quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Os 10 Melhores Filmes Brasileiros de 2013


O ano de 2013 foi superlativo em número de lançamentos de filmes brasileiros, algo em torno de 128 novos filmes entraram em cartaz nas salas de todo país.
Mas infelizmente não foi tão bom qualitativamente, com honrosas exceções.
Esta é a minha lista pessoal dos 10 melhores filmes nacionais de 2013, com a torcida que a quantidade se traduza em qualidade daqui para frente.

1.  O Som ao Redor (existencialista e paranóico ao mesmo tempo, fala das relações entre moradores e empregados de uma vizinhança de classe média de Recife. tem uma direção primorosa e um desenho de som genial do próprio diretor Kleber Mendonça Filho. o roteiro capricha na ironia, que muitas vezes nos serve de espelho e ainda se fecha brilhantemente. uma obra rara, sinal de amadurecimento técnico do nosso cinema. o melhor filme do ano)

2.  O Que se Move (extremamente impactante, fala de sentimentos de três famílias, com destaque para as mães, lidando com a insuportável dor da perda. as atuações são sinceras e a forma surpreende por sua brilhante experimentação. Fernanda Vianna ganhou o prêmio de melhor atriz em Gramado, mas o prêmio deveria ser dividido com as outras mães. belíssimo filme de Caetano Gotardo, que infelizmente foi visto por poucos)

3.  Tatuagem (outro grande exemplar do pulsante cinema de Recife, contando a inesperada história de amor entre um ator de teatro marginal e um soldado - Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa excelentes - em plena ditadura militar. lembra "A Febre do Rato", que tinha roteiro de Hilton Lacerda, que aqui também é o diretor)

4.  Jorge Mautner - O Filho do Holocausto (muito bem fotografado por Gustavo Hadba, o documentário procura traçar um paralelo entre o livro de memórias de Mautner com suas canções. as participações carinhosas de Caetano, Gil, a filha Amora valorizam bastante este filme original e bem roteirizado)

5.  A Busca (muito bem dirigido por Luciano Moura, o filme compensa alguns absurdos do roteiro com muita emoção. atuação belíssima de Wagner Moura e também de Lima Duarte garantem o bom resultado. um belo filme num gênero ainda novo para o nosso cinema, que assim amadurece ainda mais)

6.  Faroeste Caboclo (a grata surpresa do filme é o diretor René Sampaio, que vinha direcionando seu talento para a publicidade e estreia com um trabalho muito competente. o roteiro felizmente não segue literalmente a canção ruim de Renato Russo, mas apenas a toma como inspiração. o filme é feito de belos planos, cuidadosamente executados pelo fotógrafo Gustavo Hadba e ainda revela um bom ator principal, Fabrício Boliveira)

7.  Elena (contada como uma carta à irmã morta, o documentário é uma colagem de velhos VHS da década de 1990. interessante pela imersão da mãe e da própria diretora em sua história, o que permite a empatia da audiência. um bom filme)

8.  O Abismo Prateado (inspirado na canção "Olhos nos Olhos" de Chico Buarque, o filme segue seu espírito e sua cadência triste ao contar a história do desespero de uma mulher - Alessandra Negrini ótima - abandonada pelo marido. dirigido com delicadeza por Karim Aïnouz, é um dos bons filmes de 2013)

9.  Flores Raras (o brilho das duas atrizes centrais apaga qualquer defeito que o filme eventualmente tenha. Glória Pires e Miranda Otto em personagens de naturezas opostas, têm interpretações marcantes. o filme de Bruno Barreto ainda tem ao seu favor uma boa direção de arte, que nos transporta fielmente à época retratada; a naturalidade que expõe a relação homossexual e a coragem de colocar na fala de Elizabeth algumas observações críticas sobre a natureza do brasileiro)

10.  Serra Pelada (bela fotografia e uma impressionante reconstituição do garimpo-formigueiro que assombrou o Brasil nos anos 1980 são o pano de fundo para uma história um tanto caricata, recheada de personagens bizarros, mas valorizada pelo bom elenco, bem dirigido por Heitor Dhalia. a superprodução do ano não chegou aonde poderia, mas ainda assim merece ser vista)

Maior Sucesso:  Minha Mãe é uma Peça (o ator Paulo Gustavo conseguiu transferir bem o humor de sua peça de sucesso para o cinema, numa comédia simples, mas realmente engraçada. mesmo sem ser um grande filme, foi o melhor no seu gênero, merecendo o posto de maior bilheteria nacional do ano, com mais de 4 milhões de espectadores) 


Veja ainda: "Os 10 Melhores Filmes de 2013"





18 comentários:

  1. Boa lista. Destes filmes, apenas não gostei de Elena, filme que achei ofensivamente irritante por causa da voz chata da diretora, da música repetitiva e pelo hype criado. Desses aí, o que mais gostei foi Flores Raras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      A promoção de 'Elena' foi mesmo ostensiva e o filme foi supervalorizado.
      Mas não é ruim. Apenas não é tão bom quanto se falou.
      Abs!!!

      Excluir
  2. Adorei a lista, Armando! Assisti a apenas dois desses filmes - O som ao redor (realmente, ótimo) e Elena (bom tb). Vou atrás dos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maga!!!
      Espero que encontre os filmes da lista, pois eles demoram a sair em dvd .
      às vezes é mais fácil passar no Canal Brasil.
      Recomendo "O Que se Move". Poucos viram, mas vale a pena garimpar.
      Bjo!!!

      Excluir
  3. A Busca não dá, né?!
    Muito menos o de Paulo Gustavo, que mais parece um programa de tv, melhor que estivesse na lista "Laura", "Depois da Chuva" ou "Cine Holliúdy".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poema!
      Eu gostei de "A Busca", desculpa meu mau gosto! Mas até me emocionou. Talvez eu estivesse num dia bom quando vi.
      Quanto ao do Paulo Gustavo, destaquei que era o grande sucesso do ano e não que era um dos 10 melhores, isso é um dado estatístico.
      "Laura" é mesmo interessante, poderia estar na lista. "Depois da Chuva" te confesso que nem sei o que é, não vi. "Cine Holliúdy" é simpático, mas amador demais. Não entraria na minha lista.
      Obrigado por discordar! Mesmo!
      Abs!!!

      Excluir
  4. Faroeste Caboclo, cancao ruim de renato russo?

    Se fosse ruim nao teria sido inspiracao pra um filme, concorda?

    ResponderExcluir
  5. Quem é este retardado que faz comentários dos filmes e sobre Faroeste Caboclo diz "a canção ruim de Renato Russo". Se fosse ruim não seria um clássico do rock e não teria virado filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      O retardado sou eu. E você quem é?
      "Fuscão Preto" também virou filme...
      Abs!!!

      Excluir
    2. Armandao, pq vc nao gosta da musica nao quer dizer q ela seja ruim, e comparar faroeste com fuscao preto é sacanagem, uma pessoa que toma essa atitude e faz esse tipo de comentario nao pode ser levada a serio quando faz uma lista dos "melhores filmes".

      Excluir
  6. Eu particulamente não gostei da Minha mãe é uma peça, achei mais cansativo do que engraçado

    ResponderExcluir
  7. canção ruim?!?!?! o cara deve gostar de Beyoncé ou Claudia Leite. Fique só nos filmes, de música não entende nada.

    ResponderExcluir
  8. Só tiraria o comentário negativo sobre a música do Legião Urbana. Independente de gostar ou não, não há espaço para você explicar porque você disse isso e o fato do site ser de cinema só confirma essa impressão. Só senti falta de "Cine Holiudi".

    ResponderExcluir
  9. Parei de ler o blog em "canção ruim de Renato Russo"...
    Como deve ser o tipo de pessoa não gosta de Renato Russo..Legião Urbana?
    :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Fico feliz que tenha parado de ler o blog.
      Já que você é intolerante com a opinião alheia, este não é mesmo seu lugar.
      Tenho todo direito de não gostar de Renato Russo ou desta canção, assim como você tem o direito de gostar, seja por razões estéticas (que eu poderia até discutir), seja por razões emocionais (que não são da minha conta).
      Nunca censurei um comentário que discordasse das minhas opiniões. Não sou dono da verdade e posso, inclusive, estar errado em alguns (ou muitos) casos.
      Abs!!!

      Excluir
    2. Odeio legião urbana, sou o tipo de pessoa diferente de você que gosta de legião urbana. Somos diferentes, apenas isso e que tipo de pessoa você é?

      Excluir
  10. Canção Ruim De Renato Russo?! Todas as músicas do Renato são incríveis...Quem não concorda tem um péssimo gosto! ;*

    ResponderExcluir

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!