domingo, 27 de abril de 2014

10 Filmes sobre Crianças Prodígio


Algumas pessoas têm um QI acima da média e manifestam essa diferença desde muito cedo.
Essas crianças superdotadas, destacam-se na arte ou na matemática muito antes do normal e tendem a render bons personagens para os filmes.
Veja uma lista com 10 desses gênios.

1.  Mentes que Brilham (Jodie Foster é uma garçonete, mãe de um garoto de sete anos, que se destacamuito cedo nas artes e matemática. ela tenta fazer com que ele leve uma vida normal, mas não aproveitar suas capacidades acaba sendo frustrante para o garoto. bom filme, dirigido pela própria Jodia, ela mesma uma garota prodígio)

2.  Amadeus (maior símbolo de precocidade, Mozart começou a compor aos cinco anos de idade. o filme ganhador do Oscar, mostra pouco dessa genialidade manifestada desde o berço. e concentra-se nele ainda jovem, rivalizando com o recalcado Salieri) 

3.  Uma Viagem Extraordinária (T.S.Spivet é um garoto de doze anos, que mora com a família na zona rural do Minessota, apaixonado por ciências e cartografia. ele é premiado pelo museu Smithsonian por criar um mecanismo de moto-perpétuo e decide viajar sozinho até Washington para receber seu prêmio. simpático filme americano de Jean-Pierre Jeunet)  

4.  Matilda (baseado num livro de Roald Dahl - "A Fantástica Fábrica de Chocolate" - conta a história de uma garota muito inteligente, gênio em matemática e ainda dotada de poderes paranormais, que é enviada pela família para uma escola onde uma bondosa professora a compreende e a salva da diretora malvada. apesar de transformar a garota britânica em americana, o filme dirigido por Danny DeVito é uma diversão agradável para toda família)

5.  Jimmy Neutron: O Menino Gênio (um cientista de oito anos e Q.I. 210 precisa liderar todas as crianças do mundo para resgatar os pais, todos abduzidos por alienígenas. versão longa do personagem da Nickelodeon, indicada ao Oscar de animação em 2002)

6.  Palavras de Amor (uma garota de 11 anos participa de um campeonato nacional de soletração. enquanto ela avança na competição, seus pais, um professor de teologia e uma dona de casa - Richard Gere e Juliette Binoche - começam a se desentender. o filme tem um toque de misticismo e é melhor do que parece)

7.  Decorando o Alcorão (todos os anos, mais de uma centena de crianças e adolescentes de 70 países, todas com inteligência acim da média, dirigem-se ao Cairo para participar de uma importante competição de recitação do Corão, da forma tradicional, perpetuando o som da sua poesia original. curioso notar que várias das crianças mostradas dedicam-se a decorar todo o texto, sem sequer compreender o árabe. bom documentário da HBO)

8.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto órfão de 11 anos, prodígio musical, que acredita que o seu talento para a música será capaz de reunir novamente seus pais verdadeiros, uma celista e um guitarrista, que se encontraram apenas uma noite. emocionante e com uma linda canção 'Raise It Up' indicada ao Oscar)

9.  Os Excêntricos Tenenbaums (crianças prodígio são recorrentes na obra de Wes Anderson. neste, o patriarca de uma família disfuncional resolve reunir a ex-mulher e os três filhos após 22 anos de separação. os filhos destacaram-se desde muito cedo em diferentes áreas: finanças, literatura e esportes. mas apesar de terem inteligência acima da média, suas habilidades emocionais não tiveram o mesmo sucesso)

10.  Shine, Brilhante (baseado na biografia do pianista australiana David Helfgott - Geoffrey Rush, ganhador do Oscar de melhor ator -,que desde criança mostrou ser um prodígio no piano e passou a ser maltratado pelo pai e pressionado pelos professores até ter um colapso mental. filme conta sua história em flashback até passar a redenção já adulto)  

Outros filmes: Vitus, Encontrando Forrester, Lua de Papel, Magnólia, Academia de Gênios, Billy Elliot, Fresh, Três é Demais...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Xadrez"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!