segunda-feira, 3 de junho de 2013

10 Filmes com Pais e Filhos Atuando Juntos


Ajude o Listas de 10, clicando nos anúncios na lateral e no final deste post. Não custa nada clicar e você estará ajudando o blog a prosseguir seu trabalho... Obrigado!!!

Nepotismo é uma característica do negócio do cinema. Sempre foi muito mais fácil entrar no negócio, se você tem parentes por lá.
Mas os atores conhecidos não costumam contracenar com seus próprios filhos.
Esta lista traz 10 filmes onde pais e filhos têm papeis importantes no mesmo filme. 

1.  Depois da Terra - Will Smith e Jaden Smith (Jaden chamou atenção no singelo "À Procura da Felicidade", também estrelado por seu super-mega-astro pai, Will. mas o novo filme de M.Night Shyamalan é a aposta para o filho seguir o caminho dos pai nas bilheterias... ou era, porque o filme é um fracasso de público e mais ainda de crítica. - saiba mais - Will também atuou ao lado da filha Willow em "Eu Sou a Lenda")

2.  Bem Amadas - Catherine Deneuve e Chiara Mastroianni (elas trabalharam juntas em mais de dez filmes, mas neste drama musical de Christophe Honoré de 2011, elas são mãe e filha, em enterno conflito. Chiara também trabalhou ao lado do pai, Marcello, em "Três Vidas e uma Só Morte")

3.  Num Lago Dourado - Henry Fonda e Jane Fonda (pai e filha nunca tiveram uma relação muito fácil. este único encontro que tiveram na frente das câmeras no filme de Mark Rydell de 1981 transpira tensão. foi uma espécie de trégua que deu o Oscar a Henry e uma indicação a Jane)

4.  Meu Pai, Meu Filho - Gérard Depardieu e Guillaume Depardieu (o filme de 2002 narra es relações difíceis entre o filho e o pai ausente, um famoso escritor ganhador do prêmio Nobel. para tentar aproximar-se do pai, o rapaz o sequestra durante uma viagem. Guillaume atuou em sete filmes ao lado do pai, incluindo o belo "Todas as Manhãs do Mundo" onde dividiam o mesmo personagem em duas épocas, até morrer precocemente em 2008)

5.  Wall Street - Martin Sheen e Charlie Sheen (pai do também ator e diretor Emilio Estevez, Martin interpretou o pai do polêmico Charlie em seu melhor filme até aqui, dirigido por Oliver Stone. ele faz um papel chave, de um chefe de sindicato que dá uma dica involuntária ao seu ambicioso filho)

6.  Acontece nas Melhores Famílias - Kirk Douglas e Michael Douglas (os dois ícones do cinema só vieram a se encontrar nesta comédia sobre uma família disfuncional de Nova York, que tenta se reconciliar. no elenco ainda estão Diana Douglas e Cameron Douglas, mãe e filho de Michael)

7.  Casa de Areia - Fernanda Montenegro e Fernanda Torres (uma mulher grávida é levada por seu marido insano a morar nas dunas do Maranhão no começo do século XX, tendo como companhia apenas sua mãe. o marido morre e a vida corre ao longo de 57 anos, sem que as mulheres consigam deixar aquele deserto. as Fernandas atuaram várias vezes juntas, inclusive em "Redentor", onde são dirigidas por Claudio Torres e atuam ao lado de Fernando Torres, irmão e pai de Fernandinha)

8.  Ao Entardecer - Vanessa Redgrave e Natasha Richardson / Meryl Streep e Marnie Gummer (o drama sobre duas grandes amigas que se reencontram depois das filhas estarem crescidas traz duas gerações de mães e filhas contracenando: as inglesas Vanessa e Natasha - falecida em 2009 - vêm de uma das famílias mais tradicionais do cinema, com várias gerações de grandes atores. já as americanas Meryl e Marnie dividiram a mesma personagem em épocas diferentes)

9.  Lara Croft: Tomb Raider - Jon Voight e Angelina Jolie (pai e filha viveram separados a vida toda e não têm as melhores relações, mas contracenaram como... pai e filha nesta versão de cinema do famoso videogame)

10.  Lua de Papel - Ryan O'Neal e Tatum O'Neal (no auge de sua fama, em 1973, Ryan estrelou ao lado da filha a história de um malandro, que percorre o interior do Kansas num carro cheio de bíblias de luxo. ele dá carona a uma órfã, que ensina a ele vários truques. dirigido por Peter Bogdanovich, o filme deu o Oscar de coadjuvante a Tatum, que aos 10 anos era então a mais jovem premiada pela Academia)


Veja ainda: "10 Filmes Vencedores de Cannes 2013"







13 comentários:

  1. Se "Depois da Terra" é tão ruim, pq ficou em primeiro lugar na lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelson,
      As listas não são ordenadas pele qualidade dos filmes. Eventualmente a ordem é a adequação ao tema e, por isso, o que seja mais compreensível pelo leitor.
      Ainda nesses casos a ordem não é rigorosa.
      Eu ainda nem vi o "Depois da Terra", pois nem foi lançado, mas acho que ilustra bem o tema.
      Abs!!!

      Excluir
    2. em busca da felicidade, (will e jaiden dnv)

      Excluir
  2. A Angelina também não trabalhou ao lado do pai na década de 1980 no seu primeiro filme? Acho que sim. Esses dias assisti "Rastros de Ódio" e John wayne trabalha com seu filho(no filme eles não são pai e filho, trocam apenas duas palavras)que faz uma participação na reta final.
    B.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi B.M.,
      Eu mencionei este filme na lista sobre a Angelina, "Lookin 'to Get Out", que ela fez aos 7 anos de idade e tem até uma ponta da mãe dela.
      Já o filho do John Wayne, Patrick, fez vários filmes com o pai, mas jamais fez sucesso no cinema, embora tenha tido uma longa carreira na televisão. Poderia ser parte da lista sim. Bem lembrado!
      Abs!!!

      Excluir
  3. No filme Acontece nas melhores familias, além de Kirk e Michael Douglas, temos a presença de Cameron Douglas, filho de Michael e neto de Kirk Douglas, e a esposa de Kirk e mae de michael, a Diana Douglas. ou seja, temos 4 membros da familia Douglas, avô, avó, filho e neto. Kirk Douglas, Diana Douglas, Michael Douglas e Cameron Douglas respectivamente.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse post! Sei que não se encaixa na proposta, mas só a titulo de curiosidade:

    O Martin Sheen também contracenou com o Charlie Sheen no seriado "Two and a half man". Na ocasião o Pai de Charlie interpretava o pai de uma das noivas dele!

    ResponderExcluir
  5. Faltou o filme de Rocky Balboa, acho que é o 5 em que participa o filho dele, que morreu recentemente.

    ResponderExcluir
  6. esse filho do wil smith é chato pra dedéu..

    ResponderExcluir
  7. É Disney, mas também há o filme da Hannah Montana onde o pai dela é o pai de miley

    ResponderExcluir
  8. Essa lista é interessante e ilustra claramente como pode ser diversificada essa relação de pais atores e filhos (alguns quase rs) atores. Alguns exemplos são de talento de ambos (Fernandas Montenegro e Torres - Kirk e Michael Douglas) Outros ilustram o brilhantismo de seus pais/mães e a ausência do mesmo em seus filhos (Chiara é filha dos fantásticos Deneuve e Mastroianni, mas sem muito talento - Guillaume é apagado perto do pai Depardieu. A tentativa é nobre, porém os laços familiares muitas vezes não são fortes o suficiente para passar aquele algo mais.

    Somente uma opinião pessoal, ok rs?


    Abs

    ResponderExcluir
  9. A procura da Felicidade tb é pai e filho.

    ResponderExcluir
  10. Faltou o filme (Rock V) de Sylvester Stallone e Sage Stallone

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!