segunda-feira, 14 de outubro de 2013

10 Filmes sobre Fazendas


As fazendas são propriedades rurais, normalmente voltadas para a produção agropecuária.
Há não muitos anos, elas eram responsáveis por uma grande parcela do emprego de mão de obra e concetravam grande parte da população.
Mas a migração das pessoas para áreas urbanas e a mecanização da lavoura diminuíram muito a população das áreas rurais.
Hoje o campo se divide entre pequenos e médios fazendeiros, lutando para sobreviver e os grandes produtores, com empreendimentos milionários, produzindo alimentos em escalas cada vez maiores para o consumo interno e a exportação.
O cinema captou tanto a nostalgia do passado rural, quanto o momento atual, mais profissional e, consequentemente, mais difícil.
Esta lista traz alguns filmes passados em fazendas e destaca 10 abordagens interessantes sobre o tema. 

1.  Um Lugar no Coração (durante a grande depressão, em 1930, no Texas, uma viúva - Sally Field - tenta manter a família unida e sua fazenda de algodão, com a ajuda de um inquilino cego e um empregado negro - John Malkovich e Danny Glover. bom filme de Robert Benton, vencedor dos Oscars de atriz e roteiro em 1985)

2.  O Rio do Desespero (Mel Gibson e Sissy Spacek são os pais de uma família de fazendeiros, que lutam contra uma série de adversidades e desastres naturais para manter suas terras, que o banco tenta tomar. bom filme de Mark Rydell de 1984, indicado a quatro Oscars: atriz, som, trilha sonora e fotografia, além de ganhar um especial de edição sonora)

3.  Jean de Florette (um fazendeiro ganancioso e seu sobrinho - Yves Montand e Daniel Auteuil - bloqueiam uma mina d'água para prejudicar o herdeiro das terras vizinhas - Gerard Depardieu - e obrigá-lo a vendê-las por um valor irrisório. excelente filme de Claude Berri, que teve um complemento, "A Vingança de Manon", onde a filha de Jean - Emmanuelle Béart - se vinga. imperdíveis!)

4.  A Árvore dos Tamancos (na Lombardia, no início do século XX, cinco famílias vivem e trabalham numa grande fazenda, ganhando de acordo com sua produtividade. uma das famílias tem um filho muito inteligente, que eles querem que estude para fugir da pobreza do campo, mas ele precisa de um sapato e seu pai utiliza a madeira de uma árvore para lhe fazer um tamanco, o que faz com que ele seja demitido e a família seja expulsa. belo drama social de Ermano Olmi, vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 1978)

5.  Entre Dois Amores (em 1914, uma baronesa dinamarquesa - Meryl Streep - dirige uma fazenda de café no Quênia ao lado de seu marido por conveniência e, aos poucos, se apaixona pela África e por um caçador de espírito livre. baseado num romance biográfico Karen Blixen, ganhou sete Oscars, incluindo melhor filme e direção)

6.  E o Vento Levou (um romance rural americano sobre a filha de um imigrante irlandês, que se tornou um rico fazendeiro do sul. pouco antes da guerra civil, a moça se apaixona  pelo fazendeiro vizinho. durante a guerra, ela faz de tudo para manter o padrão de vida e sua amada fazenda Tara. um dos maiores sucessos da história de Hollywood, vencedor de oito Oscars em 1940)

7.  Lavoura Arcaica (a história do filho de um imigrante libanês, estabelecido numa grande fazenda de Minas, que vai para cidade em busca de um ritmo de vida diferente da vida rural. em flashbacks conhecemos fatos de sua infância, onde era mimado pela mãe e educado com rigor pelo pai e de sua adolescência e relação incestuosa com a irmã. belíssimo filme nacional de Luiz Fernando Carvalho, com Selton Mello e Raul Cortez)

8.  Pântanos / Marécages (retrato da vida dura e isolada no Canadá rural. em uma fazenda de gado leiteiro, um casal com um filho adolescente sofre uma tragédia que fará o garoto amadurecer e enfrentar o mundo adulto. um filme cotidiano e por isso mesmo universal)

9.  A Colheita / Stadt Land Fuss (bonito filme sobre o amadurecimento e descobertas de dois jovens gays que se encontram num programa de estágio numa fazenda alemã, num momento importante de suas vidas. é sincero, comovente e bem amarrado. muito adequado ao tema, por mostrar o grau de profissionalismo das fazendas na Alemanha)

10.  A Janela (o último dia na vida de um escritor de 80 anos, que aguarda a visita do filho em sua fazenda no norte da Patagônia. debilitado, ele pode apenas observar o mundo através da janela. o diretor argentino Carlos Sorin retrata com delicadeza o crepúsculo de uma vida bem vivida. a fazenda é o seu dono e com ele vão as lembranças. um filme bonito, bem fotografado, nostálgico e singelo)

Outros filmes importantes: Cinzas no Paraíso, At Any Price, Abril Despedaçado, Lendas da Paixão, Le Quattro Volte, De Ratos e Homens, Vinhas da Ira, Sinais, Cold Mountain, Como Água para Chocolate, Caminhando nas Nuvens, Babe - o Porquinho Atrapalhado, The Mudge Boy, Shane, Tess, 1900, Terras Perdidas, Minha Terra Minha Vida, Inverno da Alma, ...

Veja ainda: "10 Filmes de Primavera"





3 comentários:

  1. Amo seu blog como amo filmes... Colocaria "Gone with the wind" sempre em primeiro lugar em qualquer lista em que ele couber porque é, mas por não ter visto o "Um ligar no coração" não direi que foi injusto. parabéns, excelente blog!

    ResponderExcluir
  2. "A Árvore dos Tamancos", que filme espetacular!
    Belíssima lembrança, achei que jamais fosse encontrar alguém que tivesse assistido a esse filme. Hahahuahua...

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!