domingo, 27 de abril de 2014

10 Filmes sobre Crianças Prodígio


Algumas pessoas têm um QI acima da média e manifestam essa diferença desde muito cedo.
Essas crianças superdotadas, destacam-se na arte ou na matemática muito antes do normal e tendem a render bons personagens para os filmes.
Veja uma lista com 10 desses gênios.

1.  Mentes que Brilham (Jodie Foster é uma garçonete, mãe de um garoto de sete anos, que se destacamuito cedo nas artes e matemática. ela tenta fazer com que ele leve uma vida normal, mas não aproveitar suas capacidades acaba sendo frustrante para o garoto. bom filme, dirigido pela própria Jodia, ela mesma uma garota prodígio)

2.  Amadeus (maior símbolo de precocidade, Mozart começou a compor aos cinco anos de idade. o filme ganhador do Oscar, mostra pouco dessa genialidade manifestada desde o berço. e concentra-se nele ainda jovem, rivalizando com o recalcado Salieri) 

3.  Uma Viagem Extraordinária (T.S.Spivet é um garoto de doze anos, que mora com a família na zona rural do Minessota, apaixonado por ciências e cartografia. ele é premiado pelo museu Smithsonian por criar um mecanismo de moto-perpétuo e decide viajar sozinho até Washington para receber seu prêmio. simpático filme americano de Jean-Pierre Jeunet)  

4.  Matilda (baseado num livro de Roald Dahl - "A Fantástica Fábrica de Chocolate" - conta a história de uma garota muito inteligente, gênio em matemática e ainda dotada de poderes paranormais, que é enviada pela família para uma escola onde uma bondosa professora a compreende e a salva da diretora malvada. apesar de transformar a garota britânica em americana, o filme dirigido por Danny DeVito é uma diversão agradável para toda família)

5.  Jimmy Neutron: O Menino Gênio (um cientista de oito anos e Q.I. 210 precisa liderar todas as crianças do mundo para resgatar os pais, todos abduzidos por alienígenas. versão longa do personagem da Nickelodeon, indicada ao Oscar de animação em 2002)

6.  Palavras de Amor (uma garota de 11 anos participa de um campeonato nacional de soletração. enquanto ela avança na competição, seus pais, um professor de teologia e uma dona de casa - Richard Gere e Juliette Binoche - começam a se desentender. o filme tem um toque de misticismo e é melhor do que parece)

7.  Decorando o Alcorão (todos os anos, mais de uma centena de crianças e adolescentes de 70 países, todas com inteligência acim da média, dirigem-se ao Cairo para participar de uma importante competição de recitação do Corão, da forma tradicional, perpetuando o som da sua poesia original. curioso notar que várias das crianças mostradas dedicam-se a decorar todo o texto, sem sequer compreender o árabe. bom documentário da HBO)

8.  O Som do Coração (Freddie Highmore é um garoto órfão de 11 anos, prodígio musical, que acredita que o seu talento para a música será capaz de reunir novamente seus pais verdadeiros, uma celista e um guitarrista, que se encontraram apenas uma noite. emocionante e com uma linda canção 'Raise It Up' indicada ao Oscar)

9.  Os Excêntricos Tenenbaums (crianças prodígio são recorrentes na obra de Wes Anderson. neste, o patriarca de uma família disfuncional resolve reunir a ex-mulher e os três filhos após 22 anos de separação. os filhos destacaram-se desde muito cedo em diferentes áreas: finanças, literatura e esportes. mas apesar de terem inteligência acima da média, suas habilidades emocionais não tiveram o mesmo sucesso)

10.  Shine, Brilhante (baseado na biografia do pianista australiana David Helfgott - Geoffrey Rush, ganhador do Oscar de melhor ator -,que desde criança mostrou ser um prodígio no piano e passou a ser maltratado pelo pai e pressionado pelos professores até ter um colapso mental. filme conta sua história em flashback até passar a redenção já adulto)  

Outros filmes: Vitus, Encontrando Forrester, Lua de Papel, Magnólia, Academia de Gênios, Billy Elliot, Fresh, Três é Demais...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Xadrez"



quinta-feira, 17 de abril de 2014

10 Filmes Vencedores do Prêmio César


Inspirado pelo Oscar, o cinema francês criou em 1976 seu próprio prêmio, o César du Cinéma.
Desde então, é entregue anualmente numa cerimônia realizada em Paris, no Teatro do Châtelet.
Esse tipo de premiação ajuda a divulgar a cinematografia de um país e perpetuar sua memória.
Esta lista traz os últimos 10 vencedores do prêmio de melhor filme francês.

1.  Eu, Mamãe e os Meninos (2014. uma surpresa, esta adorável comédia do diretor estreante Guillaume Gallienne venceu o favorito "Azul é a Cor Mais Quente". conta a história de um rapaz delicado, que foi tratado desde pequeno pela mãe como o filho gay. um projeto pessoal com muita personalidade. prêmio merecido)

2.  Amor (2013. unanimidade nas premiações - ganhou o Oscar de filme estrangeiro e a Palma de Ouro em Cannes -, o filme de Michael Haneke é sombrio e angustiante e um show de interpretação de Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant. conta a história de um casal de idosos lidando com a falta de autonomia no final da vida. deixa um nó na garganta)

3.  O Artista (2012. o diretor Michel Hazanavicius apostou alto ao realizar um filme mudo e em preto e branco e faturou todos os prêmios do ano, incluindo 5 Oscars. conta a história de um astro de filmes mudos que vê sua carreira afunbdar com a chegada do som. divertido e diferente)

4.  Homens e Deuses (2011. baseado em fatos reais, conta a história de um grupo de frades franceses num mosteiro na Argélia, que se vêem em meio a uma guerra civil que opõe o exército e grupos fundamentalistas islâmicos. dirigido por Xavier Beauvois, é um bom filme, embora pouco crítico)

5.  O Profeta (2010. numa cadeia, um jovem árabe, preso por conta de pequenos delitos, sobrevive e ascende na hierarquia carcerária, protegido pelo grupo corso, que domina o local. com o tempo ele recebe missões externas, começa a lucrar com elas e aumentar seus riscos. ótimo filme dirigido por Jacques Audiard)

6.  Séraphine (2009biografia da pintora Séraphine de Senlis, que era empregada doméstica até ser descoberta por um crítico alemão, pouco antes da primeira guerra. conta sua trajetória, do anonimato ao sucesso e à quase loucura. dirigido por Martin Provost, ganhou 7 Césars)

7.  O Segredo do Grão (2008. dirigido pelo tunisiano Abdellatif Kechiche, expõe a realidade dos imigrantes na França, da velha guarda, já conformada a nova geração, nascida na França. após perder o emprego, um velho estivador une a família para abrir um restaurante de cuscuz num navio. simbólico e inteligente, um grande filme a ser descoberto)

8.  Lady Chatterley (2007. versão do clássico erótico, do modernista inglês D.H.Lawrence. conta a história de uma mulher burguesa, esposa de um rico fazendeiro, que ficou paralítico após ser atingido numa batalha na primeira guerra, que se envolve com o rude guarda-armas da propriedade. dirigido por Pascale Ferran, é correto, mas longo demais)

9.  De Tanto Bater, Meu Coração Parou (2006um rapaz trabalha despejando invasores de prédios de Paris para que sejam vendidos a especuladores imobiliários. apesar do cotidiano violento, nutre o sonho de ser concertista de piano, como a falecida mãe. outro belo filme de Jacqus Audiard, vencedor de 8 Césars)

10.  A Esquiva (2005. outro ótimo filme de Abdellatif Kechiche, entra no cotidiano de adolescentes da periferia, a maioria descendente de imigrantes construindo tensões a partir de relações amorosas mal resolvidas, traça um paralelo com a trama da peça clássica de Pierre Marivaux, que é encenada na escola pelos jovens e fala do inescapável destino em que as pessoas acabam com os pares de sua mesma classe social)

Veja ainda: "10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais"



segunda-feira, 14 de abril de 2014

10 Filmes sobre Direitos de Homossexuais


A homossexualidade é natural do ser humano e sempre existiu, mas a intolerância também é ancestral.
Desde a antiguidade, a homossexualidade tem sido coibida por estados totalitários, como o de Genghis Kahn, o de Henry VIII na Inglaterra de 1533, até a Alemanha nazista.
As punições incluiam prisão, tratamentos cruéis, como a lobotomia, chegando à pena de morte.
Apenas no século XX, o quadro começou a mudar, com a organização de grupos e manifestações em vários países.
Neste século, apesar de os direitos estarem chegando a maturidade em países socialmente mais evoluídos, que reconhecem o casamento igualitário, ainda engatinha em sociedades mais ignorantes e que insistem em desrespeitar os direitos humanos.
Esta lista traz 10 filmes que tratam de momentos diversos dessa história.

1.  A Proposição 8 (o filme de Rob Reiner, é uma leitura da peça de teatro do roteirista Dustin Lance Black feita por atores famosos - como George Clooney e Brad Pitt - e consegue emocionar às lágrimas. trata-se da recriação livre do julgamento de inconstitucionalidade da tal "Proposta 8", que proibia o casamento de pessoas do mesmo sexo na Califórnia, contestada por dois casais homossexuais. os depoimentos são comoventes e as interpretações, destacadamente de Christine Lahti, John C.Reilly e Chris Colfer, são excepcionais. imperdível!)

2.  Milk: A Voz da Igualdade (outro roteiro de Dustin Lance Black, este vencedor do Oscar. conta a história de Harvey Milk - Sean Penn, também premiado -, famoso ativista dos anos 1970, que foi o primeiro político abertamente gay eleito para um cargo público nos EUA. Milk foi figura proeminente na luta pelos direitos LGBT)

3.  Vito (ótimo documentário da HBO sobre a vida de Vito Russo, jornalista, autor do livro "The Celluloid Closet", que escancarava as menções escondidas de homossexualidade nos filmes de Hollywood ao longo da história, bem como a sexualidade de vários astros. Vito esteve envolvido na famosa revolta do bar Stonewall de Nova York e na defesa do tratamento contra a AIDS nos anos 1980)

4.  Uivo (em 1957, a poesia "Howl" do escritor Allen Ginsberg - James Franco - é proibida e julgada por um tribunal, por conta do seu teor explícito de drogas e homosexualidade. a obra foi um dos pilares da contra-cultura americana, que ajudou a mudar os costumes. um filme original, difícil e interessante)

5.  Wilde (biografia do genial escritor Oscar Wilde - Stephen Fry -, que no final do século 19 foi condenado a dois anos de prisão por cometer atos libidinosos com diversos rapazes. casado e com filhos, acabou processado pelo pai de um rapaz - Jude Law - com quem teria tido um romance. ótimo filme)

6.  Any Day Now (no fim da década de 1970, um casal homossexual trava uma batalha para poder criar um adolescente com sindrome de down, que fica sob seus cuidados após a mãe drogada ser presa e deixá-lo sem teto. baseado numa história real, tem ritmo de telefilme, mas ainda assim pode comover)

7.  Stonewall (um retrato ficcional dos primeiros movimentos pelos direitos de homossexuais em 1969, centrada num grupo de frequentadores do bar Stonewall Inn no Greenwich Village, que viria a ser palco de uma violenta ação policial, que detonou uma série de manifestações espontâneas e explícitas da comunidade gay. o filme mostra também as proibições legais ao homossexualismo ainda em vigor na época. bem intecionado)

8.  Bent (Clive Owen é um gay promíscuo na Berlim dos anos 1930, que, por conta disso é enviado ao campo de Dauchau pelos nazistas. ele recusa-se a usar o símbolo rosa, preferindo a estrela amarela dos judeus. no campo, conhece e apaixona-se por outro prisioneiro - Lothaire Bluteau -, que ostenta o triângulo rosa com orgulho. um drama pesado, baseado na peça de Martin Sherman. o cantor Mick Jagger interpreta uma drag-queen)

9.  Minhas Mães e Meu Pai (um retrato da evolução dos direitos LGBT, onde um casal de lésbicas - Annette Bening e Julianne Moore - têm uma vida estável e harmoniosa com seus dois filhos adolescentes, concebidos por inseminação artificial. até que os jovens decidem procurar o pai doador - Mark Ruffalo -, com quem se identificam e tentam trazer para suas vidas. bom filme, indicado a 4 Oscars, incluindo o de melhor filme)

10.  Filadélfia (Tom Hanks ganhou o Oscar por seu papel de um jovem advogado, que é demitido da firma em que trabalha quando seus chefes descobrem que ele tem AIDS. decide então processá-los com ajuda de um advogado homofóbico - Denzel Washington. foi o primeiro filme de grande estúdio a tratar do assunto e um grande sucesso de público e crítica)

Outros filmes: Patrick Age 1.5, TransAmerica, Children of God, Paris is Burning, Interior: Leather Bar, Clube de Compras Dallas, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre Asilos"





sábado, 12 de abril de 2014

10 Filmes Pernambucanos


O Brasil é um país continental e as particularidades regionais se refletem também no cinema.
De alguns anos para cá, o cinema do Estado do Pernambuco tem se destacado positivamente, graças a cineastas como Cláudio Assis, Kleber Mendonça Filho, Lírio Ferreira, entre outros.
Embora as fronteiras se confundam, algumas produções podem ser consideradas genuinamente pernambucanas, como as 10 desta lista:

1.  O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012. numa rua de classe média de Recife, onde quase todos os imóveis pertencem a um rico usineiro, um grupo de seguranças chega para oferecer proteção aos moradores. personagens bem construídos, um roteiro recheado de ironia e uma direção precisa, valeram dezenas de prêmios a este belo filme)

2.  A Febre do Rato (Cláudio Assis, 2011. Irandhir Santos é um poeta visceral e inconformado, que banca a publicação de seu tablóide, que difunde ideias anárquicas, praticadas pelo seu grupo de amigos. um belo filme alegre, sensual, espontâneo e com uma linda fotografia em P&B de Walter Carvalho)

3.  Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013. em 1978, uma trupe teatral ocupa um casarão do Recife, onde encenam shows repletos de deboche, desafiando a censura militar vigente. neste ambiente de efervescência cultuural, surge uma história de amor entre o líder do grupo e um jovem soldado - Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa -, que se une a eles. ótimo filme!)

4.  Eles Voltam (Marcelo Lordello, 2014. uma família de Recife sai em férias de carro, mas após uma discussão, os pais deixam os filhos adolescentes na estrada. logo em seguida, o rapaz sai para procurar ajuda e também desaparece. abandonada no interior de Pernambuco, a garota de classe média alta é forçada a interagir com uma realidade que não conhece bem até poder voltar para casa. um ótimo ponto de partida)

5.  Era uma Vez, Eu, Verônica (Marcelo Gomes, 2012. Hermila Guedes é uma jovem, recém formada em medicina, que vive com o pai num apartamento em Recife e está num momento de transição e amadurecimento. um bom filme  uma história simples bem contada) 

6.  Árido Movie (Lírio Ferreira, 2006. um meteorologista de televisão em São Paulo recebe a notíca da morte de seu pai assassinado, no interior de Pernambuco. ele viaja para o enterro, acompanhado de três amigos. quando chega, seus familiares exigem que ele vingue a honra do pai. elenco 'global', num filme confuso, mas com bons momentos)

7.  Deserto Feliz (Paulo Caldas, 2008. depois de ser abusada pelo padrasto, uma garota de 15 anos vai de sua cidadezinha para Recife, onde se prostitui para sobreviver. lá ela conhece um jovem turista alemão por quem se apaixona e muda-se com ele para Berlim. um filme triste)

8.  Baile Perfumado (Paulo Caldas e Lírio Ferreira, 1997. com locações em quatro estados, é considerado um marco do renascimento do cinema pernambucano. conta a história do fotógrafo libanês, responsável pelas imagens conhecidas do cangaceiro Lampião. bom filme)

9.  Amarelo Manga (Cláudio Assis, 2002. primeiro longa de Assis, explora pequenas histórias paralelas de habitantes da periferia de Recife, que de uma maneira ou de outra falam de sexo. um açougueiro e sua mulher evangélica, um necrófilo apaixonado pela dona de um bar decadente, um homossexual apaixonado pelo açougueiro. uma colagem interessante)

10.  Doméstica (Gabriel Mascaro, 2012. sete adolescentes recebem a missão de filmar suas empregadas domésticas durante uma semana e entregar as imagens para o diretor editar. um documentário experimental, com um resultado muito interessante. Mascaro é pernambucano, mas a ação se passa em diversas cidades, incluindo Recife)

Outros filmes: Na Quadrada das Águas Perdidas, O Baixio das Bestas, Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo, Cinema Aspirinas e Urubus, ...

Veja ainda: "10 Filmes sobre o Carnaval"



Todas as Listas




sexta-feira, 4 de abril de 2014

10 Filmes em Parques de Diversão


Os parques de diversão têm origem nos circos mambembes, que levavam entretenimento a diversas comunidades. 
Aos poucos foram incorporando brinquedos, como carrosséis e barracas de jogos, que alegravam crianças a adultos.
No século XX, começaram a ser criados grandes parques temáticos, como os complexos de Walt Disney, concentrando uma grande quantidade de brinquedos num único local.
Vários filmes concentram sua ação dentro desses parques. Alguns são divertidos, outros bem assustadores.
Veja uma lista com 10 filmes com ação nos parques de diversão! 

1.  Jurassic Park: O Parque dos Dionossauros (um milionário constrói um parque temático numa ilha, onde as atrações são dinossauros reais, clonados a partir do DNA encontrado em fósseis de insetos pré-históricos. o problema é que os bichos fogem do controle, atacando os funcionários e os primeiros visitantes. baseado no livro de Michael Crichton e dirigido por Steven Spielberg, foi um enorme sucesso de público e teve várias continuações)

2.  Férias Frustradas de Verão / Adventureland (no verão de 1987, um rapaz recém formado - Jesse Eisenberg - e sem perspectivas, consegue um emprego num parque de diversões, onde vai aprender mais sobre a vida do que na faculdade. o ambiente do parque e as canções dos anos 80 valem o filme)

3.  Férias Frustradas (a família Griswald atravessa os Estados Unidos de carro para chegar ao sonhado parque Walley World na Califórnia, quando chegam lá... bem, sem spoilers. uma comédia clássica dos anos 80)

4.  Premonição 3 (o argumento da franquia dirigida por James Wong se repete, agora num parque de diversões. uma jovem tem a visão ao entrar na montanha-russa de um acidente que aconteceria. ela consegue sair e algumas outras pessoas saem junto. o acidente se confirma e as pessoas que escaparam passam a ser marcadas para morrer. o suspense ainda funciona)

5.  O Verão da Minha Vida (um garoto de 14 anos, em férias na praia com a mãe e o namorado dela, está sempre deslocado, até conseguir um emprego num parque aquático, onde é aceito pelo grupo e se destaca. simpático filme sobre o amadurecimento)

6.  Zumbilândia (num mundo infestado por zumbis, um universitário, um exterminador e duas irmãs espertas, tentam chegar até o parque Pacific Play Land, em Los Angeles, supostamente o único local ainda seguro. divertida atualização do tema)

7.  Pague Para Entrar, Reze Para Sair (um grupo de adolescentes resolve passar a noite escondidos dentro de um parque de diversões. mas depois que as luzes se apagam, o local se transforma num lugar sinistro e assustador. após presenciarem um assassinato, os jovens passam a ser perseguidos e mortos. clássico de terror de 1981, dirigido por Tobe Hooper)

8.  Meu Malvado Favorito (uma das melhores sequências da animação acontece quando as garotas convencem o malvado Gru a acompanhá-las num parque temático, onde ele é obrigado a andar na montanha-russa e a ganhar um unicórnio - "ele é tão fofinho!!!" - numa barraca de tiros)

9.  Big, Quero Ser Grande (a aventura de Josh começa quando ele é impedido de entrar na montanha-russa do parque de Coney Island por não atingir a altura mínima. logo em seguida, ele pede numa misteriosa máquina de desejos para tornar-se grande, e é atendido. primeira indicação ao Oscar de Tom Hanks. um clássico de 1988)

10.  Terror na Montanha-Russa (um psicopata instala uma bomba na montanha-russa de um grande parque na Virgínia, matando várias pessoas. depois disso, ele segue para parques de outras cidades, repetido os atentados e sendo perseguido pela polícia. feito para aproveitar o sucesso dos filmes catástrofe dos anos 1970)

Outros filmes: Garotos Perdidos, Pacto Sinistro, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, Amor à Queima-Roupa, Grease, Um Tira da Pesada 3,...

Veja ainda: "10 Filmes com Carnaval"



Todas as Listas

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails