sábado, 4 de janeiro de 2014

10 Filmes com Atores que Morreram no 2º Semestre de 2013


A cada semestre publico uma lista destacando 10 atores e atrizes que morreram no período.
Como a lista é apenas de atores, ficam de fora outros profissionais, como diretores, roteiristas e técnicos.
Dentre os atores, as maiores perdas no segundo semestre de 2013 foram a de Peter O'Toole e Joan Fontaine, mas a mais chocante foi a de Paul Walker.
Veja então uma lista em ordem de falecimento, destacando um dos filmes de cada um deles e a menção de alguns outros na sequência.

1.  Cory Monteith - Glee (13/07 - 31 anos, overdose de heroína e álcool. o ator e cantor canadense já tinha uma carreira sólida na televisão e estrelava a série 'Glee' desde o princípio. começava a ganhar seus primeiros papéis de destaque no cinema, quando morreu prematuramente num hotel de Vancouver)

2.  Karen Black - Trama Macabra (08/08 - 74 anos, câncer no intestino. Karen começou no teatro, na década de 1960 até ser chamada para o cinema, dirigida por Francis Coppolla. virou estrela com seu papel em 'Easy Rider' e chegou a ser indicada ao Oscar de coadjuvante por 'Cada um Vive como Quer' e estrelou vários grandes filmes na década de 70, dentre eles o último filme de Alfred Hitchcock. com quase 200 filmes na carreira, continuava muito ativa em filmes independentes) 

3.  Eileen Brennan - A Recruta Benjamin (03/09 - 80 anos, câncer na bexiga. Brennan começou cantando na Broadway e tornou-se estrela na televisão. esteve em mais de 100, como 'Golpe de Mestre', 'Os Sete Suspeitos' e 'Assassinato por Morte'. mas seu papel mais lembrado é o da sádica capitã de 'A Recruta Benjamin', que lhe valeu uma indicação ao Oscar)

4.  Cláudio Cavalcanti - Contos Eróticos (29/09 - 72 anos, falência múltipla dos órgãos após uma cirurgia na coluna. famoso pelas novelas da Rede Globo, Cavalcanti fez mais de 20 filmes no cinema, destacando-se na época das pornochanchadas, que hoje soam ingênuas. recentemente foi premiado como ator coadjuvante no Grande Prêmio Cinema Brasil pelo ainda inédito 'Astro, uma fábula urbana em um Rio de janeiro mágico' e deu vida a um dos principais personagens da segunda temporada da série 'Sessão de Terapia'. na minha memória, seu melhor papel foi no divertido conto 'Vereda Tropical' de Joaquim Pedro de Andrade, na coletânea 'Contos Eróticos' de 1977)

5.  Giuliano Gemma - Uma Pistola para Ringo (01/10 - 75 anos, acidente de carro. uma das maiores estrelas do western spaghetti, o belo Gemma teve uma bela carreira, dirigido por Visconti, Monicelli, Zurlini e mais recentemente por Woody Allen. mas foi mesmo Ringo, em 10 filmes, o personagem que o marcou)

6.  Norma Bengell - Os Cafajestes (09/10 - 78 anos, câncer de pulmão. estrela do cinema novo no Brasil, em filmes como 'Pagador de Promessas' e 'Noite Vazia", protagonizou a primeira cena de nudez do cinema nacional em 'Os Cafajestes' de Ruy Guerra. fez dezenas de filmes na Europa, de comédias românticas, filmes de terror a até em westerns spaghetti. dirigiu dois filmes, 'Eternamente Pagu' e 'O Guarani', pela qual foi acusada de desviar recursos públicos para si. tinha uma personalidade difícil, mas foi um dos grandes nomes do nosso cinema)

7.  Joan Fontaine - Rebecca (22/10 - 96 anos, causas naturais. nascida no Japão, começou à sombra da irmã mais velha Olivia de Havilland, com quem sempre rivalizou. começou no cinema aos 18 anos em 'Adeus Mulheres' e chegou ao topo ao estrelar ao lado de Laurence Olivier em 'Rebecca', primeiro filme americano de Alfred Hitchcock e que lhe valeu a primeira indicação ao Oscar. no ano seguinte, ganhou o prêmio por outro filme de Hitch, 'Suspeita'. seu último filme de cinema foi 'A Face do Demônio' em 1966 e depois disso fez apenas filmes e séries de televisão)

8.  Paul Walker - Velozes e Furiosos (30/11 - 40 anos, acidente de carro. filho de uma modelo, Paul começou a carreira muito cedo em comerciais de televisão. participou de dezenas de filmes e séries, mas foi o personagem Brian O'Conner da franquia 'Velozes e Furiosos' que lhe deu fama e fortuna. ironicamente foi dentro de um carro em alta velocidade que abreviou a vida)

9.  Eleanor Parker - A Noviça Rebelde (09/12 - 91 anos, pneumonia. estrela na década de 1950, foi indicada a três Oscars de melhor atriz, por 'À Margem da Vida', 'Chaga de Fogo' e 'Melodia Interrompida' é mais lembrada como a baronesa de 'A Noviça Rebelde'. a partir da década de 1970, dedicou-se apenas a filmes e séries de televisão)

10.  Peter O'Toole - Lawrence da Arábia (14/12 - 81 anos, causa não revelada. o irlandês O'Toole queria ser jornalista, mas descobriu nos palcos ingleses sua verdadeira paixão. começou na televisão, participou de alguns filmes até ser escolhido por David Lean para estrelar sua obra-prima, 'Lawrence da Arábia'. foi indicado a oito Oscars de melhor ator, mas ganhou apenas um honorário em 2003. polêmico, beberrão e genial, Peter foi um dos grandes astros do cinema)


Menções Importantes: Otto Sander (Asas do Desejo), James Avery (Sem Licença para Dirigir), Sebastião Vasconcelos (Inocência), Dennis Farina (Snatch - Porcos e Diamantes), Julie Harris (Vidas Amargas), Ed Lauter (O Artista), Nigel Davenport (Carruagens de Fogo), Jorge Dória (Eu Transo, Ela Transa), Daniel Duval (Caché), Lisa Robin Kelly (That 70's Show),...


Veja ainda as listas de memória de: "1º Semestre de 2013", "2º Semestre de 2012", "1º Semestre de 2012", "2º Semestre de 2011", "1º Semestre de 2011", "2º Semestre de 2010", "1º Semestre de 2010", "2009 - Parte 1" e "2009 - Parte 2".



5 comentários:

  1. O cinema está de luto não tem lingua nem idioma quem perde com tudo isso de saudade assim conclama;boa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Joan Fontaine... que longevidade. Surpresa saber que a esposa atormentada de "Rebecca, a Mulher Inesquecível" ainda ainda era viva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos!
      Mais curioso é saber que Olivia de Havilland, sua irmã mais velha e rival, continua viva.
      Olivia superou a irmã Joan em número de Oscars e em longevidade...
      Abs!!!

      Excluir
  3. Descansem em paz e que Deus conforte a família e amigos.

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!