segunda-feira, 12 de agosto de 2013

10 Filmes sobre Romeu e Julieta


A trama todo mundo conhece: dois adolescentes de nobres famílias rivais se apaixonam secretamente, contra a vontade dos pais, o que culmina num desfecho trágico.
Este conto italiano circulou por séculos na antiguidade, até ser traduzido pelos britânicos, primeiro em versos em 1562 por Arthur Brooke e depois em prosa por William Painter em 1582 e finalmente popularizada numa peça de William Shakespeare em 1591, que enfocava mais a ação, mas que foi aprimorada em várias versões posteriores do próprio bardo.
O cinema conta dezenas de variações da mesma história, algumas mais outras menos fiéis ao texto original.
Aproveitando o iminente lançamento de uma nova versão clássica da peça, escrita pelo criador da série 'Downton Abbey', organizei uma lista com 10 adaptações da história, além do trailer do novo filme.


Romeu e Julieta / 2013 - direção: Carlo Carlei; roteiro: Julian Fellowes, elenco: Hailee Steinfeld, Douglas Booth, Paul Giamatti, Damian Lewis, Stellan Skarsgård, Natascha McElhone, Christian Cooke, Tom Wisdom; estreia prevista (EUA-limitada) : 08/09/2013.

1.  Romeu + Julieta (1996, Baz Luhrmann. o diretor australiano levou os amantes para as praias da Califórnia atual, mas manteve o texto original, com todas as suas rimas. Leonardo DiCaprio e Claire Danes, no auge da beleza, uma direção de arte exagerada e quase kitsch fazem esta versão original e vigorosa. um ótimo filme)

2.  Amor Sublime Amor (1961, Robert Wise e Jerome Robbins. um grande clássico do cinema musical, leva o drama para as ruas de Nova York, onde duas gangues disputam o território, e o rapaz do grupo americano, os Jets se apaixona por uma garota do grupo porto-riquenho - os Sharks. canções belíssimas e eternas em números musicais perfeitos. obra-prima)

3.  Romeu e Julieta (1936, George Cukor. frequentemente aclamada como a melhor versão da peça para o cinema, traz os astros Norma Shearer e Leslie Howard, respectivamente com 43 e 34 anos na época, o que causa certa estranheza. mas é sim uma obra digna)

4.  Romeu e Julieta (1968, Franco Zefirelli. a versão mais conhecida do clássico, bastante fiel ao texto, com direção de arte caprichada, e com os atores - Leonard Whiting e Olivia Hussey - com idades próximas do casal original. bom filme, criticado sem razão)

5.  Gnomeu e Julieta (2011, Kelly Asbury. o enredo transposto para o universo dos gnomos de jardim, pertencentes a família vizinhas e rivais. uma simpática e divertida animação, com vozes de James McAvoy, Emily Blunt, Maggie Smith e Michael Caine)

6.  O Casamento de Romeu e Julieta (2005, Bruno Barreto. Juliete - Luana Piovani - é a filha de um advogado, descendente de italianos, que é palmeirense fanático e membro da diretoria do time. ela se apaixona por Romeu - Marco Ricca -, um corinthiano roxo, que aceita se passar por palmeirense, mas sua família descobre e a guerra começa)

7.  China Girl, Um Amor Fatal (1987, Abel Ferrara. em Nova York, os bairros de Little Italy e Chinatown são vizinhos, mas seus moradores nunca se deram bem. quando um garoto de família italiana conhece numa balada uma garota chinesa, os problemas começam. versão com cara dos anos 1980, com um toque pessoal do bom diretor novaiorquino. um filme que tem seu charme)

8.  Romeu e Julieta (1966, Paul Czinner. versão filmada do ballet, com música do russo Sergei Prokofiev, estrelada pelos geniais Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev, coreografados por Kenneth MacMillan. belíssimo, mas para quem gosta do gênero)

9.  Romeu Tem que Morrer (2000, Andrzej Bartkowiakum ex-policial está preso injustamente em Hong Kong, enquanto seu pai, o chefão da máfia chinesa em San Francisco. disputa o controle do tráfico na cidade, com um grupo afro-americano. o rapaz foge e vai para os EUA, onde é hostilizado pela família e perseguido pelos inimigos do pai. ajudado pela filha do chefão inimigo, eles acabam se apaixonando, muita ação e pouco roteiro)  

10.  Romanoff e Julieta (1961, Peter Ustinov. no auge da guerra fria, o ditador de um país fictíco arranja um romance entre o filho do embaixador soviético e a filha do americano. uma sátira política, que ainda tem sua graça)

Menções honrosas: Tromeu and Juliet (1996), Ela Dança Eu Danço (2006), Anjos da Noite (2003),...

Veja ainda: "10 Filmes Baeados em Wiliam Shakespeare"




8 comentários:

  1. Peraí, faltou "10 coisas que eu odeio em você", sempre o primeiro que vem na minha cabeça se tratando de Romeu e Julieta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      Você está enganado(a). "10 Coisas que eu Odeio em Você" é inspirado em "A Megera Domada", também do Shakespeare. Escritor certo, peça errada.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Adorei o post, vou ver os que ainda não assisti.

    ResponderExcluir
  3. tbm vou ver tomaRE QUE SEJE LEGAL PORA ASSITIR FILME EPAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. TBM MTTTTTTTT LEGAL NEH

    ResponderExcluir
  5. E O FILME QUE TEM AS FAMÍLIAS CAPULET E MONTAGUE?????
    ESSE FILME ROMEU E JULIETA É DE QUE ANO????? OU ESTÁ PRESENTE EM UM DESSES 10 SEUS????
    ABÇS
    GUSTAVO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,
      Capulet e Montague são as traduções para o inglês de Capulettos e Montecchios... Existem mais de 100 versões do romance de Shakespeare. Não tem como eu saber de qual versão você está falando.
      Abs!!!

      Excluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!