segunda-feira, 17 de junho de 2013

10 Filmes sobre Protestos


Protestamos desde que nascemos. Contra o médico que nos tirou do conforto do ventre da mãe e ainda nos deu um tapa, só nos restou chorar bem alto.
É da essência do ser humano, protestar contra o que acha injusto e muitas vezes, muitas vozes coincidem e protestam juntas, como nas centenas de milhares que protestaram contra a corrupção ou a opressão da ditadura, seja aqui, seja em qualquer lugar do mundo.
Esta lista traz alguns exemplos de filmes em que o protesto é parte importante da trama, mas são muitas as referências sobre o tema. edstejam a vontade para lembrar de outros.

1.  Domingo Sangrento (em 30 de janeiro de 1972, um protesto pacífico por direitos humanos na Irlanda do Norte terminou com 13 manifestantes mortos e 14 feridos por soldados britânicos, num incidente que marcou a história da Grã-Bretanha e foi imortalizada pela canção do U2 "Sunday Bloody Sunday". o ótimo filme de Paul Greengrass de 2002 venceu o festival de Berlim e mais dezenas de prêmios e indicações)

2.  Os Miseráveis (a revolução francesa e seus desdobramentos são o pano de fundo do livro de Victor Hugo e da sua versão musical. o auge do filme acontece por volta de 1832, centrado nas revoltas de jovens oriundos dos bairros pobres de Paris. o musical dá tons artificiais aos fatos, mas encanta)

3.  O Encouraçado Potemkin (o clássico de Serguei Eisenstein de 1925, descreve fatos históricos que levaram à revolução soviética. o ponto de partida é a revolta de marinheiros, trabalhando em condições degradantes, que após receberem carne estragada num jantar, decidem levar sua revolta às ruas de Odessa. uma das obras-primas, que definiram os fundamentos do cinema)

4.  Gandhi (cinebiografia do líder indiano Mohandas Karamchand Gandhi - Ben Kingsley - que liderou a luta de independência da Índia do Império Britânico em 1915, através do uso da não-violência, da desobediência civil e de greves gerais. o filme ganhou oito Oscars incluindo filme, direção e ator).

5.  Se... (rodado pouco depois das manifestações de maio de 1968 na França, este ótimo filme de Lindsay Anderson acompanha uma rebelião numa escola pública inglesa contra os hábitos arraigados nessas intituições como o sistema de castas sociais. alguma frases do filme, tornaram-se palavras de ordem dos movimentos da época, como "Which side will you be on?". ganhou a Palma de Ouro em Cannes e  revelou o ator Malcolm McDowell)

6.  O Complexo Baader Meinhoff (a geração alemã de 1967 cresceu sobre as ruínas que seus pais criaram no passado. eles protestavam contra o facismo nas ruas, o que derivou para algumas radicalizações, como o primeiro grupo terrorista de esquerda, adepto de ações violentas de guerrilha urbana, que perdurou pela década de 1970 e influenciou organizações semelhantes em todo o mundo)

7.  Milk (biografia de Harvey Milk - Sean Penn -, o primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos e tornou-se símbolo dos movimentos afirmativos de gays, que hoje se converteram em grandes paradas festivas.um filme importante de Gus Van Sant, ganhador dos Oscars de ator e roteiro)

8.  Os Sonhadores (em maio de 1968, um estudante americano vai estudar cinema em Paris em plena ebulição dos movimentos estudantis, durante os quais ele conhece um casal de irmãos, com quem tem uma relação intensa. a visão de Bernardo Bertolucci desse período fértil e estimulante)

9.  No (depois de quinze anos de ditadura, o presidente chileno se vê pressionado pelo mundo a legitimar seu mandato através de um plebiscito. o problema é que inesperadamente, um movimento pela não continuidade começa a ganhar força nas ruas, movendo a população. ótimo filme de Pablo Larrain, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2013)

10.  V de Vingança (numa Londres futurista, um homem mascarado conhecido apenas como V, mobiliza seus compatriotas a protestarem contra o regime tirânico e opressivo imposto pelo governo inglês. aseado numa graphic novel, o personagem exerce grande influência nos movimentos atuais de jovens, como o grupo hacker Anonymous) 

Outros filmes: 'Hunger', 'Z', 'Depois de Maio', 'Across the Universe', 'Frankenstein', '5 Broken Cameras', 'Tancredo, a Travessia', 'Romero', 'Daniel', 'Michael Collins', 'Hairspray',...


Veja ainda: "10 Filmes sobre Terrorismo"





4 comentários:

  1. V de vingança foi tão perfeito que mudou tudo! Pra mim esse filme é mais do que um filme, é a marca de uma nova geração.

    A V de vinagre kk

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma daquelas listas nas quais todos os filmes são ótimos!
    Meus preferidos daí são "Se...", que por sinal é um dos meus filmes favoritos, e The Dreamers

    ResponderExcluir
  3. Tema pertinente. E me surpreendi que já assisti a maioria. Inclusive 'Se...' conheci através deste blog e adorei. Ótimo trabalho sempre. Abs!

    ResponderExcluir
  4. Eu citaria "Battle in Seattle", dirigido pelo ex da Charlize Theron (e que tbm está no filme) Stuart Townsend, o filme é uma ótima surpresa. Fala sobre os protestos contra a Organização Mundial do Comércio, em 1999, na cidade de Seattle.
    Mostra o por trás dos protestos, como é importante planejar um protesto com antecedência, e que nós podemos conseguir o desejamos por meio dele.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!