segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Múltiplas Personalidades


O chamado 'Transtorno Dissociativo de Personalidade' é uma condição mental em que a pessoa assume duas ou mais identidades distintas para interagir com o meio em que se encontra. E, na maioria dos casos, é acompanhada de amnésia, pois o indivíduo não se recorda de seus atos, quando assume esta outra personalidade.
O diagnóstico é controverso, mas o cinema e a literatura sempre gostaram desses personagens,
Esta lista traz 10 exemplos do tema. Novamente, alerto para alguns SPOILER invitáveis da lista... me perdoem!

1.  O Médico e o Monstro (o livro de Robert Louis Stevenson rendeu dezenas de adaptações e milhares de inspirações. de Pernalonga a Spencer Tracy, muitos já encarnaram o cientista, Dr. Jeckyl, que desenvolve uma poção que liberta o lado obscuro da sua personalidade, transformando-o no Mr.Hyde, corruptela para "hide" = escondido. a melhor versão ainda é a de 1931, dirigida por Rouben Mamoulian, que deu o Oscar a Fredric March) 

2.  Zelig (um brilhante falso documentário de Woody Allen, contando a suposta biografia de um um homem camaleão, que na década de 1920, era capaz de mudar sua aparência e personalidade conforme o meio onde estava, sem ter consciência das suas mudanças. ótimo filme!)

3.  As 3 Máscaras de Eva (Joanne Woodward ganhou o Oscar pela sua Eve, uma pacata dona de casa, que após sofrer fortes dores de cabeça e lapsos de memória, vai ao médico onde é hipnotizada e descobre que quando tem os lapsos, na verdade assumiu a personalidade de uma mulher impulsiva. com o tratamento, surge uma terceira Eve, tímida e submissa. baseado num caso real)

4.  Clube da Luta (Edward Norton - que tem um histórico de dupla personalidade -, é um jovem executivo, que numa crise de insônia começa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece um homem misterioso - Brad Pitt, que o leva para conhecer o submundo, onde ele pode extravasar sua agressividade. SPOILER logo ele vai perceber que ele próprio e seu novo amigo são a mesma pessoa)

5.  Identidade (uma tempestade faz com que um grupo de pessoas fique preso num motel de beira de estrada onde sentem-se seguros até que um a um passam a ser assassinados. SPOILER. na verdade ficamos sabendo ao final que todos os dez são personalidades de um único rapaz, internado numa clínica. bom suspense de James Mangold de 2003)

6.  Sybil (Sally Field é uma jovem que desenvolveu múltiplas personalidades como forma de defesa dos abusos da mãe. são mais de dez, como uma agressiva, uma suicida, um bebê, até que uma psiquiatra - Joanne Woodward, a Eve - consegue diagnosticá-la e tratá-la. boa minissérie de televisão de 1976, baseado num caso verdadeiro)

7.  Psicose (após a morte da mãe, o perturbado Norman Bates assumiu a personalidade dela, como forma de manter o controle que sempre teve sobre ele, impedindo-o de aproximar-se de mulheres e induzindo-o a matá-las. ótima atuação de Anthony Perkins no clássico de Alfred Hitchcock)

8.  Eu, Eu Mesmo e Irene (com todas as caretas que tem direito, Jim Carrey é um policial certinho, pai de família e amado por sua comunidade, mas quando não toma sua medicação transforma-se num alter ego beberrão, desagradável e politicamente incorreto. até que "ambos" se apaixonam pela mesma mulher.  

9.  Ilha do Medo (em 1954, um detetive policial - Leonardo Di Caprio - vai até uma ilha isolada onde funciona um manicômio, para investigar o desaparecimento de uma paciente. SPOILER. após uma tempestade isolar a ilha, suas memóriascomeçam a ficar confusas e descobrimos que na verdade ele é o paciente e que... melhor ver o filme. um roteiro estimulante e a direção genial de Martin Scorsese)

10.  A Janela Secreta (Johnny Depp é um escritor em crise, recém separado, que isola-se numa casa à beira de ujm lago, aonde é procurado por um homem - John Turturro -, que o acusa de plágio e o atormenta, mas que SPOILER na verdade é seu alter-ego. um bom suspense, pouco lembrado)

Outros filmes: As Duas Faces de um Crime, Desconstruindo Harry, O Incrível Hulk, Síndrome de Cain, Vestida para Matar, O Operário, O Inquilino, Aterrorizada, O Senhor dos Anéis,...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Psicanálise"






quinta-feira, 26 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Castração


Uma das coisas mais assustadoras para um homem é possibilidade de sua emasculação ou sua castração.
Seja como punição, vingança, acidente ou até em nome da arte, o cinema já retratou centenas de castrações nos filmes, sempre como cenas ou fatos extremamente relevantes na trama.
Esta lista traz diversos SPOILERS inevitáveis, por isso, não a recomendo para quem não quer saber muito sobre os filmes antes de assisti-los.
Procurarei também omitir detalhes anatômicos nos comentários para não ferir sensibilidades.
Confiram, então, uma lista de 10 filmes, onde a castração é importante na história.

1.  Moebius (filme mais recente e mais polêmico do coreano Ki-duk Kim, sobre uma família que entra numa espiral de auto-destruição a partir da traição do marido. a esposa tenta castrá-lo, mas não conseguindo resolve puni-lo castrando o filho adolescente deles. um filme sem diálogos, de imagens fortíssimas, que provoca uma inédita discussão psico-filosófica)

2.  Farinelli (biografia do famoso Carlo Broschi, cantor lírico do século 18, que foi castrado na infância para conservar sua voz, o que era um costume na época. sua vida foi de fama e fortuna, mas o preço que ele teve que pagar foi alto demais)

3.  O Império dos Sentidos (no Japão de antes da segunda guerra, um homem e uma de suas serventes iniciam um tórrido relacionamento. SPOILER trancados num quarto eles experimentam todo tipo de relações sexuais, que culmina na castração do homem. dirigido por Nagisa Oshima em 1977, o filme é um marco do cinema erótico e causou polêmica em todo mundo. é baseado numa história real)

4.  Menina Má.com (Ellen Page é uma adolescente que conhece um homem mais velho - Patrick Wilson -, com tendências pedófilas, na internet e encontra com ele para dar-lhe uma lição. já na casa dele, SPOILER ela dá a ele um sonífero e o amarra para fazer uma cirurgia de castração. a cena da "cirurgia" é longa e detalhada, mas... aí já seria spoiler demais. assista!)

5.  A Última Mulher (Gérard Depardieu é o pai de um garotinho de 9 meses, que é abandonado pela esposa feminista militante. ele então inicia um caso com a babá do garoto, que ameaça abandoná-lo por ele "só pensar em sexo". SPOILER para provar que não é unidimensional, ele simplesmente pega uma faca elétrica de cozinha e corta fora seu pênis. um filme de 1976 do polêmico italiano Marco Ferreri)

6.  Vagina Dentada (essa é uma sátira trash, mas até engraçada. a lenda da "vagina dentata" é ancestral presente em várias culturas, um conto moral sobre os perigos de fazer sexo com mulheres desconhecidas. no filme, uma garota da high-school mantém seu voto de castidade por conta da religião, quando se vê pressionada a fazer sexo, descobre que ela é diferente das outras garotas, pois sua vagina possui dentes, que ela usará sem pena dos garotos que tentarem abusar dela)

7.  A Montanha Sagrada (o filme surreal de Alejandro Jodorowsky tem várias referências a castração. uma cena de sonho, onde um soldado, para ingressar no exército, é castrado e seus testículos são levados para o "museu dos mil testículos". o diretor diz que o ator que interpretava o castrador estava tão drogado, que por pouco não fez a operação de verdade) 

8.  As Mil e Uma Noites (num dos contos do clássico de Pier Paolo Pasolini, um homem, depois de fazer sexo com a mulher errada, tem seu pênis amarrado por uma corda. as garotas do vilarejo são então orientadas a puxá-la até arrancar seu membro. ui!)

9.  Nascido em 4 de Julho (o soldado interpretado por Tom Cruise volta da guerra do Vietnã paraplégico e castrado, o que ele atribui a a estupidez de querer ser um herói, ele diz "o que importa se eu sou um herói de guerra ou não? eu fiquei paralizado e castrado naquele dia. por quê? eu fui tão estúpido. eu teria meu pau e minhas bolas agora". triste e belo filme de Oliver Stone)

10.  Pecados Íntimos (no belo filme de Todd Field, um pedófilo que já cumpriu sua pena - Jackie Earle Haley indicado ao Oscar -, continua a ser perseguido por um ex-policial, que alerta toda vizinhança onde ele tenta se estabelecer, sobre o seu passado. SPOILER no trágico final, o homem castra a si mesmo no parque, sangrando até sua morte)

Outros filmes: Pulp Fiction, Os Infratores, Sin City, A Camisinha Assassina, O Amor e a Fúria, Aniversário Macabro, Doce Vingança, Amor à Queima Roupa, Santa Sangre, Calígula,...

Veja ainda: "10 filmes sobre Serial-Killers - Parte 2"




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

10 Filmes de Primavera


De todas as estações do ano, a primavera é a mais festejada.
Ela marca o final do inverno e as primeiras floradas do ano, que são sinônimos de vida.
Na poesia, também é a estação onde o amor floresce.
Vários filmes já cantaram as sensações da primavera. Veja uma lista com 10 deles!

1.  Conto da Primavera (primeiro filme da série do francês Eric Rohmer sobre as estações do ano. conta a história de uma estudante de música, que conhece uma professora de filosofia numa festa e se aproxima dela já pensando em apresentá-la a seu pai, já que ela não gosta da atual namorada dele. num florido final de semana de primavera, as duas vão para a casa de campo do pai, onde a jovem tentará executar seu plano) 

2.  Primavera, Verão, Outono, Inverno, Primavera (num lago isolado na Coreia, um velho monge vive numa casa flutuante e recebe um jovem a quem vai ensinar a filosofia budista ao longo do ano. tudo começa e termina na primavera, que simboliza o nascimento. uma obra-prima de Ki-duk Kim, incrivelmente bela)

3.  Bambi (depois de um inverno difícil, quando perde sua mãe, o jovem cervo amadurece na primavera e se apaixona. na primavera seguinte, já adulto, torna-se pai de gêmeos. clássico de animação da Disney, de 1942. clique e veja a chegada da primavera no filme)

4.  Aconteceu na Primavera (numa primavera, durante a invasão napoleônica à Toscana, um jovem tenente francês se apaixona por uma bela moça italiana. o soldado era responsável pelo transporte de um baú cheio de ouro, que é roubado pelo irmão da moça. a partir daí, sua família fica rica, mas é amaldiçoada ao longo dos séculos. um dos melhores filmes dos irmãos Taviani)

5.  Spring Breakers (já é tradição nas escolas da América do Norte, prolongar os feriados da Páscoa para ter uma semana de descanso - aqui no Brasil equivale à "semana do saco-cheio" em outubro. vários filmes foram feitos sobre jovens abusando da liberdade nessses dias. o mais recente fala de quatro garotas do interior, que vão para um balneário e acabam se envolvendo com um traficante em aventuras muito perigosas. o filme é estiloso, mas muito ruim)

6.  Sete Noivas para Sete Irmãos (o mais velho de sete irmãos lenhadores vai para a cidade em busca de mantimentos e uma esposa, quando volta com ela, percebe que seus irmãos também precisam de companhia. inspirados no conto grego do "Rapto das Sabinas", resolvem simplesmente ir todos à cidade e sequestrar uma noiva para cada. na volta, uma avalanche de neve isola sua casa e eles terão até a primavera para "domá-las". um musical divertidíssimo de Satnley Donnen, com ótimo elenco e coreografia de Michael Kidd)

7.  Vida de Inseto (ameaçadas pelos gafanhotos, as formigas todos os anos são obrigadas a lhes fazer uma "oferenda de primavera", com os alimentos que recolheram. até que numa primavera, uma invenção de uma jovem formiguinha faz com que a oferenda caia no riacho, incitando a ira dos gafanhotos)

8.  O Jardim Secreto (nada evoca mais a primavera que as flores de um jardim. nesta bela versão de Agnieszka Holland para o livro de Frances Hodgson Burnett, após perder os pais, uma garota vai morar na casa do tio,  e lá encontra um jardim abandonado. com a ajuda do filho de um serviçal e do primo que nunca sai de seu quarto, ela vai recuperar a vida e a alegria do jardim, da mansão e de todos seus moradores)

9.  A Insustentável Leveza do Ser (na primavera de 1968, os dirigentes da Tchecoslováquia tentaram promover uma revolução social, através da democratização de seu regime. mas a tentativa que ficou conhecida como "A Primavera de Praga" foi fortemente reprimida pelo governo soviético. nesse cenário, os destinos de um médico e duas mulheres se encontram e se separam. um belo filme de Philip Kaufman, baseado no best-seller de Milan Kundera)

10.  Oi Galera! Sou o Zé Colméia (o primeiro longa animado do urso Yogi - aqui conhecido como Zé Colméia - conta a história de como as "flores e abelhas" da primavera o levaram a se apaixonar perdidamente pela ursinha Cindy, deixando seu inseparável amigo Catatau de lado)

Outros Filmes: Os Sonhadores, Corações Enamorados, Primavera para Hitler, As Quatro Estações do Ano, Os Sem-Floresta, Todas as Primaveras,...

Veja ainda: "10 Filmes na Neblina"



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

10 Filmes sobre Orfanatos


Crianças que perderam ou foram abandonadas por suas famílias costumam ser enviadas à instituições sociais, onde são cuidadas e direcionadas para a adoção.
Os orfanatos começaram como obra social de grupos religiosos, mas podem ser também públicas, dirigidas pelo Estado, ou até mesmo privadas, ligadas a associações beneficentes laicas.
A orfandade em si já é um tema forte para a literatura e o cinema. Os orfanatos já foram retratados milhares de vezes em filmes, com todo tipo de abordagem.
Esta lista traz 10 filmes onde essas instituições têm peso importante na trama.

1.  Oliver Twist (o órfão mais famoso da ficção, o garoto Oliver de 10 anos é expulso do orfanato onde vivia, por pedir um pouco mais de comida numa refeição. ele acaba fugindo para Londres onde é acolhido numa casa onde vivem vários meninos batedores de carteiras, controlados por um velho ladrão. a versão definitiva do livro de Charles Dickens ainda é a de 1948, dirigida por David Lean. mas esta de 2005 dirigida por Roman Polanski e com Ben Kingsley como o malvado Fagin é muito boa)

2.  Annie (versão do sucesso musical da Broadway - famoso pela canção "Tomorrow" -, por sua vez inspirado nos quadrinhos de Harold Gray, publicados a partir de 1924. na história a órfã Annie de 10 anos, vive num orfanato, constantemente maltratada pela sempre bêbada proprietária, "tia" Agatha - a ótima Carol Burnett. surge uma oportunidade para passar uma semana na casa de um milionário, que se apaixona e tenta adotá-la. mas a garota lhe diz que seus pais estão vivos e não quer ser adotada. um filme terno e divertido)

3.  Com os Braços Abertos (Spencer Tracy ganhou seu segundo Oscar por seu Padre Flannagan, que, sensibilizado pela história de um condenado à morte, decide assumir a guarda de um grupo de garotos, tirando-os de reformatórios, para educá-los numa casa alugada. mais e mais garotos começam a chegar e ele tem que mudar-se para uma grande propriedade no interior, ajudado pela comunidade  clássico americano de 1938, dirigido por Norman Taroug)

4.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto, fruto de um único encontro entre um guitarrista e um violoncelista, que por conta do destino, acaba sendo criado num orfanato desde seu nascimento. dotado de um dom musical impressionante, ele usa seu talento para tentar reencontrar os pais. um filme emocionante, indicado ao Oscar de melhor canção em 2008)

5.  Regras da Vida (Tobey McGuire é um garoto criado num orfanato, que nunca é adotado e acaba se tornando o favorito do diretor - Michael Caine -, que atua como médico, promovendo abortos ilegais, mesmo sem formação. ele ensina tudo o que sabe sobre medicina para um dia substitui-lo, mas o rapaz decide conhecer o mundo. bom drama de Lasse Hallström, vencedor dos Oscars de ator coadjuvante e roteiro adaptado e indicado a outros cinco)

6.  Uma Vida Nova em Folha (uma garota de nove anos é levada pelo pai para um orfanato de freiras católicas na Seul de 1975. enquanto as demais crianças esperam ser adotadas, a menina mantém a esperança de que seu pai volte para buscá-la e faz de tudo para evitar a adoçăo. um filme de cortar o coração)

7.  O Orfanato (uma mulher volta ao orfanato onde foi criada e crê ter passados os melhores anos de sua vida, 30 anos antes. com o marido e o filho, pretende restaurar o local para voltar a receber crianças. mas o garoto começa a ter visões, que vão ficando mais e mais perigosas. um filme de terror inventivo e arrepiante, dirigido por Juan Antonio Bayona e produzido por Guillermo del Toro)

8.  Os Irmãos Cara de Pau (os irmãos Blues - Dan Aykroyd e John Belushi - fogem da polícia e vão parar no orfanato onde foram criados. a madre superiora lhes conta que a instituição está em dificuldades financeiras, mas recusa ajuda com o dinheiro roubado por eles. os dois decidem então ganhar dinheiro honesto, através de uma apresentação de sua banda de rhythm and blues para recuperar as contas do orfanato) 

9.  Os Meninos de St.Vincent (um telefilme chocante, baseado em fatos ocorridos em 1970, num orfanato católico do Canadá, onde vários garotos sofreram abusos emocionais e sexuais dos frades que dirigiam a instituição. depois dos casos expostos, as autoridades políticas e religiosas fizeram de tudo para abafar o caso)

10.  Redenção (Gerard Butler é um traficante que, após sair da prisão, torna-se cristão fundamentalista, pastor, constrói sua própria igreja e abre um orfanato para crianças sudanesas, vítimas da guerra civil. baseado num personagem real, o filme abusa dos clichês supostamente heroicos do personagem. ruim)

Outros filmes: Coco Antes de Chanel, Os Três Patetas, Nacho LIbre, Solarbabies, Um Verão para Toda a Vida, Depois do Casamento, A Espinha do Diabo, David Coperfield,...

Veja ainda: "10 Filmes de Reformatórios e Prisões Juvenis"



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

10 Filmes Baseados em Clássicos da Literatura Brasileira


Desde a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal em 1500, a literatura brasileira produziu grandes clássicos.
Apesar de rica, nossos livros renderam menos filmes que poderiam, mas alguns deles são bem interessantes.
Alguns escritores foram mais adaptados, mas esta lista traz apenas um filme por autor.
Confira os filmes selecionados e sugira outros!

Veja imagens raras dos filmes da lista:



1.  O Tempo e o Vento (de Érico Veríssimo. 150 anos de história da formação do Rio Grande do Sul, através das relações entre duas famílias rivais. estreia em breve nos cinemas, uma caprichada adaptação, com bela fotografia e atores como Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda e Cléo Pires. a direção é do também "global" Jayme Monjardim, que já errou feio com a biografia 'Olga', mas tem feito bons trabalhos na TV. a expectativa é grande. voltarei a este post após ver o filme)

2.  Gabriela (de Jorge Amado. a obra do escritor baiano se presta muito bem ao cinema. com lindos e coloridos cenários, personagens fortes e até folclóricos, proporcionou bons filmes. o mais emblemático talvez seja essa adaptação dirigida por Bruno Barreto em 1983, estrelada por Sonia Braga - que anos antes defendera o papel numa novela de sucesso - e o venerável Marcello Mastroiani. um filme sensual, mas sem pegada)

3.  Vidas Secas (de Graciliano Ramos. obra prima da literatura e do cinema nacional. a adaptação de Nelson Pereira dos Santos de 1963 é de uma beleza ímpar. conta a história de uma família de retirantes nordestinos, que em 1941, atravessa o sertãoem busca de sobrevivência. tão triste quanto belo)

4.  Inocência (de Visconde de Taunay. o romance proibido entre a filha de um fazendeiro e um jovem médico que é chamado para tratá-la de malária. estrelado pelos então jovens Fernanda Torres e Édson Celulari, numa versão delicada de Walter Lima Jr, que captou bem o espírito do livro. um filme raro, que merece ser redescoberto)

5.  Macunaíma (de Mário de Andrade. clássico da literatura modernista, escrito em 1928, conta a história de um anti-heroi brasileiro, malandro e preguiçoso, que nasce preto e fica branco, num papel dividido por Grande Othelo e Paulo José sensacionais. dirigido por Joaquim Pedro de Andrade em 1969, é um filme anárquico, debochado e divertido)

6.  Memórias Póstumas de Brás Cubas (de Machado de Assis. narrado pelo falecido Brás Cubas, que conta sua vida boêmia na Terra, a fim de se distrair na eternidade. um dos romances mais originais do nosso maior escritor, contado com ironia pelo bom diretor André Klotzel em 2001. um ótimo elenco encabeçado por Reginaldo Faria, colabora no divertido resultado)

7.  Noites do Sertão (baseado em "Buriti" de João Guimarães Rosa. em 1950, depois de seu marido fugir com outra mulher, uma jovem vai viver com o sogro e as duas cunhadas numa fazenda no interior de Minas Gerais. boas atuações de Deborah Bloch, Tony Ramos e Milton Nascimento, num filme muito premiado, mas que tem mais o estilo de seu diretor Carlos Alberto Prates Correia do que do próprio Rosa)

8.  A Moreninha (de Joaquim Manuel de Macedo. a família de Carolina - Sônia Braga - reúne amigos para um sarau em sua casa na paradisíaca - um dia já foi paradisíaca - ilha de Paquetá. um dos convidados é o jovem Augusto, com quem ela trocou juras de amor e um camafeu na adolescência. versão musical de 1970 de um livro clássico, leitura obrigatória nas escolas)

9.  O Guarani (de José de Alencar. romance clássico, lançado inicialmente como folhetim em 1857. conta o romance proibido entre Cecília, uma garota loira filha de nobres portugueses colonizadores e Peri, um índio goitacá, que a serve, salva e acaba se apaixonando. a cara versão dirigida por Norma Bengell e estrelada por Márcio Garcia, se notabilizou mais pelos desvios de recursos públicos que poelo resultado final, um tanto kistch)

10.  O Cortiço (de Aluísio Azevedo. o romance publicado em 1890 fala das transformações sócio culturais do Rio de Janeiro da época, através dos moradores de um cortiço no centro da cidade. o filme, dirigido por Francisco Ramalho Jr em 1978, não está a altura do livro e não teve boas críticas. estrelado por Betty Faria, Mário Gomes e Armando Bogus)


Outros filmes: Dona Flor e seus Dois Maridos, Capitães de Areia, Tieta, Quincas Berro d'Água, Jubiabá, Os Pastores da Noite e Tenda dos Milagres (todos de Jorge Amado); Memórias do Cárcere e São Bernardo (Graciliano Ramos); Lição de Amor (Mário de Andrade); Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (Lima Barreto); Dom, Quincas Borba, A Erva do Rato e A Cartomante (Machado de Assis); Iracema a Virgem dos Lábios de Mel, Senhora (José de Alencar); Mutum, Sagarana o Duelo, A Hora e a Vez de Augusto Matraga, Grande Sertão, Cabaret Mineiro (João Guimarães Rosa); ...

Veja ainda: "10 Filmes com Glória Pires"