quinta-feira, 29 de agosto de 2013

10 Filmes sobre Xadrez


O xadrez é o esporte de tabuleiro mais difundido e praticado no mundo.
Os primeiros relatos sobre o jogo de xadrez datam do século VI e falam de sua chegada à Pérsia, vinda da Índia. Depois disso foi amplamente difundido pela Ásia e chegou à Europa através das invasões mouras à Espanha.
Seu formato atual começou a ser definido pelos europeus por volta do ano 1100, quando adotou-se o tabuleiro quadriculado de cores claras e escuras alternadas.
Nos século XX, foi muito utilizado pelos soviéticos desde o princípio da revolução comunista, como prova de sua superioridade intelectual.
Mesmo sendo esporte tão cerebral, rendeu agumentos para ótimos filmes de cinema, que compõem esta lista de 10.

Veja cenas de todos os filmes da lista!


1.  Fora de Controle (Tenso e divertido, acompanha as esquisitices de dois jogadores de xadrez, ambos soviéticos - Michel Picoli e Alexandre Arbatt -, um deles dissidente, que se enfrentam numa competição na Suíça. Com a guerra fria ainda comendo solta, as manobras políticas da KGB soam anacrônicas e um tanto ridículas. Ganhador do Oscar de filme estrangeiro pela Suíça em 1984, é o melhor filme já feito sobre o tema)

2.  O Mundo Contra Bobby Fischer (um ótimo documentário, que mantém o suspense para quem não conhece ou não se recorda dos fatos. explora bem a doença mental do personagem, que, como muitos mestres enxadristas, não aprendeu a conviver com o mundo real. conta desde a infância perturbada ao status de campeão, popstar e ícone da guerra fria)

3.  Lances Inocentes (o filho de um cronista esportivo, de sete anos de idade, desafia o pai para um jogo de xadrez e vence, sem nunca ter jogado antes. vendo o potencial da criança, o pai investe na sua formação de forma obsessiva, o que acaba prejudicando a família. ótimo filme dirigido pelo roteirista Steven Zaillian, com um elenco de primeira)

4.  Xeque-Mate (Sandrine Bonnaire é uma tímida arrumadeira de hotel, que presencia um casal de hóspedes jogando xadrez e fica fascinada pelo jogo. resolve aprender e sonha participar de um campeonato. através do xadrez, sua visão do mundo muda e ela nunca mais será a mesma. belo filme!) 

5.  O Sétimo Selo (o jogo de xadrez mais famoso do cinema, entre o cavaleiro que volta das cruzadas e a morte, em troca de um pouco mais de tempo. obra-prima de Ingmar Bergman, uma comédia no estilo de farsa medieval, com muitos significados mais ou menos escondidos)

6.  O Último Lance (John Turturro é o maior enxadrista do do mundo e vai para a Itália disputar um importante campeonato nos anos 1920. recluso desde criança, ele conhece uma socialite - Emily Watson - hospedada no mesmo hotel do torneio, que fica encantada com sua inteligência. mas o romance etrá que superar a personalidade complexa do rapaz. bom filme, baseado em livro de Vladimir Nabokov)

7.  Game Over: Kasparov and the Machine (em 1997, a IBM promoveu uma disputa entre seu supercomputador Deep Blue e o maior enxadrista da história, Garry Kasparov. a máquina venceu e, em consequência, a empresa capitalizou centenas de milhões de dólares em valorização dos seus papéis. Kasparov levantou suspeitas sobre a idoneidade da disputa, sugerindo que houve interferência humana no segundo jogo, o que o desestabilzou. um documentário interessante, mas que não investiga sua tese)

8.  Fresh, Inocência Perdida (um garoto negro de doze anos, apelidado de Fresh, trafica drogas para sustentar a família. esporadicamente ele se encontra com o pai - Samuel L.Jackson -, que vive como mendigo por causa do álcool, mas lhe ensina a jogar xadrez e encarar a vida com a objetividade das estratégias do jogo. um ótimo filme, realista e original)

9.  Face a Face com o Inimigo (Christopher Lambert é um grande mestre enxadrista, cuja namorada é brutalmente assassinada e as suspeitas acabam recaindo sobre ele. outras mulheres são assassinadas, como peças num jogo de xadrez e sempre com evidências apontando para ele, thriller improvável, mas assistível)

10.  Um Bom Ano (um executivo de finanças bem sucedido em Londres - Russell Crowe - herda um belo vinhedo na Provença de seu tio, a quem deve boa parte do seu sucesso. foi o tio que o ensinou a apreciar vinhos e charutos desde criança, mas principalmente quem lhe deu as primeiras lições de xadrez, que fizeram seu raciocínio analítico se desenvolver. uma simpática comédia romântica de Ridley Scott)

Bônus:  Chess Fever (uma comédia curta - 28 minutos - surpreendentemente engraçada, tendo como tema o crescente vício pelo jogo de xadrez na Rússia de 1925. Para quem está acostumado com um cinema soviético sempre soturno e carrancudo, uma boa novidade)

Menções honrosas: 'O Jogador de Xadrez' (Índia 1977), 'De Volta das Cinzas' (UK 1965), 'Até o Último Obstáculo' (Alemanha Oc. 1965), 'O Jogador de Xadrez' (França 1927), 'As Criaturas' (Suécia/França 1966), 'Os Cavaleiros do Bronx (EUA 2005),...


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

10 Filmes de Serial Killers - Parte 2


O cinema gosta dos malvados. Existem milhares de filmes abordando os assassinos em série, aqueles psicopatas que têm o hábito de matar e fazem disso um jogo.
Esta lista é a segunda parte de uma outra de 2009, que desta vez traz filmes que exploram visões menos convencionais de um assunto tão explorado. 
(Clique aqui e confira a lista anterior!)

Veja cenas de todos os filmes da lista!



1.  Os Homens que Não Amavam as Mulheres (a série de livros Millenium do sueco Stieg Larsson sobre um jornalista que, com a ajuda de uma hacker antissocial, tenta desvendar o misterioso desaparecimento de uma mulher 36 anos antes. na investigação eles se deparam com um rastro de assassinatos. a versão original sueca, estrelada por Michael Nykvist e Noomi Rapace é muito superior à imitação americana)

2.  Eu Vi o Diabo (um jovem detetive persegue um serial killer que matou sua noiva em busca de vingança. dirigido por Ji-woon Kim, o filme é violento e exagerado. quanto mais conhecemos o vilão, mais queremos que ele sofra e o heroi não nos decepciona. ótimo suspense sul-coreano)

3.  O Verão de Sam (em 1977, um dos verões mais quentes da história de Nova York ficou marcado por uma série de assassinatos de mulheres cometidos por David Berkowitz  que relatava seus feitos através de cartas ao NY Times. um dos melhores filmes de Spike Lee, com uma ótima recriação da época e um clima de constante tensão. baseado em fatos reais)

4.  Cold Fish (o dono de uma lojinha de peixes tropicais conhece o simpático dono de uma grande loja do mesmo ramo, que se propõe a ajudá-lo. logo ele descobre estar diante de um perigoso serial killer. inspirado em fatos absurdos, mas reais. é um filme violentíssimo, com toques cômicos, que não aliviam, só aumentam a tensão. para os psicopatas de plantão, há ótimas lições de como se livrar de um cadáver. dirigido por Shion Sono)

5.  Maníaco (Elijah Wood é um jovem que vive numa loja de manequins herdada de sua mãe. ele se dedica a restaurá-los com, digamos, um toque especial, o escalpo de jovens mulheres que ele matou. o filme utiliza apenas o ponto de vista do seu personagem, através de câmera subjetiva, o que cansa o espectador e expõe necessariamente a violência dos assassinatos)

6.  Monster: Desejo Assassino (apesar de ser um filme bastante conhecido, trata-se uma abordagem rara, a história real de uma mulher serial killer, Aileen Wuornos. o filme deu o Oscar de melhor atriz a Charlize Theron, espantosamente enfeiada. depois de sofrer um estupro, Wuornos começou a matar os homens que a contratavam para prostituir-se) 

7.  Memórias de um Assassino (baseado na história real do primeiro registro oficial de um serial killer na Coréia do Sul, que cometeu uma série de assassinatos entre 1986 e 1991 na província de Gyeonggi, interior do país. todos os crimes ocorreram em dias de chuva e as vítimas eram mulheres. dois detetives rurais são incapazes de encontrar o assassino e um detetive da capital é enviado para ajudá-los. ótimo filme de Joon-ho Bong - de 'O Hospedeiro' e 'Mother')

8.  Aconteceu Perto da Sua Casa (comédia belga violentíssima de 1992, feita em preto e branco. uma equipe de filmagem segue um ladrão e serial killer enquanto realiza seus crimes. aos poucos, ele começa a envolver a equipe em suas atividades, e eles percebem que estão em apuros. humor negro exagerado e premiado)

9.  Turistas / Sightseers (um casal embarca numa viagem romântica pelas ilhas britânicas a bordo de um trailer. entre visitas a atrações bizarras no caminho, eles acabam cometendo uma série de assassinatos, sem nenhuma noção de moral. dirigido por Ben Wheatley, de 'Kill List', é um comédia de humor negro de uma piada só, mas diverte)

10.  Um Olhar do Paraíso (Saoirse Ronan é uma garota que é assassinada por um vizinho - o ótimo Stanley Tucci -, que construiu todo um aparato para aprisioná-la antes de matá-la. após sua morte, a menina fica num limbo, de onde pode assistir a dor de sua família e os novos passos do assassino, de quem quer se vingar. dirigido por Peter Jackson, o filme tem um visual deslumbrante e uma abordagem original do tema)

Menções honrosas: Jennifer 8, Psicose, Halloween, Instinto Secreto, O Colecionador de Ossos, Copycat, Roubando Vidas, Rubber, 12 Horas, Possuídos, To Catch a Killer, Paranóia, O Corvo, O Inquilino, Sexta-Feira 13, O Principal Suspeito, Citizen X, O Homem que Odiava as Mulheres, Kalifornia, O Gabinete do Dr. Caligari, A Mão do Diabo, Tony Manero, Tese sobre um Homicídio, Não Conte a Ninguém,...




quinta-feira, 22 de agosto de 2013

10 Filmes na Neblina


Um artifício ancestral no cinema é utilizar a névoa como forma de acentuar o mistério das cenas, uma vez que ela esconde o perigo sob seu véu.
Muitos filmes usam esta fumaça com diferentes funções na trama, alguns em cenas capitais, outros no filme todo.
Esta lista traz 10 filmes, onde a neblina tem importância nos roteiros.

1.  A Bruma Assassina (no já clássico terror de John Carpenter de 1980, refilmado em 2005, a neblina é o vilão da história. uma comunidade pesqueira está prestes a comemorar seu centenário, data em que ocorreu o famoso naufrágio de um navio pirata no local, enganado pela neblina que encobriu o farol. agora os espíritos dos marinheiros mortos volta junto a uma espessa neblina brilhante para vingar-se dos descendentes dos habitantes locais, que usaram seu ouro para fundar a cidade)

2.  Na Neblina (em 1942, um homem é poupado da execução pelos nazistas e, por isso, considerado delator por sua comunidade e até por sua família, anos mais tarde, é capturado pelos rebeldes que pretendem executá-lo como traidor. a sequência final que dá nome ao filme acontece sob intensa neblina de onde se revela o perigo real e o imaginário)

3.  O Nevoeiro (após uma violenta tempestade que destrói sua vila, um grupo de habitantes se dirige ao supermercado local em busca de mantimentos de emergência, quando o local é rapidamente coberto por uma misteriosa e densa neblina. logo eles percebem que aqueles que tentam sair do local são mortos violentamente. um bom suspense de Frank Darabont, baseado no livro de Stephen King)

4.  Terror em Silent Hill (com base num videogame da Konami, conta a história de uma mãe à procura de sua filha, que vai parar numa estranha cidade abandonada, coberta de névoa, de onde não tem como sair. um filme com clima de constante pesadelo)

5.  Neblina e Sombras (numa pequena cidade europeia, um bibliotecário franzino é acordado no meio da noite pelos vizinhos para ajudá-los a capturar um perigoso estrangulador, que age na neblina da noite. mas ele logo passa a ser considerado suspeito dos crimes. estrelado e dirigido por Woody Allen, essa boa comédia de suspense é feita à moda antiga, em preto e branco e com muita névoa. no elenco ainda estão Madonna, John Malkovich e Mia Farrow)

6.  The Lodger: A Story of the London Fog (um serial killer está atacando e matando mulheres loiras, escondido pela noite e a névoa londrina... um dos primeiros filmes de Alfred Hitchcock, de 1927, ainda na Inglaterra, mudo, mas já inovador. na falta de filme colorido, ele utiliza três tons de tintura na película, o preto e branco tradicional para cenas de luz natural, o âmbar para cenas com luz artificial e o azul para as misteriosas cenas de neblina, presente em boa parte do filme)

7.  O Guerreiro Silencioso (Mads Mikkelsen é um guerreiro mudo, de força sobrenatural, mantido prisioneiro por um chefe viking. ajudado por um menino escravo, ele escapa a bordo de um barco, que atravessa uma interminável neblina, eles vão parar no Vallhalla, um mundo desconhecdo, onde irão descobrir mais sobre si. dirigido por Nicolas Winding Refn, o filme é frio, distante e arrastado. o melhor do filme é a fotografia de Morten Søborg)

8.  Macbeth (no clássico de Orson Welles de 1948 para a peça de William Shakespeare, a neblina que engole o castelo parece saído do caldeirão de feitiços das três bruxas que narram a história. a névoa reforça o tom macabro do texto sobre um nobre escocês do século XI, que com a ajuda das tramas mortais da esposa, é tornado rei)

9.  Os Outros (ao final da segunda guerra, uma mulher - Nicole Kidman - e seus dois filhos mudam-se para uma casa na ilha de Jersey, a fim de esperar pelo retorno do marido da frente de batalha. a mansão fica sempre fechada e sempre envolta em uma densa neblina, antecipando o desfecho do ótimo filme de Alejandro Amenábar)

10.  Casablanca (cheio de clima e diálogos marcantes, o clássico de Michael Curtis, tem na cena do aeroporto, envolvido em forte neblina, um dos seus pontos altos. Rick se despede de Lisa em primeiro plano, enquanto o avião ao fundo a espera para decolar, "Nós sempre teremos Paris") 

Menções honrosas: As Brumas de Avalon, Neblina (Fog Island, 1945), Casa de Areia e Névoa, Neste Mundo ou no Outro, Solaris, A Névoa (2005),...


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

10 Filmes de Glória Pires


Glória Maria Cláudia Pires de Morais nasceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1963, filha da produtora e empresária Elza Pires e do ator Antônio Carlos Pires.
Começou em televisão aos cinco anos de idade na telenovela "A Pequena Órfã", da TV Excelsior. Depois, em 1972, trabalhou ao lado do pai e do humorista Chico Anysio em 'Chico City', ainda na época da TV em preto e branco.
Nas novelas criou personagens icônicos, como a Maria de Fátima de 'Vale Tudo' ou as gêmeas Ruth e Raquel de 'Mulheres de Areia'.
Sua carreira em cinema é esporádica, mas tem se intesificado nos últimos anos, graças a sucessos como a franquia 'Se Eu Fosse Você' e tem lhe rendido diversos prêmios.
Confira 10 filmes de uma das melhores atrizes brasileiras.

1.  Flores Raras (Glória, falando inglês e com uma perfeita composição corporal, brilha no papel da arquiteta Lota de Macedo Soares, personagem importante dos anos 1950, responsável pelo projeto do aterro do Flamengo. o filme foca sua relação com a poeta americana Elizabeth Bishop - Miranda Otto também ótima. bom filme de Bruno Barreto. * como o filme será lançado em Los Angeles no final do ano, visando as pré-indicações da Academia, Glória é a grande aposta de Barreto para receber uma indicação de melhor atriz no próximo Oscar. as chances são grandes, vamos torcer!)

2.  É Proibido Fumar (dirigido por Anna Muylaert. Glória vive no apartamento que herdou da mãe e é uma fumante compulsiva. quando um cantor de churrascaria - Paulo Miklos excelente - muda-se para o apartamento vizinho, ela decide parar de fumar para conquistá-lo. o papel deu a ela os prêmios de melhor atriz no festival de Brasília, o da APCA e dois prêmios Contigo)

3.  Se Eu Fosse Você (uma professora de coral e seu marido publicitário trocam de corpo para aprenderem que a vida do outro não é tão fácil como imaginavam. comédia inspirada numa trama clássica do cinema americano, mas que funcionou bem com o casal Glória Pires e Tony Ramos e tornou-se a maior bilheteria de um filme nacional em 2006 - com mais de 3,6  milhões de espectadores. o que motivou uma continuação em 2009 e outra prevista para 2014)

4.  O Quatrilho (dirigido por Fábio Barreto, conta a história de dois casais,  de uma comunidade rural de imigrantes italianos do Rio Grande do Sul, que vivem sob o mesmo teto e acabam trocando de par. destaque, claro, para Glória Pires - melhor atriz em Havana e no APCA - e Patrícia Pillar. graças ao bom roteiro baseado no livro de José Clemente Pozenato, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1996)

5.  Índia, a Filha do Sol (estreia de Gloria Pires no cinema, em 1982, também dirigida por Fábio Barreto, no papel de uma jovem índia que se apaixona por um soldado branco, numa região de garimpo em Goiás. o filme ficou mais lembrado pela bela canção "Luz do Sol" de Caetano Veloso)

6.  Memórias do Cárcere (obra clássica de Graciliano Ramos, adaptada por elson Pereira dos Santos, contando o período em que o escritor - vivido brilhantemente por Carlos Vereza - ficou preso por conta de suas convicções políticas. Glória interpreta Heloísa, esposa de Graciliano, que faz algumas visitas à prisão e já chamava a atenção pela intensidade de sua composição)

7.  Primo Basílio (na transposição da obra de Eça de Queirós para a São Paulo de 1958, quem rouba o filme é Glória Pires no papel da empregada feiosa que chantageia a patroa para não revelar seu caso com o primo. sem ela, o filme estaria completamente perdido)

8.  A Partilha (quatro irmãs - Glória Pires, Lília Cabral, Andréa Beltrão e Paloma Duarte - se reúnem para o enterro da mãe e começam a discutir a divisão dos bens. baseado numa peça de sucesso de Miguel Falabella e dirigido por Daniel Filho, é divertido e terno. Glória é a irmã mais velha e conservadora, casada com um militar) 

9.  O Guarani (Glória Pires vive Isabel - a meio-irmã da personagem central, Ceci - filha de um português com uma índia, que é apaixonada por Álvaro, que por sua vez gosta de Ceci, que ama o índio goitacá Peri. nada se salva nesta versão de Norma Bengell de 1996 para a obra clássica de José de Alencar, nem Glória)

10.  Lula, o Filho do Brasil (o único ponto positivo desta biografia oportunista e farsesca do então presidente Luis Inácio da Silva é a participação de Glória Pires no papel de dona Lindu, mãe do protagonista. um merecido fracasso de público e crítica. foi último filme de Fábio Barreto, que está em coma desde um acidente na véspera do lançamento)

Outros filmes: 'Se Eu Fosse Você 2', 'Jorge, um Brasileiro', 'Besame Mucho' e 'Pequeno Dicionário Amoroso'.
Em Breve: 'Nise da Silveira: Senhora das Imagens' e 'Se Eu Fosse Você 3'.


Veja ainda: "10 Filmes de Walter Salles"





quinta-feira, 15 de agosto de 2013

10 Filmes sobre Tsunami


Os maremotos ficaram conhecidos pela sua denominação japonesa, 'tsunami', já que o país é constante vítima deste tipo de tragédia.
Tratam-se de ondas gigantes, precipitadas por terremostos ou erupções vulcânicas ocorridas no oceano ou mesmo em lagos.
Essas ondas, chegam à costa com um potencial muito grande de destruição, como nos casos recentes ocorridos no Oceano Índico em 2004 e no Japão em 2011, que resultaram em milhares de vítimas.
Selecionei 10 filmes sobre os tsunamis e seus efeitos. 

1.  O Impossível (Naomi Watts e Ewan McGregor são um casal em férias com os três filhos num resort na Tailândia, quando na manhã de 26 de dezembro de 2004 são surpreendidos pelo grande tsunami. em meio à tragédia, a mãe e o filho mais velho são separados do pai e os dois menores. os efeitos são excepcionais, as interpretações grandiosas. dirigido por Juan Antonio Bayona, é baseado na história real de uma família espanhola)

2.  Além da Vida (o filme de Clint Eastwood trata de três casos distintos de pessoas que viveram experiências de quase morte. no mais impressionante deles, uma jornalista francesa - Cécile De France - escapa com vida ao tsunami de 2004, numa cena impressionante, com ótimos efeitos especiais)

3.  A Terra da Esperança (após o terremoto e o tsunami de 2011, as famílias de Kawashima foram obrigadas a abandonar sua cidade por causa do perigo de contaminação de uma usina nuclear. são comoventes as cenas de pessoas voltando ao cenário real ainda devastado pela onda, que levou suas famílias. belo filme de Shion Sono, que não mostra o desastre, mas suas consequências)

4.  Wonderful Town (outro filme sobre as consequências do tsunami. desta vez uma história de amor clandestino, entre um engenheiro responsável pela reconstrução de um resort e a dona de um velho hotel na cidade alta, alguns anos após a tragédia que transformou a agitada costa paradisíaca da Tailândia em uma cidade fantasma)

5.  Maremoto / Haeundae (um blockbuster sulcoreano de 2009 sobre um tsunami fictício que atinge a popular praia de Haeundae na cidade de Busan. o filme perde sua primeira hora apresentando os personagens que serão vítimas da tragédia e a última meia hora com barulhentos e espetaculares efeitos especiais. dramaticamente horroroso)

6.  O Destino do Poseidon (na véspera do ano novo, um transatlântico de luxo é atingido por uma onda gigante e tomba em alto-mar. os sobreviventes terão que se esgueirar por corredores inundados para se salvar. clássico do cinema-desastre de 1972, dirigido por Ronald Neame e com elenco estelar. teve continuação e refilmagem)

7.  Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (a história de amizade entre um garotinho de cinco anos, que vive numa ilha e uma peixinha dourada, na verdade uma princesa que deseja tornar-se humana. para transformar-se, ela usa poderosos feitiços e, inadvertidamente, provoca um enorme tsunami. linda animação de Hayao Miyazaki, que reflete a presença dos maremotos na cultura japonesa)

8.  Mar em Fúria (em outubro de 1991 ocorreu a chamada tempestade perfeita, um conjunção de fenômenos rara, que provoca ondas da altura de prédios e ventos de 200 km/h. no meio do mar estava um navio pesqueiro, que milagrosamente escapa. estrelado por George Clooney e Mark Wahlberg, o filme de Wolfgang Petersen é pura sensação)

9.  A Submersão do Japão (assolado por terremotos e vulcões, o Japão esaria afundando lentamente, o que acabaria por gerar as mortais ondas gigantes, que destruiriam tudo. o esperto Roger Corman importou este filme desastre da Toho de 1973 e inseriu o personagem de um embaixador americano - Lorne Greene -,que ajudaria o Japão a tentar evitar o inevitável. o filme que era ruim, ficou um lixo, com efeitos muito toscos)

10.  Impacto Profundo (vários filmes destruíram o planeta nos últimos anos. talvez o menos ruim seja esse dirigido por Mimi Leder, onde um meteoro atinge a Terra e, de quebra, tem uma espetacular cena de tsunami que atinge Nova York)

Menções honrosas: O Dia Depois de Amanhã, 2012, A Última Onda,...


Veja ainda: "10 Filmes com Chuva




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails