segunda-feira, 23 de setembro de 2013

10 Filmes de Primavera


De todas as estações do ano, a primavera é a mais festejada.
Ela marca o final do inverno e as primeiras floradas do ano, que são sinônimos de vida.
Na poesia, também é a estação onde o amor floresce.
Vários filmes já cantaram as sensações da primavera. Veja uma lista com 10 deles!

1.  Conto da Primavera (primeiro filme da série do francês Eric Rohmer sobre as estações do ano. conta a história de uma estudante de música, que conhece uma professora de filosofia numa festa e se aproxima dela já pensando em apresentá-la a seu pai, já que ela não gosta da atual namorada dele. num florido final de semana de primavera, as duas vão para a casa de campo do pai, onde a jovem tentará executar seu plano) 

2.  Primavera, Verão, Outono, Inverno, Primavera (num lago isolado na Coreia, um velho monge vive numa casa flutuante e recebe um jovem a quem vai ensinar a filosofia budista ao longo do ano. tudo começa e termina na primavera, que simboliza o nascimento. uma obra-prima de Ki-duk Kim, incrivelmente bela)

3.  Bambi (depois de um inverno difícil, quando perde sua mãe, o jovem cervo amadurece na primavera e se apaixona. na primavera seguinte, já adulto, torna-se pai de gêmeos. clássico de animação da Disney, de 1942. clique e veja a chegada da primavera no filme)

4.  Aconteceu na Primavera (numa primavera, durante a invasão napoleônica à Toscana, um jovem tenente francês se apaixona por uma bela moça italiana. o soldado era responsável pelo transporte de um baú cheio de ouro, que é roubado pelo irmão da moça. a partir daí, sua família fica rica, mas é amaldiçoada ao longo dos séculos. um dos melhores filmes dos irmãos Taviani)

5.  Spring Breakers (já é tradição nas escolas da América do Norte, prolongar os feriados da Páscoa para ter uma semana de descanso - aqui no Brasil equivale à "semana do saco-cheio" em outubro. vários filmes foram feitos sobre jovens abusando da liberdade nessses dias. o mais recente fala de quatro garotas do interior, que vão para um balneário e acabam se envolvendo com um traficante em aventuras muito perigosas. o filme é estiloso, mas muito ruim)

6.  Sete Noivas para Sete Irmãos (o mais velho de sete irmãos lenhadores vai para a cidade em busca de mantimentos e uma esposa, quando volta com ela, percebe que seus irmãos também precisam de companhia. inspirados no conto grego do "Rapto das Sabinas", resolvem simplesmente ir todos à cidade e sequestrar uma noiva para cada. na volta, uma avalanche de neve isola sua casa e eles terão até a primavera para "domá-las". um musical divertidíssimo de Satnley Donnen, com ótimo elenco e coreografia de Michael Kidd)

7.  Vida de Inseto (ameaçadas pelos gafanhotos, as formigas todos os anos são obrigadas a lhes fazer uma "oferenda de primavera", com os alimentos que recolheram. até que numa primavera, uma invenção de uma jovem formiguinha faz com que a oferenda caia no riacho, incitando a ira dos gafanhotos)

8.  O Jardim Secreto (nada evoca mais a primavera que as flores de um jardim. nesta bela versão de Agnieszka Holland para o livro de Frances Hodgson Burnett, após perder os pais, uma garota vai morar na casa do tio,  e lá encontra um jardim abandonado. com a ajuda do filho de um serviçal e do primo que nunca sai de seu quarto, ela vai recuperar a vida e a alegria do jardim, da mansão e de todos seus moradores)

9.  A Insustentável Leveza do Ser (na primavera de 1968, os dirigentes da Tchecoslováquia tentaram promover uma revolução social, através da democratização de seu regime. mas a tentativa que ficou conhecida como "A Primavera de Praga" foi fortemente reprimida pelo governo soviético. nesse cenário, os destinos de um médico e duas mulheres se encontram e se separam. um belo filme de Philip Kaufman, baseado no best-seller de Milan Kundera)

10.  Oi Galera! Sou o Zé Colméia (o primeiro longa animado do urso Yogi - aqui conhecido como Zé Colméia - conta a história de como as "flores e abelhas" da primavera o levaram a se apaixonar perdidamente pela ursinha Cindy, deixando seu inseparável amigo Catatau de lado)

Outros Filmes: Os Sonhadores, Corações Enamorados, Primavera para Hitler, As Quatro Estações do Ano, Os Sem-Floresta, Todas as Primaveras,...

Veja ainda: "10 Filmes na Neblina"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!