quarta-feira, 5 de março de 2014

10 Filmes de Matthew McConaughey


O texano McConaughey é filho de um dono de posto de combustível euma professora. 
Sem interesse em tocar o negócio do pai, ele resolveu fazer faculdade de direito, mas na última hora mudou para a de cinema.
Logo começou a participar de pequenas produções e comerciais de TV no Texas.
Descoberto por Richard Linklater, que o colocou num pequeno papel em "Jovens, Loucos e Rebeldes", sua carreira o levou para papeis que valorizavam mais sua beleza física que o talento. 
Matthew parecia condenado a astro de comédias românticas, mas boas escolhas o levaram a personagens cada vez mais densos, que culminaram com o Oscar por "Clube de Compras Dallas".
É casado com a modelo mineira Camila Alves, com quem tem três filhos.
Esta lista traz 10 de seus melhores filmes até aqui.

1.  Clube de Compras Dallas (Matthew é um eletricista machão, que nos anos 1980 descobre que tem AIDS e, junto com um novo amigo travesti - Jared Leto - desafia o governo para poder obter drogas mais eficazes que o caríssimo AZT, contra o interesse das corporações. o ator emagreceu 17 quilos para o personagem e mereceu o Oscar de melhor ator)

2.  Amor Bandido (McConaughey é o personagem título Mud, um foragido, vivendo num barco preso na copa de uma árvore, que é ajudado por dois garotos a reencontrar sua namorada. o melhor filme do diretor Jeff Nichols, com grande elenco)

3.  Killer Joe, Matador de Aluguel (um jovem traficante em apuros, contrata um policial, que atua como matador profissional nas horas vagas - McConaughey ótimo -, para matar a própria mãe e ele receba o seguro de vida. violento e cruel, com diálogos afiados e direção segura do veterano William Friedkin, o filme arranca risadas nervosas)

4.  Magic Mike (Matthew dirige um clube para mulheres, cuja estrela é um jovem e ambicioso stripper - Channing Tatum -, que por sua vez começa a preparar um novo rapaz para o trabalho. dirigido por Steven Soderbergh, o filme foi um grande sucesso de bilheteria e o percentual nos lucros rendeu o maior cachê de McConaughey)

5.  Tempo de Matar (Joel Schumacher arriscou alto ao escalar o desconhecido McConaughey para o papel central neste drama de tribunais, baseado no livro de John Grisham e acertou em cheio. ele é um jovem advogado que defende um pai - Samuel L.Jackson - acusado de matar os estupradores de sua filha, num caso rumoroso e explosivo)

6.  O Poder e a Lei (um advogado que mantém seu escritório no banco de trás de seu carro, assume um caso em que seu rico cliente é acusado de matar uma prostituta. ele tem uma ótima estratégia de defesa, mas o acusado é tudo menos inocente. Matthew abandonou a faculdade de direito para virar advogados nas telas)

7.  O Lobo de Wall Street (Matthew brilha no papel secundário do chefe e mentor do corretor Jordan Belfort - Leo DiCaprio -. cheio de manias e métodos heterodoxos de ganhar dinheiro. a cena de "coaching" num restaurante é épica)

8.  Como Perder um Homem em 10 Dias (Matthew é um publicitário que aposta com o chefe que pode conquistar qualquer mulher em apenas 10 dias. Kate Hudson é uma jornalista feminista, empenhada em provar que pode infernizar um homem ao ponto de acabar com qualquer relacionamentos nos mesmos 10 dias. comédia romântica tão previsível quanto divertida)

9.  Ed TV (executivo de um canal de tv a cabo sofrendo com baixas audiências cria um programa que vai seguir um dia na vida de uma pessoa normal. escolhe um atendente de uma locadora de vídeo - Matthew McConaughey - para o programa, mas durante a gravação ele descobre estar sendo traído pela namorada com seu irmão. Ed torna-se uma celebridade contra sua vontade)

10.  U-571, a Batalho do Atlântico (no início da segunda guerra, dois militares americados entram num submarino alemão avariado em busca de uma máquina de criptografia, quando o próprio submarino americano é atingido por outro alemão, os marinheiros são obrigados a seguir viagem a bordo da nave inimiga. bom suspense claustrofóbico)

Outros filmes: Obsessão, Amistad, Bernie, Contato, Sahara, O Casamento dos Meus Sonhos, Minhas Adoráveis Ex-Namoradas,...
Próximos projetos: Insterstellar (de Christopher Nolan. Estreia: 07/11/2014), Magic Mike 2.

Veja ainda: "10 Filmes com Carnaval"



Todas as Listas

sábado, 1 de março de 2014

10 Filmes com Carnaval


A festa popular mais relacionada ao Brasil é o Carnaval.
Criado no século 11 pela igreja católica, simboliza o início do período de 40 dias de jejum de carne que antecedem a Páscoa.
Por aqui, como em nenhum outro lugar do mundo, a festa se popularizou, primeiro com blocos de rua, depois com bailes em clubes da elite, chegando mais tarde aos grandes desfiles de escolas de samba nas avenidas das grandes cidades.
Vários são os filmes que se passam no Carnaval brasileiro. Esta lista destaca alguns deles.

1.  Rio (a animação do brasileiro Carlos Saldanha tem seu ponto culminante no desfile de Carnaval do Rio de Janeiro, com direito a belas cenas de carros alegóricos coloridos)

2.  Orfeu do Carnaval (baseado numa peça de Vinícius de Moraes, por sua vez inspirada na lenda grega de Orfeu e Eurídice, foi adaptada para o cinema pelo francês Marcel Camus e ganhou a Palma de Ouro em 1959, o Oscar e o Golden Globe. conta uma história de amor e suspense, com um final trágico, passada durante o Carnaval carioca)

3.  Orfeu (40 anos depois do clássico, Cacá Diegues fez uma nova versão, estrelada por Toni Garrido e Patrícia França, modernizando a história, com uma bela fotografia e uma nova trilha sonora)

4.  Ó Paí, Ó (divertida comédia musical baiana, passada num animado cortiço do Pelourinho, no último dia do Carnaval. estrelado por Lázaro Ramos, mas quem rouba a cena é Wagner Moura. o filme gerou um seriado na Rede Globo)

5.  VIPs (Wagner Moura é um jovem mitômano, que se faz passar por milionário, herdeiro da Gol durante uma festa de carnaval em Recife, chegando a dar entrevistas para a televisão, o que notabilizou o personagem real)

6.  Ódiquê (três jovens amigos cariocas tentam conseguir dinheiro para passar o carnaval em Arraial da Ajuda, na Bahia, mas acabam se envolvendo com um amigo rico, drogas e uma série de crimes. apesar do bom elenco, o filme é bem ruim)

7.  Carnaval Atlântida (um sério professor de mitologia - Oscarito - é contratado por um produtor de cinema para fazer um filme sobre Helena de Tróia, mas dois assistentes malandros - Grande Othelo e Colé - querem transformar o épico numa comédia carnavalesca. bons tempos das chanchadas da Atlântida)

8.  Dona Flor e Seus Dois Maridos (durante o carnaval de rua na Bahia, o malandro Vadinho morre vestido de baiana e deixando viúva Dona Flor baseado no clássico de Jorge Amado e dirigido pelo jovem Bruno Barreto, o filme foi o maior sucesso da história do cinema brasileiro, só vindo a ser superado por 'Tropa de Elite 2')

9.  007 Contra o Foguete da Morte (muitas produções estrangeiras tiveram cenas gravadas durante o Carnaval brasileiro. nem James Bond escapou. em sua aventura de 1979, estrelada por Roger Moore, o agente chega ao Rio durante a festa, com direito a ação em meio ás alegorias. uma trama rocambolesca como muitos sambas-enredo)

10.  Orquídea Selvagem (Mickey Rourke, tentando repetir o sucesso de '9 1/2 Semanas de Amor' com o roteirista Zalman King, se envoilve numa aventura sensual com uma linda mulher, no Rio de Janeiro, obviamente durante o Carnaval, com direito a um estranho baile de máscaras)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Tênis"

Todas as Listas


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails