segunda-feira, 1 de julho de 2013

10 Filmes sobre Assassinatos Aleatórios


Os massacres em aglomerações são cada vez mais comuns. Talvez fruto das tensões e pressões da sociedade moderna.
A maior parte dos casos acontece em ambientes escolares, onde os assassinos costumam ser estudantes com personalidade em formação ou mesmo psicopatia em floração. 
Mas os assassinatos aleatórios acontecem em outros ambientes, que proporcionem um grande número de alvos fáceis e indefesos.
Esta lista traz 10 exemplos, procurando abranger situações diferentes.

1.  Polytechnique (excelente filme do canadense Denis Villeneuve, em preto e branco, seco, em estilo quase documental sobre o massacre ocorrido na faculdade de engenharia de Montreal em 1989, quando um homem de 25 anos entra na escola, para assassinar mulheres estudantes, que ele considera feministas, e culpa por todos os seus problemas. chocante, bem dirigido)

2.  Elefante (dois estudantes reúnem armas e muita munição, num dia como outro qualquer, eles entram na escola onde estudam e começam a atirar em seus colegas. dizimando-os sem demonstrar qualquer emoção. dirigido por Gus Van Sant, com longos planos sequência,é um filme seco e poderoso, inspirado no massacre acontecido em Columbine. ganhou a Palma de Ouro em Cannes)

3.  Na Mira da Morte (um jovem impetuoso, mas aparentemente comum, começa o dia matando sua própria família, depois vai para cima de um tanque de combustível, de onde começa a atirar aleatoriamente em motoristas numa auto-estrada. em seguida se abriga num cinema drive-in, que será reinaugurado com a presença de um velho astro e filmes de terror  Boris Karloff - e lá faz mais vítimas. dirigido por Peter Bogdanovich em 1968, é datado, mas ainda eficiente)

4.  Tiros em Columbine (o documentário de Michael Moore investiga, a partir do famoso massacre numa escola de Littletown, Colorado, onde dois estudantes, usando as armas dos pais, mataram 14 alunos e um professor na cafeteria, a fixação norte-americana por armas de fogo. ganhou, entre outros, o Oscar de documentário e um prêmio especial em Cannes)

5.  A Torre da Morte (telefilme de 1975, contando a história real do jovem estudante de engenharia e ex-marine, Charles Whitman - Kurt Russell novinho -, que numa tarde de 1º de agosto de 1966, depois de ter matado a mãe e a esposa, subiu numa caixa d'água da Universidade do Texas e começou a atirar aleatoriamente nas pessoas, matando 13 e ferindo 34 até ser abatido por um policial. dirigido por Jerry Jameson)

6.  Tower Block (numa manhã, os últimos moradores de um velho edifício da periferia de Londres começam a ser alvejados em seus apartamentos por um atirador, que mata qualquer um que se aproxime das janelas. emboscados, eles tentam deixar o prédio por um dia e uma noite, sem sucesso e sem que apareça socorro. suspense de baixo orçamento, com uma boa ideia, mas um tanto improvável)

7.  A Fúria (Christian Slater é um funcionário de escritório infeliz, paranóico e solitário, que sonha em um dia matar todos os colegas e se matar. incentivado por seu peixe - sim, pelo peixinho dourado -, ele vai trabalhar armado para executar seu plano, exatamente neste dia, um outro funcionário faz exatamente o que ele planejara e, inadvertidamente, ele mata o assassino e vira herói. humor negro)

8.  Precisamos Falar sobre Kevin (no aniversário de 18 anos do filho, dois anos após este ter matado sete colegas, uma professora e uma servente a flechadas na sua escola, uma mãe vai visitá-lo na prisão, ainda tentando entender os motivos que o levaram a cometer o massacre. em flashbacks, conhecemos a personalidade perigosa e cruel do menino desde criança. Tilda Swinton e Ezra Miller estão excepcionais como mãe e filho, neste ótimo filme da escocesa Lynne Ramsay, baseado no livro de Lionel Shriver)

9.  Jack Reacher (cinco pessoas são alvejadas num parque por um atirador a distância, sem aparente conexão entre si. um ex-militar é acusado, sem muita chance de defesa e pede que um outro veterano de guerra, agora detetive - Tom Cruise -, seja chamado para investigar o caso. o roteiro do diretor Christopher McQuarrie - de 'Os Suspeitos' - procura criar um clima de filme noir, mas com espaço para a ação física de Cruise)

10.  O Efeito da Fúria (após um massacre numa lanchonete, um grupo de sobreviventes desenvolve uma ligação entre si e todos, traumatizados cada qual ao seu modo, mudam o rumo de suas vidas. uma garota torna-se religiosa, seu melhor amigo fica mudo, um professor de auto-escola decide jogar tudo em Las Vegas... uma boa ideia, mas um resultado nem tanto)

Menções honrosas: Zero Day, Klass, Bang Bang Você Morreu, Valente, Taxi Driver, Sem Medo de Morrer, Um Dia de Fúria,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Desemprego"





4 comentários:

  1. 71 Fragmentos de um Cronologia do Acaso

    ResponderExcluir
  2. Onde os fracos não tem vez

    ResponderExcluir
  3. esqueceu o clássico "dia de fúria", que embora não mostre as mortes, diante dos acontecimentos fica claro que morre muita gente.

    ResponderExcluir
  4. Esse a fúria devido ao protagonista ser influenciado por um peixinho dourado me lembrou aquele do Willard, em que o assassino é influenciado por ratos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!