês, que já teve muito prestígio quando Kurosawa, Ozu e Mizoguchi eram vivos, tem produzido ótimos filmes nos últimos anos, que merecem ser conhecidos.
Desta vez vou limitar a um filme por diretor e a filmes lançados a partir do ano 2000.
Confiram os 10 selecionados e, por favor, sugiram outros títulos recentes, até para que eu conheça mais alguns.

1.  Confissões (Tetsuya Nakashima, 2010. no último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não mais voltará a lecionar. em seguida, ela afirma que sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da escola, na verdade fora assassinada por dois estudantes daquela classe. ela então anuncia que irá se vingar. contado a partir das confissões de seis pessoas, é um filme surpreendente, incorreto e maldoso, que nos faz torcer pela vingança e nos dá prazer com o resultado. um grande filme, inteligente e com ritmo preciso. do mesmo diretor: 'Kamikaze Girls' )

2.  Seguindo em Frente (Hirokazu Kore-eda, 2008. num dia de verão, um filho e uma filha, já adultos, vão, com as respectivas famílias, visitar os pais idosos. o objetivo do encontro é honrar a memória do filho mais velho, que morreu afogado quinze anos antes, ao salvar o irmão. o conforto da velha casa dos pais, vai dando lugar aos ressentimentos adormecidos, tornando o clima insuportável. inspirado no estilo do mestre Yasujiro Ozu,este é um filme belíssimo, que deixa um nó na garganta do espectador. do mesmo diretor: 'O Que Mais Desejo' e 'Boneca Inflável')

3.  Cold Fish (Shion Sono, 2010. o simplório dono de uma lojinha de peixes tropicais, vive com sua segunda esposa e sua filha adolescente, que não se entendem. um dia, por conta de um incidente com a filha, ele conhece o simpático dono de uma grande loja do mesmo ramo, a Amazon Gold, que se propõe a ajudá-lo. logo ele descobre estar diante de um perigoso serial killer. inspirado em fatos absurdos, mas reais. é um filme violentíssimo, com toques cômicos, que não aliviam, só aumentam a tensão. do mesmo diretor: 'Love Exposure' e 'O Pacto')

4.  Batalha Real (Kinji Fukasaku, 2000. em um futuro próximo, a violência e delinquência juvenil chegaram a níveis insuportáveis e, para controlar a situação, o governo institui um jogo compulsório para jovens estudantes entre 15 e 16 anos: uma classe escolar é sorteada e enviada a uma ilha. munidos de provisões, armas e mapas, eles são dispersados e têm três dias para encontrar e matar uns aos outros, pois apenas um deles poderá sair da ilha com vida. um roteiro engenhoso e brilhante, vergonhosamente plagiado por uma obscura escritora americana na série 'Jogos Vorazes'. do mesmo diretor: 'Batalha Real II')

5.  Aquiles e a Tartaruga (Takeshi Kitano, 2008. o filho único de um colecionador de artes demonstra enorme talento natural para a pintura na infância. mal orientado, primeiro tenta copiar estilos e depois busca ser original de qualquer maneira, perdendo-se no caminho. por conta disso, passa a vida sonhando tornar-se um pintor reconhecido, sempre incentivado pela esposa. uma belíssima ode de amor às artesdo mesmo diretor: 'Ultraje', 'Verão Feliz' e 'Dolls')

6.  O Samurai do Entardecer (Yôji Yamada, 2002um samurai de segunda classe vive humildemente. sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas pequenas dependem dele para sobreviver. quando sabe do divórcio de sua namorada de infância entra em crise, pois com seu baixo salário não pode dar uma vida digna a ela. sua fama de bom espadachim faz com que seja convocado para eliminar um experiente samurai, o que pode matá-lo ou melhorar a vida de sua família. ótimo filme, com uma abordagem diferenciada dos samurais, mostrando o lado social, as relações pessoais e de trabalho do fim de uma era. indicado ao Oscar de filme estrangeirodo mesmo diretor: 'Kabei: Our Mother' e 'The Hidden Blade')

7.  13 Assassinos (Takashi Miike, 2010. no período feudal,  um homem  assassina e estupra inocentes, sempre protegido pela lei. para impedi-lo, é criada a força secreta dos treze assassinos, cada um com uma habilidade diferente, dispostos a uma missão suicida para acabar com o mal... a carreira do diretor é impressionante. em 20 anos ele fez 88 filmes e alguns deles bastante bons. recheada de humor, muita ação e violência gráfica, esta refilmagem traz vida nova a um tema muito tradicional. do mesmo diretor: 'Audição, o Teste Decisivo')

8.  Samurai X (Keishi Ohtomo, 2012. após a guerra que pôs fim ao shogunato, o lendário samurai conhecido como "Battousai, o Retalhador", tornou-se um andarilho gentil, que passeia incógnito pelas aldeias e, eventualmente, ajuda e protege quem necessita. ele conhece uma garota, dona de uma escola de kendô, prestes a ser fechada por um magnata local e decide ajudá-la, ficando de frente com seus inimigos do passado. um ótimo filme, razoável no conteúdo, mas espetacular na forma. todos os planos são enquadrados como num mangá, com uma linda fotografia. o samurai tem cara de ídolo pop e os vilões são caricatos... exatamente como um bom mangá deve serdo mesmo diretor: 'Platinum Data')

9.  O Mundo dos Pequeninos (Hiromasa Yonebayashi, 2010. baseada nos livros da inglesa Mary Norton, conta a história de Arrietty, uma mini garota de 14 anos, com 10 centímetros de altura, que habita com seus mini-pais, uma região abaixo do assoalho de uma casa. quando ela decide explorar o mundo exterior, é descoberta por um menino humano. produzida pelos Estúdios Ghibli, com o roteiro do mestre Hayao Miyazaki, e dirigida por um de seus discípulos, esta animação é encantadora e irresistível. estreia do diretor, que atuou como chefe de animação em 'A Viagem de Chihiro' e 'Ponyo')

10.  Sonata de Tóquio (Kiyoshi Kurosawa, 2008. uma família aparentemente normal entra em colapso, quando o pai perde o emprego e não sabe como lidar com isso, escondendo da família; o filho mais velho se alista no exército americano; o mais novo, começa a fazer aulas de piano escondido dos pais, e a mãe não encontra forças para uni-los. um pesadelo urbano, com toques de humor negro e incivilidade. vencedor o prêmio de melhor filme asiático do ano. do mesmo diretor: 'Pulse')

Menções honrosas: Fish Story (Yoshihiro Nakamura, 2009), Almas Reencarnadas (Takashi Shimizu, 2005), From Up on Poppy Hill (Goro Myiazaki, 2011),...



Veja ainda: "10 Filmes de Hayao Myizaki", "10 Filmes de Akira Kurosawa", "10 Filmes Japoneses".


20 comentários:

  1. Ótima lista, já selecionei os que quero ver!

    Gostei muito de A Partida, um filme muito sensível (http://www.imdb.com/title/tt1069238/)

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lívia!
      Também gosto muito de "A Partida", ele já estava na minha lista antiga de "10 filmes Japoneses" (http://listasde10.blogspot.com.br/2009/10/10-filmes-japoneses.html).
      Abs!!!

      Excluir
  2. Muito bom 13 assassinos (se trata de uma refilmagem de um clássico). Rurouni Kenshin (samurai x) foi genialmente filmado, o tema das imagens um pouco caricaturescas e parecendo ter sido tiradas de um mangá, e porque essa e a origem dele, o mangá e o anime. Os que conhecemos o anime adoramos a versão do filme por ser muito fiel à história original e as personagens serem bem logradas.

    ResponderExcluir
  3. esqueceu de hentai Kamen

    http://www.youtube.com/watch?v=94MtNRaIKvs

    ResponderExcluir
  4. Faltou o belíssimo filme "A Viajem de Chiriro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Todos os filmes dirigidos pelo Hayao Myiazaki, incluindo "A ViaGem de Chihiro" estão numa lista específica.
      Veja o link no final do post!
      Abs!!!

      Excluir
    2. Gostaria de saber se tem algum site no qual eu passa assistir esses filmes?
      Grande trabalho vcs fazem adoro este blog

      Excluir
  5. Excelente lista! Já vou correr atrás de alguns desses filmes, especialmente O mundo dos pequeninos. Não sabia da existência deste filme, adorei saber q o roteiro é do mestre Myiazaki. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Dei uma olhada na sua lista e já vou procurar alguns dos filmes que você falou. Assim, eu já vi Batalha Real e para ser sincera não gostei nem um pouco dele (nenhum dos dois). Até onde eu sei, ele é baseado em um mangá, com o mesmo nome, que é muito mais sério que o filme.

    Também indico assistir Taiyou no Uta, da cantora Yui, é um drama muito interessante na minha opinião. :)

    ResponderExcluir
  7. Bom eu não sei se vc já fez, mas caso não tenha feito, fica a dica: que tal um lista sobre filmes de animação japonesa (excluindo os de Miyazaki) ou mais específicas como uma para os estúdios ou para outros diretores de animação como Katsuhiro Otomo (de Akira).

    ResponderExcluir
  8. A Sonata de Tóquio é o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  9. Desses, eu já assisti o Samurai do Entardecer. Um ótimo filme. Recomendo.

    ResponderExcluir
  10. Eu tava procurando um filme japones p assistir e na sua lista eu encontrei o samurai x. Amei o filme. Obrigado por ter falado sobre ele. (antes de ver sua lista o meu filme japones preferido era Ultramem, agora é Samurai X)
    Faça uma lista de filmes japoneses de ação e aventura, ok?
    bai bai

    ResponderExcluir
  11. Amei o Filme Samurai X!
    Faça uma lista dos melhores filmes japoneses de ação e aventura (de preferencia aqueles que se passam no passado, sabe, que tenha samurais ninjas, Japão antigo) É isso obrigada pela lista!
    bai bai

    ResponderExcluir
  12. assisti confissões ontem e achei o filme maravilhoso, muito obrigado pela indicação! ^^

    ResponderExcluir
  13. Sinistro o Cold Fish. Me lembrou um pouco o Breaking Bad, só que com muito mais sangue. Num tem base aquilo ter acontecido, é muita insanidade. Filmaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista não falhou (hehe...) até agora. Confissões é muito bem feito; a frieza da professora no início é sensacional. "Seguindo em Frente" eu defino em duas palavras: natural e real, o que faz com que sua monotonia não seja chata.

      Excluir
    2. Oi Moralista!'Cold Fish' é baseado em dois casos de grande repercussão no Japão, misturados fazem o roteiro assustador.
      Esta lista poderia ser atualizada com ótimos filmes que vi nos últimos anos. Mas gosto de todos os filmes dela.
      Obrigado por comentar!
      Abs!!!

      Excluir
  14. Eu adorava ver karuouki ssl- sweet school life the movie, eu vi a serie e amava ver o filme, mas não consigo encontra lo em lado nenhum.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!