quinta-feira, 5 de junho de 2014

10 Filmes sobre o Calor


Aproveitando os dias mais frios do ano, esta lista traz filmes que ajudam a aquecer o ambiente.
Neles as ondas de calor são tão fortes, que acabam interferindo na trama.
Veja uma lista com 10 filmes sobre o calor!

1.  Corpos Ardentes (num verão muito quente da Florida, uma bela mulher - Kathleen Turner no auge da beleza - convence o amante a matar seu rico marido o calor é tanto que os amantes se refrescam numa banheira cheia de cubos de gelo. ótimo noir de Lawrence Kasdan de 1981)

2.  Faça a Coisa Certa (desde esta sua estreia, Spike Lee costuma situar seus filmes no calor de Nova York.  o calor do dia mais quente do verão ajuda a tensão racial explodir entre as comunidades do Brooklyn. o diretor faz questão de reforçar a sensação de calor usando uma paleta de cores do laranja ao vermelho)

3.  Rio 40 Graus (marco do cinema novo brasileiro, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, descreve um domingo típico na vida de cinco garotos de uma favela carioca, no auge do verão. lançado em 1955, o filme sofreu com a censura, que afirmava que o filme era uma grande mentira, pois a temperatura no Rio nunca passara de 39,6 graus... bons tempos)

4.  12 Homens e uma Sentença (as coisas ficam quentes entre doze jurados, que obrigados a julgar um caso assassinato a portas e janelas fechadas e com um único ventilador quebrado, discordam sobre o veredito e não têm como encerrar a sessão. clássico de Sidney Lumet) 

5.  Barton Fink - Delírios de Hollywood (John Turturro é um roteirista na Hollywood dos anos 1940, cujo bloqueio criativo só piora com o calor intenso, que derrete até o papel de parede do hotel em que está hospedado. ao final, o quarto chega a pegar fogo. um dos melhores filmes dos irmãos Coen)

6.  Morte em Veneza (o inesperado vento vindo da África traz uma onda de calor e de doença sobre Veneza, espantando os turistas, entre eles o garoto polonês, objeto de desejo do personagem principal. um verão mortal)

7.  Betty Blue (no original, o filme tinha o subtítulo "37º2 de Manhã". fala do romance entre um zelador de bangalôs de veraneio e uma linda e explosiva mulher - Beatrice Dalle -, de temperamento mais quente que as manhãs. até o chalé onde viviam ela queima para fazê-lo mudar-se com ela para Paris)

8.  Janela Indiscreta (o clássico e Hitchcock começa durante uma onda de calor, que obriga os vizinhos a manterem suas janelas abertas, o que os expõe ao olhos do fotógrafo - James Stewart -, fazendo com que ele testemunhe o assassinato que move a trama)

9.  Tempo de Matar (baseado no primeiro livro de John Grisham, este filme se passa numa cidadezinha quente e poeirenta do Mississippi, impregnada de racismo. nela, um jovem advogado - Matthew McConaughey - aceita o caso perdido de um negro - Samuel L. Jackson - que teria matado os estupradores brancos de sua filha de 10 anos.  os ventiladores giram devagar e são o único alívio para o calor opressivo, que não permite a ninguém escapar sem suor)

10.  Uma Rua Chamada  Pecado (a peça de Tennessee Williams, transformada em filme por Elia Kazan em 1951, sa como cenário a quente New Orleans, aonde uma mulher amargurada e alcoólatra - Vivien Leigh - vai visitar a irmã e tem uma relação difícil com o marido dela - Marlon Brando -, sempre molhado de suor) 

Menções honrosas: O Céu que nos Protege, Gata em Teto de Zinco Quente, Rebeldia Indomável, No Calor da Noite, Pompeia, A Colina dos Homens Maus, Um Dia de Cão, Mercador de Almas, O Verão de Sam, E Sua Mamãe Também, Árido Movie, Amarelo Manga, Um Dia de Fúria, Sunshine, O Pecado Mora ao Lado, O Inferno de Dante, Lawrence da Arábia,...


Veja ainda: "10 Filmes com Idiomas Inventados"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário do Listas de 10 será moderado para evitar abusos.
Por isso mesmo, não são publicados imediatamente. Seja paciente!
Ao final de seu comentário, identifique-se! É chato conversar com anônimos.
Obrigado!