quinta-feira, 28 de março de 2013

10 Filmes sobre o Império Romano


A expansão de Roma começou ainda durante a república, no século III a.C.. 
Mas foi no governo dos imperadores - a partir de Augusto, herdeiro adotivo de Julio Cesar - que atingiu sua maior extensão, abrangendo quase toda a Europa e os países do Mediterrâneo, da África e da Ásia.
Por sua longa duração e abrangência, deixou marcas na língua e cultura de toda a civilização ocidental.
Apesar do título, esta lista trata também do rico período republicano, que traz alguns dos personagens mais marcantes da nossa história.
Confira esta lista de 10 filmes sobre o tema.

1.  Gladiador (no ano de 180 d.C., o general romano Maximus - Russel Crowe é o favorito do imperador Marco Aurélio para sucedê-lo, mas o filho natural deste, Commodus - Joaquin Phoenix - mata o pai, assume o trono e manda matar a família do general, que acaba tornando-se escravo e voltando à oma como gladiador no Coliseu, em busca de vingança contra o novo imperador. o roteiro aproveita alguns personagens reais, mas é uma ficção. dirigido por Ridley Scott, ganhou cinco Oscars, incluindo filme e ator) 

2.  Spartacus (um homem nascido escravo - Kirk Douglas - é comprado por um negociante que o treina para ser gladiador. após uma batalha no Coliseu, ele se revolta e acaba por liderar uma grande revolta de escravos, que abala todo o Império. baseado em vários personagens reais, mas que viveram em épocas diferentes. um épico de 1960, que virou clássico. dirigido pelo jovem Stanley Kubrick, ganhador de quatro Oscars)

3.  Ben Hur (na Jerusalém da época de Cristo, um influente mercador e príncipe judeu, Judah Ben-Hur - Charlton Heston - é traído por seu amigo - e provável amante - de infância, agora chefe das legiões romanas na região por divergências políticas - ele recusa a dar os nomes de judeus contrários a Roma e é tornado exemplo. enviado para ser escravo nas galés, ele passa por provações, mas sobrevive e retorna para vingar-se. ganhador de 11 Oscars, é um dos grandes épicos de Hollywood)

4.  Satyricon (na Roma do século I, dois amigos disputam a posse de um garoto, que acaba escolhendo um deles, levando o outro ao quase suicídio do qual é salvo por um terremoto. descrição livre e um tanto lisérgica de Federico Fellini da vida no império romano, com cores saturadas e muita polêmica)

5.  Júlio César (adaptação de 1953 da peça de William Shakespeare, sobre o patrício e senador romano - Marlon Brando - que tornou-se um ditador e vítima de um complô que leva ao seu assassinato pelos próprios senadores, o que precipita o fim da república e início do império. o texto é genial e a direção de Joseph L. Makiewicz bastante eficiente)

6.  A Águia da Legião Perdida (no ano de 140 d.C., um jovem centurião - Chaning Tatum - chega às montanhas da Escócia para investigar o desaparecimento 20 anos antes de uma legião inteira, comandada por seu pai, e tentar recuperar a águia, que era o símbolo do domínio de Roma. uma boa aventura sandália-espada, informativo e interessante)

7.  A Queda do Império Romano (quando o imperador Marco Aurélio chama seus generais para a Alemanha onde pretende declarar a Pax Romana - um longa trégua com as colônias -, seus filhos natural e adotivo disputam sua sucessão. o intempestivo filho natural Commodus com a ajuda de um adivinho, apressa a morte do pai com uma maçã envenenada e assume o trono, levando o Império à sua decadência. um grande épico e um relativo fracasso de público e crítica)

8.  Quo Vadis? (depois de três anos em batalhas, o general Marcus Vinícius volta à Roma e conhece a bela cristã Lívia - Deborah Kerr -, por quem se apaixona, mas não é correspondido. ela é filha adotiva de um general aposentada e, portanto, tecnicamente uma refém de Roma. o general então vai até o imperador Nero e pede a ele a posse da moça como prêmio por seu trabalho. ela fica contrariada, mas acaba apaixonando-se também e, com ele enfrentando  o ambiente hostil provocado pela loucura de Nero)

9.  Cleópatra (Cleópatra VII - Elizabeth Taylor - foi a última rainha do Egito, descendente do general grego Ptolomeu. ela tem um filho com o ditador romano Júlio César - Rex Harrison -, o que lhe garantiu a permanência no trono egípcio. após o assassinato de César, ele se torna amante de Marco Antônio - Richard Burton -, que a protege, mas sua autonomia fica em risco com a disputa entre este e o imperador Octávio. uma das produções mais caras da história do cinema. tornou o casal Taylor/Burton ícone do cinema)

10.  Alexandria (no Egito ainda dominado pelos romanos, entre os anos de 355 e 415, vive a filósofa e professora de matemática e astronomia Hipátia - Rachel Weisz. neste ambiente onde a cultura e a ciência prosperam freneticamente, surgem os primeiros confrontos entre os pagãos - descendentes das culturas greco-romana -, os cristãos e os judeus, onde os governantes do Império procuram manter-se neutros. até que os 'talebãs' cristãos acabam por se impor, destruindo a maravilhosa biblioteca e jogando trevas no conhecimento humano, o que viria a perdurar por toda a idade média. um dos momentos mais marcantes e mais tristes da história da humanidade e do fim do Império Romano. um filme corajoso de Alejandro Amenábar)

Menções honrosas: Roma (série de TV), Centurião, O Sinal da Cruz, A Última Legião, Titus, Calígula...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pássaros"

sexta-feira, 22 de março de 2013

10 Filmes sobre Chocolate


O chocolate é um alimento que surgiu na América pré-colombiana a partir da amêndoa torrada e moída do cacau. Era tomado como bebida quente e amarga, semelhante ao café.
Foi levado para a Europa nos séculos 17 e 18, onde se tornou muito popular e combinado ao leite, açúcar e outros ingredientes, aprimorou-se e começou a ganhar a forma que conhecemos hoje, tornando-se uma indústria muito relevante em países como Suíça e Alemanha.
O chocolate é hoje um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, querido e desejado por seu sabor doce e seu valor calórico.
Alguns filmes tratam do chocolate em suas tramas. Separei uma lista com 10 deles.

*Esta lista foi sugerida por vários leitores, o último deles, Germano Dutra Jr., me convenceu.

1.  A Fantástica Fábrica de Chocolate 1971 (primeira versão do clássico livro de Roald Dahl, com roteiro do próprio escritor. fala sobre um garoto pobre que tem a oportunidade de conhecer uma misteriosa fábrica de chocolate, através de bilhetes premiados, numa promoção do esquisito dono da fábrica - Gene Wilder  em seu melhor papel. colorido, surpreendente, divertido, é um dos filmes mais cultuados do cinema)

2.  A Fantástica Fábrica de Chocolate 2005 (superprodução de Tim Burton, mantendo o conceito original, mas com muito mais recursos e uma bela direção de arte. Johnny Depp torna o personagem de Willy Wonka ainda mais bizarro. uma adaptação digna, mas sem o mesmo impacto)

3.  Chocolate (por volta dos anos 1960, uma mãe solteira - Juliette Binoche - e sua filha mudam-se para uma pequena vila francesa, onde abrem uma loja de chocolate num domingo causando atrito com a igreja e preconceito dos habitantes, até conquistar a todos com o sabor de seus produtos. um filme delicioso e charmoso, indicado a cinco Oscars, incluindo filme, roteiro e atriz)

4.  Românticos Anônimos (o dono de uma fábrica de chocolates contrata uma talentosa chocolateira, o que levanta suas vendas. eles estão apaixonados um pelo outro, mas ambos são muito tímidos e não conseguem expressar seus sentimentos. uma comédia simpática, que faz bem assistir)

5.  A Teia de Chocolate (Isabelle Huppert é a dona de uma fábrica de chocolates na Suíça, que acaba de casar novamente com seu ex-marido, um renomado pianista, depois de 18 anos separados. em paralelo, uma jovem estudante de piano fica sabendo que talvez tenha sido trocada na maternidade com o filho do pianista e decide procurá-los. logo ela descobrirá que a mulher não é bem o que parece e pode estar envolvida na morte da segunda esposa dele e estaria drogando o filho. uma teia de suspense do ótimo Claude Chabrol)

6.  Vício Maldito (Jack Lemmon trabalha como relações públicas e beber com os contatos é parte do seu trabalho. ele se apaixona por uma colega de trabalho, que por sua vez é viciada em chocolates e eles acabam se casando. apesar de preferir chocolates, ela acaba sucumbindo às pressões bebendo para acompanhá-lo, até ambos destruírem suas vidas. clássico de Blake Edwards)

7.  A Guerra do Chocolate (numa rigorosa escola católica para meninos, um dos alunos se revolta com a obrigação de vender caixas de chocolates, para angariar fundos para a igreja e compra uma guerra com o diretor sádico e uma gangue de alunos maus. um filme menor de 1988, mas soturno e pesado,sobre o bullying nos internatos)

8.  Forrest Gump (na verdade os chocolates são tema apenas de sua frase favorita, "Mamãe sempre disse que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai pegar".  ele sentava-se no banco da parada de ônibus e oferecia chocolates da tal caixa para as pessoas, enquanto contava suas histórias. certamente a caixa de chocolates mais famoa do cinema)

9.  Mary e Max, uma Amizade Diferente (na linda animação de massinha, sobre a amizade entre uma garotinha australiana de 8 anos e um judeu de 44 anos de Nova York, o chocolate sempre esteve presente. quando ela o escolhe aleatoriamente para ser seu amigo por correspondência, inclui uma barra de chocolate com a primeira carta, quando ele responde, usa chocolate para escrever. quando ele ganha na loteria, usa o dinheiro para comprar um suprimento de chocolates literalmente para a vida toda)

10.  Lições de Chocolate (um arrogante empreiteiro italiano economiza na segurança de uma obra e um de seus operários, um imigrante egípcio ilegal, sofre um acidente e quebra os braços. para não processar o patrão, ele, que era padeiro em sua terra natal, exige que o chefe finja ser ele num curso de fabricação de chocolates, que dará um prêmio ao final, suficiente para abrir uma loja. claro que o tal curso vai humanizar o rapaz e ainda vai lhe arrumar uma bela esposa. comédia romântica italiana de 2007, que teve continuação)

Menções: Matilda, Como Água para Chocolate, Garçon Stupide, Milton Hershey: the Chocolate King, Sangue e Chocolate, A Isca, Desejo e Reparação, A Última Ceia, O lado Negro do Chocolate...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pescaria"


sexta-feira, 15 de março de 2013

10 Filmes Gays Latino-Americanos


O senso comum sugere que os latino-americanos seriam mais "machos" e preconceituosos, mas os filmes demonstram que não é bem assim.
Diversos filmes feitos do México à Patagônia abordam a homossexualidade com ou sem sutileza, mas geralmente com respeito. E não consta que esses filmes tenham sequer gerado polêmica em seus países de origem.
Selecionei 10 desses filmes, procurando variar sua origem, excetuando o Brasil, que já teve uma lista própria (clique e veja). Estejam à vontade para sugerir outros títulos.

1.  Plata Quemada (Argentina / Uruguai / França / Espanha, 2000. baseado na história real de dois violentos marginais, que são muito parecidos, por isso são chamados de "gêmeos", mas na verdade são amantes e têm um relacionamento intenso. em 1965, eles participaram de um espetacular roubo a banco em Buenos Aires, fugindo em seguida para o Uruguai. tenso, com uma ótima construção de personagens) 

2.  Morango e Chocolate (Cuba / México / Espanha / EUA, 1993. um artista cubano, homossexual, apolítico, mas crítico às posições anti-gays de Fidel Castro, apaixona-se por um estudante heterossexual, homofóbico e anda por cima militante comunista. daí nasce uma improvável amizade que terá que vencer a intolerância e seus próprios preconceitos. um grande filme, o primeiro cubano a ser indicado ao Oscar de Filme Estrangeiro)

3.  Contra Corrente (Peru / Colômbia / França / Alemanha, 2009. um rústico pescador de um vilarejo, casado e prestes a tornar-se pai, mantém um relacionamento secreto com um pintor. um dia seu amante morre afogado e seu espírito volta pedindo que o pescador encontre seu corpo para que ele possa descansar. paradoxalmente, sua relação com o fantasma pode ser vivida plenamente e ele reluta a encontrar o corpo. interessante)

4.  A Outra Família (México, 2011ao ser abandonado pela mãe, viciada em crack, um garotinho fica temporariamente sob os cuidados de um casal gay. enquanto isso, o traficante e amante da mulher, tenta vender o garoto para pagar suas dívidas. o problema do roteiro é que o casal simplesmente assume a guarda da criança sem qualquer amparo legal, embora o desenrolar sugira que as instituições mexicanas não são confiáveis e a sociedade ainda guarde um ranço de intolerância, apesar do progresso econômico)

5.  Nossa Senhora dos Assassinos (Colômbia / Espanha / França, 2000. um escritor de meia-idade regressa à sua cidade natal, a violenta Medellín na Colômbia, após a morte de sua irmã. encontra-se com velhos conhecidos numa casa com muito álcool, drogas e sexo com menores. lá ele conhece um garoto de 16 anos, por quem se apaixona, é correspondido e eles passam a viver juntos, sem que isso.gere preconceito ou estranheza. o rapaz tem acesso fácil às armas e protege seu amado com uma truculência quase banal, o que os leva a uma espiral de violência. dirigido pelo internacional Barbet Schroeder, o filme é polêmico e interessante)

6.  O Quarto de Léo (Uruguai / Argentina, 2009um simpático jovem em processo de autoaceitação sexual, procurando parceiros pela internet, quando reencontra-se com uma ex-colega de escola primária de quem gostava quando eram crianças, mas este encontro acabará por reafirmar sua definição sexual. um raro filme uruguaio, mostrando a entediada juventude de Montevidéu)

7.  Não Conte a Ninguém (Peru / Espanha, 1998. um jovem de família burguesa peruana é obrigado a crescer escondendo sua sexualidade, chegando a casar-se para tentar resolver seu "problema". inspirado na biografia de um apresentador de talk shows, é considerado o primeiro filme de temática homossexual do Peru)

8.  Ausente (Argentina, 2011. um adolescente interessado no seu professor de natação inventa uma série de desculpas para passar a noite na casa dele e seduzi-lo, o que eventualmente consegue, para o dilema moral do professor, primeiro pelo rapaz ser um aluno e segundo por ser comprometido com uma mulher. o tema é melhor que o roteiro arrastado)

9.  Ronda Noturna (Argentina / França, 2005. o filme acompanha, em tom quase documental, a noite de um prostituto pelas ruas de Buenos Aires. ele interage com clientes, amigos, moradores de rua, passa por uma academia de ginástica gay, um café 24h, joga bola com crianças... até o amanhecer, quando volta para casa. simpático graças ao carisma do ator Gonzalo Heredia)

10.  O Céu Dividido (México, 2006. idas e vindas do namoro entre dois rapazes, que eventualmente se interessam por outros, se separam, voltam. mostra um México bastante tolerante, com carinhos trocados em lugares públicos sem constrangimentos. o problema é que o filme é longo, mal dirigido, as canções são horrorosas e quase não há diálogos, fraco)

Menção especial:  Felizes Juntos (Hong Kong / Japão / Coreia do Sul, 2006. um casal gay de Hong Kong vai a passeio a Argentina, se desentende e acaba ficando por lá, sem dinheiro para voltar. enquanto um arruma trabalho numa casa de tango e até um novo amor para reconstruir sua vida, o outro entra em depressão e se afasta cada vez mais numa rotina destrutiva. apesar de sua origem chinesa, o filme não existiria sem Buenos Aires. um dos melhores trabalhos do ótimo Kar Wai Wong)

Veja ainda: "10 Filmes Gays Brasileiros", "10 Filmes Gays Franceses".
"10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"


quarta-feira, 13 de março de 2013

10 Filmes de Romances com Grandes Diferenças de Idade


Romance entre pessoas com idades muito diferentes ainda hoje são vistos com algum preconceito.
Houve tempo em que as mulheres tendiam a buscar a segurança de homens bem mais velhos, mas o contrário sempre foi desencorajado.
Esta lista não tenta trazer recordes, mas apenas filmes onde a diferença de idade chama a atenção ou tende a desequilibrar a relação.
Estejam à vontade para sugerir outros títulos nos comentários!

* Esta lista foi sugerida por uma leitora (ou seria leitor?) chamada Nika e com colaboração do leitor Igor.

1.  Ensina-me a Viver (Harold é um garoto de 20 anos obcecado pela morte. um dia el conhece Maude, uma senhora de 79 anos, que tem, como ele, o hábito de frequentar funerais.  eles ficam amigos, ela lhe ensina a aproveitar melhor a vida e ele a pede em casamento, para desgosto de sua família. clássico do gênero)

2.  O Curioso Caso de Benjamin Button (na verdade a diferença aqui é só na aparência, porque os personagens têm a mesma idade. um homem nasce com a aparência de velho, por isso é considerado um monstro e abandonado pelo pai. na infância ele conhece uma garota que viria ser o amor de sua vida, mas conforme passa o tempo, ele vai ficando mais jovem e ela envelhece naturalmente. em determinado ponto da vida, eles parecem ter a mesma idade, mas logo voltarão a se distanciar no sentido contrário, ele morre um bebê e ela velha. belo filme de David Fincher, indicado a 14 Oscars - ganhou três - com Brad Pitt e Cate Blanchett nos papéis centrais e baseado num conto de F.Scott Fitzgerald)

3.  A Professora de Piano (Isabelle Huppert - genial num personagem perturbado - é uma mulher de meia idade, rígida professora de piano do Conservatório de Viena, que vive com a mãe repressora. fora de casa ela busca excitação em cinemas pornôs e peep-shows, até desenvolver uma relação destrutiva com um de seus alunos, mais de 20 anos mais jovem. um filme forte de Michael Haneke)

4.  Educação (uma garota de 16 anos - Carey Mulligan indicada ao Oscar -, bela, inteligente e entediada com a vida suburbana na Londres de 1961, conhece um playboy de 30 anos, sofisticado e cosmopolita, que a manipula e apresenta a ela um outro mundo. ótimo filme) 

5.  Preparem seus Lenços (Gerard Depardieu e Carole Laure são casados, mas ela está deprimida e vive desmaiando sem motivo. ele então arruma para ela um amante - Patrick Dewaere - e viram um trio. no verão, os três vão trabalhar num acampamento de férias, ela se afeiçoa por um garoto de 13 anos, que protege, leva para a cama e finalmente volta a sorrir. os homens levam o garoto com eles e acabam presos por sequestro, enquanto o menino passa a viver com ela. um curioso filme de Bertrand Blier, vencedor do Oscar de Filme Estrangeiro em 1979)

6.  A Consequência (Jürgen Prochnow é um ator suíço que está na prisão, condenado por ter se envolvido sexualmente com um menor de idade. ele se ocupa em dirigir uma pequena peça com os outros detentos e suas famílias, onde acaba conhecendo o filho adolescente do diretor da cadeia e se apaixonando por ele, um amor proibido, que eles levarão para fora de lá. dirigido por Wolfgang Petersen em 1977, o filme é bastante ousado e estranhamente datado. vale como curiosidade)

7.  O Último Tango em Paris (Marlon Brando é um americano de meia-idade, a procura de um apartamento para alugar em Paris, depois da morte de sua esposa. num desses apartamentos vazios conhece uma jovem parisiense - Maria Schneider - e acabam tendo uma intensa relação sexual. ele aluga o apartamento e continuam a se encontrar lá, com o compromisso de manter o anonimato e sem saber nada um do outro, até que... polêmico filme de Bernardo Bertolucci, um marco dos anos 1970)

8.  Adorável Júlia (Annette Benning é uma atriz de sucesso nos anos 1930, que tem um casamento aberto, até que começa a ter um caso com um jovem ator, com metade de sua idade. ela se apaixona, mas ele só está interessado em usá-la para sua ascensão na carreira. desiludida, ela prepara uma grande vingança. uma comédia simpática, dirigida por István Szabó)

9.  Menina Bonita (Brooke Shields é uma menina de 12 anos, criada num bordel com a mãe prostituta, que tem sua virgindade leiloada. a mãe se casa e a deixa trabalhando, mas a menina se apaixona por um fotógrafo - Keith Carradine - e vai viver com ele. se o filme de Louis Malle já causou polêmica pela pedofilia em 1978, hoje em dia seria infilmável) 

10.  Ghost World - Aprendendo a Viver (duas amigas adolescentes - as ótimas Thora Birch e Scarlett Johansson - recém formadas no ensino médio, conhecem um nerd de meia idade - Steve Buscemi - através de um classificado pessoal, que ele colocou no jornal. se a princípio elas queriam apenas se divertir às suas custas, a primeira acaba encontrando muito em comum com ele. eles eventualmente se tornam amigos, num romance disfuncional)

Menções honrosas: Lolita, O Leitor, Uma Linda Mulher, Outono em Nova York, Eclipse Total, Notas sobre um Escândalo, Em Louvor à Mulher Madura, O Amante, Beleza Americana, Sabrina, Bel Ami, Half Nelson, Crepúscuulo dos Deuses, Deuses e Monstros, Atlantic City, Loving Annabelle, Alguém tem que Ceder, Coração Louco, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Pássaros"

quinta-feira, 7 de março de 2013

10 Filmes com Pássaros


No reino animal, os pássaros exercem um fascínio especial, pela sua variedade, a beleza de suas cores, seu canto e, mais ainda, por sua capacidade de voar.
Centenas de filmes foram feitos com pássaros como personagens importantes.
Selecionei uma lista de 10 deles, mas estejam livres para sugerir outros.

1.  Os Pássaros (uma socialite de San Francisco - a modelo Tippi Hedren - conhece um advogado numa pet-shop e, interessada, resolve visitar a pequena cidade costeira, onde ele passa os fins de semana com a mãe e a irmã. quando chega na cidade, logo é atacada por uma gaivota. sem qualquer explicação, os pássaros locais começam a atacar as pessoas, até ameaçar sua vidas. um dos bons suspenses de Alfred Hitchcock)

2.  Rio (uma ararinha azul macho cai do ninho e acaba sendo contrabandeada para uma fria cidadezinha americana, onde cresce adotado pela dona de uma livraria. um cientista brasileiro a descobre e viaja para convencer sua dona a levá-lo ao Rio de Janeiro para cruzar com uma fêmea, já que a espécie corre risco de extinção. lindíssimo desenho de Carlos Saldanha, de grande sucesso e com vários inesquecíveis personagens emplumados)

3.  Kauwboy (um garoto de 10 anos, vive com o pai, mas tem com ele um relacionamento distante. um dia ele encontra um filhote de gralha caído do ninho e decide cuidar dele, contra a vontade do pai. garoto e gralha são especialmente carismáticos e este filme holandês é uma pequena jóia sobre o luto e as dificuldades de seguir a vida. derrete corações)

4.  Ladyhawke - O Feitiço de Áquila (vítima do feitiço de um bispo, um casal - Michelle Pfeiffer e Rutger Hauer - é condenado a viver juntos, mas sempre separado, pois durante a noite ele se transforma num lobo negro e durante o dia ela é transformada numa águia e eles se encontram na forma humana apenas por um lapso de tempo. ajudados por um jovem ladrão eles tentarão reverter a maldição. belo filme de Richard Donner de 1988)

5.  O Homem de Alcatraz (Burt Lancaster é um condenado por assassinato rebelde que acaba mandado para a solitária em prisão perpétua. para passar o tempo, ele adota um pássaro que aparece na cela. o pássaro fica doente e ele experimenta vários tratamentos até curá-lo. ao longo dos anos ele vai conhecendo e tratando outros pássaros e escreve um livro sobre o assunto, tornando-se um especialista. um belíssimo filme de John Frankenheimer inspirado num personagem real)

6.  Kes (um garoto inglês de 15 anos, de família pobre e desajustada, é abusado verbal e fisicamente em casa e na escola. um dia ele encontra um ninho de falcões no muro de casa e rouba um filhote para criar e treinar - o Kes do título - e, assim, encontra um sentido em sua vida. mas a tragédia logo virá... um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach) 

7.  Paulie, o Papagaio Bom de Papo (as aventuras de um simpático papagaio, com a inteligência de um ser humano, que é levado de sua primeira dona uma garotinha para uma senhora que o ensina a falar corretamente e vai passando por vários outros donos ao longo do tempo, sem nunca perder o otimismo e o bom humor. um filme bonitinho)

8.  Migração Alada (excelente documentário francês indicado ao Oscar. acompanha diversas aves migratórias em suas viagens ao longo de três anos e por todos os continentes, enfrentando todo tipo de dificuldades. imagens belíssimas de encher os olhos e lições de fraternidade e organização)

9.  A Fuga das Galinhas (após se dar conta do inevitável fim trágico que as espera, uma galinha decide organizar a fuga das aves de uma sinistra granja na Inglaterra dos anos 1950. com a ajuda de um galo, que promete ensiná-las a voar, elas preparam um plano infalível. divertida animação de massinha, dos mesmos criadores de Wallace e Gromit)

10.  The Wild Parrots of Telegraph Hill (belo documentário sobre Mark Bittner, um músico desempregado, que vive em uma cabana numa colina de San Francisco e dedica seu tempo a cuidar e alimentar um grupo de papagaios selvagens, que vive adaptado ao local. seu amor e carinho pelos pássaros, alguns dos quais conhecemos pelo nome, comovem)


Veja ainda: "10 Filmes sobre Pescaria"