segunda-feira, 21 de outubro de 2013

10 Filmes Baseados em Tiras de Jornal


Os quadrinhos de jornal já tiveram dias melhores. Suas histórias divididas numa série de quadrinhos horizontais - geralmente três ou quatro - precisavam contar uma piada rápida e eficiente todos os dias e, na maioria das vezes, só aos domingos eram publicadas em cores.
O cinema transpôs alguns dos melhores personagens das tiras para a tela grande, mas criados para viver histórias curtas, poucas vezes tiveram bons resultados.
Veja uma lista com 10 desses filmes!

1.  Dick Tracy (o detetive criado por Chester Gould em 1931 para o Detroit Mirror, refletia a violência dos gangsters de Chicago do período. teve versões para rádio, séries de cinema e televisáo, além de diversos filmes, onde se destaca a versão de 1990, dirigida e estrelada por Warren Beatty, com Madonna e Al Pacino no elenco. ganhou três dos sete Oscars a que foi indicado)

2.  Flash Gordon (o herói de ficção científica de Alex Raymond, foi criado em 1934, inspirado  no sucesso de Buck Rogers. foi traduzida em todas as mídias possíveis, mas a versão para o cinema de 1980, kitsch e divertida, com trilha sonora do Queen é inesquecível)

3.  Popeye (o marinheiro surgiu em 1929 como coadjuvante de Olívia Palito na série de quadrinhos "Timble Theatre" de Elzie Seger no New York Journal. aos poucos tornou-se o protagonista e ganhou versões em diversos meios. em 1980, Robert Altman fez um filme com Robin Williams no papel, mas a recepção não foi das melhores. vale mais como curiosidade)

4.  A Família Addams (criada pelo cartunista Charles Addams para uma série de histórias em 1938 publicada no The New Yorker, fez muito sucesso com a série de TV dos anos 1960. a versão para o cinema, de 1991, dirigida por Barry Sonnenfeld e estrelada por Anjelica Huston e Raul Julia, foi um grande sucesso de público)

5.  As Aventuras de Tintim (o herói adolescente do cartunista Hergé surgiu no suplemente infantil do jornal belga Le Vingtième Siècle em 1929. os quadrinhos fizeram muito sucesso em jornais de todo mundo ao longo do século e o personagem inspirou a série ˜Caçadores da Arca Perdida" de Steven Spielberg, que dirigiu a animação de 2011, feita com a técnica de capture performance. já está programada uma continuação para 2015)

6.  Annie (a Pequena Órfã Annie surgiu em 1924 no jornal novaiorquino Daily News, criada por Harold Gray. as peripécias da menina e seu cachorro Sandy percorreram jornais e rádio por décadas, até tornarem-se sucesso num musical da Broadway, transformado em filme, dirigido por John Huston em 1982)

7.  Garfield (o gato mais preguiçoso dos quadrinhos foi criado por Jim Davis em 1978 e chegou a ser publicado em 2580 jornais em todo mundo, um recorde. a versão para o cinema veio em 2004, com a voz de Bill Murray e um considerável sucesso de bilheteria, mas não de crítica) 

8.  Dennis, o Pimentinha (criado por Hank Ketcham em 1951, o garoto hiperativo, que atormentava a vida do vizinho rabugento, foi um grande sucesso nos jornais e também na televisão. nos cinemas, a versão foi feita em 1993, com Walter Matthau na pele do Sr.Wilson)

9.  Wood e Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll (desde 1973 na Folha de São Paulo, o cartunista Angeli criou e desenvolveu dezenas de personagens como os hippies Wood e Stock, a junkie Rê Bordosa, o Punk Bob Cuspe, e muitos outros que juntou nesta animação de 2006)

10.  A Turma do Charlie Brown (criada por Charles Schulz em 1950, as tiras Peanuts - no Brasil 'Minduim' - trazia personagens como Charlie Brown, Snoopy e Lucy, que estrelaram quase 18 mil tiras em mais de 50 anos. foram feitos alguns longas para o cinema, o melhor é este de 1977, onde a turminha se aventura num acampamento de verão)

Outros filmes: O Fantasma, The Spirit - o Filme, As Aventuras da Turma da Mônica, Meu Nome é Modesty (Modesty Blaise), Dennis, o Pimentinha, Asterix, Blondie, Brenda Starr,...

Veja ainda: "10 Filmes Atuais Feitos em Preto e Branco"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!